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Sistema Start & Stop


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Pessoal, bom dia. Uma curiosidade: Com o carro desligado, só naquele estágio da chave antes de ligar, a bateria de vocês marca quanto de tensão?

 

Hoje de manhã (segunda), eu olhei o meu, tava marcando 13,6V. E ficou desligado desde sábado de manhã.

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Pessoal, bom dia. Uma curiosidade: Com o carro desligado, só naquele estágio da chave antes de ligar, a bateria de vocês marca quanto de tensão?

 

 

O meu está em 12.3V. O meu é um 1.3 manual. Posição Mar, faróis desligados, som ligado mas em volume baixo

 

 

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Bem pessoal, somente mais um relato, depois daquela carga que já mencionei nesse espaço, meu start stop continua firme e ativo.

O carro ficou parado por 4 dias, no primeiro dia apos o uso, só foi funcionar no final da tarde, mas dai em diante, continua ok.

Acredito que essa fase do não funcionamento tenha sido devido ao consumo da carga da bateria por ter rodado pouco naquela semana e ter ficado na garagem inativo.

Ainda sim a Fiat deveria rever os parâmetros de funcionamento e bateria

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Pessoal esse tópico é para discutir problemas com o start stop

 

Aham, tinha perguntado essa questão da tensão por conta do seu relato de que fez a carga lenta e o seu start stop voltou a funcionar. O meu só funciona quando quer kkkk normalmente marca 12.1V - 12.3V com o carro desligado. Por isso queria comparar pra dar um pulinho na concessionária e pedir pra fazer o mesmo procedimento que o seu.

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Diego bom dia, me desculpe se fui grosseiro. Nunca foi essa intenção. OK?

Fico aqui a sua disposição para qualquer coisa.

 

Se vc levar o carro na CC e pedir a carga pode ser que seja negada, e outra se vc tiver algo ligado durante a verificação da tensão com o carro desligado pode afetar na informação.

 

Hj rodei muito pouco e o Start Stop não acordou ainda srsrsrs Mas esta funcionando muito bem desde aquela carga

Mas vc mesmo pode dar essa carga na sua casa com calma, na CC farão rápido pra te entregar no mesmo dia e não foi assim que fiz.

Dei a carga lenta e deixei a Bateria descansando por uma noite.

 

Acho o sistema top, top mesmo, mas precisa de melhorias. Não so no Argo mas cm nos Golf, Cruze e ate mesmo nas Mercedes e Porsches... vc vera muitos relatos do sistema inativo...

Para resolver isso, envolve custo, ou seja um sistema elétrico mais robusto e bateria de maior capacidade. Mas qual montadora irá assumir o valor disso?

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  • 2 weeks later...

Pessoal, alguém constatou problema no alarme? Será que tem a ver com o mesmo problema do Start/Stop e a bateria?

 

(Primeiramente quero colocar que sei que ele postou no tópico errado, mas vou reponder mesmo assim)

Qual alarme? Aquele colocado na concessionária? Se for, pode ir lá e pedir para colocarem uma nova unidade do lote novo do alarme. O meu deu problema, trocaram a primeira vez mas colocaram do mesmo lote quando li aqui no fórum (no tópico do alarme) sobre um novo lote, falei com o cara da concessionária, dai ele viu que chegou um novo lote, dai foi só colocar e resolver o problema. Enfim, nada a ver com o Star-stop.

 

 

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Bem pessoal

 

um breve relato. É fato que a bateria tem algum problema de projeto isso não há mais como duvidar. provavelmente não é sistema, mas sim o lixo de baterias Heliar.

Mas vou dar o relato de um post meu feito há um tempo atrás na qual fiz a recarga da bateria na minha casa.

 

Como todos sabem fiz por conta própria usando uma carregador caseiro de 1/2 onda e carga lenta (não aquele que tem uma luz), um bem simples, na qual desliguei o terminal terra da bateria através do conector do chicote, deixando o sensor do start stop conectado á bateria (cfe mostra no manual do Própriotário).

