Jump to content

Borra na tampa do óleo

WellBQ

Recommended Posts

Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito.

Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água.

Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes.

Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km.

Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. 

Vou postando aqui qualquer novidade.

• Like 1

Vc tem feito q limpeza? Nenhuma melhora?

Fiz durante 10 dias. Como não estava tendo resultado não tenho feito mais.

Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água.

Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes.

Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km.

Bom dia, amigo! 

Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço!

Bom dia, amigo! 

Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço!

Foi o seu carro que teve o cabeçote trocado?

Bom dia, amigo! 

Foi o seu carro que teve o cabeçote trocado?

Não. A única coisa que fizeram foi trocar o óleo e o filtro de óleo, isso depois do meu carro parado na concessionária durante 15 dias e sem carro reserva durante todo esse período, pois é, não estou brincando, 15 dias meu carro na concessionária e a FIAT não disponibilizou um carro reserva. Motivo alegado, falta de um diagnóstico para a liberação do carro reserva. Não sei se é pra rir ou pra chorar...

Ontem peguei o carro na css e o chefe da oficina garantiu que eles olharam o cabeçote, a junta e o radiador e nada de vazamento de água para o motor.

O nível do água e do óleo estão ok, limparam a borra e fizeram o recall dos reles.

Vou ficar de olho e postarei qualquer novidade por aqui.

Sinceramente, achei o carro até melhor depois que voltou e como eu já tinha dito anteriormente estou gostando muito dele.

O carro agora está com 4300km e por volta dos 5mil pretendo já fazer a primeira troca de óleo e filtro por conta do tipo que uso que faço.

Vou abastecer as próximas 3 vezes com gasolina e observar.

• 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Só para atualizar vocês: depois que peguei de volta na css, já abasteci 3 vezes com gasolina e a borra não voltou.

Outra coisa que descobri é que no meu caso a gasolina está valendo mais a pena que o alcool: andando na cidade fazia 8.5km/l no etanol e está fazendo 13.2km/l na gasolina.

Fazendo o calculo da diferença de preço, compensa mais o derivado do petróleo.

com subida não tem milagre, consome mesmo.   Muitas vezes um motor 1.8 fica mais econômico que um menor em algumas situações.

É meu camarada, não tem milagre. Pé no acelerador, abertura da borboleta, mais ar! Para a mistura ficar estequiométrica, mais combustível. É o tal do STFT e LTFT. No Torque dá pra ver isso!

• 3 months later...

Para fechar esse assunto da minha parte:

Depois de alguns meses fazendo abastecimento de gasolina aditivada a cada 3 abastecimentos de etanol, a borra nunca mais voltou.

Como comprei o carro com 3900km ja rodados, o que tinha causado o problema era um etanol "batizado" que o antigo dono utilizou.

Espero que os demais tenham resolvido o problema.

Abs

• 7 months later...

Agora é minha vez!

Peguei o carro dia 13/06 e desde então só usando etanol. Agora ele tá com 1400km e começou a formar a borra.

Já dei uma limpada há umas duas semanas e hoje tava sujo de novo, mas é apenas na tampa e na grade da entrada. O óleo na ponta da vareta é limpo como óleo novo, a corrente tá totalmente limpa e deu pra ver até as molas das válvulas também com óleo limpo.

Não sei se existem outros carros que usam a vareta na tampa, mas a impressão que dá é que falta por onde o vapor da água do etanol sair.

Eu queria usar somente etanol, mas acho que vou ter que usar gasolina por uns 1500km pra "queimar" mais o óleo e ver se isso acaba.

O trajeto mais curto que eu faço é até a academia, mas chego lá já com a temperatura da água e do óleo ideal. De toda forma vou usar outro trajeto mais longo pra garantir uma temperatura mais constante.

E o nível da água está o mesmo desde que peguei o carro.

IMG_20190825_214023619.thumb.jpg.3935670ea448ac4464b18c39f2d2a376.jpg

9 horas atrás, marx.mr disse:

Agora é minha vez!

Peguei o carro dia 13/06 e desde então só usando etanol. Agora ele tá com 1400km e começou a formar a borra.

