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CONSUMO DO DRIVE 1.0


FejaoMPB

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  • 2 weeks later...

Pensei que esse 1.0 seria tão pão duro quanto o Mobi e Uno 1.0, mesmo com o peso maior...

Tenho um Argo 1.0, duas coisas que notei:

 

1 - O consumo dele é maior que o 1.3

 

2 - Ele aumenta de giro muito rápido, fiquei intrigado e fui pesquisar.

A programação do Motor pro argo tem a abertura da Borboleta maior, ou seja, se torna mais sensível ao toque do acelerador, consequentemente aumentando mais rápido o giro pra compensar o peso maior.

 

 

Tendo isso em mente, comecei a mudar meu estilo de condução, ao invés de pisar, eu espero o carro se desenvolver, surpreendentemente, quase nunca eu preciso pisar muito, fiz uma média hoje, com um transito "pesado" pros padrões das cidades brasileiras. as achei as médias excelentes.

 

O consumo sempre com Gasolina e os Pneus em 35.

 

Percurso de 3km, de casa até a Farmácia:

consumo de 16.5km/l

velocidade de 23km/h

 

Percurso de ida e volta pro trabalho em horário de pico, 14Km.

Consumo de 13.3km/l

velocidade de 17km/h

 

O carro ta com 350KM, mas sinto que ta melhor que no primeiro abastecimento.

 

POWWW!! posso estar errado, mas você quer tirar uma média, andando apenas 2km??

 

Vou liga o carro e colocar ponto morto e botar na descida, vai fazer 50km com litro...ande pelo menos uns 30km né....

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Tneho 1.0, logo que entrei na pista zerei trip B, fiz o percurso na Via Anhanguera até a minha empresa que deu aproximadamente 35km, chegando no destino o consumo médio com etanol foi de 14.1 km/l, a pista tem momentos de subida e descida, a média foi 100/110 km/h.

 

Achei muito satisfatório, ainda mais saindo de um Bravo 1.8.

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Galera, respondendo a um post lá em cima, que falava que tinha alugado um uno 1.0 3cc, tive uma péssima notícia para nós, proprietários do argo.

 

Na 5a marcha:

O argo 1.0, aos 60km/h marca 2.000 RPM ao passo que;

O uno drive 1.0 com o mesmo motor 3cc aos 80km/h marca 2.100 RPM;

Ou seja, as relações do Argo são muito mais curtas.

 

Sei que vai ter muita gente defendendo o carro, dizendo que é pra dar mais agilidade e tudo mais, porém, aos 120km/h beirando 4.000 RPM não é nada saudável pro consumo e nem pro motor, fora que, as relações curtas, causam uma certa sensação de 'tranquinho' ao mudar de marchas, especialmente as primeiras.

 

Mesmo com o peso maior do argo (80kg em relação ao uno) eu prefiro as relações mais alongadas, o nosso bolso agradece

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Marcus, isso é uma discussão eterna.... e nunca chegaremos a um consenso...

Prefiro relações e engates curtos, motor cheio sempre...

 

Creio que o ideal seria uma 6° marcha para quem deseja aliviar as rotações na estrada... mas isso tem um custo...

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Marcus, isso é uma discussão eterna.... e nunca chegaremos a um consenso...

Prefiro relações e engates curtos, motor cheio sempre...

 

Creio que o ideal seria uma 6° marcha para quem deseja aliviar as rotações na estrada... mas isso tem um custo...

 

Concordo, motor sempre cheio abre segundo estágio bem rápido, ajuda bastante, principalmente no 1.0 que não possui muito torque.

 

Uma 6º marcha seria bem interessante, só não sei o custo que seria agregado a isso.

 

Eu como ando 90% cidade, prefiro bem mais o Argo espertinho com relação curta, do que UNO e PALIO(meu anterior era um palio 1.0 2013) com as relações longas. Me sinto muito mais seguro e confiante ao passar por cruzamentos perigosos.

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É bem por ai mesmo, e nas estradas, não da para abusar da velocidade, então é melhor manter o motor sempre cheio... mesmo que isso gaste um pouco mais e eleve o nível de ruído (pontos no Argo considero excelente).

