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Sistema Start & Stop


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Em 05/08/2020 em 08:20, RLCASARIN disse:

Bom dia Brandão

tudo que vc relatou esta ok, é assim mesmo, desde o religar novamente ate os 12,3 volts.

Acredito que no seu caso existem 2 fatores que vc deve levar em conta. O sensor IBS perdeu a calibração e sua bateria esta com a carga abaixo dos 75%.

Com certeza irão dizer na ccs que seu veiculo esta ok. Se fizerem o procedimento correto ele ficará ok, mas como tem que entregar o carro em 1 dia, farão uma carga rápida e ele vai voltar funcionando e depois de uns 2 dias, vai apresentar o problema novamente. Para fazer a calibração completa do sistema leva pelo menos uns 2 ou 3 dias. Isso mesmo!

O Heitor Guilherme é a prova viva que realizando o procedimento correto o SS atua muito bem, chegando ate ser um incomodo srsrsrrs

Nunca precisei fazer a recalibração no meu carro, visto que chegou da ccs funcionando e sempre mantenho a bateria em carga plena.

Se o carro vai ficar parado por um bom tempo (como agora na pandemia) tenho retirado o terminal de serviço da bateria (polo negativo, um botão que vc aperta e retira a conexão, porem o IBS permanece conectado), com isso preservo a carga, e o SS sempre esta atuando de forma exemplar. O chato disso é que vc perde a calibração dos vidros, relógio e valores de consumo. Mas acho que é muito simples de resolver, então porque deixar a bateria se esgotar alimentando sistemas que não serão utilizados?

Aqui no fórum tem o procedimento para recalibrar o IBS e fazer a carga da bateria. Se após a revisão o problema voltar e precisar de ajuda estou aqui.

Boa noite galera,

    Meu ss voltou a funcionar por se só hoje, fui ao mercado e nas 3 oportunidades onde ele deveria acionar, ele acionou de boa! Acredito que minha bateria tenha voltado a dar carga acima dos 75% ... Como falei anteriormente estou com o carro a 2,5 semanas e ele deve ter ficado parado na loja por algum tempo. Agora é ver se ele continuará funcionando, amanhã vou na cidade vizinha aqui uns 50 km cada trecho, vou aproveitar e testar pra ver. Trocando de assunto, notei que uma das minhas milhas parou de funcionar então acredito inicialmente que a lâmpada tenha queimado, quanto custa na autorizada uma? Terça feira vou levar na autorizada pra ver alguns detalhes ...

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Boa noite galera,

   Atualizando aqui, pelo visto meu problema do ss é possívelmente a bateria que já não consegue manter o nível de retenção alto. Como por conta da pandemia não estou usando o carro todo dia piora a situação! Levei o carro na Fiat 2x essa semana (ter e sab), na quarta quando fui buscar o SS não funcionou, porém durante a semana após utilizar o veículo algumas vezes ele funcionou. Na segunda ida a autorizada o rpz deu uma carga lá e "recalibrou" o ibs (isso em 3 hrs), mas saí de lá com o SS funcionando. Cheguei em casa deixei o carro descansar por 4 horas, fechado somente na chave (sem habilitar o alarme) após deixei o carro ligado por 1 hr (n tenho carregador) e deixei descansar por mais 8 horas. Hoje rodei com o carro e ao chegar em casa deixei mais 20 min ligado, amanhã minha esposa vai utilizar o carro pra trabalho, acredito que uns 50 min de carro ligado no anda para. Assim que ela chegar do trabalho não vou nem deixar ela desligar o carro e vou testar!

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13 horas atrás, Mbrandao disse:

Boa noite galera,

   Atualizando aqui, pelo visto meu problema do ss é possívelmente a bateria que já não consegue manter o nível de retenção alto. Como por conta da pandemia não estou usando o carro todo dia piora a situação! Levei o carro na Fiat 2x essa semana (ter e sab), na quarta quando fui buscar o SS não funcionou, porém durante a semana após utilizar o veículo algumas vezes ele funcionou. Na segunda ida a autorizada o rpz deu uma carga lá e "recalibrou" o ibs (isso em 3 hrs), mas saí de lá com o SS funcionando. Cheguei em casa deixei o carro descansar por 4 horas, fechado somente na chave (sem habilitar o alarme) após deixei o carro ligado por 1 hr (n tenho carregador) e deixei descansar por mais 8 horas. Hoje rodei com o carro e ao chegar em casa deixei mais 20 min ligado, amanhã minha esposa vai utilizar o carro pra trabalho, acredito que uns 50 min de carro ligado no anda para. Assim que ela chegar do trabalho não vou nem deixar ela desligar o carro e vou testar!

