Chrs_74 Posted August 29, 2022 Share Posted August 29, 2022 Eu vi um antigo relato aqui, que não foi esclarecido, mas, chegou minha hora de tomar um belo prejuízo. Voltando pra casa meu Argo 1.8 Precision apresentou super aquecimento do motor, parei o carro imediatamente, mas, como estava a poucos metros de casa, esperei o motor esfriar e consegui chegar em casa. Esperei o carro esfriar por completo e abri o capô e percebi uma baita sujeira, como se fosse uma lama/borra de óleo que saia pelo ladrão do reservatório da água do arrefecimento. Carro levado para a oficina e de cara já me falaram o que era, trocador de calor com problemas Prejuízo até o momento está chegando em 10 mil reais, o que me foi dito, é que próximo e a partir dos 40 mil km ocorre esse problema, realmente eu não esperava. A alternativa encontrada para amenizar o problema é obviamente trocar essa porcaria de trocador de calor e realizar a limpeza do sistema de arrefecimento e a tentativa de limpeza do sistema de transmissão, trocando o óleo do câmbio até que o óleo saia completamente limpo, o que pode acarretar um consumo de pelo menos 40 litros de óleo de câmbio para mais. Enfim, é um pesadelo e fica aqui o alerta para quem está com o carro próximo dos 40 mil KM ou mais, no meu caso, meu carro está com 64 mil KM rodados. Com isso, soma-se mais um problema desde que comprei esse carro, passando por problemas na multimídia, no ar condicionado e bateria. Ainda não sei se no final tudo estará resolvido, mas, assim que finalizar, conto aqui. Uma pena um carro tão bacana com tantos problemas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chrs_74 Posted September 2, 2022 Author Share Posted September 2, 2022 Carro entregue em pleno funcionamento, após 4 dias na oficina, 40 litros de óleo de transmissão para limpar o câmbio, essa foi uma tentativa que ameniza a questão, pois, o correto é abrir o câmbio e limpar tudo por dentro, enfim, um baita stress e 10k a menos no bolso. Fiquem ligados, façam a troca do fluído do arrefecimento com mais frequência, mesmo assim, vão correr o mesmo risco que eu, pois, sou chato com relação a manter as revisões em dia e mesmo assim, deu no que deu. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allem Posted September 13, 2022 Share Posted September 13, 2022 Estou pensando em trocar o trocador original água/óleo por um radiador ar/óleo. Meu carro ainda está com 16 mil km, mas já vai p 3 anos de uso. Arrefecimento em dia com o fluido atualizado (Tirreno extender life). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chrs_74 Posted September 13, 2022 Author Share Posted September 13, 2022 Faz todo sentido meu caro, principalmente se já não estiver mais no período de garantia, o que também não garante muita coisa, pois a FIAT não reconhece essa questão como um defeito de fabricação da peça, que na minha visão, claramente é. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
igo.arouche Posted March 28, 2023 Share Posted March 28, 2023 Em 29/08/2022 em 19:06, Chrs_74 disse: Eu vi um antigo relato aqui, que não foi esclarecido, mas, chegou minha hora de tomar um belo prejuízo. Voltando pra casa meu Argo 1.8 Precision apresentou super aquecimento do motor, parei o carro imediatamente, mas, como estava a poucos metros de casa, esperei o motor esfriar e consegui chegar em casa. Esperei o carro esfriar por completo e abri o capô e percebi uma baita sujeira, como se fosse uma lama/borra de óleo que saia pelo ladrão do reservatório da água do arrefecimento. Carro levado para a oficina e de cara já me falaram o que era, trocador de calor com problemas Prejuízo até o momento está chegando em 10 mil reais, o que me foi dito, é que próximo e a partir dos 40 mil km ocorre esse problema, realmente eu não esperava. A alternativa encontrada para amenizar o problema é obviamente trocar essa porcaria de trocador de calor e realizar a limpeza do sistema de arrefecimento e a tentativa de limpeza do sistema de transmissão, trocando o óleo do câmbio até que o óleo saia completamente limpo, o que pode acarretar um consumo de pelo menos 40 litros de óleo de câmbio para mais. Enfim, é um pesadelo e fica aqui o alerta para quem está com o carro próximo dos 40 mil KM ou mais, no meu caso, meu carro está com 64 mil KM rodados. Com isso, soma-se mais um problema desde que comprei esse carro, passando por problemas na multimídia, no ar condicionado e bateria. Ainda não sei se no final tudo estará resolvido, mas, assim que finalizar, conto aqui. Uma pena um carro tão bacana com tantos problemas. Meu amigo sou dono d um cronos 1.8 aut 2018. Como é essa troca que vc fez? O meu cambio ja vazou oleo do cambio pra dentro do reservatório dagua! O meu mecânico sugeriu a troca da