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Falha geral no painel de instrumentos


eFerreira

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Pessoal, abri esse tópico porque não vi nenhum comentário sobre esse assunto. Mas como já foi resolvido tô trazendo aqui para compartilhar e, principalmente, tranquilizar outros usuários que venham a enfrentar um problema parecido.

 

 

Sem qualquer motivo aparente, uso normal do veículo, sem excessos/"cobrança" demais no veículo, uma vez que o veículo tinha menos de 15 dias de uso, ao ligar o veículo o painel indicou uma série de falhas e bipes:

 

- falha na direção direção assistida;

- falha no air bag;

- falha no sistema EBD;

- start stop indisponível;

 

 

Andei um pouco com o veículo e não percebi mudança alguma no comportamento do veículo, (tudo funcionando normalmente, sem trancos,  sem engasgos, sem barulhos, direção elétrica ok, só o start stop que parou de funcionar) e desliguei com uns 05 minutos de uso na rua para ligar para concessionária tentar ver se era possível levar o carro para verificar o problema (era final da tarde e não teria possibilidade de ir à concessionária por conta do horário). Ao religar o veículo, todas as mensagens de  erro  permaneciam. Andei mais uns 10 minutos e parei num supermercado para dar mais tempo do carro descansar.

 

Fiquei parado por uns 15 minutos e voltei a ligar o carro. A maioria das mensagens sumiu, permaneceu somente start stop indisponível e uma nova: verificar motor. 

 

Depois do descanso, fiquei mais tranquilo, pois parecia mesmo um erro no computador de bordo, só me preocupei com essa nova de verificar motor, pois pensei que algum sistema tivesse dado defeito e danificado alguma coisa. Segui até em casa. E bem mais tarde liguei o carro. O erro "verificar motor" permanecia.

 

No outro dia, eu estava certo de que o erro no painel iria permanecer, mas ao ligar o veículo nenhuma mensagem apareceu. Como eu iria na concessionária verificar o que ocorreu, fui direto pra lá.

 

Na concessionária fizeram um teste de todos os sistemas (freios, direção, etc...) e uma varredura de erros. Não foi detectado nenhum problema, somente o registro dos erros que eu comentei. Após isso, o start stop parou de funcionar por 02 dias, mas voltou do mesmo modo que sempre atuou, provavelmente o tempo para um novo aprendizado depois que os erros foram apagados.

 

O diagnóstico da concessionária foi uma falha na leitura do sistema e a recomendação da concessionária foi: girar a chave para leitura do sistema e aguardar 20 segundos. Só depois dar a partida no veículo, pisando fundo na embreagem ao menos 2x para ativação do start stop e só assim engatar a marcha de saída.

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Não sei exatamente o que aconteceu, mas me parece que vc tve um problema de baixa carga da bateria e com o uso do veiculo a mesma foi reposta em parte de modo que o sistema voltou a funcionar.

Quanto ao SS, ele ficou sem atuar devido a carga baixa, com certeza

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Boa noite, ocorreu exatamente assim hoje com o meu, um drive 1.0., dois meses de uso, cerca de 3300 km.

Após essa série de avisos e bipes, também deixei o carro parado por mais ou menos uma hora, por conta de um compromisso. Após esse tempo, liguei o carro, e ficou também com o aviso start stop não disponível, verificar motor e a luz de ignição acesa no painel.

Levei na concessionária, onde através do scanner foram identificados os erros do sistema do carro. Recomendaram-me a levar o carro amanhã, e durante o dia vão conferir os reles, e fazer uma verificação mais minuciosa.

Notei que nessa última semana, o start-stop não tem funcionado corretamente, depois que fiquei dois dias sem usar o carro. Talvez tenha alguma coisa a ver com a bateria também.

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Não sei exatamente o que aconteceu, mas me parece que vc tve um problema de baixa carga da bateria e com o uso do veiculo a mesma foi reposta em parte de modo que o sistema voltou a funcionar.

Quanto ao SS, ele ficou sem atuar devido a carga baixa, com certeza

 

Pessoal, carro parado, baixa a carga da bateria, isso é para qualquer um e com isso a ECU "canaliza" essa energia restante para o motor e vai "desligando" outros sistemas

 

Conferi todos os sistemas que o painel oferecia antes de sair quando percebi as mensagens. A bateria estava com a carga usual de funcionamento entre 13.8 e 14.2 na época do funcionamento. No dia que esse problema ocorreu, o carro ficou parado, entre um uso e outro, por cerca de 11 horas e meia.