Brandão bom dia

É impossível recalibrar o IBS em 3 horas, o processo completo leva muito mais que isso, ele pode ter zerado e INICIADO o processo de aprendizado...

Sobre deixar o carro ligado por 1 hora , particularmente eu não gosto, visto que a carga fornecida pelo alternador é parcial visto que os sistemas eletrônicos estão ligados.

Sugiro um carga lenta na bateria... vc prolonga a vida dela e o SS ficara ok

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  • 1 month later...

Bom dia pessoal, queria deixar o meu relato, comprei meu argo 1.3 semi novo e nunca tinha visto o start Stop atuar até esses dias e notava que no painel a voltagem estava sempre nos 14V. Comprei um carregador da China para testar se a minha bateria ainda tinha salvação, é um carregador inteligente com dessulfatador e depois de dessulfatar e carregar até os 100% ele começou a acionar. Noto que agora a voltagem varia entre 12.4 e 14V, ou seja, agora ele carrega até atingir o máximo e desliga o carregamento. Antes eu notava que a bateria caia um pouco a carga de manhã e agora mantém a carga. Recomendo dessulfatar com um carregador do tipo. O modelo é esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1595951350-12v-6a-carregador-de-bateria-automatico-completo-inteligent-_JM

 

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  • 2 weeks later...

Só complementando meu post anterior, minha bateria é a original de fábrica da Heliar e tem aproximadamente 2 anos e meio. Depois de 10 dias da carga lenta na bateria e com a dessulfatação o carro continua com a carga completa e acionando o start stop em todas as paradas, resolveu totalmente o meu problema. Para quem tem uma bateria meio cansada, esse aparelho consegue recuperar bem a bateria e deixou ela como nova.

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  • 2 months later...

Meu argo é o drive 1.3, quando estou no sinal e solto a embreagem o sistema start stop desliga o carro, mas depois de alguns segundos ( ≈20 segundos) o carro liga sozinho sem eu ter encostado em nenhum pedal. Já faz alguns dias que o sistema está desta forma sempre. Alguém teve esse problema? 

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Em 13/01/2021 em 20:34, Nayaramafra disse:

Meu argo é o drive 1.3, quando estou no sinal e solto a embreagem o sistema start stop desliga o carro, mas depois de alguns segundos ( ≈20 segundos) o carro liga sozinho sem eu ter encostado em nenhum pedal. Já faz alguns dias que o sistema está desta forma sempre. Alguém teve esse problema? 

Pode ser que a carga da bateria esteja flutuando em torno dos 75%

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Em 15/01/2021 em 10:09, Nayaramafra disse:

Que sistema difícil.. vou dar a carga na bateria para ver se volta a funcionar normalmente.

Nayara, tenha calma

Cuidado com a carga na bateria, existem alguns procedimentos a serem seguidos para que o SS fique ok...

O correto no seu caso é desligar a bateria por completo, e depois fazer a calibração do IBS. Tudo isso pode ser feito em casa, mas tem que seguir os procedimentos.

Se quiser pode ate levar a bateria para carregar, mas os procedimentos DEVEM ser feitos para que o o sistema atue com sucesso.

O sistema não é difícil, o que falta é conhecimento (das oficinas) em como ajusta-lo.

No meu HGT, funciona ao ponto de incomodar o tanto que ele atua, muita vezes o desligo. Isso porque lá quando zero a ccs fez a calibração para mim como deve ser. 

No caso dos usados o procedimento é o mesmo.

É preciso tempo para a calibração ocorra, não somente dar carga e tudo ok, um aprendizado pode levar mais de 24 horas (isso mesmo) e as ccs não podem ficar com seu carro parado lá dentro, então fazem meia boca para funcionar um tempinho e vc voltar irritada

Procure o post e vc vera que é simples... 

  • Thanks 1
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  • 1 year later...

Bom dia a todos.

Confesso que estou vindo aqui escrever, e estou assustado com a quantidade de relatos sobre o problema do Start Stop do Argo, coisa que venho enfrentando há pelo menos 4 anos. Aliás venho enfrentando diversos problemas elétricos/eletrônicos com o meu carro desde que tirei ele de dentro da concessionária. E a única coisa que recebi da mesma foi descaso completo.

