fabioo Posted August 22, 2018 Share Posted August 22, 2018 Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito. Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água. Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes. Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km. Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. Vou postando aqui qualquer novidade. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted August 22, 2018 Author Share Posted August 22, 2018 Vc tem feito q limpeza? Nenhuma melhora? Fiz durante 10 dias. Como não estava tendo resultado não tenho feito mais. Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito. Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água. Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes. Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km. Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. Vou postando aqui qualquer novidade. Bom dia, amigo! Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabioo Posted August 22, 2018 Share Posted August 22, 2018 Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito. Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água. Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes. Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km. Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. Vou postando aqui qualquer novidade. Bom dia, amigo! Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço! Foi o seu carro que teve o cabeçote trocado? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
WellBQ Posted August 22, 2018 Author Share Posted August 22, 2018 Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito. Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água. Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes. Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km. Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. Vou postando aqui qualquer novidade. Bom dia, amigo! Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço! Foi o seu carro que teve o cabeçote trocado? Não. A única coisa que fizeram foi trocar o óleo e o filtro de óleo, isso depois do meu carro parado na concessionária durante 15 dias e sem carro reserva durante todo esse período, pois é, não estou brincando, 15 dias meu carro na concessionária e a FIAT não disponibilizou um carro reserva. Motivo alegado, falta de um diagnóstico para a liberação do carro reserva. Não sei se é pra rir ou pra chorar... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabioo Posted August 23, 2018 Share Posted August 23, 2018 Ontem peguei o carro na css e o chefe da oficina garantiu que eles olharam o cabeçote, a junta e o radiador e nada de vazamento de água para o motor. O nível do água e do óleo estão ok, limparam a borra e fizeram o recall dos reles. Vou ficar de olho e postarei qualquer novidade por aqui. Sinceramente, achei o carro até melhor depois que voltou e como eu já tinha dito anteriormente estou gostando muito dele. O carro agora está com 4300km e por volta dos 5mil pretendo já fazer a primeira troca de óleo e filtro por conta do tipo que uso que faço. Vou abastecer as próximas 3 vezes com gasolina e observar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
George de Alcântara Lima Posted August 23, 2018 Share Posted August 23, 2018 Se não tem trinca no cabeçote, nem avaria na junta. A formação de borra, é o uso severo mesmo. No meu caso, o cabeçote estava trincado. Foi trocado o cabeçote. Agora está sem borra. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted August 23, 2018 Share Posted August 23, 2018 Uso severo é considerado em varias condições, inclusive, rodar pouco, usando marchas baixas, trajetos onde o motor mal aquece por completo e ja desliga etc... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
George de Alcântara Lima Posted September 6, 2018 Share Posted September 6, 2018 Só pra atualizar, meu carro apresentou borra na tampa vareta de óleo. Levei na concessionária. Foi constatado uma trinca no cabeçote. O cabeçote foi trocado. Agora, sem sinal de borra. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted September 6, 2018 Share Posted September 6, 2018 Ainda bem que foi resolvido Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabioo Posted September 24, 2018 Share Posted September 24, 2018 Só para atualizar vocês: depois que peguei de volta na css, já abasteci 3 vezes com gasolina e a borra não voltou. Outra coisa que descobri é que no meu caso a gasolina está valendo mais a pena que o alcool: andando na cidade fazia 8.5km/l no etanol e está fazendo 13.2km/l na gasolina. Fazendo o calculo da diferença de preço, compensa mais o derivado do petróleo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
George de Alcântara Lima Posted September 24, 2018 Share Posted September 24, 2018 O meu tá fazendo 15,9 na gasolina. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabioo Posted September 24, 2018 Share Posted September 24, 2018 O meu tá fazendo 15,9 na gasolina. Caramba... Eu pego muita subida, será que é isso? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted September 24, 2018 Share Posted September 24, 2018 com subida não tem milagre, consome mesmo. Muitas vezes um motor 1.8 fica mais econômico que um menor em algumas situações. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Posted September 24, 2018 Share Posted September 24, 2018 com subida não tem milagre, consome mesmo. Muitas vezes um motor 1.8 fica mais econômico que um menor em algumas situações. É meu camarada, não tem milagre. Pé no acelerador, abertura da borboleta, mais ar! Para a mistura ficar estequiométrica, mais combustível. É o tal do STFT e LTFT. No Torque dá pra ver isso! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
