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Troca do líquido de arrefecimento


acapjun

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O manual do argo 1.0/1.3 informa que o líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 2 anos. Alguém que já tenha efetuado está troca, poderia informar o custo deste serviço, queria ter uma noção antes de fazer no meu.

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21 horas atrás, acapjun disse:

O manual do argo 1.0/1.3 informa que o líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 2 anos. Alguém que já tenha efetuado está troca, poderia informar o custo deste serviço, queria ter uma noção antes de fazer no meu.

Sim, já realizei. Em média R$ 100,00, fora da concessionária.

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  • 2 weeks later...

Nos Argos mais novos estranhamente a FIAT mudou a troca pra 10 anos em 10 anos, uma piada na minha opinião. Tá querendo copiar a Honda, que nem ela bota mais esse tempo todo nos manuais, bota 5 anos agora, que já acho bem mais razoável. Com 5 anos o aditivo já fica bem degradado, por melhor que seja ele. 

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O manual do 20/21 continua Petronas Coolant UP e fala em 10 anos pra troca! Se vocês prestarem atenção, a FIAT ta cagando nos manuais! Tenho um topico aqui falando sobre os manuais vindo incompletos. Baixem a versão PDF do site e comparem com o manual de vocês. O do site ta muito mais completo. 

 

Procurei esse aditivo da MOPAR e só acha importado! Acho que nem concessionária deve ter ainda... devem ter o Petronas somente. Falam em diluiçao 50/50, os que achei na Internet ja vem até diluido, mas medindo a densidade do liquido que veio no nosso 20/21, só tem 35% de aditivo e não 50%, medimos por refratômetro e termo-densimetro.  https://www.amazon.com.br/Mopar-Anos-150-000-Coolant-Pré-misturado/dp/B017DP43ZC

 

Mudaram o óleo também no 21/21, baixei o manual aqui e vi la: MOPAR MAX PRO SYNTHETUC 0w20 SP. So vai achar em concessionaria isso daí e olhe la! 

Edited by Rauser
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  • 2 weeks later...

Se as especificações tanto do aditivo do radiador (Coolant Up) como do óleo (100% sintético, categoria SN e viscosidade 0w20) forem mantidas, não há problemas em continuar usando Petronas. Acredito que essa "mudança" para Mopar seja mera estratégia de marketing, os fornecedores devem continuar os mesmos. Mais ou menos quando, há anos atrás, a marca "Tutela" era da Agip e hoje pertence à Petronas.

Claro que, ao fazermos as revisões nas css, eles vão "empurrar" o que a marca exigir, provavelmente mais caro...

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  • 11 months later...
  • 1 year later...

Boa noite,

essa mudança é devido ao problema de corrosão do trocador de calor. O Mopar evita eletrólise que altera as propriedades do líquido de arrefecimento causando problemas no câmbio automático, veja nessa matéria:

https://www.mobiauto.com.br/revista/como-a-troca-do-liquido-de-arrefecimento-salvou-o-trocador-de-calor-dos-jeep/2815

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