Bom, fica aqui o meu relato:

Desde precisamente Outubro de 2017, quando comprei meu Argo Precision 1.8 AT6 zero na Fiat Florença Marechal em Curitiba/PR, meu carro apresenta problema no start stop. Na revisão de 10mil km fiz a reclamação na concessionária para que fosse verificado este item, e o diagnóstico foi: Bateria com menos de 70% de carga. Aqui ficou a primeira pulga atrás da orelha: Como um carro com menos de 10mil km apresenta problema de bateria baixa?? Lendo esse fórum agora, começo a entender.. Mas enfim. Após esse diagnóstico, me passaram que eu precisava deixar o carro por 24h na concessionária para carga lenta. É claro que eu não fiz, até porque eu preciso diariamente do carro, e sinceramente na época, não ter start stop não me preocupava.

Até que em 2019, próximo a terceira revisão do carro (última da garantia, e que ganhei na compra do carro), alguns dias antes de levar na concessionária, meu carro simplesmente queimou duas lâmpadas ao mesmo tempo e dias depois arriou a bateria. Mais um sinal de estranheza. Um carro com menos de dois anos de uso com a bateria arriada. Pra mim até aquele momento completamente "Anormal". Eis que levo pra concessionária, e começa o show de bizarrices:

"Normal queimar lâmpadas assim, as lâmpadas são ruins mesmo, garantia de 3 meses, queimam normalmente assim. até que as suas duraram bastante";

"Normal bateria durar até dois anos, depois disso tem que trocar";

Novo diagnóstico, e mesma resposta de sempre: bateria. Foi dado carga, e continuei a rodar com o carro.

Vem dois anos de pandemia, eu e minha esposa vamos para Home Office, e deixamos o carro praticamente rodando apenas para mercado/farmácia. Mas nesse período diversas queimas de lâmpadas, digamos com frequência de trocas a cada dois meses. Lâmpada de farol alta e baixa, luz de freio, luzes de posição, luz de placa. A cada dois meses era uma lâmpada diferente.

Eis que em Outubro de 2021, 4 anos depois da compra já fora da garantia o carro, start stop desde sempre funcionando MUITO ocasionalmente (5 vezes mais ou menos em 4 anos), meu carro queima 3 lâmpadas ao mesmo tempo, começa a acender LUZ DE AIRBAG e no outro dia, mais uma vez bateria arriada de uma hora pra outra.

Lá fui eu pra concessionária mais uma vez. Mesmos diagnósticos de sempre. Bateria baixa, e lâmpadas são ruins mesmo, é normal. Orçamento da bateria na concessionária: 1150 reais. Orçamento fora, na maior loja de varejo de baterias de curitiba: 650 reais. Bateria Heliar, mesma da concessionária original do carro, para o start stop. Tudo certinho. Como já tinha passado a garantia, e também não tinha feito questão de dar as cargas que a concessionária pedia na época da garantia, resolvi não brigar e trocar a bateria do meu argo. É claro que escolhi comprar fora, pois meu dinheiro não é capim. Troquei minha bateria, instalei no local com um técnico, tudo certinho, conferi tudo, sem problema. Liguei o carro, o aviso do airbag sumiu. Mas NADA do Start Stop. Andei uns dias para verificar que o mesmo funcionaria, e NADA. Voltei na loja, fizeram os testes a bateria estava tudo OK. Carga acima do Padrão para funcionar o Start Stop, sem nenhum outro problema no carro. Desisti dessa porcaria, porque pra mim sinceramente não tem nenhum benefício o tal do SS.

Eis que em 25/07/2022, 10 meses depois de trocar a bateria do meu carro, vou a um compromisso a noite. Paro meu carro na rua estacionado. Duas horas depois por volta das 23:00 volto, dou a partida e meu carro simplesmente apresenta erro no painel para tudo oq vc imaginar: ABS, Airbag, Start Stop, Direção Assistida, Luzes... Tudo ele apresentava falha. Luzes do câmbio automático (P, R, N, D) completamente vermelhas e câmbio todo travado, mídia não ligava, chave não sai da ignição. PANE COMPLETA. Ali eu comecei a ficar louco de raiva. Primeira coisa que pensei? A MERDA DA BATERIA DE VOLTA. Primeira tentativa, igual as outras vezes: chupeta, volta a funcionar e aí vejo oq eu faço. Eis que amigos meus que estavam no local, chegaram com um Virtus ZERO. Mesma bateria do meu carro, com start stop, 40 minutos tentando a chupeta de lei, e nada. O carro não voltava. Nada fez meu carro voltar a funcionar. Desconectamos e conectamos os cabos da bateria, testamos o motor de arranque manualmente no motor, tudo certo. Mas o carro em pane completa. Chamei o guincho do seguro e levei o carro para o meu mecânico de confiança.

