WellBQ Posted June 7, 2018 Share Posted June 7, 2018 Boa noite, amigos! Sou novo no clube, procurei por esta minha dúvida, não encontrando, resolvi criar um tópico. Sou proprietário de um Argo Drive 1.3 Manual há 3 meses. Tem mais ou menos um mês que estou com um problema de formação de uma espécie de borra na tampa do óleo do motor (segue fotos em anexo). Parece um leite condensado. Levei o carro três vezes na concessionária e o problema ainda não foi resolvido. O carro está com álcool no momento, não sei dizer se este problema acontece usando gasolina pois só percebi estando com álcool. Aqui no condomínio onde moro tem um outro proprietário de um Argo, mesmo modelo do meu, usando também álcool. Detalhe, álcool colocado no mesmo dia e no mesmo posto que eu coloquei no meu e não está apresentando esta borra na tampa. Isto está me intrigando muito. Alguém já passou por este problema, saberia me dizer se é grave? Na concessionária falaram que é normal por causa do frio e do álcool, mas pq o do vizinho, nas mesmas condições ambientais, não apresentou este problema? Se alguém já passou por isso e puder ajudar de alguma forma, ficarei muito grato. PS - 1) O óleo na vareta está com características normais, apresenta esta "borra" somente na tampa. 2) Quando retiro a tampa ela sai pingando bastante água. 3) O líquido de arrefecimento está normal, sem presença de óleo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 7, 2018 Share Posted June 7, 2018 Amigo bom dia. Vc ja abriu a tampa do abastecimento de óleo no motor? Existe essa borra lá? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allison Silva Posted June 7, 2018 Share Posted June 7, 2018 Cara isso ai parece ser borra de quando mistura óleo com água Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted June 8, 2018 Author Share Posted June 8, 2018 Amigo bom dia. Vc ja abriu a tampa do abastecimento de óleo no motor? Existe essa borra lá? Boa noite, amigo! Só vi esta borra na tampa mesmo, dentro da tampa só sai água, a concessionária não abriu o motor. Pediram pra levar o carro amanhã para substituir o óleo e o filtro de óleo. Acredito que tal procedimento não deve resolver o problema pois está condensando água na região da tampa do óleo, como mostra nas fotos. Vai acabar contaminando o óleo novo também. Estranho essa condensação de água junto a tampa do óleo. Cara isso ai parece ser borra de quando mistura óleo com água Sim, é água que está condensando na região da tampa do óleo e misturando com o óleo. Agora o mistério está no pq desta condensação de água neste local. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 8, 2018 Share Posted June 8, 2018 WellBQ Fique atento, pois isso pode danificar o motor por falta de lubrificação. Guarde todas as OS, NF e protocolos que vc abriu a reclamação. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted June 8, 2018 Author Share Posted June 8, 2018 WellBQ Fique atento, pois isso pode danificar o motor por falta de lubrificação. Guarde todas as OS, NF e protocolos que vc abriu a reclamação. Boa tarde, amigo! Estou fazendo isso. Obrigado pela ajuda! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 WellBQ bom dia Nos mantenha informado. Fique esperto com o álcool que vc coloca, pode ser que esteja adulterado com água Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted June 11, 2018 Author Share Posted June 11, 2018 WellBQ bom dia Nos mantenha informado. Fique esperto com o álcool que vc coloca, pode ser que esteja adulterado com água Bom dia, amigo! Pode deixar que vou postando aqui o desenrolar deste caso. Tb imaginei que poderia sim ser álcool adulterado com água, o problema é que o meu vizinho aqui do condomínio, que tem um Argo igual ao meu, colocou álcool no mesmo dia e no mesmo posto e o dele não apresentou este problema. Sempre abasteço neste posto da Shell e nunca tive problema. Já tive três Palio e um Punto e nenhum deles nunca apresentou este problema que o Argo está apresentando. Estranho também ainda não ter aparecido até agora um comentário aqui no Fórum de um problema semelhante ao meu. Estou realmente preocupado, afinal, meu carro só tem 3 meses de uso. Abraço! PS - Levei o carro na concessionária, trocaram o óleo e o filtro de óleo. No dia seguinte a borra na tampa apareceu de novo. A tampa está cheia de água, está condensando água na parte superior do motor. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 WellBQ Pode parecer estranho, mas vc ja tentou substituir o álcool pela gasolina (não precisa encher o tanque)? Vc tem monitorado a agua do reservatório do líquido de arrefecimento? Se ela baixar... a junta do cabeçote se foi... eu vou dar uma olhada hj no meu carro cm esta e amanhã te passo.. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 WellBQ Pode parecer estranho, mas vc ja tentou substituir o álcool pela gasolina (não precisa encher o tanque)? Vc tem monitorado a agua do reservatório do líquido de arrefecimento? Se ela baixar... a junta do cabeçote se foi... eu vou dar uma olhada hj no meu carro cm esta e amanhã te passo.. Quando li pensei a mesma coisa (junta de cabecote), mas como ele falou que nao havia oleo na agua...... Pensei outra coisa, já vi frentista colocar agua no lugar errado... Será? