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Start Stop - ECM - Status da Bateria sempre abaixo de 76%


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Bom dia , alguém poderia me ajudar nesse problema, já levei o carro mais de 12 vezes na concessionária e não conseguem uma solução, já trocaram o sensor que vai no negativo da bateria e toda vez que levo o carro o status de carga da bateria está abaixo de 76% , mas o CCA da bateria está 630 ( Minha bateria é EFB da Moura).Somente no software da Mopar aparece esse valor ( em porcentagem) , quando levo na autorizada Moura eles usam outro aparelho que mede pelo CCA e diz que não necessita troca da bateria.

Outro ponto é que se meu carro fica parado 1 dia já para de funcionar por semanas e esses dias viajei , meu carro ficou ligado 6 horas direto e o start stop não funcionou, ele só ativa quando solto o cabo que alimenta o sensor e recoloco de novo, dai ativa o start stop na hora , porém depois do carro parado por algumas horas, para de novo de funcionar.

 

20191108_092232.jpg

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Bom dia Heitor, ao que parece seu carro esta com algum erro de leitura do sensor IBS ou carga da bateria baixa

E esses 61% de carga nenhum SS vai funcionar, 75% é limite inferior para funcionamento.

Sugestão vc via precisar de tempo para isso, um fds seria o ideal% de carga

Desconecte o terminal negativo da bateria (não o de serviço aquele que vc aperta um botão) desconecte o terminal por completo, incluindo  IBS (acho que uma chave de 10 ou 11 mm)

Coloque sua bateria em carga lenta (tenho um carregador caseiro que eu mesmo fiz, estabilizando a flutuação de onda, mas qualquer um serve menos aquele que vc usa uma lâmpada) por pelo menos 12 horas (seria legal vc começar em uma manhã e retirar na outra) de modo a completar a carga da bateria ate os 100% e mantê-la por alguma horas nesse patamar de carga máxima. Acho que maior dificuldade de tudo isso e ter o carregador. Se vc não tem, tente encontra alguém que possa te emprestar. Mas tem que ser de carga lenta!

Feito a carga, desligue e retire o carregador da bateria. Deixe-a descansando por umas 3 horas.

Reconecte o cabo com o IBS, de a partida e deixe o carro em marcha lenta por uns 5 minutos. Desligue o motor. Espere umas 4 horas e saia com carro, de uma voltinha.

O SS ´provavelmente não ira funcionar, pois o IBS esta em fase de aprendizado, visto que o sensor foi zerado durante a retirada do terminal. 

Depois de uns 2 dias de uso, ou ate menos é para o sistema voltar a funcionar.

Caso necessite de maiores esclarecimentos me chame por MP

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Bom dia, entao, em abril do ano passado quando levei a primeira vez eles deram uma carga lenta na bateria e depois de 10 meses ja caiu novamente, 'e normal isso? Eu estou pedindo para a fiat a troca da bateria, mas eles juram que nao 'e . Dar mais uma carga lenta resolveria? 

Vc poderia me explicar melhor o que seria esses 61% ? Porque esse valor so consigo ver no software da mopar ? E quando vou na moura dizem q a bateria esta excelente. 

O meu start stop leva a crer q esta parando por conta da bateria  e a fiat nao quer trocar porque a moura diz que esta boa pelo CCA que esta dando 630, mas pelo software da mopar ta sempre abaixo de 75%.

Quando peguei o carro zero sai da concessionaria ja funcionou, agora depois de uns 6 meses comecou falhar direto. 

Toda vez na concessionaria ele deixam meu carro ligado por horas , nao e pra economizar? Ta e gastando combustivel.

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Em 23/01/2020 em 10:35, Heitor Guilherme disse:

Bom dia, entao, em abril do ano passado quando levei a primeira vez eles deram uma carga lenta na bateria e depois de 10 meses ja caiu novamente, 'e normal isso? Eu estou pedindo para a fiat a troca da bateria, mas eles juram que nao 'e . Dar mais uma carga lenta resolveria? 

Vc poderia me explicar melhor o que seria esses 61% ? Porque esse valor so consigo ver no software da mopar ? E quando vou na moura dizem q a bateria esta excelente. 

O meu start stop leva a crer q esta parando por conta da bateria  e a fiat nao quer trocar porque a moura diz que esta boa pelo CCA que esta dando 630, mas pelo software da mopar ta sempre abaixo de 75%.

Quando peguei o carro zero sai da concessionaria ja funcionou, agora depois de uns 6 meses comecou falhar direto. 

Toda vez na concessionaria ele deixam meu carro ligado por horas , nao e pra economizar? Ta e gastando combustivel.

Bom dia...

Veja bem, a bateria quando é nova precisa de algumas cargas para que ela chegue no patamar máximo e geralmente cabe ao alternador fazer isso, mas muitas vezes o carro não e  utilizado o suficiente para isso, pois a carga máxima esta linkada com o tempo (potencia) não com a distancia de uso. Agora imagine o quanto essa bateria ficou com meia carga? Desde que foi produzida, montada no carro e este for vendido e entregue. Ou seja provavelmente a carga estará mais baixa que os 75%. Ate ai tudo normal! Mas nosso carro exige cargas maiores e muitas vezes elas não são atingidas por diversos fatores. 

Veja bem o fato de vc ter viajado 6 horas é um bom indicativo, mas se o IBS estiver descalibrado ou perdeu a referência, o sistema não irá funcionar. Por isso que te falei da recalibração.

Responde alguns dos seus questionamentos:

Dar uma carga lenta, eleva a transferência dos íons e dos haletos dentro da bateria deixando-a num patamar próximo aos 100% da carga, lenta porque? Por é melhor forma de vc não "desgastar" a bateria.

61% é a carga dela, e para uma bateria isso é considerado como boa. Mas para a configuração e atuação do SS falta ainda 14% de carga então NUNCA irá funcionar ainda mais se tive aliado ao IBS descalibrado. Cada profissional tem seu próprio equipamento de medição, não sei te informar qual é diferença entre o da Mopar e do a. elétrico. Mas com certeza para este último realmente a bateria esta ok, e para ccs também, pois a carga baixa significa que falta uso do carro.

Sim quando vc pegou o carro zero, provavelmente foi dada uma carga e por algum motivo ela baixou e o alternador não repôs, podendo cm te disse ter confundido o sensor.

Se voltar a CCS diga que vc não quer que seu carro fique ligado pro horas. ISSO É UM ABSURDO!!!!! Não é só o combustível... é o seu motor que esta trabalhando e se desgastando. MEU DEUS NÃO DEIXE FAZER ISSO!

O HGT que possuo (na verdade dei para meu filho) ficou pro 45 dias parado na garagem, devido as férias escolares (que ainda permanece) fizemos uma viagem com ele na ida de 130 kms e foi o suficiente para o SS atuar, voltamos mais 140 kms no final do dia. SS atuando normalmente. Depois de 2 dias saímos novamente. SS inoperante, ou seja a carga caiu. Mas isso não é um problema uma vez que o carro esta há muito tempo parado (e continua srsrsrs). Mas com uso na volta as aulas com certeza ficara ok novamente. Porque? Porque tudo esta calibrado e monitorado. No meu caso o IBS esta sabendo que a bateria esta com carga baixa e avisa a central, não desligue. quando chegar aos 75, ela vai liberar o desligamento. Acho que no seu caso, o IBS não esta fazendo essa comunicação direito. Veja bem é só um palpite. Por isso falei para vc resetar tudo e partir de uma carga padrão alto da sua bateria. Pois a medida que a carga vai caindo o IBS vai monitorando. Isso não quer dizer que qdo a bateria chegar nos 74% vai continuar atuando, mas ele saberá o quanto de carga real ela possui e com isso monitora com maior precisão isso.