No outro dia, meu mecânico revirou esse carro. De cima abaixo, zero problemas mecânicos. Scanner não conseguia ler nada do carro. Carro parecia morto. Fizemos carga na bateria, e tudo oq imaginar de conferência pelo carro inteiro por quase 3 dias e NADA dele funcionar. Liguei na concessionária mais uma vez. Agendamento para apenas 02/08/22 e sem nenhuma possibilidade de receber antes. Sem opções, fiz o agendamento e aguardei. Na sexta feira dia 29/07/2022 liguei na concessionária, expliquei que o carro estava para subir no guincho, e que levaria pra concessionaria mesmo que só pudessem mexer nele no dia 02/08/2022. Concessionária deu OK e mandou levar. Carro estava inutilizável mesmo... E aí vem o Plot Twist. O guincho encosta, o rapaz liga o painel de instrumentos, para verificar e descrever o problema do carro na ficha, anota KM, gira a chave e o carro magicamente volta a funcionar. Tudo bonito, sem nenhum problema aparente. Sem erros, tudo completamente funcionando certo. Cancelei o guincho, porque chegar com o carro lá em cima do guincho funcionando, sem dúvida a concessionária não iria dar nem bola para o meu problema. Andei com ele normalmente até 02/08/2022 e fui pra concessionária MAIS UMA VEZ.

Relatei todo o histórico do meu carro. Mais uma vez as mesmas desculpas: Bateria é normal durar pouco (Minha bateria era nova com menos de 1 ano de uso), Lampadas queimam mesmo, diversas desculpas pro start stop não funcionar. Ouvi absurdos do tipo:

"O Scanner do teu mecanico é ruim..."

"Por isso que tem sempre que trazer pra gente o carro..."

"Por isso que nossa bateria custa mais caro, porque a gente dá garantia do serviço e suporte" AHAM, SEI...

Enfim, no final do dia 02/08 o diagnóstico. O cabo da bateria estava "mal fixado". Neste momento eu saí do corpo. Eu simplesmente fiz um diabo com o Consultor. Perguntei se ele estava de brincadeira com a minha cara, mandei ele pra aquele lugar... Fiquei completamente possesso. Perdi a linha completamente. Segundo eles, iriam passar o outro dia inteiro "investigando" o meu carro, pra ver se encontravam outros problemas. Na quarta feira 03/08/22 novamente ao final do dia, mais uma vez a resposta deles. TODOS os testes, não apresentaram mais nenhum problema no carro. Eu já estava pela tampa com esse consultor. Me solicitou se poderia deixar o carro até quinta feira 14:00 para poderem fazer os ultimos testes na rua com ele, e assim eu poderia ir buscar. segundo ele, garantia que tudo estava OK. Até o start stop iria funcionar. Que o carro era zero problemas. Antes, já solicitei todo histórico do meu carro, mandei ele imprimir todas as OS do mesmo, diagnósticos e afins, desses 4 ou 5 anos, para que eu já possa ter em mãos, pois minha ideia é que se eu ficar novamente na mão, a conversa seria diretamente na justiça. Nesse meio tempo, o consultor agiu igual um babaca comigo no WhatsApp, falando besteira, duvidando de coisas que eu venho informando como problema desde sempre, tirando sarro praticamente, como se eu só usasse lampada "de baixa procedencia", falando que seus mecânicos são experientes, os melhores que têm na região, que ele confia plenamente nos diagnósticos, coisas do tipo. Eu já estava registrando tudo, pois a ideia era pegar o carro no outro dia, e fazer um completo escarcéu naquela concessionária, e levar tudo pra justiça como falei.

