Jump to content

Borra na tampa do óleo


WellBQ

Recommended Posts

  • 4 weeks later...
Em 22/08/2018 em 09:37, WellBQ disse:

 

Fiz durante 10 dias. Como não estava tendo resultado não tenho feito mais.

 

 

 

Bom dia, amigo! 

 

Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço!

Well bom dia

E ai??? Como esta seu carro?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Só pra colaborar, pois só vi esse tópico agora e assustei: o meu é um Argo 1.0 Drive 2018, peguei usado com 22000 kms, e estou rodando ele somente com álcool já por cerca de 600 kms. Fui olhar hoje no motor, nada de borra.

Vale dizer que fiz a revisão dos 20 mil kms faz menos de um mês, onde o óleo foi trocado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá! Sou novo aqui!

Em pesquisas no Google achei o site do Club do Argo, acessei para saber mais sobre o carro. Vi esse tópico e resolvi ler, após a leitura fui até meu carro (Argo 1.0) e para minha surpresa (fotos). 

O carro está com 126 Km, abastecido com álcool. Não estou andando com ele devido a pandemia. Níveis de água dentro do limite.

Alguém tem alguma atualização sobre o assunto?

 

20200328_131541.jpg

20200328_131803.jpg

a84e701f-5937-47ee-aaf4-3def17a22f9a.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Essa borra digamos que é um "defeito" da engenharia. Todo motor a combustão interna o lubrificante do motor entra em contato com a queima, muito pouco, mas entra. Neste cenário quando utilizado somente etanol, na própria composição dele possui água. O motor durante seu funcionamento aquece o óleo do motor, que por sua vez gera vapor, por isso existe o sistema de defletor do óleo ou muito conhecido como anti chama. Principalmente se estiver utilizando predominantemente etanol e rodando pouco, devido a própria evaporação do óleo que esteve em contato com a queima de etanol, que possui água na composição, gera essa borra na tampa. Detalhe o defletor de óleo desse motor fica na tampa de válvulas. Se alguém já teve Gol com motor EA111 vai se recordar de alguma vez estar presente essa borra bem em cima na vareta de óleo.

Melhor solução é passar a usar mais gasolina ou usar mais seu veículo.

Trajetos curto irão propiciar a formação dessa borra e se  morar em locais com a umidade relativa do ar alta também irá contribuir... mas não se preocupem que isso não lhe trará problemas ao motor. Mas ele precisa ser mais utilizador!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 29/03/2020 em 20:11, FernandoNovais disse:

Essa borra digamos que é um "defeito" da engenharia. Todo motor a combustão interna o lubrificante do motor entra em contato com a queima, muito pouco, mas entra. Neste cenário quando utilizado somente etanol, na própria composição dele possui água. O motor durante seu funcionamento aquece o óleo do motor, que por sua vez gera vapor, por isso existe o sistema de defletor do óleo ou muito conhecido como anti chama. Principalmente se estiver utilizando predominantemente etanol e rodando pouco, devido a própria evaporação do óleo que esteve em contato com a queima de etanol, que possui água na composição, gera essa borra na tampa. Detalhe o defletor de óleo desse motor fica na tampa de válvulas. Se alguém já teve Gol com motor EA111 vai se recordar de alguma vez estar presente essa borra bem em cima na vareta de óleo.

Melhor solução é passar a usar mais gasolina ou usar mais seu veículo.

Trajetos curto irão propiciar a formação dessa borra e se  morar em locais com a umidade relativa do ar alta também irá contribuir... mas não se preocupem que isso não lhe trará problemas ao motor. Mas ele precisa ser mais utilizador!

Perfeita colocação Fernando

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 29/03/2020 em 20:11, FernandoNovais disse:

Essa borra digamos que é um "defeito" da engenharia. Todo motor a combustão interna o lubrificante do motor entra em contato com a queima, muito pouco, mas entra. Neste cenário quando utilizado somente etanol, na própria composição dele possui água. O motor durante seu funcionamento aquece o óleo do motor, que por sua vez gera vapor, por isso existe o sistema de defletor do óleo ou muito conhecido como anti chama. Principalmente se estiver utilizando predominantemente etanol e rodando pouco, devido a própria evaporação do óleo que esteve em contato com a queima de etanol, que possui água na composição, gera essa borra na tampa. Detalhe o defletor de óleo desse motor fica na tampa de válvulas. Se alguém já teve Gol com motor EA111 vai se recordar de alguma vez estar presente essa borra bem em cima na vareta de óleo.

Melhor solução é passar a usar mais gasolina ou usar mais seu veículo.

Trajetos curto irão propiciar a formação dessa borra e se  morar em locais com a umidade relativa do ar alta também irá contribuir... mas não se preocupem que isso não lhe trará problemas ao motor. Mas ele precisa ser mais utilizador!

Olá! obrigado pela resposta! Realmente fiz uma pequena "viagem" com o carro esses dias, ou seja, andei mais do que o normal. A borra desapareceu.

