jordan Posted March 1, 2018 Share Posted March 1, 2018 Além de o start-stop interromper a refrigeração da cabine quando não deveria, o sistema multimídia fica com a tela congelada O sistema start-stop é responsável por desligar o motor em paradas curtas para economizar combustível. Em situações específicas, como baixo nível de carga da bateria e fase de aquecimento do motor, por exemplo, a central controladora do start-stop entende que o melhor a fazer é deixar o motor ligado. Outro parâmetro considerado é a configuração do ar-condicionado. Se ele entende que a seleção do motorista busca a refrigeração de uma cabine com temperatura alta, o motor permanece ligado para que o compressor se mantenha funcionando. Mas no Fiat Argo não é assim. “O painel indicava uma temperatura externa de 32 °C e eu havia regulado o ar-condicionado para a condição de refrigeração máxima da cabine. Mesmo assim, quando parava o carro, o motor desligava. Tudo bem que o botão de inibição do start-stop resolve a questão, mas este é o primeiro carro que dirijo com um sistema sem inteligência suficiente para manter o motor funcionando nessa circunstância sem intervenção do motorista”, diz o repórter Henrique Rodriguez. A situação é ainda pior se levarmos em conta que, pouco tempo atrás, na revisão dos 20.000 km, no mês anterior, o software do start-stop foi atualizado justamente por conta de relatos de funcionamento irregular. Henrique e o Argo não se entenderam nem na hora de ouvir música: “Do nada, a central travou com o Waze exibido na tela. Desconectei meu celular da porta USB e, para minha surpresa, o display continuou com o Waze congelado. Nenhum comando na tela ou nos botões físicos funcionava. Desliguei o carro e nada. Abri e fechei a porta e travei o carro, como se tivesse estacionado. Nada. Só depois de um tempo que o rádio descongelou. Iniciou como se estivesse ligando naquele momento e tudo voltou a funcionar”. O repórter gravou um vídeo do start-stop e da tela: [video=youtube] Fiat Argo – 26.226 km Consumo No mês: 13,2 km/l com 28% de rodagem na cidade Desde set/17: 13,1 km/l com 27,5% de rodagem na cidade Combustível: flex (gasolina) Gastos no mês Combustível: R$ 1.899 Ficha técnica Versão: Drive 1.3 8V Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm Câmbio: manual, 5 marchas Combustível: flex (gasolina) Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.727 Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.096 Fonte: Quatro Rodas Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.