Imagine sua bateria com 90% e o sensor dizendo que esta com 70%???? Entende?

 

Ahhhh a carga da bateria no seu caso deve ser feita por carregador externo não via motor ligado.!!!!!! ABSURDO!

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10 horas atrás, RLCASARIN disse:

Ahhhh a carga da bateria no seu caso deve ser feita por carregador externo não via motor ligado.!!!!!! ABSURDO!

Então, toda vez que levo na concessionária estão fazendo isso , deixam ligado para fazer os 61% subir e dai dizem pra mim, seu carro não está carregando porque voce roda pouco. Eu fiquei com o carro ligado 7 horas voltando de uma viagem e o SS não entrou . Eles trocaram 20 dias antes da viagem o sensor ibs  e mesmo assim não atuou , lembrando que fiquei sem usar o carro 6 dias , mas com 7 horas de carro ligado era para entrar . Segunda vou levar novamente na concessionária , já levei umas 10 vezes. Um absurdo isso.

 

10 horas atrás, RLCASARIN disse:

Bom dia...

Veja bem, a bateria quando é nova precisa de algumas cargas para que ela chegue no patamar máximo e geralmente cabe ao alternador fazer isso, mas muitas vezes o carro não e  utilizado o suficiente para isso, pois a carga máxima esta linkada com o tempo (potencia) não com a distancia de uso. Agora imagine o quanto essa bateria ficou com meia carga? Desde que foi produzida, montada no carro e este for vendido e entregue. Ou seja provavelmente a carga estará mais baixa que os 75%. Ate ai tudo normal! Mas nosso carro exige cargas maiores e muitas vezes elas não são atingidas por diversos fatores. 

Veja bem o fato de vc ter viajado 6 horas é um bom indicativo, mas se o IBS estiver descalibrado ou perdeu a referência, o sistema não irá funcionar. Por isso que te falei da recalibração.

Responde alguns dos seus questionamentos:

Dar uma carga lenta, eleva a transferência dos íons e dos haletos dentro da bateria deixando-a num patamar próximo aos 100% da carga, lenta porque? Por é melhor forma de vc não "desgastar" a bateria.

61% é a carga dela, e para uma bateria isso é considerado como boa. Mas para a configuração e atuação do SS falta ainda 14% de carga então NUNCA irá funcionar ainda mais se tive aliado ao IBS descalibrado. Cada profissional tem seu próprio equipamento de medição, não sei te informar qual é diferença entre o da Mopar e do a. elétrico. Mas com certeza para este último realmente a bateria esta ok, e para ccs também, pois a carga baixa significa que falta uso do carro.

Sim quando vc pegou o carro zero, provavelmente foi dada uma carga e por algum motivo ela baixou e o alternador não repôs, podendo cm te disse ter confundido o sensor.

Se voltar a CCS diga que vc não quer que seu carro fique ligado pro horas. ISSO É UM ABSURDO!!!!! Não é só o combustível... é o seu motor que esta trabalhando e se desgastando. MEU DEUS NÃO DEIXE FAZER ISSO!

O HGT que possuo (na verdade dei para meu filho) ficou pro 45 dias parado na garagem, devido as férias escolares (que ainda permanece) fizemos uma viagem com ele na ida de 130 kms e foi o suficiente para o SS atuar, voltamos mais 140 kms no final do dia. SS atuando normalmente. Depois de 2 dias saímos novamente. SS inoperante, ou seja a carga caiu. Mas isso não é um problema uma vez que o carro esta há muito tempo parado (e continua srsrsrs). Mas com uso na volta as aulas com certeza ficara ok novamente. Porque? Porque tudo esta calibrado e monitorado. No meu caso o IBS esta sabendo que a bateria esta com carga baixa e avisa a central, não desligue. quando chegar aos 75, ela vai liberar o desligamento. Acho que no seu caso, o IBS não esta fazendo essa comunicação direito. Veja bem é só um palpite. Por isso falei para vc resetar tudo e partir de uma carga padrão alto da sua bateria. Pois a medida que a carga vai caindo o IBS vai monitorando. Isso não quer dizer que qdo a bateria chegar nos 74% vai continuar atuando, mas ele saberá o quanto de carga real ela possui e com isso monitora com maior precisão isso.

Imagine sua bateria com 90% e o sensor dizendo que esta com 70%???? Entende?

Bom dia 

Sobre ela ficar parada antes de montar no carro , concordo também com você, eu até comentei isso na concessionária.

Da calibragem, então foi um erro da concessionária , vou te falar o que a concessionária fez, cheguei com o carro la, a primeira coisa que fizeram foi trocar o sensor ibs, depois ligaram o meu carro e deixaram ligado por umas 2 horas pra fazer a porcentagem subir, tudo isso sendo monitorado pelo scaner, ai desligaram, e ligaram farol, radio, seta ( todos os consumidores) , pra fazer ela descarregar e depois ligaram de novo para ver quanto tempo subia de novo e realmente subiu até uns 90% , 1 hora e meia ligado. 

Vendo o que me explicou , eles deixaram o sensor ibs descalibrado, porque o fato de tirar um e colocar outro não calibra ele ( trocaram meu sensor para fazer um teste ) , achavam que o problema poderia ser ele, mas não é.

Realmente, 6 horas com o carro ligado teria que funcionar o SS, e o CCA realmente está boa , o que realmente está fazendo o SS parar é porque está caindo de 76% e caindo muitas vezes e não subindo, isso pelo q me explicou por conta da descalibração que não fizeram ( eles fizeram a reaprendizagem e carga lenta da bateria em outra concessionária em abril de 2019) , mas acho que não fizeram certo, pois parou de novo mt rápido .

Então , o carro do seu filho está normal, 45 dias, em uns 2 volta a funcionar, ta ok, o meu 1 dia parado, já não funciona mais 

Muito obrigado pela explicação , eu vou levar segunda na concessionária e vou ficar de olho no que eles vão fazer, se não resolver , eu mesmo irei fazer o procedimento que mostrou. Eu só não tenho o carregador, mas eu tento arrumar um . 

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10 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Então, toda vez que levo na concessionária estão fazendo isso , deixam ligado para fazer os 61% subir e dai dizem pra mim, seu carro não está carregando porque voce roda pouco. Eu fiquei com o carro ligado 7 horas voltando de uma viagem e o SS não entrou . Eles trocaram 20 dias antes da viagem o sensor ibs  e mesmo assim não atuou , lembrando que fiquei sem usar o carro 6 dias , mas com 7 horas de carro ligado era para entrar . Segunda vou levar novamente na concessionária , já levei umas 10 vezes. Um absurdo isso.