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eFerreira bom dia

 

Veja bem 13,8 e 14,2 não é carga mas sim a tensão.

 

O fato de indicar a tensão de 13,8 e 14,2 não informa a carga da bateria e esse valor de tensão pode variar.

 

Vc pode tem 98% indicado 14V ou 50% também indicando os mesmo 14 por exemplo

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eFerreira bom dia

 

Veja bem 13,8 e 14,2 não é carga mas sim a tensão.

 

O fato de indicar a tensão de 13,8 e 14,2 não informa  a carga da bateria e esse valor de tensão  pode variar.

 

Vc pode tem 98% indicado 14V ou 50% também indicando os mesmo 14 por exemplo

 

Obrigado pelo esclarecimento!

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Eliane, você reparou o nível da bateria do seu carro?

Com o carro apenas em march, aparecia 12,2. Com o motor ligado estava 13,8, às vezes 14.

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

 

Deixei o carro na concessionária hoje, e no trajeto o start stop funcionou...

Enfim, vamos ver o que vão fazer.

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

 

Eu me lembro de precisar tirar meu carro de onde estava estacionado e colocar em outro lugar, e ao ligar o carro não esperei esse tempo que é recomendado, coloquei a chave e já liguei, por causa da pressa.

Mas normalmente sempre coloco a chave em march, e espero uns 10 segundos para ligar o carro.

Não sei se isso pode ter provocado tb essa pane no sistema.

Pessoal, abri esse tópico porque não vi nenhum comentário sobre esse assunto. Mas como já foi resolvido tô trazendo aqui para compartilhar e, principalmente, tranquilizar outros usuários que venham a enfrentar um problema parecido.

 

 

Sem qualquer motivo aparente, uso normal do veículo, sem excessos/"cobrança" demais no veículo, uma vez que o veículo tinha menos de 15 dias de uso, ao ligar o veículo o painel indicou uma série de falhas e bipes:

 

- falha na direção direção assistida;

- falha no air bag;

- falha no sistema EBD;

- start stop indisponível;

 

 

Andei um pouco com o veículo e não percebi mudança alguma no comportamento do veículo, (tudo funcionando normalmente, sem trancos,  sem engasgos, sem barulhos, direção elétrica ok, só o start stop que parou de funcionar) e desliguei com uns 05 minutos de uso na rua para ligar para concessionária tentar ver se era possível levar o carro para verificar o problema (era final da tarde e não teria possibilidade de ir à concessionária por conta do horário). Ao religar o veículo, todas as mensagens de  erro  permaneciam. Andei mais uns 10 minutos e parei num supermercado para dar mais tempo do carro descansar.

 

Fiquei parado por uns 15 minutos e voltei a ligar o carro. A maioria das mensagens sumiu, permaneceu somente start stop indisponível e uma nova: verificar motor. 

 

Depois do descanso, fiquei mais tranquilo, pois parecia mesmo um erro no computador de bordo, só me preocupei com essa nova de verificar motor, pois pensei que algum sistema tivesse dado defeito e danificado alguma coisa. Segui até em casa. E bem mais tarde liguei o carro. O erro "verificar motor" permanecia.

 

No outro dia, eu estava certo de que o erro no painel iria permanecer, mas ao ligar o veículo nenhuma mensagem apareceu. Como eu iria na concessionária verificar o que ocorreu, fui direto pra lá.

 

Na concessionária fizeram um teste de todos os sistemas (freios, direção, etc...) e uma varredura de erros. Não foi detectado nenhum problema, somente o registro dos erros que eu comentei. Após isso, o start stop parou de funcionar por 02 dias, mas voltou do mesmo modo que sempre atuou, provavelmente o tempo para um novo aprendizado depois que os erros foram apagados.

 

O diagnóstico da concessionária foi uma falha na leitura do sistema e a recomendação da concessionária foi: girar a chave para leitura do sistema e aguardar 20 segundos. Só depois dar a partida no veículo, pisando fundo na embreagem ao menos 2x para ativação do start stop e só assim engatar a marcha de saída.

 

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Atualizando, peguei meu carro agora no final da tarde. Deram uma revisada geral em todos os conectores e relés, fizeram vários testes, e todo sistema está funcionando normalmente, inclusive o start- stop.