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  • 2 months later...

Olá a todos!

Agradeço a discussão sobre o consumo, foi exatamente isso que me trouxe ao fórum.

 

Peguei meu Argo 1.0 Drive 18/19 sem Start-Stop esta semana.

Trabalho como Uber e já fiz uns 150km nele e vou fazer muito mais nas próximas semanas.

 

A média de consumo me assustou, está abaixo dos 7 km/L com álcool na cidade.

Eu estava com um Logan 1.0 3 cilindros tb, fazia num dia ruim 7 km/L, na média fazia um pouco acima de 8 km/L.

 

Ainda bem, que li o relatos dos colegas dizendo que em geral as primeiras médias são altas e que começa a ficar mais econômico após um tempo.

Me deu um bom alívio.

Já achei que tinha me ferrado por não ter pego o Start-Stop (não tinha nenhum pronta entrega com, tinha que encomendar, não tive paciência).

 

Assim que eu for completando o tanque ao longo dos dias vou fazendo o relato do consumo.

 

Obrigado a todos e até mais!

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  • 2 weeks later...

Conforme o motor vai amaciando fica melhor, mas vc que anda bastante deveria ter pego com ss.

 

Pois é, já estou começando a me arrepender da falta de paciência.

 

Segue minhas médias de consumo a cada abastecimento.

Sempre tanque cheio no automático da bomba.

 

13/09 - 9km - etanol 43,45L (primeiro abastecimento)

15/09 - 149km - etanol 21,44L 6,53km/L

16/09 - 403km - etanol 32,92L 7,72km/L

17/09 - 592km - etanol 23,69L 7,98km/L

20/09 - 821km - etanol 34,97L 6,55km/L

21/09 - 982km - etanol 23,72L 6,79km/L

23/09 - 1326km - gasolina aditivada 42,29L 8,13km/L

27/09 - 1773km - etanol 43,12L 10,37km/L

 

Não sei se deu pra entender, mas o km/L é referente ao combustível anterior, dia 27/09 abasteci álcool e os 10,37km/L é referente à gasolina aditivada do dia 23/09. Não achei jeito melhor de anotar.

 

Na média até agora deu 7,28km/L no etanol e 10,37km/L na gasolina.

Tá bem longe do que eu conseguia no Logan 1.0 3c, fiz uma média de 8,03km/L nos quase 5000km que rodei com ele.

 

Daqui umas semanas eu atualizo como anda o consumo.

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  • 4 weeks later...

Quase 1 mês das outras médias, chegou a hora de atualizar aqui.

Sempre abastecendo até a parada automática da bomba. (a não ser quando tive que abastecer um pouco pq estava longe do posto de sempre)

01/10 - 2345km - etanol 35,18L 7,16km/L
03/10 - 2666km - etanol 34,72L 9,25km/L (220km estrada)
05/10 - 2856km - etanol 27,69L 6,86km/L
07/10 - 3260km - etanol 7,55L+38,08L 8,85km/L
09/10 - 3396km - etanol 18,41L 7,39km/L
12/10 - 3780km - etanol 8,02L+41,94L 7,69km/L
16/10 - 4201km - etanol 7,70L+40,90L 8,66km/L (100km estrada)
21/10 - 4423km - etanol 33,92L 6,54km/L

Neste período a média foi de 7,8km/L, um pouco melhor, mas um pouco de estrada ajudou.

Tive umas médias terríveis, como as dos dias 5 e 21, não sei como pode ter sido tão ruim assim, o trânsito não estava nem tão ruim.

 

Daqui um tempo faço uma atualização, abraços!

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52 minutos atrás, renatoweber disse:

Quase 1 mês das outras médias, chegou a hora de atualizar aqui.