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 O óleo não vai para agua, mas agua para óleo, fique atendo ao nível... se ele baixar... vc tem problema de vedação na junta do cabeçote ou ate mesmo num caso critico uma trinca no cabeçote/bloco (apenas suposição) Eu vou verificar no meu carro hj no final da tarde e te aviso Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 O óleo não vai para agua, mas agua para óleo, fique atendo ao nível... se ele baixar... vc tem problema de vedação na junta do cabeçote ou ate mesmo num caso critico uma trinca no cabeçote/bloco (apenas suposição) Eu vou verificar no meu carro hj no final da tarde e te aviso RLCASARIN Boa tarde, sei que talvez seja um pouco diferente kkkkkkk, mas eu tive uma Fiat Elba 1992 e quando a junta foi pro saco ia óleo pra água e não ia água pro óleo. Não entendo bem o porque realmente não conheço sobre este detalhe. Fiquei curioso sobre o assunto, se tiver mais alguma informação por favor compartilhe. abrs. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 Alemagri Isso ocorreu porque houve uma área de vazamento e perda de pressão do sistema de arrefecimento (ele trabalha pressurizado, ou seja, a agua + etileno-glicol estão exercendo a pressão positiva nos dutos do cabeçote/bloco, ou seja, se a área de infiltração for pequena, é normal que a agua vá para o óleo e não ocorra essa mistura no reservatório. OK? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 Alemagri Isso ocorreu porque houve uma área de vazamento e perda de pressão do sistema de arrefecimento (ele trabalha pressurizado, ou seja, a agua + etileno-glicol estão exercendo a pressão positiva nos dutos do cabeçote/bloco, ou seja, se a área de infiltração for pequena, é normal que a agua vá para o óleo e não ocorra essa mistura no reservatório. OK? Sim exatamente isso que aconteceu, estava com a bomba de água estourada e vazando água, quando percebi foi tarde. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allison Silva Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 Conferi no meu Argo Drive 1.0, não há qualquer borra na tampa, tem apenas óleo pela tampa. A mecânica do 1.0 e 1.3 são praticamente a mesma, só muda que 1.0 não tem 1 conjunto de pistão+biela O que vc pode fazer é ir na CSS pedir para ver a tampa dos carros de test drive, se é "característica do veículo" algum deles também precisa ter. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 12, 2018 Share Posted June 12, 2018 Bom dia Fiz a verificação no meu carro, não há nenhum sinal de mistura água com óleo, nem tão pouco essa borra branca. Sugestão: Troque para gasolina (deixe o tanque baixar) coloque uns 10 ou 15 litros, limpe a borra e use, pode ser que apareça ainda por esta no sistema, mas a tendência será de diminuir caso seja o combustível. Mas fique esperto com isso, não acho normal. fique atento ao nível do reservatório do fluido de arrefecimento, se baixar, corra para CCS.... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted June 12, 2018 Author Share Posted June 12, 2018 Bom dia Fiz a verificação no meu carro, não há nenhum sinal de mistura água com óleo, nem tão pouco essa borra branca. Sugestão: Troque para gasolina (deixe o tanque baixar) coloque uns 10 ou 15 litros, limpe a borra e use, pode ser que apareça ainda por esta no sistema, mas a tendência será de diminuir caso seja o combustível. Mas fique esperto com isso, não acho normal. fique atento ao nível do reservatório do fluido de arrefecimento, se baixar, corra para CCS.... Bom dia, amigo! Seu carro não está apresentando esta borra, está com álcool ou gasolina? Vou esperar o álcool baixar bem no tanque e colocar gasolina para o teste. O nível do líquido de arrefecimento está normal não baixou. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 12, 2018 Share Posted June 12, 2018 Esta no álcool, mas estou voltando para a V-Power, ao qual acho que o carro funciona melhor. Se o liquido não esta abaixando é um sinal que pode ser somente o combustível... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allison Silva Posted June 18, 2018 Share Posted June 18, 2018 WellBQ Pode parecer estranho, mas vc ja tentou substituir o álcool pela gasolina (não precisa encher o tanque)? Vc tem monitorado a agua do reservatório do líquido de arrefecimento? Se ela baixar... a junta do cabeçote se foi... eu vou dar uma olhada hj no meu carro cm esta e amanhã te passo.. Quando li pensei a mesma coisa (junta de cabecote), mas como ele falou que nao havia oleo na agua...... Pensei outra coisa, já vi frentista colocar agua no lugar errado... Será? É... não é de se duvidar kkkkkkk esse negócio de "quer que confira água e óleo?" em posto de gasolina é furada... Já vi muitos casos de gente ferver e perder motor porque o cara não fechou reservatório de água por exemplo Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gustavo Henrique Posted June 19, 2018 Share Posted June 19, 2018 Bom dia a