Fiz uma recarga de 8 horas, das 13 as 21 horas exatamente sem mexer em nada no carro. Após esse período, desliguei o carregador e reconectei o terminal do chicote. Como o carro estava fechado nada fiz, somete fechei o capo dianteiro e deixei a noite inteira "descansado" (kkk).

No outro dia, o SS voltou a operar normalmente, mas por outros relatos, ja imaginava que iria parar no dia seguinte qdo muito no outro.

Porem para minha surpresa, o sistema continua ativo e funcionado 100%. Mesmo após o carro ter ficado 3 dias parado sem uso.

Fecho o relato da seguinte maneira. A carga dada na concessionária não é o suficiente para carregar totalmente a bateria, isso devido ao prazo de entrega do veiculo, onde não haveria uma justificativa para o carro ficar 1 dia e 1/2 para carga. provavelmente dão uma carga para o sistema funcionar

e deixar o resto para o alternador fazer sua parte, mas ele demora muito cumprir, pois sua missão principal é repor a carga que esta sendo consumida.

 

Muita gente tem esses carregadores caseiros, ate mesmo da para comprar uma na internet ou casas de acessórios.

 

Infelizmente o sistema tem falha e devemos cobrar solução definitiva para isso, mas após uns 10 dias que fiz esse procedimento tudo esta ok no meu HGT.

Outra, rodo simplesmente 15 km por dia e mesmo assim o sistema tem respondido à contento.

Entendo que a bateria atingiu sua carga máxima (após essas 8 horas)e o alternador à tem mantido desde então.

 

Outra: Carga de bateria baixa, deixa todo sistema elétrico doido. Acende luzes no painel demonstrando defeitos inexistentes. E a medida que a carga cai abaixo de um determinado limite, os sistemas vão sendo desligados ou ficando inoperantes. isso não ocorre somente no Argo, mas na Toro e Renegade.

Digo isso pq antes de dar a carga, a minha central multimídia não ligava mais, fiquei atônito, depois de uma partida e deixar o carro funcionando por uns 5 minutos ela ligou, porem não lia as USB.

Logo fechei os fatos e decidi dar a carga.

Dai então, tudo ok

 

Fico a inteira disposição para quem quiser maiores informações. ou orientações.

AINDA DEVEMOS COBRAR A FIAT!!!!

 

Bom dia, agradeço por tentar nos ajudar, já que a FIAT até o momento não se pronunciou.

 

Qual seria a tensão ideal para o correto funcionamento do sistema ?

 

Sempre que confiro a tensão da minha bateria, ela está por volta de 14.2 V.

 

 

Abç

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Boa tarde,

 

No meu caso a tensão qdo ligado somente a chave é torno de 12,4 a 12,6 V.

Quando o motor esta em funcionamento, atinge em média 14,8 a 15,2 v. sinal que o alternador esta carregando, quando a caga fica estabilizada, a tensão fica em torno de 13,8 V

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  • 2 weeks later...

Pessoal; 

 

Estou pensando em adquirir um Fiat Argo, mas pesquisando hoje sobre o carro algo me deixou bastante desanimado. Descobri que a bateria usada no carro (tecnologia AGM) chega a absurdos R$ 1.500,00.

Pelo oque pude descobrir, essa bateria é necessária ao funcionamento do Start-Stop. Ai vem outro problema, tenho notado aqui no fórum muita reclamação de proprietários acerca do funcionamento do sistema.

Fica a dúvida, vale a pena um custo de manutenção tão alto para um sistema que apresenta tantos problemas?

 

Obrigado

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Ola Pessoal voltei.

 

Voltei de novo para o Argo. De novo o Precision. Gosto da linha do carro.

Dessa vez fiz diferente. Segui o Conselho do RLCasarin.

Carga na bateria. Lenta. 9 horas. Descanso de 1 noite.

E não é que deu certo!

Ja fazem 20 dias que o negócio está funfando.

Tem horas que e necessário desligar o sistema.

O carro ja chegou ficar parado por 4 dias consecutivos e o sistema atuou com precisão.

Agora sim... estou feliz com o carro.

Fiat instrua suas concessionárias a fazer isso da entrega.