Sempre abastecendo até a parada automática da bomba. (a não ser quando tive que abastecer um pouco pq estava longe do posto de sempre)

01/10 - 2345km - etanol 35,18L 7,16km/L
03/10 - 2666km - etanol 34,72L 9,25km/L (220km estrada)
05/10 - 2856km - etanol 27,69L 6,86km/L
07/10 - 3260km - etanol 7,55L+38,08L 8,85km/L
09/10 - 3396km - etanol 18,41L 7,39km/L
12/10 - 3780km - etanol 8,02L+41,94L 7,69km/L
16/10 - 4201km - etanol 7,70L+40,90L 8,66km/L (100km estrada)
21/10 - 4423km - etanol 33,92L 6,54km/L

Neste período a média foi de 7,8km/L, um pouco melhor, mas um pouco de estrada ajudou.

Tive umas médias terríveis, como as dos dias 5 e 21, não sei como pode ter sido tão ruim assim, o trânsito não estava nem tão ruim.

 

Daqui um tempo faço uma atualização, abraços!

bem detalhado seu relatório... muito obrigado pelo post.

 

O posto é sempre o mesmo?  Eu tentei vários postos até escolher um que rendia mais, por sorte é do lado de casa, mas o combustível custa um pouco mais.

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Em 22/10/2018 em 16:07, alemagri disse:

bem detalhado seu relatório... muito obrigado pelo post.

 

O posto é sempre o mesmo?  Eu tentei vários postos até escolher um que rendia mais, por sorte é do lado de casa, mas o combustível custa um pouco mais.

É sempre o mesmo sim, a não ser nesses dias que citei que tive que abastecer um pouco em outro por estar longe.

Acho que vou testar alguns outros postos também.

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Em 22/10/2018 em 15:13, renatoweber disse:

Quase 1 mês das outras médias, chegou a hora de atualizar aqui.

Sempre abastecendo até a parada automática da bomba. (a não ser quando tive que abastecer um pouco pq estava longe do posto de sempre)

01/10 - 2345km - etanol 35,18L 7,16km/L
03/10 - 2666km - etanol 34,72L 9,25km/L (220km estrada)
05/10 - 2856km - etanol 27,69L 6,86km/L
07/10 - 3260km - etanol 7,55L+38,08L 8,85km/L
09/10 - 3396km - etanol 18,41L 7,39km/L
12/10 - 3780km - etanol 8,02L+41,94L 7,69km/L
16/10 - 4201km - etanol 7,70L+40,90L 8,66km/L (100km estrada)
21/10 - 4423km - etanol 33,92L 6,54km/L

Neste período a média foi de 7,8km/L, um pouco melhor, mas um pouco de estrada ajudou.

Tive umas médias terríveis, como as dos dias 5 e 21, não sei como pode ter sido tão ruim assim, o trânsito não estava nem tão ruim.

 

Daqui um tempo faço uma atualização, abraços!

Usando álcool na cidade sempre tive péssimas médias também , na verdade até já desisti de usar álcool, estou apenas usando gasolina. Ai eu consigo sempre entre 11~12km/L

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  • 2 weeks later...

O consumo instantâneo me ajuda bastante, para aumentar minhas médias de consumo... Sempre que estou em terreno plano, verifico o consumo instantâneo, e se necessário, alivio o pé no acelerador, mantendo um consumo melhor, mantendo uma velocidade agradável. Eu obtenho ótimas médias de consumo. E a gasolina é sempre aditivada. As minhas médias são sempre acima dos 16km/l. 

Edited by George de Alcântara Lima
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3 horas atrás, George de Alcântara Lima disse:

O consumo instantâneo me ajuda bastante, para aumentar minhas médias de consumo... Sempre que estou em terreno plano, verifico o consumo instantâneo, e se necessário, alivio o pé no acelerador, mantendo um consumo melhor, mantendo uma velocidade agradável. Eu obtenho ótimas médias de consumo. E a gasolina é sempre aditivada. As minhas médias são sempre acima dos 16km/l. 

Exatamente como eu faço.

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Senhores , boa noite!

