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Sistema Start & Stop


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Em 10/12/2018 em 12:24, dekkardnexus5 disse:

O delay do acelerador é irritante mesmo! A FIAT tem que atualizar o sistema, para o pedal não ser tão lento na resposta.

O meu start stop está funcionando desde que levei na CCS, mas fico encafifado com essa queda acentuada na tensão da bateria de um dia para o outro. Pode ser que os sistemas eletronicos tenham um consumo alto de corrente, mesmo com o carro desligado, nao posso afirmar, apenas especulação.

Coloca um gaspedal que o carro fica show. Elimina esse delay e fica muito mais divertido.

Edited by Daniel Faudt
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Senhores, há 8 meses, desde que comprei meu Argo HGT AT6, o sistema start-stop nunca havia funcionado direito. Aliás, simplesmente nunca funcionava. Deixei o carro umas 5 vezes na péssima concessionária Fiat Via Porto Linha Verde Curitiba, onde a equipe da oficina sempre demonstrou absoluto desconhecimento e desinteresse em solucionar, afirmando que o funcionamento era "característica do veículo" e que estavam aguardando instruções da engenharia da Fiat. Reclamei constantemente nas redes sociais e no RECLAME AQUI. A FIAT, de forma burocrática através do call center sempre me enviava para a mesma concessionária, o problema não era resolvido e a insatisfação só crescia. Neste inicio de ano, me encaminharam para a concessionária Barigui Veículos e enviaram um engenheiro da assistência técnica para apoiar no conserto. o carro ficou 3 dias na oficina. Efetuaram uma carga total da bateria e realizaram o procedimento de "reaprendizado" do sensor IFB do polo negativo da bateria. Desde então, já há cerca de 10 dias, o sistema start-stop funciona de forma correta e o alternador tem mantido a bateria carregada. Agora, sendo justo, me cabe o dever de agradecer a Fiat e a Concessionária Barigüi Alto da XV Curitiba pelo excelente serviço prestado, interesse, atenção e gentileza. 

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  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Dekka

Se vc retirou o terminal por completo,  zerou o sensor IBS, ai leva um tempo de 48 horas em media para o reaprendizado. Isso se a carga da bateria estiver acima dos 75%

Se a carga esta abaixo dos 75% , vc tem 2 opções:

Dar uma carga lenta na bateria (pode ser ate com um carregador de uso caseiro) desconectando o terminal de serviço (não desconectar o polo negativo por completo)

ou

Usar por muito tempo o carro (não é rodar muito, mas sim tempo mesmo) para que o alternador reponha a carga perdida.

Edited by RLCASARIN
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Quando o polo negativo é desconectado ou a bateria se descarrega, o sensor IBS passa a apresentar funcionamento incorreto. Nesse caso, a forma de resolver o problema é levá-lo numa concessionária (que conheça e já tenha executado o procedimento) e pedir a eles que façam uma carga completa da bateria e a rotina de "aprendizado" do sensor.

Demorou 8 meses para que a FIAT, através da concessionária BARIGUI VEÍCULOS ALTO DA XV CURITIBA PR resolvesse a contento o problema do meu carro. No meu caso, o carro dever ter ficado muito tempo parado no pátio da fábrica ou da concessionária. A bateria se descarregou, foram feitas várias cargas lentas após a venda, mas com o sensor IBS programdo incorretamente, o alternador não carregava corretamente a bateria, que se descarrega e o problema persistia.

Desde a realização do procedimento na BARIGUI, o sistema funciona de forma exemplar.

Mas recomendo tomar cuidado, pois concessionárias FIAT, por falta de interesse ou de capacitação de suas equipes de oficina, como é o caso da concessionária VIA PORTO LINHA VERDE CURITIBA, desconhecem o problema e não conseguem resolver o problema.

 

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Não é necessário levar a ccs para recalibrar o sensor.

A memoria do IBS é volátil, portanto se desligar o polo negativo da bateria (não o terminal de serviço), essa memoria se perde  e o sensor é zerado

AUTOAPRENDIZADO DO IBS:

Após o desconexão do IBS ou a troca da bateria, o sensor entra em um estado de recalibração. Durante este processo, os cálculos do estado de eficiência da bateria (SOC, SOH e SOF) serão efetuados de forma menos precisa e com tolerâncias maiores.

Esta condição é importante porque, com o decorrer do tempo, a bateria é sujeita a um processo de envelhecimento irreversível que reduz a capacidade de ser totalmente recarregada e assim a possibilidade de fornecer toda a energia que uma nova bateria poderia armazenar ou ate mesmo uma perda de carga por o carro estar parado.

Neste período de tempo, o S&S pode ser desabilitado para que seja garantida condições de bateria para uma eventual partida após um AUTO STOP

Ao primeiro arranque do motor, efetua-se a recalibração do SOF. Os outros parâmetros permanecem fora.  Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH.  Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado.

