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Borra na tampa do óleo


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Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito.

Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água.

Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes.

Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km.

Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. 

 

Vou postando aqui qualquer novidade.

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Vc tem feito q limpeza? Nenhuma melhora?

 

Fiz durante 10 dias. Como não estava tendo resultado não tenho feito mais.

 

Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito.

Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água.

Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes.

Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km.

Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. 

 

Vou postando aqui qualquer novidade.

 

Bom dia, amigo! 

 

Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço!

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Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito.

Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água.

Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes.

Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km.

Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. 

 

Vou postando aqui qualquer novidade.

 

Bom dia, amigo! 

 

Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço!

 

Foi o seu carro que teve o cabeçote trocado?

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Conversei com um mecânico que é um grande amigo e um cara que estuda muito.

Ele me explicou muita coisa sobre temperatura do motor e a possível contaminação do etanol com excesso de água.

Também concluímos que eu faço um tipo de uso severo do carro: rodo pouco e o motor não chega a alcançar a temperatura ideal na maior parte das vezes.

Vou confiar no check que a CSS fez no motor, usar gasolina com mais frequência e fazer a revisão com 5mil km.

Também vou ficar de olho no nível do líquido de arrefecimento. 

 

Vou postando aqui qualquer novidade.

 

Bom dia, amigo! 

 

Sem querer desmerecer a opinião do seu mecânico, mas já tive 3 Palio e 1 Punto (rodando com álcool ou gasolina), na mesma cidade e com as mesmas características de uso e nenhum sinal desta borra. O Argo com o motor Firefly 1.3 está há 3 meses rodando somente com gasolina aditivada Shell V-Power e o problema persiste. Abraço!

 

Foi o seu carro que teve o cabeçote trocado?

 

Não. A única coisa que fizeram foi trocar o óleo e o filtro de óleo, isso depois do meu carro parado na concessionária durante 15 dias e sem carro reserva durante todo esse período, pois é, não estou brincando, 15 dias meu carro na concessionária e a FIAT não disponibilizou um carro reserva. Motivo alegado, falta de um diagnóstico para a liberação do carro reserva. Não sei se é pra rir ou pra chorar...

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Ontem peguei o carro na css e o chefe da oficina garantiu que eles olharam o cabeçote, a junta e o radiador e nada de vazamento de água para o motor.

O nível do água e do óleo estão ok, limparam a borra e fizeram o recall dos reles.

 

Vou ficar de olho e postarei qualquer novidade por aqui.

Sinceramente, achei o carro até melhor depois que voltou e como eu já tinha dito anteriormente estou gostando muito dele.

 

O carro agora está com 4300km e por volta dos 5mil pretendo já fazer a primeira troca de óleo e filtro por conta do tipo que uso que faço.

Vou abastecer as próximas 3 vezes com gasolina e observar.

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  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Só para atualizar vocês: depois que peguei de volta na css, já abasteci 3 vezes com gasolina e a borra não voltou.

Outra coisa que descobri é que no meu caso a gasolina está valendo mais a pena que o alcool: andando na cidade fazia 8.5km/l no etanol e está fazendo 13.2km/l na gasolina.

Fazendo o calculo da diferença de preço, compensa mais o derivado do petróleo.

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com subida não tem milagre, consome mesmo.   Muitas vezes um motor 1.8 fica mais econômico que um menor em algumas situações.

 

É meu camarada, não tem milagre. Pé no acelerador, abertura da borboleta, mais ar! Para a mistura ficar estequiométrica, mais combustível. É o tal do STFT e LTFT. No Torque dá pra ver isso!

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  • 3 months later...

Para fechar esse assunto da minha parte:

Depois de alguns meses fazendo abastecimento de gasolina aditivada a cada 3 abastecimentos de etanol, a borra nunca mais voltou.

Como comprei o carro com 3900km ja rodados, o que tinha causado o problema era um etanol "batizado" que o antigo dono utilizou.

Espero que os demais tenham resolvido o problema.

Abs

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  • 7 months later...

Agora é minha vez!

Peguei o carro dia 13/06 e desde então só usando etanol. Agora ele tá com 1400km e começou a formar a borra.

Já dei uma limpada há umas duas semanas e hoje tava sujo de novo, mas é apenas na tampa e na grade da entrada. O óleo na ponta da vareta é limpo como óleo novo, a corrente tá totalmente limpa e deu pra ver até as molas das válvulas também com óleo limpo.

Não sei se existem outros carros que usam a vareta na tampa, mas a impressão que dá é que falta por onde o vapor da água do etanol sair.

Eu queria usar somente etanol, mas acho que vou ter que usar gasolina por uns 1500km pra "queimar" mais o óleo e ver se isso acaba.

O trajeto mais curto que eu faço é até a academia, mas chego lá já com a temperatura da água e do óleo ideal. De toda forma vou usar outro trajeto mais longo pra garantir uma temperatura mais constante.