Enfim, liberaram o carro para usar normalmente, e se necessário, entrar em contato novamente.

Foram muito atenciosos, essa concessionária de minha cidade sempre nos atendeu muito bem.

 

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

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Eu imagino que o meu problema não tenha sido ocasionado por baixa carga na bateria. Todos os dias eu uso o carro, num trajeto de 25 minutos, cada trecho.

Imagino que tenha sido relacionado uma falha de leitura, até pela agilidade que a concessionária devolveu o carro após a entrada para avaliação do problema. Levaram cerca de 1h30.

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Os piores problemas são estes, acontecem poucas vezes, nunca ocorrem na frente de quem pode resolver e do nada param e muitas vezes nunca mais ocorrem.

Tenho um Fit e quando tinha 1 semana de uso, pela manhã ele não ligou, nem sinal de nada, acendia e apagava o painel ao girar a chave. Por 20 min tentei ligar e nada, chamei o seguro e ao virar a chave pegou de primeira, fiquei com cara de tacho. Levei na Honda, não tinha erro gravado, não tinha nada errado.

Hoje tem 3 anos de uso, e nunca mais aconteceu.

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Os piores problemas são estes, acontecem poucas vezes, nunca ocorrem na frente de quem pode resolver e do nada param e muitas vezes nunca mais ocorrem.

Tenho um Fit e quando tinha 1 semana de uso, pela manhã ele não ligou, nem sinal de nada, acendia e apagava o painel ao girar a chave.  Por 20 min tentei ligar e nada, chamei o seguro e ao virar a chave pegou de primeira, fiquei com cara de tacho.  Levei na Honda, não tinha erro gravado, não tinha nada errado.

Hoje tem 3 anos de uso, e nunca mais aconteceu.

 

alemagri, essa informação que vc repassou que ocorreu um erro semelhante no Honda Fit é bem valiosa, porque às vezes a gente pensa que um tipo de falha ocorre num determinado veículo e tendo esse outro relato de outra marca já nos "conforta" mais. É como o colega RLCASARIN comentou: são muitos sistemas eletrônicos trabalhando e prontos para o uso, assim que a gente entra no carro.

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Antigamente uma bateria de 20 amperes tocava um carro inteiro, hj no mínimo 45 para carros básicos sem nenhum acessório..

 

Penso assim: Seja, Honda, VW, GM, Fiat, Ford e Toyota (as principais do Brasil) todas tem seus problemas com certeza, todas lançam carros modernos, os vão atualizando e nós consumidores somos eternos usuários deles, apontado problemas para melhorias constantes. Tanto que muitas vezes aparecem recalls de carros com mais de 1, 2 ate 3 anos após o lançamento, ou seja não existe e nunca existirá o  carro isento de falhas. Ate mesmo em outros continentes onde a tecnologia, briga acirrada e respeito muito grande pelo consumidor aparecem recalls.

Aqui no Brasil, vejo a perda da qualidade em busca de lucros maiores, se lança algo completo e depois vão depenando e mantendo o preço. É igual ao chocolate, preço estável porem cada vez menos na embalagem.

 

O lance é que sempre nos focamos na nossa aquisição (o que é correto) mas se começamos a pesquisar por ai verão que existem problemas crônicos em varias marcas e modelos (tipo a batida na traseira do Novo Polo dentre outros). Carros que saem da linha de montagem com diversos problemas ou ate mesmo um único que muitas vezes nos obriga a vende-lo ainda novo, gerando prejuízos extensos.

Acho muito estranho quando vejo carro do ano com pouco uso à venda em um estacionamento (fica a dica). E bom dar uma boa olhada nele.

 

Infelizmente a sociedade brasileira é passiva em relação a tudo, desde o governo ate aquele produto da barraquinha. Tudo fica no é assim mesmo.

 

Já fui taxado como uma pessoa exigente e chato nas CCS, tudo isso porque não aceitava e não aceito qualquer resposta e, sempre estava/estou armado de informações (quando não domino o assunto por completo pesquiso) que quase sempre culminavam com um xeque mate no gerente da oficina (não no consultor). Hoje meus carros (2 Fiat, mas ja tive GM, Ford, VW, Renault e Hyundai) continuam indo as CCS, e todos me tratam com respeito e com medo de tentarem me enganar. não que seja a prova disso. Então tudo é feito como deve ser. E antes de pegar o carro, verifico tudo que foi pedido a ser feito. E se algo não ficou bom falo na hora, ou deixo claro, se o problema voltar, estarei aqui de novo!