Já dei uma limpada há umas duas semanas e hoje tava sujo de novo, mas é apenas na tampa e na grade da entrada. O óleo na ponta da vareta é limpo como óleo novo, a corrente tá totalmente limpa e deu pra ver até as molas das válvulas também com óleo limpo.

Não sei se existem outros carros que usam a vareta na tampa, mas a impressão que dá é que falta por onde o vapor da água do etanol sair.

Eu queria usar somente etanol, mas acho que vou ter que usar gasolina por uns 1500km pra "queimar" mais o óleo e ver se isso acaba.

O trajeto mais curto que eu faço é até a academia, mas chego lá já com a temperatura da água e do óleo ideal. De toda forma vou usar outro trajeto mais longo pra garantir uma temperatura mais constante.

E o nível da água está o mesmo desde que peguei o carro.

IMG_20190825_214023619.thumb.jpg.3935670ea448ac4464b18c39f2d2a376.jpg

Procura revesar um pouco com gasolina aditivada e se o problema persistir, é melhor levar na CSS para ter certeza que não tem problema no motor.

Boa sorte!

Isso aprece ser sintoma de pouco do carro,  digo pouco tempo de uso, liga pega uma via expressa e logo chega... nem da tempo do motor aquecer por completo (apesar do termômetro indicar temperatura normal, muitas vezes pares do motor, inclusive o escape ainda estão frios).

A gasolina também tem um bom percentual de álcool arffff e haja borra ....

1 hora atrás, RLCASARIN disse:

Isso aprece ser sintoma de pouco do carro,  digo pouco tempo de uso, liga pega uma via expressa e logo chega... nem da tempo do motor aquecer por completo (apesar do termômetro indicar temperatura normal, muitas vezes pares do motor, inclusive o escape ainda estão frios).

A gasolina também tem um bom percentual de álcool arffff e haja borra ....

O álcool da gasolina é o anidro que não tem água. Eu passei muito tempo abastecendo um palio no mesmo posto e fazendo o mesmo percurso, mas nunca apareceu borra. Acho que isso é questão de óleo ainda limpo, já que a troca de óleo sempre deixa uma mistura com óleo velho, ou é excesso de vapor de água que acumula.

7 horas atrás, fabioo disse:

Procura revesar um pouco com gasolina aditivada e se o problema persistir, é melhor levar na CSS para ter certeza que não tem problema no motor.

Boa sorte!

O que eu queria é justamente não usar gasolina, mas primeiro vou testar andando mais uns quilômetros nesse trajeto mais curto até a academia. E problema de motor não é, pois o óleo do cárter tá zerado.

Esse óleo é tão fino que dá a impressão que o nível está baixo! Ele não fica agarrado na vareta, fica só molhado na parte achatada e uma gota quase pingando da ponta.

14 horas atrás, marx.mr disse:

O álcool da gasolina é o anidro que não tem água. Eu passei muito tempo abastecendo um palio no mesmo posto e fazendo o mesmo percurso, mas nunca apareceu borra. Acho que isso é questão de óleo ainda limpo, já que a troca de óleo sempre deixa uma mistura com óleo velho, ou é excesso de vapor de água que acumula.

O que eu queria é justamente não usar gasolina, mas primeiro vou testar andando mais uns quilômetros nesse trajeto mais curto até a academia. E problema de motor não é, pois o óleo do cárter tá zerado.

Esse óleo é tão fino que dá a impressão que o nível está baixo! Ele não fica agarrado na vareta, fica só molhado na parte achatada e uma gota quase pingando da ponta.

Anidro na teoria.....

• 2 months later...
Em 09/11/2019 em 17:06, Neidson Silva disse:

Pessoal essa borra ainda existe?

Aparece se o cabeçote do motor tiver uma trinca aí entra água nos cilindros. Ou se rodar em pequenos trechos diariamente com etanol aí o vapor da água do combustível sobe e fica na tampa.

Se for o primeiro caso dá pra ver que o nível da água no reservatório fica baixando e a vareta de óleo fica toda suja.

Mas se for o caso de rodar pouco não dá dor de cabeça. Eu acho que o problema tá mais pela falta de metal entre a tampa do óleo e a tampa do cabeçote. Quando o motor tá quente dá pra ver que parece manteiga derretendo e se tivesse metal ali pra segurar mais o calor não formaria a borra.