E o nível da água está o mesmo desde que peguei o carro.

IMG_20190825_214023619.thumb.jpg.3935670ea448ac4464b18c39f2d2a376.jpg

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9 horas atrás, marx.mr disse:

Agora é minha vez!

Peguei o carro dia 13/06 e desde então só usando etanol. Agora ele tá com 1400km e começou a formar a borra.

Já dei uma limpada há umas duas semanas e hoje tava sujo de novo, mas é apenas na tampa e na grade da entrada. O óleo na ponta da vareta é limpo como óleo novo, a corrente tá totalmente limpa e deu pra ver até as molas das válvulas também com óleo limpo.

Não sei se existem outros carros que usam a vareta na tampa, mas a impressão que dá é que falta por onde o vapor da água do etanol sair.

Eu queria usar somente etanol, mas acho que vou ter que usar gasolina por uns 1500km pra "queimar" mais o óleo e ver se isso acaba.

O trajeto mais curto que eu faço é até a academia, mas chego lá já com a temperatura da água e do óleo ideal. De toda forma vou usar outro trajeto mais longo pra garantir uma temperatura mais constante.

E o nível da água está o mesmo desde que peguei o carro.

IMG_20190825_214023619.thumb.jpg.3935670ea448ac4464b18c39f2d2a376.jpg

Procura revesar um pouco com gasolina aditivada e se o problema persistir, é melhor levar na CSS para ter certeza que não tem problema no motor.

Boa sorte!

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Isso aprece ser sintoma de pouco do carro,  digo pouco tempo de uso, liga pega uma via expressa e logo chega... nem da tempo do motor aquecer por completo (apesar do termômetro indicar temperatura normal, muitas vezes pares do motor, inclusive o escape ainda estão frios).

A gasolina também tem um bom percentual de álcool arffff e haja borra ....

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1 hora atrás, RLCASARIN disse:

Isso aprece ser sintoma de pouco do carro,  digo pouco tempo de uso, liga pega uma via expressa e logo chega... nem da tempo do motor aquecer por completo (apesar do termômetro indicar temperatura normal, muitas vezes pares do motor, inclusive o escape ainda estão frios).

A gasolina também tem um bom percentual de álcool arffff e haja borra ....

O álcool da gasolina é o anidro que não tem água. Eu passei muito tempo abastecendo um palio no mesmo posto e fazendo o mesmo percurso, mas nunca apareceu borra. Acho que isso é questão de óleo ainda limpo, já que a troca de óleo sempre deixa uma mistura com óleo velho, ou é excesso de vapor de água que acumula.

 

7 horas atrás, fabioo disse:

Procura revesar um pouco com gasolina aditivada e se o problema persistir, é melhor levar na CSS para ter certeza que não tem problema no motor.

Boa sorte!

O que eu queria é justamente não usar gasolina, mas primeiro vou testar andando mais uns quilômetros nesse trajeto mais curto até a academia. E problema de motor não é, pois o óleo do cárter tá zerado.

Esse óleo é tão fino que dá a impressão que o nível está baixo! Ele não fica agarrado na vareta, fica só molhado na parte achatada e uma gota quase pingando da ponta.

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14 horas atrás, marx.mr disse:

O álcool da gasolina é o anidro que não tem água. Eu passei muito tempo abastecendo um palio no mesmo posto e fazendo o mesmo percurso, mas nunca apareceu borra. Acho que isso é questão de óleo ainda limpo, já que a troca de óleo sempre deixa uma mistura com óleo velho, ou é excesso de vapor de água que acumula.

 

O que eu queria é justamente não usar gasolina, mas primeiro vou testar andando mais uns quilômetros nesse trajeto mais curto até a academia. E problema de motor não é, pois o óleo do cárter tá zerado.

Esse óleo é tão fino que dá a impressão que o nível está baixo! Ele não fica agarrado na vareta, fica só molhado na parte achatada e uma gota quase pingando da ponta.

Anidro na teoria.....

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  • 2 months later...
Em 09/11/2019 em 17:06, Neidson Silva disse:

Pessoal essa borra ainda existe?

Aparece se o cabeçote do motor tiver uma trinca aí entra água nos cilindros. Ou se rodar em pequenos trechos diariamente com etanol aí o vapor da água do combustível sobe e fica na tampa.

Se for o primeiro caso dá pra ver que o nível da água no reservatório fica baixando e a vareta de óleo fica toda suja.

Mas se for o caso de rodar pouco não dá dor de cabeça. Eu acho que o problema tá mais pela falta de metal entre a tampa do óleo e a tampa do cabeçote. Quando o motor tá quente dá pra ver que parece manteiga derretendo e se tivesse metal ali pra segurar mais o calor não formaria a borra.

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