Tenho um Argo 1.0 drive sem start stop e esta com 2500 km, ultima média de Gasolina aditivada BR para 165 km foi de 8,7 km por litro na cidade . Fui a concessionária antes dessa ultima estimativa e me disseram que estava tudo certo  e que o problema era a condução. Melhorei a questão da troca de marchas e mesmo assim a média continua péssima. Alguem pode me dizer se melhora com o tempo ? 

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Agora, josé renato disse:

Senhores , boa noite!

Tenho um Argo 1.0 drive sem start stop e esta com 2500 km, ultima média de Gasolina aditivada BR para 165 km foi de 8,7 km por litro na cidade . Fui a concessionária antes dessa ultima estimativa e me disseram que estava tudo certo  e que o problema era a condução. Melhorei a questão da troca de marchas e mesmo assim a média continua péssima. Alguem pode me dizer se melhora com o tempo ? 

Eu sugiro usar o computador de bordo pra auxiliar à reduzir o teu consumo. Tenta trocar as marchas à 2000 rpm. E quando estiver na quinta marcha, e em terreno plano, verifica o consumo instantâneo e se estiver alto, alivia o pé, até manter uma velocidade constante e agradável. 

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17 horas atrás, George de Alcântara Lima disse:

Eu sugiro usar o computador de bordo pra auxiliar à reduzir o teu consumo. Tenta trocar as marchas à 2000 rpm. E quando estiver na quinta marcha, e em terreno plano, verifica o consumo instantâneo e se estiver alto, alivia o pé, até manter uma velocidade constante e agradável. 

George boa tarde! , tentei , o problema é que o argo perde muita potência (torque) em 2000 rpm a partir da terceira marcha e a cidade que moro (Cuiabá- Mt) dificilmente tenho terrenos planos, ou seja,estou sujeito a consumo alto se o carro não colaborar e assim fica difícil, mas desde ontem estou tentando sobre sua dica. Respondo aqui assim que tiver aferido mais uma vez.Obrigado pela ajuda desde já.

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  • 3 weeks later...

Mais um mês, mais uma média.

23/10 - 4800km - etanol 39,17L 9,62km/L
26/10 - 5118km - etanol 41,03L 7,75km/L
28/10 - 5391km - etanol 30,53L 8,94km/L
01/11 - 5701km - etanol 36,70L 8,45km/L
02/11 - 5965km - etanol 32,10L 8,22km/L
04/11 - 6327km - etanol 35,83L 10,1km/L
07/11 - 6565km - etanol 26,85L 8,86km/L
09/11 - 6959km - etanol 7,14L+43,46L 7,79km/L
12/11 - 7228km - etanol 30,61L 8,79km/L
14/11 - 7408km - etanol 21,49L 8,38km/L
15/11 - 7688km - etanol 36,45L 7,68km/L
20/11 - 7848km - etanol 22,88L 6,99km/L
21/11 - 8083km - etanol 29,81L 7,88km/L
25/11 - 8414km - etanol 43,82L 7,55km/L

A média do período foi de 8,36km/L, melhorou em relação à anterior, mas estou me forçando a usar menos ar condicionado, acho que usei uns 30% do tempo.

Logo tenho que fazer revisão, vamos ver como o consumo fica depois dela.

 

Sobre o que o George falou, o próprio carro indica a hora de trocar marcha, em geral perto dos 2000 rpm, mas se vc for seguir à risca o carro fica muito fraco e ruidoso. No começo eu seguia bonitinho, mas com o tempo passei a trocar em geral em 2200 rpm +-, achei que fica bem mais confortável a direção e parei de seguir o indicador de troca de marcha.

Até mesmo em vias retas a 50km/h às vezes eu fico em 5ª marcha, mas se tem qualquer aclive eu fico em 4ª, acho bem menos ruidoso se precisar acelerar um pouco.

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  • 6 months later...

Tenho uma Argo 1.0 2017 com pouco mais de 45 mil Km rodados. Só rodo na gasolina aditivada e com pressão dos pneus em 35 psi. Na estrada (sinuosa e pista simples) minha melhor média foi 18km/l andando bem de boa e o padrão (média 110km/h) faço 16km/l. Na cidade ando muito pouco, mas fica em 12km/l. 

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