Jump to content

Argo: o maior sucesso da Fiat


jordan

Recommended Posts

Novo Argo começou desacreditado, mas já é o Fiat mais vendido para o consumidor final

 

37330281.jpg

Novo Argo Hatch finalmente caiu no gosto do povo (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

 

Eu fui uma das que não deram muita credibilidade ao novo Argo antes de ele chegar às concessionárias. Sabia, por meio de fontes, que ele viria sem grandes inovações, e quem chega depois tem que trazer algo novo.

 

Porém, logo no primeiro contato com o carro, mudei de ideia. Logo percebi que ele tinha grandes chances de ser o maior acerto da Fiat nos últimos anos. Maior que a Toro.

 

Os primeiros meses do novo Argo no mercado foram ruins. Ele demorou a entrar no “top 10” de vendas. Para um carro que vinha para ser o Fiat mais vendido, parecia uma decepção.

 

Neste mês, o Argo passou a fazer parte da lista dos dez mais emplacados. E, agora, a nova informação: ele passou a ser o Fiat mais vendido para quem realmente importa, o cliente final.

 

Embora ainda esteja atrás de Strada e Mobi no ranking geral, o Argo é o Fiat mais vendido no varejo. Esse é o tipo de venda feito na concessionária, para o consumidor final.

 

Nas vendas de varejo, não há vantagens, nem contratos que valem mais que a qualidade do produto, como nas no atacado (ou diretas). Por isso, elas traduzem o que o consumidor brasileiro realmente quer.

 

E o consumidor brasileiro, finalmente, quer o novo Argo. Seis meses após seu lançamento, ele caiu no gosto do povo.

 

No varejo, o Argo já é o quarto carro mais vendido do País, com 4.197 emplacamentos em novembro. Isso tem um grande significado: ele deixa para trás potências mercadológicas como Gol e Prisma.

 

Na verdade, pode-se dizer que o novo Argo é o primeiro do resto. À frente dele estão apenas os três imbatíveis: Onix, HB20 e Ka.

 

1496872770825.jpg

Para comprar: estilo

 

O Argo agrada pelo visual, e não importa o ângulo em que ele esteja sendo observado. Às vezes lembra o Tipo (principalmente quando visto de frente); às vezes se assemelha ao Gol (por causa da coluna traseira). Mas o fato é que o hatch, cujo estilo foi desenvolvido no Brasil, é bem atraente.

 

1496872802154.jpg

Para comprar: equipamentos

 

O sistema start&stop é item de série até na versão Drive 1.0 (a foto é da versão HGT). Além disso, o modelo básico vem com Isofix (para fixação de cadeira infantil), direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, travas e vidros dianteiros elétricos.

 

1496872801495.jpg

Para comprar: acabamento

 

O revestimento de painel e laterais é feito de material rígido, mas a textura é agradável ao toque e aos olhos. Dependendo da versão, a faixa que atravessa o painel é acetinada no tom vermelho (HGT) ou cinza (Drive e Precision)

 

1496872801783.jpg

Para comprar: dirigibilidade

 

Graças ao bom acerto de suspensão, o Argo apresenta pouca inclinação da carroceria em curvas. A direção elétrica também mostrou precisão, e o motor 1.8 responde muito bem.

 

1496872801264.jpg

Para comprar: desempenho

 

A Fiat ainda não lançou o Argo 1.0, mas os carros que dirigimos (1.8 e 1.3) não desapontam. O 1.8 de 139 cv é o mesmo da picape Toro e do Jeep Renegade. Num hatch de 4 metros e relativamente leve, ele dá conta do recado com facilidade. O 1.3 (109 cv) também dá boa agilidade ao carro, principalmente no uso urbano.

 

1496872770899.jpg

Para não comprar: preço do 1.0

 

O Argo mais barato, versão Drive 1.0 com câmbio manual, sai por R$ 46.800. Completo, salta para R$ 51.190. Nesse caso, ele vem com central multimídia de 7' sensível ao toque, volante com comandos de som e telefone, câmera de ré com sensores de obstáculos e vidros elétricos também atrás, entre outros itens.

 

1496872829151.jpg

Para não comprar: falta de cuidado nos detalhes

 

Ao se abrir o porta-luvas, a tampa despenca de uma vez, sem aquele efeito de 'câmera lenta' tão comum hoje em dia.

 

1496872801960.jpg

Para não comprar: muitos 'botões sem função'

 

No canto esquerdo do painel, em volta do botão dos faróis auxiliares, parece que há diversas teclas sem função. Mas é apenas um recurso de estilo que não teve muito bom resultado, já que nada ali é de apertar. Fica a impressão de que são chaves de 'reserva' para equipamentos que o Argo não tem.

 

1496872801868.jpg

Para não comprar: ajuste da coluna de direção

 

A coluna de direção é regulável somente em altura, e não em profundidade. Além disso, o ajuste de altura do banco do motorista é feito por uma alavanca muito fina. E há uma curiosidade: no modelo com air bag lateral, a alavanca fica do lado direito. Sem a bolsa, o comando está do lado esquerdo.

 

1496872801261.jpg

Para não comprar: apoio de mão sem mola

 

Os apoios de mão não têm mola para amortecer o retorno, o que suavizaria o movimento quando se solta a alça. Sem elas, a peça volta de uma vez, dando um baque seco no teto.

 

Terceiro colocado no varejo, o Ka já é ameaçado pelo hatch da Fiat. Em novembro, registrou 4.608 emplacamentos. Onix e HB20 estão com mais vantagem (nas casas dos 11 mil e 7 mil exemplares vendidos, respectivamente).

 

Hoje, a Fiat, que vem perdendo espaço nas vendas no varejo, é em contrapartida a que mais vende no atacado. As vendas diretas são o que ainda sustentam a montadora na vice-liderança do mercado.

 

Imagine, então, o que vai acontecer quando a Fiat começar a trabalhar forte com o Argo no atacado! Briga pela liderança de vendas? Não dá para descartar.

 

Isso porque, hoje, o Argo não tem representatividade no atacado. Nesse ranking, foi apenas 33º em novembro, com 818 unidades vendidas. Porém, ele pode vir a ter. Basta a Fiat querer. Onix, HB20 e Ka que se cuidem.

 

RAZÕES DO SUCESSO

 

O Polo, que chegou recentemente, é um modelo melhor que o Argo. Mas só na versão de topo.

 

No recente comparativo entre o Fiat e o Polo, e também contra Onix e HB20, todos em versões intermediárias, o novo Argo se mostrou uma opção melhor.

 

Ele custa menos que o Polo intermediário, e é mais bem equipado. Conseguiu se destacar também ante HB20 e Onix.

 

São as versões intermediária e de entrada que realmente vendem. Então, podem se preparar: o novo Argo ainda vai crescer muito. A Fiat, finalmente, acertou.

 

Fonte: Jornal do Carro/Estadão

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...