Detalhe: Olhando direto no olho de quem estou conversando. Sem nenhuma expressão de satisfação!

 

Não se deixem levar por situações escusas das oficinas. Se vc não aceita a resposta, procurem em fóruns  e no google, muito  difícil ser um problema único. Volte ao local e mostre que vc sabe o que esta acontecendo. Quando necessário batam de frente, na educação, no conhecimento.

 

Aqui grandes corporações não dão a mínima para você!

 

Só assim teremos um Brasil melhor e respeito pro nossos produtos.

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Exatamente isso, problemas todos os carros e montadoras podem ter, o que temos que exigir é o pleno restabelecimento das condições de funcionamento.

 

Só não gosto de ler em fóruns coisa do tipo "Fiat sendo Fiat" ou "se fosse carro japonês não acontecia"....... Tenho 2 carros japoneses e posso garantir que acontece e que a CSS empurra tudo que pode.

 

No Fit entre os vários problemas (alguns solucionados e outros não) o chefe da oficina teve coragem de me falar que bateria vezando era normal e que não iriam trocar se o carro não tivesse problema de partida.

 

Sou tido como chato também, mas é meu direito ter tudo funcionando como me foi oferecido para a compra.

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Atualizando, peguei meu carro agora no final da tarde. Deram uma revisada geral em todos os conectores e relés, fizeram vários testes, e todo sistema está funcionando normalmente, inclusive o start- stop.

Enfim, liberaram o carro para usar normalmente, e se necessário, entrar em contato novamente.

Foram muito atenciosos, essa concessionária de minha cidade sempre nos atendeu muito bem.

 

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

 

Eliane

Quando os erros apareceram para você, foi quando você deu um rápido começo?

É necessário que antes de começar, durante o contato. espere as agulhas retornarem à sua posição.

Quero dizer, não ligue o veículo até que o computador leia todo o sistema.

se entende?. É algo que na Argentina aconteceu a vários, acenda o carro antes que termine de ler o computador o estado do veículo, é o momento de colocar em contato.

 

Saudações!

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Atualizando, peguei meu carro agora no final da tarde. Deram uma revisada geral em todos os conectores e relés, fizeram vários testes, e todo sistema está funcionando normalmente, inclusive o start- stop.

Enfim, liberaram o carro para usar normalmente, e se necessário, entrar em contato novamente.

Foram muito atenciosos, essa concessionária de minha cidade sempre nos atendeu muito bem.

 

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

 

Eliane

Quando os erros apareceram para você, foi quando você deu um rápido começo?

É necessário que antes de começar, durante o contato. espere as agulhas retornarem à sua posição.

Quero dizer, não ligue o veículo até que o computador leia todo o sistema.

se entende?. É algo que na Argentina aconteceu a vários, acenda o carro antes que termine de ler o computador o estado do veículo, é o momento de colocar em contato.

 

Saudações!

Sim, creio que foi por causa disso que aconteceu essa série de erros. Não esperei o tempo dessa leitura antes de ligar o carro. Até o momento não aconteceu mais.

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

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Actualización, recogió mi coche ahora en la tarde. Se dio una revisión general en todos los conectores y relés, realizaron varias pruebas, y todo el sistema está funcionando normalmente, incluso el start-stop.

En fin, liberaron el coche para usar normalmente, y si es necesario, entrar en contacto nuevamente.

El personal era muy amable y servicial.

 

 

Enviado de mi MotoG (5) Plus usando el Tapatalk

 

Eliane

Cuando los errores se te apareció fue cuando le dio un comienzo rápido?

Es necesario que antes de comenzar, durante el contacto. espere a que las agujas vuelvan a su posición.

Quiero decir, no conecte el vehículo hasta que el equipo lea todo el sistema.

¿se entiende ?. Es algo que en Argentina sucedió a varios, encienda el coche antes de que termine de leer el ordenador el estado del vehículo, es el momento de poner en contacto.

 

Saludos!

Sí, creo que fue por eso que sucedió esa serie de errores. No esperé el tiempo de esa lectura antes de encender el coche. Hasta el momento no ha sucedido más.

 

Enviado de mi MotoG (5) Plus usando el Tapatalk

 

 

Muy bueno usted tiene que mantener esto en mente, lo que usted mencionó antes, para que no haya errores debido a la falta de exploración del coche

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