E de uma comissão ao RLCasarin. Rsrs

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Boa noite,

 

Dei uma lida por cima e vi que, infelizmente, além de aparentemente não existir solução ainda para o problema, tem muita gente com o mesmo problema...

 

Tenho um HGT At6, é o start stop nunca funcionou direito. Já levei 4 ou 5x na concessionária Fiat Barigui Torres (Curitiba) e por mais que tenham boa vontade, parece que não recebem suporte da Fiat.

 

Eles indicaram fazer o próximo contato via "Confiat", para que possa abrir um chamado direto para a fábrica e quando chegar na concessionária eles agrupariam o restante dos chamados para que o carro fosse visto com atenção especial.

 

Então minha dúvida é, alguém já tentou esse canal?

 

Obs. Existe uma forma simples que descobri de fazer funcionar o sistema, quando ele estiver sem funcionar, é só desligar a função no botão do painel, e continuar assim até desligar o carro, quando ligar o carro, ele volta a funcionar normalmente por uma semana (+-), aí é só repetir o procedimento. Não sei pq mas é tipo um hard reset no sistema.

 

Abs

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Bom dia Pex

O hard reset é feito com a retirada do terminal negativo da bateria por completo. Retire, deixe por 10 minutos o terminal totalmente removido e recoloque.

Aguarde de 4 a 6 horas para o sistema se reconfigurar novamente.

Se for fazer isso, sugiro que faça a noite.

 

Mas antes de tomar essa decisão, de uma carga na bateria como explico no tópico... vai funcionar a contento.

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Boa tarde Pessoal,

 

tenho um Argo HGT At6, o meu start & stop também não funcionava, levei na Fiat Amazonas e deram uma carga lenta, a bateria estava com 68% de carga, funcionou somente no primeiro dia, depois não funcionou mais.

Ai para fazer alguns testes comprei duas baterias, uma de 72 ah da Moura com tecnologia EFB e uma de 60 ah da Moura EFB.

A de 72 ah ficou bem justo no cofre da bateria, fiz o teste logo depois de colocar, passados uns 30 minutos o sistema funcionou, depois de uns 3 dias parou de funcionar novamente.

Tirei essa de 72 ah e medi a carga da bateria com um voltímetro que marca a carga também e estava com 75%, neste momento coloquei a de 60 ah da Moura e obtive o mesmo resultado funcionou no primeiro dia e depois parou, ao medir a carga estava com 70% de carga.

Comprei um carregador de carga lenta com flutuador automático e carreguei a bateria por 2 dias direto, pois como o carregador possui o flutuador automático não correria o risco de danificar a bateria.

Coloquei a bateria no carro depois disso, ajustei data e hora e o sistema funcionou depois de uns 40 minutos com o carro ligado, enquanto o carro esta ligado ele me informa no aparelho 100% de carga, quando desligo o carro cai para 86% a carga da bateria.

Faz uma semana que fiz o procedimento e o sistema esta funcionando, porem para que funcione, só após uns 40 minutos o carro ligado ou percorrendo uns 15km, não sei porque desse comportamento, mas já cronometrei e marquei a distancia todos esses dias.

Depois que funciona a primeira vez ai não para mais até desligar o carro.

Vejo que o problema não está na bateria do carro, pois testei com tres baterias diferentes de amperagem diferentes e dando carga lenta nas duas baterias da Moura.

O problema esta no software que controla o sistema start & stop que precisa de ajustes para o inicio do funcionamento pelo menos para o modelo HGT AT6.

RLCASARIN, o seu sistema start & stop começa a funcionar depois de quanto tempo com o carro ligado?

 

ABS

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Sergio bom dia

 

Primeiro, se vc substituiu a bateria e saiu rodando não vai rolar mesmo, pois existe um período de 4 a 6 horas com o carro parado para que todo sistema se ajuste. Não sei o porque desse tempo, mas esse é o procedimento.

No meu carro, o start stop funciona quase que de imediato. Após rodar uns 6 quarteirões em média ja começa atuar, logo que a temperatura do motor sai do fundo de escala frio.