Olha somente uma opinião pessoal. Se fosse o meu caso, eu tentaria fazer o que disse antes de levar a ccs. É tudo muito simples e é supervisionado por você. 

Me parece que sua ccs não é muito confiável, nunca tinha ouvido falar em carga na bataria com motor ligado .... sempre os terminais são desconectados e  a carga e feita via carregador.

Vc sabe que os carros em garantia não podem ficar mais de 1 dia dentro da oficina, somente em casos mais complexos. então como esse é simplesmente um problema de potencia fazem o mínimo para que funcione, porem com te disse, para fazer o certo, leva-se pelo menos 2 dias, um de carga e no mínimo outro de aprendizado.

 

 

9 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Bom dia 

Sobre ela ficar parada antes de montar no carro , concordo também com você, eu até comentei isso na concessionária.

Da calibragem, então foi um erro da concessionária , vou te falar o que a concessionária fez, cheguei com o carro la, a primeira coisa que fizeram foi trocar o sensor ibs, depois ligaram o meu carro e deixaram ligado por umas 2 horas pra fazer a porcentagem subir, tudo isso sendo monitorado pelo scaner, ai desligaram, e ligaram farol, radio, seta ( todos os consumidores) , pra fazer ela descarregar e depois ligaram de novo para ver quanto tempo subia de novo e realmente subiu até uns 90% , 1 hora e meia ligado. 

Vendo o que me explicou , eles deixaram o sensor ibs descalibrado, porque o fato de tirar um e colocar outro não calibra ele ( trocaram meu sensor para fazer um teste ) , achavam que o problema poderia ser ele, mas não é.

Realmente, 6 horas com o carro ligado teria que funcionar o SS, e o CCA realmente está boa , o que realmente está fazendo o SS parar é porque está caindo de 76% e caindo muitas vezes e não subindo, isso pelo q me explicou por conta da descalibração que não fizeram ( eles fizeram a reaprendizagem e carga lenta da bateria em outra concessionária em abril de 2019) , mas acho que não fizeram certo, pois parou de novo mt rápido .

Então , o carro do seu filho está normal, 45 dias, em uns 2 volta a funcionar, ta ok, o meu 1 dia parado, já não funciona mais 

Muito obrigado pela explicação , eu vou levar segunda na concessionária e vou ficar de olho no que eles vão fazer, se não resolver , eu mesmo irei fazer o procedimento que mostrou. Eu só não tenho o carregador, mas eu tento arrumar um . 

Bem eu acho que pode ser o sensor descalibrado... é difícil afirmar... o procedimento acima mencionado foi para verificar se o alternador esta repondo a carga, mas isso que foi feito não é necessário, basta ter o equipamento de leitura de carga... vai saber

Como funciona o SS e o IBS leia... pode te ajudar

As informações do estado da bateria são monitoras pelo sensor IBS e envidas ao BCM via rede LIN.

Não desconecte o IBS. A calibração está na memória volátil. Ao desligar o IBS ele perderá a memória e o S&S poderá não funcionar até que seja feito o autoaprendizado.           IMPORTANTE; (pode ser aqui o erro do seu carro)

O IBS (Intelligent Battery Sensor) é uma unidade eletrônica que monitora: Estado de carga da bateria. Estado de saúde da bateria. Temperatura da Bateria. Tensão da bateria.

SOC: (State of Charge: estado de carga) que representa em percentual a carga da bateria em relação à sua capacidade nominal. Para a função S&S deve ser de maior ou igual a 75%.

SOH: (State of Health: estado de saúde) que representa “o envelhecimento” da bateria, ou melhor, representa em percentual a capacidade real da bateria em relação à nominal. Seu valor deve ser maior que 60% para a função S&S. Esta condição é importante porque, com o decorrer do tempo, a bateria é sujeita a um processo de envelhecimento irreversível que reduz a capacidade de ser totalmente recarregada e assim a possibilidade de fornecer toda a energia que uma nova bateria poderia armazenar.

Veja bem se o SOC estiver com mais de 75% e o SOH estiver abaixo de 60% o sistema não atua! Por isso da recalibração

SOF: (State of Function: estado de funcionamento) expresso em Volts, representa o pico mínimo de tensão que pode ser atingido durante a fase de arranque. Para a função S&S o SOF deve ser maior que 8,2 V.

********** Após o desconexão do IBS ou a troca da bateria, o sensor entra em um estado de recalibração. Durante este processo, os cálculos do estado de eficiência da bateria (SOC, SOH e SOF) serão efetuados de forma MENOS PRECISA e com TOLERÂNCIAS MAIORES.*********

Quando o IBS é reconectado, todos os parâmetros estão fora da tolerância.  Ao primeiro arranque do motor, efetua-se a recalibração do SOF. Os outros parâmetros permanecem fora.  Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH. Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado.  Caso a bateria já esteja envelhecida (SOH entre 80 e 60%) o tempo de recalibração será maior..                                                                          Agora te pergunto: como podem fazer tudo isso em 8 horas de serviço???????????????????????????????????? 

Ficou claro agora? Entende o porque estou dizendo que o correto seria fazer isso em casa? Se vc disser isso na ccs vão te chamar de louco ou mentiroso.  

O pessoal da ccs aqui da minha cidade já me conhecem há anos e sabem que sou casca grossa em relação a problemas e que sempre chego armado da informação, da onde tirei e sem contar vantagem pelo amor de Deus, sabem da minha formação: Engenheiro Mecânico/Mecatrônico formado pela USP além ser um grande fuçador em carros kkkkk. me julgo um bom conhecedor de vária tecnologias e  com a  internet  fica muito fácil achar informações que são de meu conhecimento. Então nem se atrevem a me enganar ou fazer serviços pela metade.. Eu nãos ei como é ai. Mas se vc demonstrar conhecimento eles ficam bem espertos.

A decisão é sua, espero que de certo. Sei que  arrumar um carregador as vezes é meio difícil.

Pode parecer loucura, mas se vc for partir para fazer o serviço em casa: retire a bateria do carro, leve a um a. elétrico, peça uma carga lenta de 24 horas pegue de volta monte e siga os procedimentos acima citados. Monitore o período que o SS ira atuar.

Fica difícil dar uma solução a distancia, estou falando em cima do que me escreveu e posso estar errado, mas tudo isso seria o inicio para vc se certificar que o sistema esta ok ou tem algum erro de programação.

Continuo aqui a sua disposição

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Como eu já tenho marcado para levar segunda feira , eu vou tentar mais uma vez, mas vou falar para eles que não quero carro ligado e que quero uma carga lenta da bateria e também a reaprendizagem do sensor , porque pra mim a minha maior dificuldade é eu arrumar o carregador , mas eu vou tentar mais uma vez .

Eu não sabia que carro em garantia não podia ficar mais de um dia na concessionária .

Eu já troquei de concessionária ano passado, eu estava levando onde eu comprei o carro, mas olha o que fizeram no meu parachoque, tudo isso pra testar o start stop. Fiz eles tirarem de outro argo.

A única que eu teria mais perto de mim que não levei ainda é do mesmo grupo que fizeram isso no carro .