SOC: (State of Charge: estado de carga) que representa em percentual a carga da bateria em relação à sua capacidade nominal.Para a função S&S deve ser de maior ou igual a 75%.

SOH: (State of Health: estado de saúde) que representa “o envelhecimento” da bateria, ou melhor, representa em percentual a capacidade real da bateria em relação à nominal. 

SOF: (State of Function: estado de funcionamento) expresso em Volts, representa o pico mínimo de tensão que pode ser atingido durante a fase de arranque. Para a função S&S o
SOF deve ser maior que 8,2 V..

  • Thanks 1
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Pessoal, eu desconectei somente o plugue...Aquele que basta pressionar que ele sai facilmente. O IBS continuou na bateria, por isso acho que ele não perdeu o aprendizado. Eu acho que é carga baixa mesmo, estou acompanhando nesses dias, mas por enquanto não voltou mais a funcionar.

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  • 2 weeks later...

Meu Cronos 18/19 at6 precision, muitas vezes quando paro o start/stop não funciona. Fica mais ou menos uma semana enquanto eu rodo no carro, quando paro não funciona, e depois de um tempo volta a funcionar. Parece algum mau contato, pois fica sempre assim, funciona um tempo e depois para. Mais alguém com esse problema ?

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  • 1 month later...
Em 08/03/2019 em 10:25, RLCASARIN disse:

Isso é "normal" a carga da bateria esta no limiar dos 75%

Bom dia colegas,

 

após alguns meses sem postar venho informar que na minha troca do ARGO prec.1.8MEC pelo HGT AT6, até o presente momento o SS esta funcionando muito bem, 3.500kms rodados; até sendo desligado algumas vezes no centro da cidade em função de anda 100m e para.

Como já tinha postado a bateria deste argo é MOURA!!! até a postagem deste funcionando perfeitamente.

 

Abraços a todos os participante

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Tenho um HGT AT6 com bateria Heliar, meu start-stop estava muito intermitente, se ficasse um dia se quer sem andar, o SS não funcionava até o alternador conseguir colocá-la nos 75% novamente.

Durante a primeira revisão na segunda-feira passada, comentei com o técnico essa questão e sobre o que já tinha lido aqui e como já havia passado a garantia de 1.5 ano da bateria, enviaram uma solicitação para a fábrica e ontem à tarde me ligaram informando que foi autorizada a troca e que estavam para recebê-la.

Hoje pela manhã a CSS já me ligou para agendar a troca e devo ir lá amanhã. Após realizar a troca e os testes, irei atualizar aqui a situação do SS do meu Argo. 

Edited by evandrocaires
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50 minutos atrás, evandrocaires disse:

Tenho um HGT AT6 com bateria Heliar, meu start-stop estava muito intermitente, se ficasse um dia se quer sem andar, o SS não funcionava até o alternador conseguir colocá-la nos 75% novamente.

Durante a primeira revisão na segunda-feira passada, comentei com o técnico essa questão e sobre o que já tinha lido aqui e como já havia passado a garantia de 1.5 ano da bateria, enviaram uma solicitação para a fábrica e ontem à tarde me ligaram informando que foi autorizada a troca e que estavam para recebê-la.

Hoje pela manhã a CSS já me ligou para agendar a troca e devo ir lá amanhã. Após realizar a troca e os testes, irei atualizar aqui a situação do SS do meu Argo. 

O meu Argo também havia parado de funcionar o star-stop, porém, desde que a concessionária fez a carga lenta da bateria em setembro do ano passado, nunca mais apresentou problema, tem funcionado normalmente. No entanto, se você fica uns dois ou três dias sem andar com o carro, ele realmente demora um pouco a voltar a funcionar, o que acredito ser algo normal.

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Pessoal, a bateria Heliar não aguenta segurar a carga acima dos 75% constantemente. Carros com bateria MOURA tem se adaptado melhor ao Start Stop visto que a mesma é feita com aletos de prata garantindo uma carga maior.

Podem perceber que após a carga o sistema fica 10, depois vai parando, ou seja. fica provado que o problema é a BATERIA como eu sempre disse, desde o inicio desse post.

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Como já esperado, após a troca da bateria pela Moura o sistema SS ficou show de bola! Agora funciona que é uma beleza, essa semana devo utilizar o carro somente na sexta-feira, bom que vai dar pra ter uma ideia se vai segurar a carga e continuar funcionando após esse tempo parado... Vamos ver se agora começa a ajudar no consumo também, que está um pouco preocupante... rsrs

Edited by evandrocaires
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  • 2 weeks later...

Pessoal, uma duvida.. tenho visto vários relatos sobre o start stop porem não descobri que tipo de bateria que vem no Argo.

