Jump to content

Problema com Start/Stop e Uconnect

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no grupo e resolvi criar uma conta no intuito de buscar algum auxilio.

Possuo um Fiat Cronos Drive GSR 1.3 2019, venho tendo alguns problemas que me incomodam, vamos lá:

Start Stop
Adquiri o veículo semi-novo da concessionária fiat ano passado, desde então o start stop nunca funcionou (Chego a levar susto quando do nada ele resolver funcionar e o carro desliga no semaforo). Já vi alguns vídeos onde relatam que o problema pode ser na bateria ou no módulo.
A bateria trabalha com a tensão entre 13.2V e 13.9V com o carro em funcionamento e 12.7V quando ele não esta em funcionamento, sendo assim, creio que não há problemas com ela.
O módulo fiz uma tarefa de retirar e conectar novamente o soquete que fica próximo a bateria. De imediado o sistema voltou a funcionar, mas com o tempo as oscilações no funcionamento voltaram.

Não sei o que pode ser...

Uconnect
Passo muito tempo na estrada, e por óbvio utilizo muito o Android Auto. Mas essa funcionalidade apresenta uma certa instabilidade, onde o aparelho se desconecta da central multimida sem motivo algum reconectando logo em seguida.
Num primeiro momento desconfiei do cabo com mal contato, então o substitui por um novo.
No segundo momento desconfiei de um mal contato no próprio conector USB, mas por vezes ele desconecta sem que haja movimento brusco algum no veículo.
E por fim a bateria poderia estar causando este defeito, mas como relatei anteriormente ela possui uma tensão de operação ok.

Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Problema no câmbio

O temido problema no trocador de calor...
Me ocorreu apenas uma vez onde durante uma viagem apareceu uma mensagem de problema no cambio no painel. Encostei o carro e o desliguei por alguns minutos. Quando liguei novamente a mensagem desapareceu e segui viagem sem problema.

Estive pensando em realizar o processo de diálise do óleo do cambio a fim de evitar possíveis problemas futuros.

Alguém já fez esse processo? É tranquilo?

Desde já agradeço quem puder me dar uma luz.

• 2 months later...

Boa noite, Pedro! Vi seu post agora e passei por algumas situações parecidas. Tenho exatamente o mesmo carro que você.

Sobre o Start/Stop, comprei o meu seminovo e também nunca funcionou. Você conseguiu resolver?

Em relação ao problema do câmbio, tive algumas dores de cabeça recentemente. Há uns seis meses, apareceu a mensagem "Verifique o câmbio" no painel, mas ela sumiu logo depois, então achei que poderia ser só algum problema de sensor. Cerca de três meses depois, a mensagem apareceu novamente, mas dessa vez o carro estava parado em Drive e não ligava nem ia para o Neutro. Quando eu já estava prestes a chamar o guincho, tentei ligar novamente e, misteriosamente, funcionou. Levei o carro para uma oficina, mas como o problema era intermitente, eles não conseguiram diagnosticar com precisão.

No último mês, o problema começou a ocorrer diariamente, então deixei o carro na FIAT para diagnóstico.

Resumo da história: trocaram a bomba que pressuriza o sistema de câmbio, o motor elétrico que trabalha junto com a bomba e o óleo do câmbio. No total, o serviço custou cerca de R$ 3.700,00, mas só autorizei porque me deram garantia de um ano.

Não sei se realmente era necessário trocar tudo isso, mas, a princípio, o problema foi resolvido.

2 horas atrás, BrunoDosAnjos disse:

Boa noite, Pedro! Vi seu post agora e passei por algumas situações parecidas. Tenho exatamente o mesmo carro que você.

Sobre o Start/Stop, comprei o meu seminovo e também nunca funcionou. Você conseguiu resolver?

Em relação ao problema do câmbio, tive algumas dores de cabeça recentemente. Há uns seis meses, apareceu a mensagem "Verifique o câmbio" no painel, mas ela sumiu logo depois, então achei que poderia ser só algum problema de sensor. Cerca de três meses depois, a mensagem apareceu novamente, mas dessa vez o carro estava parado em Drive e não ligava nem ia para o Neutro. Quando eu já estava prestes a chamar o guincho, tentei ligar novamente e, misteriosamente, funcionou. Levei o carro para uma oficina, mas como o problema era intermitente, eles não conseguiram diagnosticar com precisão.

No último mês, o problema começou a ocorrer diariamente, então deixei o carro na FIAT para diagnóstico.

Resumo da história: trocaram a bomba que pressuriza o sistema de câmbio, o motor elétrico que trabalha junto com a bomba e o óleo do câmbio. No total, o serviço custou cerca de R$ 3.700,00, mas só autorizei porque me deram garantia de um ano.

Não sei se realmente era necessário trocar tudo isso, mas, a princípio, o problema foi resolvido.

Boa noite Bruno!

Com relação ao start/stop levei em um eletro-mecânico de confiancia, este me indicou a nem utilizar esse sistema pois reduz muito a vida útil do motor de partida e da própria bateria. Com essa indicação, nem tentei resolver esse problema. Por vezes ele aciona sozinho, mas por costume comecei a desativar ele manualmente.

Já a mensagem de "Verifique o câmbio" misteriosamente deixou de aparecer no meu painel (E olha que fiz algumas viagens longas com o carro, além de viajar praticamente toda semana com ele. Rodei 20mil km nos últimos 6 meses). Consultei com o mesmo mecânico e ele me disse que no manual não prevê nenhuma manutenção específica para o câmbio, então eu não deveria buscar uma manutenção preventiva, pois poderia fazer com que problemassas surgissem, na experiência dele.

Particularmente confio muito nesse mecânico, trabalha com carros da minha família há muitos anos, então sigo confiando nas dicas dele.

Não sei se você tem problema com o uconnect, mas vi em um outro post aqui do fórum que dá pra atualizar a central multimidia com um pen drive. Vou fazer essa atualização e ver no que resulta.