IMG-20190509-WA0003.jpg

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8 horas atrás, RLCASARIN disse:

Bem eu acho que pode ser o sensor descalibrado... é difícil afirmar... o procedimento acima mencionado foi para verificar se o alternador esta repondo a carga, mas isso que foi feito não é necessário, basta ter o equipamento de leitura de carga... vai saber

Como funciona o SS e o IBS leia... pode te ajudar

As informações do estado da bateria são monitoras pelo sensor IBS e envidas ao BCM via rede LIN.

Não desconecte o IBS. A calibração está na memória volátil. Ao desligar o IBS ele perderá a memória e o S&S poderá não funcionar até que seja feito o autoaprendizado.           IMPORTANTE; (pode ser aqui o erro do seu carro)

O IBS (Intelligent Battery Sensor) é uma unidade eletrônica que monitora: Estado de carga da bateria. Estado de saúde da bateria. Temperatura da Bateria. Tensão da bateria.

SOC: (State of Charge: estado de carga) que representa em percentual a carga da bateria em relação à sua capacidade nominal. Para a função S&S deve ser de maior ou igual a 75%.

SOH: (State of Health: estado de saúde) que representa “o envelhecimento” da bateria, ou melhor, representa em percentual a capacidade real da bateria em relação à nominal. Seu valor deve ser maior que 60% para a função S&S. Esta condição é importante porque, com o decorrer do tempo, a bateria é sujeita a um processo de envelhecimento irreversível que reduz a capacidade de ser totalmente recarregada e assim a possibilidade de fornecer toda a energia que uma nova bateria poderia armazenar.

Veja bem se o SOC estiver com mais de 75% e o SOH estiver abaixo de 60% o sistema não atua! Por isso da recalibração

SOF: (State of Function: estado de funcionamento) expresso em Volts, representa o pico mínimo de tensão que pode ser atingido durante a fase de arranque. Para a função S&S o SOF deve ser maior que 8,2 V.

********** Após o desconexão do IBS ou a troca da bateria, o sensor entra em um estado de recalibração. Durante este processo, os cálculos do estado de eficiência da bateria (SOC, SOH e SOF) serão efetuados de forma MENOS PRECISA e com TOLERÂNCIAS MAIORES.*********

Quando o IBS é reconectado, todos os parâmetros estão fora da tolerância.  Ao primeiro arranque do motor, efetua-se a recalibração do SOF. Os outros parâmetros permanecem fora.  Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH. Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado.  Caso a bateria já esteja envelhecida (SOH entre 80 e 60%) o tempo de recalibração será maior..                                                                          Agora te pergunto: como podem fazer tudo isso em 8 horas de serviço???????????????????????????????????? 

Ficou claro agora? Entende o porque estou dizendo que o correto seria fazer isso em casa? Se vc disser isso na ccs vão te chamar de louco ou mentiroso.  

O pessoal da ccs aqui da minha cidade já me conhecem há anos e sabem que sou casca grossa em relação a problemas e que sempre chego armado da informação, da onde tirei e sem contar vantagem pelo amor de Deus, sabem da minha formação: Engenheiro Mecânico/Mecatrônico formado pela USP além ser um grande fuçador em carros kkkkk. me julgo um bom conhecedor de vária tecnologias e  com a  internet  fica muito fácil achar informações que são de meu conhecimento. Então nem se atrevem a me enganar ou fazer serviços pela metade.. Eu nãos ei como é ai. Mas se vc demonstrar conhecimento eles ficam bem espertos.

A decisão é sua, espero que de certo. Sei que  arrumar um carregador as vezes é meio difícil.

Pode parecer loucura, mas se vc for partir para fazer o serviço em casa: retire a bateria do carro, leve a um a. elétrico, peça uma carga lenta de 24 horas pegue de volta monte e siga os procedimentos acima citados. Monitore o período que o SS ira atuar.

Fica difícil dar uma solução a distancia, estou falando em cima do que me escreveu e posso estar errado, mas tudo isso seria o inicio para vc se certificar que o sistema esta ok ou tem algum erro de programação.

Continuo aqui a sua disposição

Agradeço muito pela explicação que me deu, com certeza vai me ajudar bastante, eu também sou bem interessado no assunto, tanto pra tentar resolver , quanto por aprender sobre o sistema que é relativamente novo ( pelo menos no argo), e se você compra um carro zero o mínimo que vc espere é que tudo funcione.

Se a concessionária não resolver vou fazer o que me disse, que realmente não é dificil .

Mais uma vez agradeço por me responder e tentar me ajudar .

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Heitor bom dia

Boa sorte hoje! Espero que de certo! 

Agora sobre o parachoques acho que vc deveria exigir o reparo imediatamente! Que é isso???

Absurdo um negocio desses! Faz tempo que isso ocorreu? Não deixe passar em branco.

Uma coisa é vc raspar o SEU carro até ai tudo bem. Outra é a ccs especializada fazer isso! Fim dos tempos mesmo.

Nos mantenha informado!

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Boa tarde, primeiramente obrigado por toda ajuda e suporte.

Então o para choque foi em agosto do ano passado , tinha deixado o carro para verem o start stop, a primeira vez que ele apresentou problema. Quando fui buscar o carro , olhei ele todo, inclusive embaixo, ele não tinha nenhum ralado porque eu tomo o maior cuidado nas valetas , dai estava esse absurdo, um carro com 9 meses de uso fizeram isso, um carro q estava com 6000 km. Eu exigi um para choque novo de outro argo zero. Foi um dia td de stress , mas tiraram de outro argo ( vermelho alpine) e colocaram , tudo isso acompanhado por mim . Eles queriam retocar, eu dias e não aceito retoque , carro novo com parachoque retocado , quero outro parachoque.

E olha a sacanagem, o meu para choque ralado foi parar em um carro zero, q ainda estava com as proteções nas portas e para choque .

Isso daria ate um tópico aqui no forum para olharem o carro quando for buscar na concessionária .

Realmente um absurdo, por isso eu parei de levar nessa concessionária, foi lá que tirei o carro zero que por sinal demorou 4 meses depois da carta PCD sair, esse carro foi PCD.

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13 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Boa tarde, primeiramente obrigado por toda ajuda e suporte.

Então o para choque foi em agosto do ano passado , tinha deixado o carro para verem o start stop, a primeira vez que ele apresentou problema. Quando fui buscar o carro , olhei ele todo, inclusive embaixo, ele não tinha nenhum ralado porque eu tomo o maior cuidado nas valetas , dai estava esse absurdo, um carro com 9 meses de uso fizeram isso, um carro q estava com 6000 km. Eu exigi um para choque novo de outro argo zero. Foi um dia td de stress , mas tiraram de outro argo ( vermelho alpine) e colocaram , tudo isso acompanhado por mim . Eles queriam retocar, eu dias e não aceito retoque , carro novo com parachoque retocado , quero outro parachoque.

E olha a sacanagem, o meu para choque ralado foi parar em um carro zero, q ainda estava com as proteções nas portas e para choque .

Isso daria ate um tópico aqui no forum para olharem o carro quando for buscar na concessionária .

Realmente um absurdo, por isso eu parei de levar nessa concessionária, foi lá que tirei o carro zero que por sinal demorou 4 meses depois da carta PCD sair, esse carro foi PCD.

Infelizmente Heitor essa prática é mais comum do que imaginamos.

Com certeza seu parachoques foi retocado e foi embora com um carro zero.