Acho estranho que a troca da bateria não tenha funcionado... Se vc fizer novamente sugiro que de a carga em uma delas, coloque no carro e deixe ele parado por uma noite.

Nos mantenha informado

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Obrigado RLCSARIN,

 

vou fazer esse procedimento no final de semana e informo aqui.

1 - Vou dar a carga lenta novamente durante 10 horas

2 - Desligar o terminal negativo durante 10 minutos

3 - Voltar o terminal negativo e não ligar o carro e aguardar 6 horas para dar a partida.

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Boa tarde Sergio

Não é recomendado retirar todo terminal da bateria, pois existe o sensor do start stop que deve ficar acoplado nela durante a carga.

Se vc olhar no manual na pagina E22 e E23 mostra como vc retirar o conector do chicote deixando o sistema do start stop ligado a bateria. Basta pressionar o botão e puxar. Sem segredos.

Se vc for de S. Carlos ou da região e quiser fazer do meu carregador, te empresto sem problemas.

A carga é muito simples, desconecte o terminal da bateria conforme a pagina E22 do manual, use um carregador comum, (menos aqueles que usam lâmpada) ou um carregador com retificador de onda completa (fiz um e é esse que te deixo a disposição).

Com a bateria retirada o terminal, coloque a garra vermelha do carregador no terminal + da bateria e a garra preta no - da bateria. Coloque o carregador na tomada e ligue.

Deixe por volta de 8 a 9 horas na carga. findo esse período, desligue o carregador primeiro e retire as garras da bateria.

Recoloque o conector na bateria (e só empurrar e pressionar o botão para travar), deixe o carro descansar por uma noite (isso é para que a carga dada se estabilize ionicamente na bateria). No outro dia é ajustar relógio (se quiser) e os vidros elétricos (eles perdem a memoria) pagina B55 e B56 do manual, não tem segredo.

Pode sair com o carro, o start stop ira atuar na certeza!

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Pessoal; 

 

Estou pensando em adquirir um Fiat Argo, mas pesquisando hoje sobre o carro algo me deixou bastante desanimado. Descobri que a bateria usada no carro (tecnologia AGM) chega a absurdos R$ 1.500,00.

Pelo oque pude descobrir, essa bateria é necessária ao funcionamento do Start-Stop. Ai vem outro problema, tenho notado aqui no fórum muita reclamação de proprietários acerca do funcionamento do sistema.

Fica a dúvida, vale a pena um custo de manutenção tão alto para um sistema que apresenta tantos problemas?

 

Obrigado

 

Rapaz... eu ainda não tenho o Argo (estou pesquisando e capitalizando) e estava pensando a mesma coisa... o preço da bateria.

 

Eu cheguei a mandar email para dois fabricantes (Moura e Heliar) perguntando se a vida útil da bateria é a mesma de uma bateria comum ou se é maior, porque eu achei bem salgado também.

 

Um dos fabricantes (não lembro qual) me passou o email do representante aqui de BH para eu enviar o email com a dúvida (ainda não enviei).

 

O outro fornecedor respondeu que a vida útil depende de uma série de fatores e blá, blá, blá (informações que não são erradas mas é coisa que a gente já sabe)... Falou muito e não disse nada, não respondeu objetivamente a questão. Então estou deduzindo que a vida útil deve ser a mesma de uma bateria comum.

 

O maior problema caso eu venha mesmo a adquirir o Argo é que o sistema Start-stop não teria muita serventia no meu caso. Estou num turno e trabalho e 6 horas e não tenho enfrentado transito praticamente nenhum. Tenho levado uns 20 minutos pra chegar no serviço e uns 30 na volta. Então pagar muito caro numa bateria que a princípio não "precisaria" me deixa meio com o pé atrás.

 

Eu inclusive acho que deixaria o sistema start-stop desligado caso tivesse o carro. Aproveitando a oportunidade, será que desligar aumenta a vida útil? Sei que é meio cedo porque os carros mais "velhos" estão completando um ano e é pouco tempo para avaliar, mas caso alguém tenha informações...

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