Vi que é a Heliar, porem é aquele modelo próprio para start stop? Modelo EFB.

Alguém já testou colocar a Moura EFB para ver se o sistema melhora? Claro que a bateria custa o dobro da normal.

 

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  • 2 weeks later...
Em 22/02/2019 em 08:19, RLCASARIN disse:

O Meu é um Cronos 18/19 AT6 Precision, o Start/Stop funcionou muito bem até 6 meses após a compra, depois começou a não funcionar, chegou a ficar mais de um mês sem funcionar, principalmente quando parava o carro por alguns dias. 

Já levei várias vezes a Concessionária com o problema do SS e a primeira coisa que eles fazem e desligar o Ar Condicionado e os faróis. Daí dão uma carga na bateria e entregam o carro funcionando dizendo que está tudo normal, as vezes não encontraram ou não sabem qual seria o problema.

Depois de pesquisar e ler vários post's aqui, fazer eu mesmo alguns testes, descobri que o problema é a bateria. O SS só volta a funcionar depois que a bateria esteja com carga total.

Quando ele não funciona depois de o carro ficar parado alguns dias, ele volta a funcionar depois de:

* Rodar mais de 50Km ou em torno de 2hs com ar e faróis ligados.

* Rodar com o ar e faróis desligados, reduz para 30km e 1h.

Fiz o seguinte teste por 3 vezes e funcionou: 

Rodei com o SS sem funcionar por uns 50km por umas 2hs, com faróis e ar ligados, daí voltou a funcionar. Voltei para casa e parei por 2hs, sai com o carro e continuou funcionando. 

Parei novamente por 30min e deixei o rádio ligado consumindo a bateria, quando voltei a rodar ele não funcionou mais, mas, como o rádio consome pouca carga da bateria, após 10min o SS voltou a funcionar.

A conclusão que cheguei é que, a bateria que vem no carro é Heliar e ela perde a eficiência com alguns meses de uso e o sistema do SS entende que precisa de mais carga e tempo para funcionar ate que a bateria esteja completamente carregada.

Solução: Pedir a troca da bateria na Concessionaria por uma Moura de melhor qualidade. É o que vou fazer para resolver o problema do meu Cronos.

Espero ter ajudado.

 

 

 

 

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  • 5 weeks later...

Boa tarde , sou novo no Clube do Argo. Eu entrei no Clube para também tentar ajudar com dúvidas que alguém venha a ter e pelo problema que estou tendo com o Start Stop . Vi vários relatos sobre esse assunto.

O meu já é a segunda vez que levo o carro na concessionária, com uns 3000 km começou a apresentar instabilidade no start stop. Fizeram a reaprendizagem e disseram que a carga da minha bateria estava boa ( tem que estar, meu carro só tem 5 meses). Em 30 dias de teste , ele funcionou umas 7 vezes somente . Me disseram q por eu rodar pouco pode ocorrer de parar. 

Nessa semana levei novamente fizeram um reset tirando o plug negativo da bateria e esperando alguns minutos , resultado que o start stop funcionou . No dia seguinte ele já parou de novo .

Nas fotos abaixo o procedimento que eu fiz , e o carro ligado mesmo com tudo ok, temperatura, tava de cinto, porta travada, com combustível, não era subida.

Vocês teriam alguma dica? Agradeço desde já.  

WhatsApp Image 2019-06-11 at 14.00.01 (1).jpeg

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16 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Boa tarde , sou novo no Clube do Argo. Eu entrei no Clube para também tentar ajudar com dúvidas que alguém venha a ter e pelo problema que estou tendo com o Start Stop . Vi vários relatos sobre esse assunto.

O meu já é a segunda vez que levo o carro na concessionária, com uns 3000 km começou a apresentar instabilidade no start stop. Fizeram a reaprendizagem e disseram que a carga da minha bateria estava boa ( tem que estar, meu carro só tem 5 meses). Em 30 dias de teste , ele funcionou umas 7 vezes somente . Me disseram q por eu rodar pouco pode ocorrer de parar. 

Nessa semana levei novamente fizeram um reset tirando o plug negativo da bateria e esperando alguns minutos , resultado que o start stop funcionou . No dia seguinte ele já parou de novo .

Nas fotos abaixo o procedimento que eu fiz , e o carro ligado mesmo com tudo ok, temperatura, tava de cinto, porta travada, com combustível, não era subida.

Vocês teriam alguma dica? Agradeço desde já.  

WhatsApp Image 2019-06-11 at 14.00.01 (1).jpeg

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Bom dia Heitor, 

Já passei o procedimento nesse tópico,  da uma pesquisada ai e se precisar de ajuda fico a disposição.

abs

  • Like 1
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Senhores,

Tenho o mesmo problema que todos por aki ,
O SS funciona quando quer , 1 dia sim, 2 não , ou 3 não e por ai vai .
Realmente conclui que o problema é essa bateria de baixa qualidade .