Já faz algum tempo da viagem, mesmo voltando a andar pouco com o carro não voltou a se formar.

Edited by mcod
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Boa noite!

Adquiri recentemente um Argo 1.3 2017/2018 e verifiquei que após usar uma proporção de 60% etanol no tanque, surgiu a borra branca. Alguém tem conhecimento de alguma novidade sobre o caso? A concessionária informa que tudo é normal, basta utilizar mais o carro pra não ter este problema.

Agora, será que precisarei realizar frequentemente a limpeza dessa borra na vareta do óleo? E na válvula de respiro do motor, será que surge essa substância também?

Achei estranho pois já tive dois Palios e nunca apresentaram essa borra. O carro ficou bem esperto no álcool e gostaria de utilizar mais vezes.

Fico com receio dessa condensação do vapor do etanol contaminar o óleo do motor e comprometer a lubrificação. Será que nos veículos zero km estão ocorrendo a mesma situação?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Sou proprietário de um Fiat Argo Drive 1.3 Manual (2018) está com 25.000 KM. Sempre usei o carro para o trabalho, porém atualmente com o fator Coronavírus, estou usando o carro pouco. Agora notei formação de uma espécie de borra na tampa do óleo do motor, parece uma espuma característica de mistura de óleo e água. Levei o carro na concessionária, e o mecânico me informou que isto é normal, é o efeito da condensação do etanol com a água, não me convenci do que foi dito. O carro está com álcool no momento, não sei dizer se este problema acontece usando gasolina pois só percebi abastecendo com álcool. Outro detalhe que o nível de óleo não baixou e o reservatório de liquido de arrefecimento também está normal, não apresenta característica de mistura. Alguém já passou por este problema? Se alguém já passou por isso e puder ajudar de alguma forma, ficarei muito grato. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Carlos Lino disse:

Sou proprietário de um Fiat Argo Drive 1.3 Manual (2018) está com 25.000 KM. Sempre usei o carro para o trabalho, porém atualmente com o fator Coronavírus, estou usando o carro pouco. Agora notei formação de uma espécie de borra na tampa do óleo do motor, parece uma espuma característica de mistura de óleo e água. Levei o carro na concessionária, e o mecânico me informou que isto é normal, é o efeito da condensação do etanol com a água, não me convenci do que foi dito. O carro está com álcool no momento, não sei dizer se este problema acontece usando gasolina pois só percebi abastecendo com álcool. Outro detalhe que o nível de óleo não baixou e o reservatório de liquido de arrefecimento também está normal, não apresenta característica de mistura. Alguém já passou por este problema? Se alguém já passou por isso e puder ajudar de alguma forma, ficarei muito grato. 

Carlos bom dia.

Isso pode ser considerado "normal" nesse motor. Toca a vida e curte o carro.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Há uma junção de fatores para ocorrer esse leite pastoso na tampa de óleo, e é por isso que existem carros que abastecem no mesmo posto e em um acontece o problema e em outro não. Também existem carros nas mesmas condições de uso, mas em regiões diferentes do pais que também é relevante.

Esse leite pastoso se forma na mistura de agua + óleo também pode ser chamado de chocolate, leite condensado, borra amarela...

O mais importante nessa avaliação é que se não baixa agua do reservatório não é junta do cabeçote. Então vamos abordar somente os casos que não é junta!

A origem dessa agua é a condensação mais a queima do combustível que sempre contém alguma quantidade de agua, tanto o álcool quanto a gasolina. Lembrando que álcool contem mais agua, mas a grande origem dessa agua é mesmo a condensação.

O que acontece quando a gente enche um copo de cerveja gelada no calor? A agua do ar se condensa em volta do copo formando agua que vem do ar onde chega a escorrer! No motor é ao contrário, ele está quente por dentro e o ar frio está fora então a condensação acontece dentro, quanto mais frio e úmido o ar da região mais agua condensa dentro do motor. Principalmente durante as noites frias.

Em um bom carro quando o óleo aquece, essa agua vira vapor que é rapidamente sugado pelo coletor de admissão e queima junto com a mistura ar+combustivel.

Os anéis de um pistão sempre deixam um pouco da compressão escapar por baixo, esses gases super poluentes são chamados de Blow-by.

Em todo motor atual (mais de 20 anos) existe um sistema que suga esses gases junto com a umidade quando aquecida e é chamado de PCV (Ventilação Positiva do Cárter). Esse sistema pode ter formatos e eficiências diferentes para cada modelo de motor. Um dos melhores que já vi é o do Corolla onde ele puxa os gases pela tampa de válvulas, ou seja, puxa pela parte mais alta do motor que é onde se acumula a umidade. Ele possui uma válvula PCV bem sensível que ao menor sinal de vácuo do motor ela se abre e permite a passagem dos gases.

Eu tive um Corolla 2007 em que fazia 4 trechos de 3 km por dia e mesmo no inverno nunca formou esse chocolate, mas isso tem um pequeno preço, ele baixava cerca de 500ml a 1 litro de óleo a cada troca de 6 meses desde novo. Isso porque o excesso de ventilação do cárter leva bastante óleo no ar. O Argo nas mesmas condições gera a borra amarela.