George de Alcântara Lima Posted September 25, 2018 Share Posted September 25, 2018 Esse computador de bordo ajuda demais no consumo. Principalmente o consumo instantâneo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted September 25, 2018 Share Posted September 25, 2018 Quanto mais rodar no plano maior ser a economia... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabioo Posted January 14, 2019 Share Posted January 14, 2019 Para fechar esse assunto da minha parte: Depois de alguns meses fazendo abastecimento de gasolina aditivada a cada 3 abastecimentos de etanol, a borra nunca mais voltou. Como comprei o carro com 3900km ja rodados, o que tinha causado o problema era um etanol "batizado" que o antigo dono utilizou. Espero que os demais tenham resolvido o problema. Abs Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marx.mr Posted August 26, 2019 Share Posted August 26, 2019 Agora é minha vez! Peguei o carro dia 13/06 e desde então só usando etanol. Agora ele tá com 1400km e começou a formar a borra. Já dei uma limpada há umas duas semanas e hoje tava sujo de novo, mas é apenas na tampa e na grade da entrada. O óleo na ponta da vareta é limpo como óleo novo, a corrente tá totalmente limpa e deu pra ver até as molas das válvulas também com óleo limpo. Não sei se existem outros carros que usam a vareta na tampa, mas a impressão que dá é que falta por onde o vapor da água do etanol sair. Eu queria usar somente etanol, mas acho que vou ter que usar gasolina por uns 1500km pra "queimar" mais o óleo e ver se isso acaba. O trajeto mais curto que eu faço é até a academia, mas chego lá já com a temperatura da água e do óleo ideal. De toda forma vou usar outro trajeto mais longo pra garantir uma temperatura mais constante. E o nível da água está o mesmo desde que peguei o carro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabioo Posted August 26, 2019 Share Posted August 26, 2019 9 horas atrás, marx.mr disse: Agora é minha vez! Peguei o carro dia 13/06 e desde então só usando etanol. Agora ele tá com 1400km e começou a formar a borra. Já dei uma limpada há umas duas semanas e hoje tava sujo de novo, mas é apenas na tampa e na grade da entrada. O óleo na ponta da vareta é limpo como óleo novo, a corrente tá totalmente limpa e deu pra ver até as molas das válvulas também com óleo limpo. Não sei se existem outros carros que usam a vareta na tampa, mas a impressão que dá é que falta por onde o vapor da água do etanol sair. Eu queria usar somente etanol, mas acho que vou ter que usar gasolina por uns 1500km pra "queimar" mais o óleo e ver se isso acaba. O trajeto mais curto que eu faço é até a academia, mas chego lá já com a temperatura da água e do óleo ideal. De toda forma vou usar outro trajeto mais longo pra garantir uma temperatura mais constante. E o nível da água está o mesmo desde que peguei o carro. Procura revesar um pouco com gasolina aditivada e se o problema persistir, é melhor levar na CSS para ter certeza que não tem problema no motor. Boa sorte! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted August 26, 2019 Share Posted August 26, 2019 Isso aprece ser sintoma de pouco do carro, digo pouco tempo de uso, liga pega uma via expressa e logo chega... nem da tempo do motor aquecer por completo (apesar do termômetro indicar temperatura normal, muitas vezes pares do motor, inclusive o escape ainda estão frios). A gasolina também tem um bom percentual de álcool arffff e haja borra .... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marx.mr Posted August 26, 2019 Share Posted August 26, 2019 1 hora atrás, RLCASARIN disse: Isso aprece ser sintoma de pouco do carro, digo pouco tempo de uso, liga pega uma via expressa e logo chega... nem da tempo do motor aquecer por completo (apesar do termômetro indicar temperatura normal, muitas vezes pares do motor, inclusive o escape ainda estão frios). A gasolina também tem um bom percentual de álcool arffff e haja borra .... O álcool da gasolina é o anidro que não tem água. Eu passei muito tempo abastecendo um palio no mesmo posto e fazendo o mesmo percurso, mas nunca apareceu borra. Acho que isso é questão de óleo ainda limpo, já que a troca de óleo sempre deixa uma mistura com óleo velho, ou é excesso de vapor de água que acumula. 7 horas atrás, fabioo disse: Procura revesar um pouco com gasolina aditivada e se o problema persistir, é melhor levar na CSS para ter certeza que não tem problema no motor. Boa sorte! O que eu queria é justamente não usar gasolina, mas primeiro vou testar andando mais uns quilômetros nesse trajeto mais curto até a academia. E problema de motor não é, pois o óleo do cárter tá zerado. Esse óleo é tão fino que dá a impressão que o nível está baixo! Ele não fica agarrado na vareta, fica só molhado na parte achatada e uma gota quase pingando da ponta. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted August 27, 2019 Share Posted August 27, 2019 14 horas atrás, marx.mr disse: O álcool da gasolina é o anidro que não tem água. Eu passei muito tempo abastecendo um palio no mesmo posto e fazendo o mesmo percurso, mas nunca apareceu borra. Acho que isso é questão de óleo ainda limpo, já que a troca de óleo sempre deixa uma mistura com óleo velho, ou é excesso de vapor de água que acumula. O que eu queria é justamente não usar gasolina, mas primeiro vou testar andando mais uns quilômetros nesse trajeto mais curto até a academia. E problema de motor não é, pois o óleo do cárter tá zerado. Esse óleo é tão fino que dá a impressão que o nível está baixo! Ele não fica agarrado na vareta, fica só molhado na parte achatada e uma gota quase pingando da ponta. Anidro na teoria..... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Miller Posted November 3, 2019 Share Posted November 3, 2019 Boa tarde! Reparei o mesmo problema no meu Argo 1.0 hoje, carro sempre andou no álcool, mas a borra não está tanta quando a de suas fotos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Neidson Silva Posted November 9, 2019 Share Posted November 9, 2019 Pessoal essa borra ainda existe? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marx.mr Posted November 12, 2019 Share Posted November 12, 2019 Em 09/11/2019 em 17:06, Neidson Silva disse: Pessoal essa borra ainda existe? Aparece se o cabeçote do motor tiver uma trinca aí entra água nos cilindros. Ou se rodar em pequenos trechos diariamente com etanol aí o vapor da água do combustível sobe e fica na tampa. Se for o primeiro caso dá pra ver que o nível da água no reservatório fica baixando e a vareta de óleo fica toda suja. Mas se for o caso de rodar pouco não dá dor de cabeça. Eu acho que o problema tá mais pela falta de metal entre a tampa do óleo e a tampa do cabeçote. Quando o motor tá quente dá pra ver que parece manteiga derretendo e se tivesse metal ali pra segurar mais o calor não formaria a borra. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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