Hoje meu carro esta com quase 2000km ,
Quando tinha aproximadamente 500km , cheguei no trabalho , estacionei o carro como faço todos os dias ,

No final do dia quando volto para o carro , aperto o botão para abrir a porta e o que acontece ???? NADA , o carro ficou sem bateria , abri com a chave mesmo , nem o alarme disparou , pois não tinha mais carga a zica da bateria .
Coloquei a chave na ignição e que aconteceu ??? NADA novamente, nenhuma luz do painel deu sinal de vida .

Liguei na assistência 24hrs da FIAT (aquela parada que é tipo um socorro para clientes FIAT ), e eles mandaram um mecânico , o cara chegou ate que rápido .

Expliquei o que aconteceu e ele já foi tirando uma bateria que trouxe e plugou lá na minha para fazer a famosa "chupeta" .

E NÃO , se alguém perguntar , não deixei nada ligado que poderia ter consumido a carga da bateria , nem farol, nem radio , nada .

O Carro pegou e esperei um pouco para carregar minha bateria, fiz o teste desligando e ligando o carro , aparentemente tudo normal .

Até o momento não voltou a acontecer isso .

O que ainda acontece é o SS não funcionar corretamente .

Alguém trocou  essa Bateria Heliar por outra marca e ainda continua com o problema ? Alguma CSS fez esse teste com algum de vcs ?
 

 

 

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Em 20/06/2019 em 13:34, rflores disse:

Senhores,

Tenho o mesmo problema que todos por aki ,
O SS funciona quando quer , 1 dia sim, 2 não , ou 3 não e por ai vai .
Realmente conclui que o problema é essa bateria de baixa qualidade .

Hoje meu carro esta com quase 2000km ,
Quando tinha aproximadamente 500km , cheguei no trabalho , estacionei o carro como faço todos os dias ,

No final do dia quando volto para o carro , aperto o botão para abrir a porta e o que acontece ???? NADA , o carro ficou sem bateria , abri com a chave mesmo , nem o alarme disparou , pois não tinha mais carga a zica da bateria .
Coloquei a chave na ignição e que aconteceu ??? NADA novamente, nenhuma luz do painel deu sinal de vida .

Liguei na assistência 24hrs da FIAT (aquela parada que é tipo um socorro para clientes FIAT ), e eles mandaram um mecânico , o cara chegou ate que rápido .

Expliquei o que aconteceu e ele já foi tirando uma bateria que trouxe e plugou lá na minha para fazer a famosa "chupeta" .

E NÃO , se alguém perguntar , não deixei nada ligado que poderia ter consumido a carga da bateria , nem farol, nem radio , nada .

O Carro pegou e esperei um pouco para carregar minha bateria, fiz o teste desligando e ligando o carro , aparentemente tudo normal .

Até o momento não voltou a acontecer isso .

O que ainda acontece é o SS não funcionar corretamente .

Alguém trocou  essa Bateria Heliar por outra marca e ainda continua com o problema ? Alguma CSS fez esse teste com algum de vcs ?
 

 

 

Boa noite, eu tenho um argo precision 1.8 at6, a bateria q esta vindo agora é moura, parece que a Heliar nao se adaptou bem ao start stop, msm com a moura meu start stop funciona quando quer .

 

Em 12/06/2019 em 12:58, RLCASARIN disse:

Bom dia Heitor, 

Já passei o procedimento nesse tópico,  da uma pesquisada ai e se precisar de ajuda fico a disposição.

abs

Eu li varios procedimentos do start stop aqui no forum , percebi que tem mts problemas , entao me tira uma duvida, meu carro esta com bateria moura, pois ele é 18/19, ele é um 1.8 at6 , levei em 2 concessionarias ja , na primeira fizeram a carga lenta da bateria e reprogramaram o sistema , msm assim funcionava as vezes, na outra levei um dia eles tiraram o negativo o sistema voltou, funcionou um dia e parou , levei de novo e eles testaram disseram q tava td normal, com eles funcionam, comigo nao. 

O q eu percebi é q no painel a voltagem da bateria tem q estar acima de 14 volts? Pq ele funcionou por umas 10 ligadas e desligadas, ai parou, andei com o carro acelerando um pouco dai subiu a carga, tava oscilando, desceu pra 12,5 , 13,0 , 13,8 e foi quando parou . 

A temperatura me disseram q tem q estar alta, isso ta ate no manual, ai o rapaz disse q tenho q deixar o carro esquentar, nao faz sentido 

As vezes meu carro fica 1 dia sem uso, isso pode influenciar ? 

Ohh sistema dificil esse, mt gente reclamando 

Obrigado

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