E o SS?? Alguma novidade?

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Em 28/01/2020 em 07:33, RLCASARIN disse:

Infelizmente Heitor essa prática é mais comum do que imaginamos.

Com certeza seu parachoques foi retocado e foi embora com um carro zero.

E o SS?? Alguma novidade?

Bom dia 

Na sexta feira a concessionária me ligou desmarcando, pois alegaram que o engenheiro não pode vim , irão remarcar uma nova data , ontem a fiat ( fábrica) ligou para saber se eu levei o carro, ai expliquei o ocorrido. Por enquanto sem nenhuma novidade .

Dependendo como for, vou fazer o procedimento que me explicou.

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Bom dia

É complicado, a verdade é uma só. O Argo rompeu varias barreiras na Fiat, deu um salto tecnológico grande, incorporando tecnologias da Chrysler e com certeza não estavam totalmente preparados para isso.

Os "mula" rodam quase 24 horas por dia ou seja, a bateria esta super carregada e provavelmente o ss irá atuar. mas quando o carro cai nas mãos do consumidor que cada um usa de um jeito, ai surgem os problemas e até entenderem o que realmente acontece.... ficamos dessa maneira.

isso não é fato exclusivo do Argo, é de todos os  carros novos, de todas as montadoras. Por exemplo: no Creta existe uma capa de coluna do lado externo que é só encaixada.... item que virou alvo de furto.... agora estamos falando de um carro de 100 mil. Como isso ocorre? Um erro grosseiro desse. Peças encaixadas do lado externo do carro? Brasil? Arfff

Lançamento do Fox, tinha uma trava que cortava o dedo, Novo Polo entra agua no p.malas, ONix que pega fogo e por ai vai

Mas isso é conversa de muitas horas srsrsrs

 

Continue mantendo o post vivo com suas observações

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52 minutos atrás, RLCASARIN disse:

Bom dia

É complicado, a verdade é uma só. O Argo rompeu varias barreiras na Fiat, deu um salto tecnológico grande, incorporando tecnologias da Chrysler e com certeza não estavam totalmente preparados para isso.

Os "mula" rodam quase 24 horas por dia ou seja, a bateria esta super carregada e provavelmente o ss irá atuar. mas quando o carro cai nas mãos do consumidor que cada um usa de um jeito, ai surgem os problemas e até entenderem o que realmente acontece.... ficamos dessa maneira.

isso não é fato exclusivo do Argo, é de todos os  carros novos, de todas as montadoras. Por exemplo: no Creta existe uma capa de coluna do lado externo que é só encaixada.... item que virou alvo de furto.... agora estamos falando de um carro de 100 mil. Como isso ocorre? Um erro grosseiro desse. Peças encaixadas do lado externo do carro? Brasil? Arfff

Lançamento do Fox, tinha uma trava que cortava o dedo, Novo Polo entra agua no p.malas, ONix que pega fogo e por ai vai

Mas isso é conversa de muitas horas srsrsrs

 

Continue mantendo o post vivo com suas observações

Bom dia

Então, o grande teste no carro realmente está com o consumidor, e as montadoras não estão preparadas para resolver ... 

Sobre o meu Start Stop ele não voltou mais a funcionar, já tem mais de 1 semana que ele não ativa , eu não usei o carro 2 dias , mas rodei nesses 5 dias uns 40 Km , se eu soltar o cabo do sensor ibs ele funciona, levando a crer que a minha bateria está com carga baixa ou o sensor descalibrado como vc me disse.

Agradeço pelas respostas e pela ajuda que está tendo comigo . 

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Heitor....

Se vc estiver disposto da fazer um teste nesse fds. Se a bateria estiver com mais de 75% e o sensor estiver descalibrado vc pode fazer o seguinte para uma verificação e ate mesmo ver se o sistema volta a funcionar. 

E basicamente o que escrevi anteriormente, mas desconsidere a carga:, é o procedimento d r ecalibração do sensor.

Desconecte o terminal negativo da bateria (não o de serviço aquele que vc aperta um botão) desconecte o terminal por completo, incluindo  IBS (acho que uma chave de 10 ou 11 mm)

Deixe-a bateria descansando por umas 2 horas.

Reconecte o cabo com o IBS, de a partida e deixe o carro em marcha lenta por uns 5 minutos. Desligue o motor. Espere umas 4 horas e saia com carro, de uma voltinha.

O SS ´provavelmente não ira funcionar, pois o IBS esta em fase de aprendizado, visto que o sensor foi zerado durante a retirada do terminal. 

Quando o IBS é reconectado, todos os parâmetros estão fora da tolerância.  Ao primeiro arranque do motor, efetua-se a recalibração do SOF. Os outros parâmetros permanecem fora.  Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH. Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado.  Caso a bateria já esteja envelhecida (SOH entre 80 e 60%) o tempo de recalibração será maior.

Isso acima é uma compilação do que escrevi anteriormente. O máximo que poderá acontecer é o SS não funcionar.

 

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1 hora atrás, RLCASARIN disse:

Heitor....

Se vc estiver disposto da fazer um teste nesse fds. Se a bateria estiver com mais de 75% e o sensor estiver descalibrado vc pode fazer o seguinte para uma verificação e ate mesmo ver se o sistema volta a funcionar. 

E basicamente o que escrevi anteriormente, mas desconsidere a carga:, é o procedimento d r ecalibração do sensor.

Desconecte o terminal negativo da bateria (não o de serviço aquele que vc aperta um botão) desconecte o terminal por completo, incluindo  IBS (acho que uma chave de 10 ou 11 mm)

Deixe-a bateria descansando por umas 2 horas.

Reconecte o cabo com o IBS, de a partida e deixe o carro em marcha lenta por uns 5 minutos. Desligue o motor. Espere umas 4 horas e saia com carro, de uma voltinha.

O SS ´provavelmente não ira funcionar, pois o IBS esta em fase de aprendizado, visto que o sensor foi zerado durante a retirada do terminal. 

Quando o IBS é reconectado, todos os parâmetros estão fora da tolerância.  Ao primeiro arranque do motor, efetua-se a recalibração do SOF. Os outros parâmetros permanecem fora.  Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH. Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado.  Caso a bateria já esteja envelhecida (SOH entre 80 e 60%) o tempo de recalibração será maior.

Isso acima é uma compilação do que escrevi anteriormente. O máximo que poderá acontecer é o SS não funcionar.

 

Eu vou fazer sim, dai eu te passo o que aconteceu , é bom também para a gente ajudar o pessoal que está com problema no Start Stop , eu tenho um video que eu fiz , vou deixar o link para vc ver , tem uns comentários embaixo de outras pessoas que estão com o mesmo problema.

Se puder assistir, é exatamente isso que está acontecendo.

 

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Verifiquei o vídeo.....

No final dele quando vc retira o terminal do sensor, vc esta zerando ele, mas o procedimento de aprendizado esta errado!!!!!!! 

Não posso afirmar, mas ao que tudo indica o IBS esta sem calibração.

Putz Heitor, faça o que disse sem medo. Vc já fez isso nesse vídeo. Acredito que se a bateria tiver o mínimo de carga (75% por isso disse do carregador) e vc fizer o procedimento acho que seus problemas podem ser sanados. É uma tentativa que vai depender de quanta energia esta acumulada na bateria.