Alguns carros vão ter um sistema menos eficiente para a retirada da umidade, aí junta um sistema desses a um clima mais frio (mesmo que somente noturno) com trechos curtos e vai acontecer a borra chocolate!

Uma pessoa que roda 12 km por dia, pode significar 4 trechos de 3km. A pessoa vai pra o trabalho mas almoça em casa por isso 4 trechos.
Para uma outra pessoa 12 km por dia pode significar dois trechos de 6 km por dia e isso muda tudo! Por isso é melhor reportar os trechos não a distância diária...

Então 3 km pode não ser o suficiente para retirar a condensação, e o motor esfria bastante entre os trechos. Logo o motor nunca alcança a temperatura ideal para retirada completa da umidade.

Frequentemente as concessionários e montadoras falam que é normal e que a gente deveria andar mais com o carro! Esse é o maior absurdo que se pode ouvir nos dias atuais e com o combustível ao preço que está, a gente compra carro econômico e eficiente é para usar pouco e proteger o meio-ambiente!

As montadoras deveriam olhar para esse problema com mais atenção e modificar o sistema PCV nesses carros antes que encha tanto de chocolate que quebre o motor, sim chocolate é um problema sério você não tem como saber a quantidade sem abrir o motor!

Espero ter ajudado, obrigado por ter lido!

Ass. Maickel Bourscheid

IMG_20180528_105332149_HDR-02.jpeg.0e2f19be067b59bb6f84dfb07d3feee8[1].jpeg

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...
  • 9 months later...
Em 06/06/2018 em 22:06, WellBQ disse:

Boa noite, amigos! 

 

Sou novo no clube, procurei por esta minha dúvida, não encontrando, resolvi criar um tópico. 

 

Sou proprietário de um Argo Drive 1.3 Manual há 3 meses. Tem mais ou menos um mês que estou com um problema de formação de uma espécie de borra na tampa do óleo do motor (segue fotos em anexo). Parece um leite condensado. Levei o carro três vezes na concessionária e o problema ainda não foi resolvido. O carro está com álcool no momento, não sei dizer se este problema acontece usando gasolina pois só percebi estando com álcool. Aqui no condomínio onde moro tem um outro proprietário de um Argo, mesmo modelo do meu, usando também álcool. Detalhe, álcool colocado no mesmo dia e no mesmo posto que eu coloquei no meu e não está apresentando esta borra na tampa. Isto está me intrigando muito. Alguém já passou por este problema, saberia me dizer se é grave? Na concessionária falaram que é normal por causa do frio e do álcool, mas pq o do vizinho, nas mesmas condições ambientais, não apresentou este problema? Se alguém já passou por isso e puder ajudar de alguma forma, ficarei muito grato. 

 

PS - 1) O óleo na vareta está com características normais, apresenta esta "borra" somente na tampa. 

 

2) Quando retiro a tampa ela sai pingando bastante água.

 

3) O líquido de arrefecimento está normal, sem presença de óleo.

IMG_20180528_105332149_HDR-02.jpeg.0e2f19be067b59bb6f84dfb07d3feee8.jpeg

IMG_20180528_105314379_HDR-02-01.thumb.jpeg.8459f4ac19dec921641cfa222c3884d1.jpeg

Tenho um corsa 2007, 1.0

Está assim mas não na tampa da vareta, na tampa onde completa o óleo. A água não está baixando. Sempre limpo a tampa e volta. Será que é por causa do Álcool?!

Problema é que quando coloquei gasolina. Falha muito. Levei no mecânico, ele passou um aparelhinho lá pra parar de falhar com a gasolina. Mas disse que não deu certo. 

Que ou eu usava gasolina até o carro acostumar ou usava só álcool. Aí só uso álcool.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 9 months later...

Acabei de comprar esse argo 1.0 2022 firefly 3 cilindros, vcs acham que compensa acionar a garantia para uma possível retifica e ficar com ele ou melhor trocar por outro?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Olá .meu argo 1.0 2021 .só anda álcool e também tem pudim de gosma na tampa e um pouco na vareta . Não está baixando água do reservatório. Grande chance de ser combustível. Vou esperar baixar o tanque e colocar gasolina. Depois disso trocar o filtro e o óleo .comprei o carro na autorizada e ainda não fiz troca de óleo .tá na kilometragem ainda .vou seguir os comentários 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 02/07/2024 em 17:03, serjaomarques disse:

Olá .meu argo 1.0 2021 .só anda álcool e também tem pudim de gosma na tampa e um pouco na vareta . Não está baixando água do reservatório. Grande chance de ser combustível. Vou esperar baixar o tanque e colocar gasolina. Depois disso trocar o filtro e o óleo .comprei o carro na autorizada e ainda não fiz troca de óleo .tá na kilometragem ainda .vou seguir os comentários 

 

Bom dia.

Resolveu?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...