Eis que na quinta feira por volta de 11:00 da manhã, o consultor me avisa que fizeram o teste de rua, e o start stop não funciona mesmo. Pediu autorização pra verificação. Pensei comigo: Mas ué, não tinham verificado tudo? Analisado o carro inteiro e nenhum problema? Enfim, apenas respondi pra ele: "É óbvio, é pra isso que deixei o carro aí fazem 3 dias". Uma hora depois mais ou menos ele me manda uma foto do mecânico com o computador dentro do carro, e uma foto da tela do scanner, com a resposta: "Possível problema de módulo ORC (módulo do airbag)". Mais uma vez eu saio do meu corpo. Mas que diabos esse FDP está com o scanner mais uma vez? Eles já não tinham feito isso? Não seria a primeira coisa que esses merdas deveriam fazer? O scanner normalmente dá acesso e apresenta todos os erros do carro de primeira? Eles não fizeram isso antes? Módulo do airbag?? Então é por isso que meu start stop não funciona?? Então quer dizer que meu carro pode ter problema em um módulo de um sistema essencial de segurança do carro, desde sempre e eles simplesmente fingiram não ver isso durante esses anos todos?? Meu Airbag não funcionaria em caso de colisão talvez?? Cara eu simplesmente desde que recebi este diagnóstico, estou incrédulo. Pra mim eles mesmos não sabem qual é o problema do carro, fingem fazer diagnósticos nessa porcaria, brincam com a nossa cara, e colocam "talvez" nossas vidas em risco.

Hoje 05/08/22, o mesmo consultor, me manda uma mensagem, dizendo que terá que solicitar a peça pra florença matriz deles aqui em curitiba, de algum Argo do mesmo modelo semi-novo para fazer os testes e me passar um possível orçamento. Ou seja, mesmo com todo esse histórico do carro, provável que o custo (Alto) tenha que sair do meu bolso. Me informou que se eu quiser buscar o carro, para andar, pois segundo ele "apenas" o start stop não funciona. De resto está tudo OK. E ele fica em contato comigo pra que na próxima semana, quando ele receber a peça, ele me avisa para levar o carro para trocarem e testar. Qual a garantia que eu tenho que está tudo OK mesmo? Qual a confiança que eu tenho pra andar com esse carro, agora com um possível problema no módulo do airbag? Problema esse que se existir, coisa que eu já nem sei se existe mesmo, com certeza deve ser um problema legado do meu carro desde quando ele tinha menos de 10 mil km... Qual a certeza que eu tenho que eu não irei ficar na rua mais uma vez com esse carro, e que se eu precisar do airbag nesse meio tempo, o mesmo irá funcionar corretamente? Sinceramente. Eu já cansei, e provável que essa história termine na justiça.

Desculpem o extenso relato. Peço desculpas pelo livro que escrevi rsrsrs. Mas como falei no começo. Estou chocado com a quantidade de relatos de problemas desse carro visto por aqui. E também depois de ver todos os comentários desse tópico, agora tenho um pouco mais de clareza, de que realmente esse carro tem um problema legado, seja ele de dimensionamento de bateria e carga, e fico mais tranquilo de saber que não sou o único que está a tempos sofrendo com essa situação e com o descaso da FIAT. Provável, que se este caso acabar na justiça, esse tópico estará anexado será anexado junto ao processo, pois aqui contém centenas de relatos que só provam que é uma palhaçada a forma como se deu o tratamento da FIAT com os compradores do Argo.

Abraços a todos.

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  • 7 months later...
  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

Ressuscitando o tópico, será que em 2024 a Fiat conseguiu resolver o problema do SS? Se fosse pra apostar eu apostaria que eles sabem muito bem qual é o problema mas não dão a mínima para resolver, assim como todos os outros problemas crônicos do carro rs Não é possível que eles sejam tão incompententes a ponto de não saber como fazer um start stop funcionar em 2024.

Vejo muita discussão sobre procedimentos mirabolantes que o usuário deve fazer e cenários ideais para o funcionamento do SS, mas isso tudo é uma vergonha. A verdade é que o cliente não tem que fazer porcaria nenhuma, o sistema precisa simplesmente funcionar do jeito que foi vendido. A Fiat é uma vergonha!

Minha mãe tem um Creta beirando os 50 mil km e o SS funciona perfeitamente, nunca deu problema, e olha que ela pega o trânsito da marginal Tietê diariamente. 

Pior do que os inúmeros defeitos crônicos do Argo — como start stop, trocador de calor, coluna de direção, tilt down, compressor do AC, pra citar alguns — é o fato da marca não assumir NENHUM deles, mesmo alguns sendo extremamente graves, e ainda tentar empurrar tudo pro cliente. 

Um completo absurdo que em países sérios seria punido, mas aqui eles dão o jeitinho deles…

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