Vc tira e coloca logo em seguida e sai andando.... pode ser que nesse procedimento ele se perca nos parâmetros de ajsute. Como foi dito tem que dar partida esperar em m. lenta e desligar. 

Leia novamente: Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH. Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado

Vc desconectou/conectou e saiu andando, faltou pelo menos 4 horas de calibração, depois disso uma partida e depois de 5 paradas de 8 a 12 horas tudo fica zerado...

Como é final de semana, aproveite na sexta final da tarde.... tire o terminal completo da bateria, não só do IBS. Deixe umas 2 horas td desligado.... ai religue... de a partida e deixe em marcha lenta por uns 5 minutos ou mais (sugiro uns 10) desligue o carro e deixe ele "dormir" noite inteira. No outro dia cedo ligue novamente, mais uns 10 minutos. Se vc puder ficar mais umas 4 horas sem usar, seria bom... depois disso toque a vida, use o carro e espere pelo menos uns 2 dias para ver se ele ressuscita.

Vc diz 40 km em 5 dias..... isso não importa, o que importa é tempo que o motor ficou ligado. Para qualquer bateria é melhor rodar 5 km em 2 hora do que 50 em 1.

A potencia como disse anteriormente: Em física é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. Ou seja esta ligado ao TEMPO não a distancia precorrida.

 

 

Verifiquei o vídeo.....

No final dele quando vc retira o terminal do sensor, vc já esta zerando ele, mas o procedimento de aprendizado esta errado!!!!!!! 

Não posso afirmar, mas ao que tudo indica o IBS esta sem calibração.

Putz Heitor, faça o que disse sem medo. Vc já fez isso nesse vídeo. Acredito que se a bateria tiver o mínimo de carga (75% por isso disse do carregador, pra certificar a carga mínima) e vc fizer o procedimento acho que seus problemas podem ser sanados. É uma tentativa que vai depender de quanta energia esta acumulada na bateria nesse momento em seu carro.

Vc tira e coloca logo em seguida e sai andando.... pode ser que nesse procedimento ele se perca nos parâmetros de ajsute. Como foi dito tem que dar partida esperar em m. lenta e desligar. 

Leia novamente: Após um período de stand by conectado superior a quatro horas ou ao menos um arranque, é recalibrado o SOH. Após cinco períodos de stand by de oito a doze horas combinado com uma série de arranques, o SOH é recalibrado

Vc desconectou/conectou e saiu andando, faltou pelo menos 4 horas de calibração, depois disso uma partida e depois de 5 paradas de 8 a 12 horas tudo fica zerado...

Como é final de semana, aproveite na sexta final da tarde.... tire o terminal negativo da bateria completo, não só do IBS. Deixe umas 2 horas td desligado.... ai religue... de a partida e deixe em marcha lenta por uns 5 minutos ou mais (sugiro uns 10) desligue o carro e deixe ele "dormir" (com o terminal da bateria ligado, uma vez religado não mexa mais, caso faça repita todo o procedimento novamente) a noite inteira. No outro dia cedo ligue novamente, mais uns 10 minutos em marcha lenta. Se vc puder ficar mais umas 4 horas sem usar, seria bom... depois disso toque a vida, use o carro e espere pelo menos uns 2 dias para ver se ele ressuscita.

Vc diz 40 km em 5 dias..... isso não importa, o que importa é tempo que o motor ficou ligado. Para qualquer bateria é melhor rodar 5 km em 2 hora do que 50 em 1.

A potencia como disse anteriormente: Em física é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. Ou seja esta ligado ao TEMPO não a distancia percorrida.

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Bom dia...

Eu comecei a fazer o que me instruiu , se não resolver , tentarei arrumar um carregador e aprender como carregar ( nunca fiz isso com carregador de carga lenta), somente carregador com lampada.

Bom, as 21:00 do dia 30 de janeiro (quinta feira) eu soltei o cabo de serviço e o do sensor, e com uma chave 10 tirei o sensor IBS do carro, deixei descansar por 2 horas .

As 23:00 coloquei ele novamente no carro , apertando com a chave 10 e ligando os 2 cabos novamente.

Liguei o carro por 10 minutos ( a ventoinha até ligou ) , desliguei e agora esta lá descansando .

Hj dia 31/01 ( sexta feira ) , ligarei o carro por 10 minutos as 7:40 da manha ( estou escrevendo assim pq é o q farei amanha nessa segunda parte), ficara ligado por 10 minutos.

Vou trabalhar com outro carro pra deixar ele descansar por 4 horas . 

Mais ou menos meio dia vou em casa e busco o Argo para testar , como VC disse pode ser que demore uns 2 dias ainda.

Fiz certo? Ou errei em algum processo?

Depois q eu buscar meu percurso sera em tempo ate o serviço 10 min ligado, no serviço umas 5 horas lá desligado.

De lá vou pra casa da minha namorada, uns 20 minutos de percurso, dai vai ficar desligado umas 7 horas . Pra voltar uns 20 min . Sera esse o meu percurso .

Mais uma vez agradeço por todo o suporte .

Em anexo a foto do sensor fora

IMG-20200130-WA0011.jpeg

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Bom dia Heitor 

Sim é isso mesmo! Perfeito! Esse é procedimento.

Quando vc sair a tarde, de uma 2 partidas extras durante o trajeto (deligue e ligue novamente).

Se vc tiver mais de 75% de carga e o IBS estiver ok, pode ter certeza que ira funcionar. Obvio que existem ouros parâmetros, tipo, cinto, porta aberta, reabastecimento.... se td estiver ok.... vai rolar sim..

sobre a carga... carregador não tem segredo de uso, tomada AC, plugs na bateria ajuste de corrente (qdo tiver) e é só ligar e esperar.

Não acho certo vc comprar um carregador para testar o procedimento, o lance do carregador de lâmpada é que não tem nenhum monitoramento. Eu não gosto particularmente.

Mas se vc já usou, pode colocar uma lâmpada incandescente de 60W e umas 12 horas de carga em media....

Se funcionar o procedimento o que vc pode fazer: Infelizmente pagar um carga lenta na sua bateria em um a. elétrico. Retire ela e leve. Mas eu faria isso somente se o depois de um tempo o sistema parar de atuar.. Me parece eu seu carro fica um bom tempo parado (como o de todos). e se vc estiver no limiar do funcionamento, o sistema funciona e não funciona.

Segunda meu filho (Heitor também) vai voltar a rodar com o HGT, desde o último uso está parado há uns 30 dias mais ou menos (esta cheio de pó em um canto da garagem). Tem que abastecer, ou seja.... não esperamos milagres no funcionamento. O detalhe é qto tempo vai demorar para voltar?

Edited by RLCASARIN
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6 horas atrás, RLCASARIN disse:

Bom dia Heitor 

Sim é isso mesmo! Perfeito! Esse é procedimento.

Quando vc sair a tarde, de uma 2 partidas extras durante o trajeto (deligue e ligue novamente).