todos, a uns 20 anos atras eu tive um santana 2.0 que acontecia isso, havia essa espuma quando tirava a vareta do óleo e também a tampa do óleo. O que aconteceu foi que, a água do radiador estava misturando com o óleo do motor. consequentemente a água do radiador baixava muito e eu sempre completava. Levei no meu mecânico na época, e ele falou que tinha de abrir o motor, quando abriu, descobriu que havia quebrado um pedaço minusculo do cabeçote e estava misturando água de radiador com água de óleo. Nao sei se foi sugerido mas verifique a água do seu radiador (liquido de arrefecimento). E nunca deixe frentista conferir nada do motor, eles sabem apenas abastecer. Espero ter contribuído com algo. Abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 19, 2018 Share Posted June 19, 2018 Amigo, e ai? Vc colocou gasolina? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted June 19, 2018 Author Share Posted June 19, 2018 Bom dia a todos, a uns 20 anos atras eu tive um santana 2.0 que acontecia isso, havia essa espuma quando tirava a vareta do óleo e também a tampa do óleo. O que aconteceu foi que, a água do radiador estava misturando com o óleo do motor. consequentemente a água do radiador baixava muito e eu sempre completava. Levei no meu mecânico na época, e ele falou que tinha de abrir o motor, quando abriu, descobriu que havia quebrado um pedaço minusculo do cabeçote e estava misturando água de radiador com água de óleo. Nao sei se foi sugerido mas verifique a água do seu radiador (liquido de arrefecimento). E nunca deixe frentista conferir nada do motor, eles sabem apenas abastecer. Espero ter contribuído com algo. Abraços. Boa tarde, amigo! O líquido de arrefecimento não está baixando, verifiquei e venho verificando desde quando apareceu este problema. As verificações sempre sou eu quem faço e com o carro frio pela manhã. Não deixo frentista dar palpite. rsrs Agradeço pela contribuição! Amigo, e ai? Vc colocou gasolina? Boa tarde, amigo! Ando um pouco ausente do debate pois estava justamente fazendo o teste com gasolina. Deixei o carro ficar com apenas 3 litros do álcool que estava no tanque e completei com gasolina V-Power. Estou andando com a V-Power há 6 dias e o problema continua. Quando tiro a tampa do óleo, naqueles 4 furinhos que tem nela, fica pingando uma água cristalina e não é pouca água não. Bom, estou realmente ficando muito preocupado com este problema. Agradeço pelo interesse no tópico e nas tentativas de me ajudar de alguma forma! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 19, 2018 Share Posted June 19, 2018 WellBQ, Quanto vc roda com esse carro? Fica muito parado? Precisa monitorar... pois talvez a borra tenha se formado com o álcool e esta dentro do seu motor. Limpe sempre que possível e verifique se ainda continua formando ou esta diminuindo. Mas acho que vc deve pressionar a CCS para uma posição mais clara sobre o assunto. Pessoal, vcs que tem utilizado álcool tem observado a formação dessa borra? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gustavo Henrique Posted June 19, 2018 Share Posted June 19, 2018 Bom dia a todos, a uns 20 anos atras eu tive um santana 2.0 que acontecia isso, havia essa espuma quando tirava a vareta do óleo e também a tampa do óleo. O que aconteceu foi que, a água do radiador estava misturando com o óleo do motor. consequentemente a água do radiador baixava muito e eu sempre completava. Levei no meu mecânico na época, e ele falou que tinha de abrir o motor, quando abriu, descobriu que havia quebrado um pedaço minusculo do cabeçote e estava misturando água de radiador com água de óleo. Nao sei se foi sugerido mas verifique a água do seu radiador (liquido de arrefecimento). E nunca deixe frentista conferir nada do motor, eles sabem apenas abastecer. Espero ter contribuído com algo. Abraços. Boa tarde, amigo! O líquido de arrefecimento não está baixando, verifiquei e venho verificando desde quando apareceu este problema. As verificações sempre sou eu quem faço e com o carro frio pela manhã. Não deixo frentista dar palpite. rsrs Agradeço pela contribuição! Amigo, e ai? Vc colocou gasolina? Boa tarde, amigo! Ando um pouco ausente do debate pois estava justamente fazendo o teste com gasolina. Deixei o carro ficar com apenas 3 litros do álcool que estava no tanque e completei com gasolina V-Power. Estou andando com a V-Power há 6 dias e o problema continua. Quando tiro a tampa do óleo, naqueles 4 furinhos que tem nela, fica pingando uma água cristalina e não é pouca água não. Bom, estou realmente ficando muito preocupado com este problema. Agradeço pelo interesse no tópico e nas tentativas de me ajudar de alguma forma! OK amigo, vou acompanhando seus posts. Mas é intrigante isso, aqui em casa temos 2 argos eu e minha esposa, tenho um 1.8 e ela um 1.0. Ate olhei o carro dela de curiosidade, e tudo normal. Grande abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 19, 2018 Share Posted June 19, 2018 Uso apenas álcool no meu, sem borra. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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