Se vc tiver mais de 75% de carga e o IBS estiver ok, pode ter certeza que ira funcionar. Obvio que existem ouros parâmetros, tipo, cinto, porta aberta, reabastecimento.... se td estiver ok.... vai rolar sim..

sobre a carga... carregador não tem segredo de uso, tomada AC, plugs na bateria ajuste de corrente (qdo tiver) e é só ligar e esperar.

Não acho certo vc comprar um carregador para testar o procedimento, o lance do carregador de lâmpada é que não tem nenhum monitoramento. Eu não gosto particularmente.

Mas se vc já usou, pode colocar uma lâmpada incandescente de 60W e umas 12 horas de carga em media....

Se funcionar o procedimento o que vc pode fazer: Infelizmente pagar um carga lenta na sua bateria em um a. elétrico. Retire ela e leve. Mas eu faria isso somente se o depois de um tempo o sistema parar de atuar.. Me parece eu seu carro fica um bom tempo parado (como o de todos). e se vc estiver no limiar do funcionamento, o sistema funciona e não funciona.

Segunda meu filho (Heitor também) vai voltar a rodar com o HGT, desde o último uso está parado há uns 30 dias mais ou menos (esta cheio de pó em um canto da garagem). Tem que abastecer, ou seja.... não esperamos milagres no funcionamento. O detalhe é qto tempo vai demorar para voltar?

Bom dia

Eu vou buscar o carro meio dia , dai no trajeto eu desligo e ligo 2 vezes , e vou te mantendo informado.

Tira uma dúvida pra mim, a bateria start stop usa o mesmo carregador de uma bateria normal? O fato de ser carga lenta é somente porque ela fica mais horas carregando?

O ajuste da corrente como seria?

 

Testeira o carro , andei 1 km e desliguei, foram 3 min ligado, depois mais uns 7 ligado , não entrou o start stop, desligue novamente e liguei , agora ele ficara 4 horas desligado , usarei mais uns 20 min hj com transito .

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Bom dia

Sim o carregador é o mesmo, a bateria do start stop recebe o mesmo tipo de carregamento das normais.

Eu deixaria a corrente em torno de 1,8 A por umas 12 horas.....

O procedimento que vc fez esta correto, acho que agora é esperar e torcer pra que vc tenha carga na bateria suficiente para o sistema atuar.

Hj o HGT volta a rodar, vms ver qto tempo o SS demorará a voltar a funcionar. São 10 km de ida para faculdade e 10 de volta, porém o transito aqui é complicado, imensamente cheio de motoristas abusados fazendo com que os precavidos andem devagar e devido  a isso o fluxo muitas vezes não flui fora o grande número de semáforos de 3 ou ate mesmo 4 tempos ( o numero de carros cresceu muito e a cidade não comporta muito bem isso), então leva-se quase 30 minutos entre anda para. Com isso  a carga logo será reposta (assim espero). 

Se vc tem pressa no funcionamento do SS a melhor forma é vc dar a carga (que marca é sua bateria?). mas lembre-se se tirar ela do lugar, vai ter que recalibrar o IBS,  se der a carga com le a no locar, somente desligue o terminal de serviço.

 

 

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Boa tarde

Então , depois do que vc me passou eu andei com o carro sexta, sábado, ontem e hoje.

Na sexta sai do serviço, carro ligado uns 20 min, desligado umas 7 horas, depois mais uns 15 min, desligado a noite toda ( mais ou menos umas 10 horas desligado ).

No sábado uns 30 min ligado , desligado umas 2 horas, depois mais uns 20 min ligado e 10 horas desligado.

No domingo uns 20 min ligado e umas 9 horas desligado, depois mais uns 20 min ligado e depois umas 15 horas desligado ( em casa a noite de um dia para o outro )

Hj o carro ficou ligado das 14 as 15 horas, depois desligado meia hora, usei mais 30 min , desliguei mais 30 e usei mais 30 min.

O meu start stop até agora não funcionou . O q vc acha q está acontecendo?

A Fiat me ligou estão encaminhando um engenheiro pra ver o carro .

Será q é bateria? Essa carga não chega nos 76% nunca .

 

 

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bom dia Heitor

O que eu entendo. Ao meu ver vc esta com a carga da bateria baixa (menos de 75%) e isso é inibidor ao SS, como vc usa pouco (assim como eu) pode ser que demore ate que ela atinja o mínimo. Por isso disse da carga. 

Agora vc tem o IBS calibrado, mas somente isso não é o suficiente. Esse parâmetro dos 75% é muito apertado. 

Infelizmente agora vc tem poucas saídas: usa o carro e veja se atinge o patamar mínimo (o quanto eu não sei dizer) ou dá uma carga e veja como se comporta.

O que eu faria: como a calibração ainda não surtiu efeito (provavelmente devido a carga) e o técnico (duvido que seja um engenheiro) da Fiat vem, use o carro e espere sua avaliação. Se for identificado a falha na bateria, uma nova deverá reposta. Sugiro da marca Moura ( a mesma do meu HGT) que aqui funciona muito bem. 

Seu carro não anda na reserva? Ou com pouco combustível? Ouvi relatos que isso é inibidor (não confirmo)

Outros detalhes

1- Se o veiculo estiver com álcool, o sistema requer maior carga da bateria, ou seja os parâmetros mudam de acordo com a leitura da sonda lambda. Faz sentido, pois o álcool demanda maior energia para partida.

2- O pouco uso do carro, não é o suficiente para carregar a bateria no parâmetro mínimo, não adianta substituir a bateria.

3- O veículos com motores 1.8 tem parâmetros mais altos de energia para o sistema funcionar, por isso o foco do problema esta concentrado mais nesses modelos

4- Veículos 1.0 e 1.3 possuem o mesmo sistema elétrico dos 1.8, porem o motor é menor e alguns itens eletrônicos não são disponíveis.

 

 

 

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1 hora atrás, RLCASARIN disse:

bom dia Heitor

O que eu entendo. Ao meu ver vc esta com a carga da bateria baixa (menos de 75%) e isso é inibidor ao SS, como vc usa pouco (assim como eu) pode ser que demore ate que ela atinja o mínimo. Por isso disse da carga. 

Agora vc tem o IBS calibrado, mas somente isso não é o suficiente. Esse parâmetro dos 75% é muito apertado. 

Infelizmente agora vc tem poucas saídas: usa o carro e veja se atinge o patamar mínimo (o quanto eu não sei dizer) ou dá uma carga e veja como se comporta.

O que eu faria: como a calibração ainda não surtiu efeito (provavelmente devido a carga) e o técnico (duvido que seja um engenheiro) da Fiat vem, use o carro e espere sua avaliação. Se for identificado a falha na bateria, uma nova deverá reposta. Sugiro da marca Moura ( a mesma do meu HGT) que aqui funciona muito bem. 

Seu carro não anda na reserva? Ou com pouco combustível? Ouvi relatos que isso é inibidor (não confirmo)

Outros detalhes

1- Se o veiculo estiver com álcool, o sistema requer maior carga da bateria, ou seja os parâmetros mudam de acordo com a leitura da sonda lambda. Faz sentido, pois o álcool demanda maior energia para partida.

2- O pouco uso do carro, não é o suficiente para carregar a bateria no parâmetro mínimo, não adianta substituir a bateria.

3- O veículos com motores 1.8 tem parâmetros mais altos de energia para o sistema funcionar, por isso o foco do problema esta concentrado mais nesses modelos

4- Veículos 1.0 e 1.3 possuem o mesmo sistema elétrico dos 1.8, porem o motor é menor e alguns itens eletrônicos não são disponíveis.

 

 

 

Bom dia

Realmente concordo com você de estar 75%, o ponto que eu não entendo é demorar tanto para chegar nesse valor, não chega nunca, até falei com vc que fiquei com o carro ligado 7 horas voltando de minas e nada de start stop funcionar.

Então com relação a reserva não , ele ta sempre cheio, pois encho o tanque 1 vez por mês.

Eu estou andando no álcool , mas aquela viagem que fiz pra minas em dezembro só usei gasolina, e o carro ficou 7 horas ligado e nada start stop.

Uma coisa que eu não entendo, essa % que a fábrica estipulou não tem nada a ver com o CCA da bateria? Eu levei na Moura para medir a carga da bateria estava com CCA 650, e minha bateria o CCA é 550, estava até a mais, e fui informado que minha bateria está com vida útil 98%, até apareceu no aparelho "BATERIA BOA, NÃO NECESSITA TROCA". Esses valores em % só se consegue ver no Scanner da Mopar , então como saber se realmente a bateria ta boa ou não se nem no painel do carro tem essas informaçoes a não ser a voltagem . 

Eu pedi a troca da bateria na concessionária, me alegaram que a bateria ta ótima. Como assim tá ótima? Se o SS demora entrar sempre pq está abaixo dos 75% , e eu nunca sei se está chegando nos 75 ou se nem saiu do lugar , deveria ter algo mostrando no painel, ( eu sei porque dizem que está boa, pois o CCA está 650 e vida útil da bateria 98%) .

Com essas informaçoes consegue chegar a alguma conclusão?

 

Outro ponto é estar sempre mais de 14 Volts com o carro ligado e mais de 12 volts lesligado 

 

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2 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Bom dia

Realmente concordo com você de estar 75%, o ponto que eu não entendo é demorar tanto para chegar nesse valor, não chega nunca, até falei com vc que fiquei com o carro ligado 7 horas voltando de minas e nada de start stop funcionar.

Então com relação a reserva não , ele ta sempre cheio, pois encho o tanque 1 vez por mês.

Eu estou andando no álcool , mas aquela viagem que fiz pra minas em dezembro só usei gasolina, e o carro ficou 7 horas ligado e nada start stop.

Uma coisa que eu não entendo, essa % que a fábrica estipulou não tem nada a ver com o CCA da bateria? Eu levei na Moura para medir a carga da bateria estava com CCA 650, e minha bateria o CCA é 550, estava até a mais, e fui informado que minha bateria está com vida útil 98%, até apareceu no aparelho "BATERIA BOA, NÃO NECESSITA TROCA". Esses valores em % só se consegue ver no Scanner da Mopar , então como saber se realmente a bateria ta boa ou não se nem no painel do carro tem essas informaçoes a não ser a voltagem . 

Eu pedi a troca da bateria na concessionária, me alegaram que a bateria ta ótima. Como assim tá ótima? Se o SS demora entrar sempre pq está abaixo dos 75% , e eu nunca sei se está chegando nos 75 ou se nem saiu do lugar , deveria ter algo mostrando no painel, ( eu sei porque dizem que está boa, pois o CCA está 650 e vida útil da bateria 98%) .

Com essas informaçoes consegue chegar a alguma conclusão?

 

Outro ponto é estar sempre mais de 14 Volts com o carro ligado e mais de 12 volts lesligado 

 

Heitor

Já pensou que na ocasião que vc rodou as 7 horas seu sensor poderia estar descalibrado?

Eu ate acredito que a bateria esteja boa, nem duvido disso, porem se algum parâmetro não for atendido o SS não ira funcionar.

No painel do carro somente mostra quando esta carregando (14,8 v) não faz sentido ter um monitoramento para o motorista da carga... não me lembro de algum carro ter isso...

Acho que nesse momento o ideal seria saber quanto tem de carga na bateria para fechar o veredito: é carga ou outra coisa? Se for carga, basta repor e verificar se ela segura.

Esta certo a informação no painel, 14 v indica que o alternador esta enviando corrente para bateria, ou seja carregando, qdo vc desliga é natural que ela indique 12, essa é tensão dela.

No do meu filho verificamos somente uma vez a tensão 12,5 V com carro ligado, isso quis dizer que a bateria estava com 100% da carga, ou seja o regulador de tensão do alternador estava simplesmente mantendo a capacidade máxima dela. Porem depois de uns dias do carro parado e volta a rotina de usar pouco, vi que o voltímetro indicava 14,8 v ou seja estava repondo o que perdeu e desde então devido ao baixo uso aqui não me lembro mais  de ter visto essa situação. Por diversas vezes vi 13,5V. Entendo no meu caso que minha bateria provavelmente não esta com toda carga, mas esta sendo mantida num patamar acima dos 75% e com tudo calibrado o SS funciona muito bem.

Hoje não funcionou de novo SS mas depois de um bom tempo parado era de esperar isso.... o voltímetro marca 14,8 v ou seja esta ainda repondo carga, qto tempo vai levar? Não sei. Mas acredito que minha bateria ainda esteja boa no sentido de atingir patamares acima dos 75%, então logo SS vai voltar (assim espero kkkk)

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Em 04/02/2020 em 15:02, RLCASARIN disse:

Heitor

Já pensou que na ocasião que vc rodou as 7 horas seu sensor poderia estar descalibrado?

Eu ate acredito que a bateria esteja boa, nem duvido disso, porem se algum parâmetro não for atendido o SS não ira funcionar.

No painel do carro somente mostra quando esta carregando (14,8 v) não faz sentido ter um monitoramento para o motorista da carga... não me lembro de algum carro ter isso...

Acho que nesse momento o ideal seria saber quanto tem de carga na bateria para fechar o veredito: é carga ou outra coisa? Se for carga, basta repor e verificar se ela segura.

Esta certo a informação no painel, 14 v indica que o alternador esta enviando corrente para bateria, ou seja carregando, qdo vc desliga é natural que ela indique 12, essa é tensão dela.

No do meu filho verificamos somente uma vez a tensão 12,5 V com carro ligado, isso quis dizer que a bateria estava com 100% da carga, ou seja o regulador de tensão do alternador estava simplesmente mantendo a capacidade máxima dela. Porem depois de uns dias do carro parado e volta a rotina de usar pouco, vi que o voltímetro indicava 14,8 v ou seja estava repondo o que perdeu e desde então devido ao baixo uso aqui não me lembro mais  de ter visto essa situação. Por diversas vezes vi 13,5V. Entendo no meu caso que minha bateria provavelmente não esta com toda carga, mas esta sendo mantida num patamar acima dos 75% e com tudo calibrado o SS funciona muito bem.

Hoje não funcionou de novo SS mas depois de um bom tempo parado era de esperar isso.... o voltímetro marca 14,8 v ou seja esta ainda repondo carga, qto tempo vai levar? Não sei. Mas acredito que minha bateria ainda esteja boa no sentido de atingir patamares acima dos 75%, então logo SS vai voltar (assim espero kkkk)

Sensor descalibrado??? Pq estaria?

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