peca resfriador de calor e a troca de óleo. Sendo q pra essa troca ele pediu 18 litros de oleo de cambio mais barato somente pra limpeza interna do cambio. E 12 litros de dexron 6 para ficar em definitivo no cambio! As perguntas q faço é Precisa mesmo de tudo isso de óleo pra limpar o cambio? e outra Quantos litros de oleo vao no cambio? Qual marca de oleo ideal pro 1.8 aut 2018 A peça existe desde 250 reais a 2000 reais! Alguém já comprou alguma pra ajudar Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chrs_74 Posted March 28, 2023 Author Share Posted March 28, 2023 Meu caro, eu no seu lugar compraria a peça na autorizada, pois, por lá o preço deve estar em torno de 2500 reais. No meu caso, levei numa oficina famosa aí no mercado, tem até canal no youtube e tudo mais, porém, uma vez que você entrar nessa oficina, vai sair de lá literalmente pelado, pois, só na peça me cobraram 4500 reais e o pior é que o carro já estava lá dentro. Segundo eles, o correto seria abrir o câmbio e efetuar a limpeza, bem como, a troca de todas as peças do câmbio, mas, o custo inicial seria de 12000 mil reais. Como alternativa, eles limparam o sistema e no total gastei 40 litros de óleo do cambio, pois, a ideia é fazer com que o óleo saia o mais limpo possível no final do processo, fora isso, foi trocado também o reservatório do líquido de arrefecimento, bem como, mangueiras e tudo mais. No câmbio cabe um litro de óleo precisa ser o mesmo óleo especificado no manual do carro. Para a limpeza pode ser uma outra marca mais barata. Nessa brincadeira, gastei o total de 10580 reais, lembrando que o maior custo foi a peça e pelo menos metade do óleo, que comprei por fora mais barato. O carro ficou 4 dias na oficina e saiu funcionando super bem, mas, acabei passando pra frente. Boa sorte meu caro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tetra Posted August 20, 2023 Share Posted August 20, 2023 Boa noite, qual frequencia você substituia o líquido do arrefecimento, citar qual fluído/proporção e se por acaso chegou a utilizar água da torneira. Achei essa notícia interessante sobre o uso FCA MS 90032 Mopar Antifreeze Coolant. https://www.mobiauto.com.br/revista/como-a-troca-do-liquido-de-arrefecimento-salvou-o-trocador-de-calor-dos-jeep/2815 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chrs_74 Posted August 22, 2023 Author Share Posted August 22, 2023 Em 19/08/2023 em 22:36, Tetra disse: Boa noite, qual frequencia você substituia o líquido do arrefecimento, citar qual fluído/proporção e se por acaso chegou a utilizar água da torneira. Achei essa notícia interessante sobre o uso FCA MS 90032 Mopar Antifreeze Coolant. https://www.mobiauto.com.br/revista/como-a-troca-do-liquido-de-arrefecimento-salvou-o-trocador-de-calor-dos-jeep/2815 Bom dia meu caro Tetra Eu segui a risca o manual do proprietário e todas as revisões, mas, o que eu soube na época é que mesmo com a troca regular do líquido de arrefecimento e todos os seus componentes, ocorria o problema. Até um vizinho que também tinha um Argo na época reportou a questão para a FIAT e a resposta era que o tema estava em análise para identificação da causa, que talvez seja o achado que mencionam na reportagem que você compartilhou e ao contrário de mim, meu vizinho ainda está com o carro em pleno funcionamento. Vale lembrar que esse tipo de problema não ocorre somente nos veículos FIAT e JEEP, isso pode ocorrer em outras marcas que utilizam o caixa de cambio aisin, se não estou enganado, a GM também utiliza em alguns modelos. Enfim, pra mim o alívio é que me livrei do problema, mas, pelo menos fiz a correção e pra quem pegou o carro, basta manter a regularidade da manutenção e não terá problemas tão cedo. Abs. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted April 29 Share Posted April 29 Em 22/08/2023 em 08:10, Chrs_74 disse: Bom dia meu caro Tetra Eu segui a risca o manual do proprietário e todas as revisões, mas, o que eu soube na época é que mesmo com a troca regular do líquido de arrefecimento e todos os seus componentes, ocorria o problema. Até um vizinho que também tinha um Argo na época reportou a questão para a FIAT e a resposta era que o tema estava em análise para identificação da causa, que talvez seja o achado que mencionam na reportagem que você compartilhou e ao contrário de mim, meu vizinho ainda está com o carro em pleno funcionamento. Vale lembrar que esse tipo de problema não ocorre somente nos veículos FIAT e JEEP, isso pode ocorrer em outras marcas que utilizam o caixa de cambio aisin, se não estou enganado, a GM também utiliza em alguns modelos. Enfim, pra mim o alívio é que me livrei do problema, mas, pelo menos fiz a correção e pra quem pegou o carro, basta manter a regularidade da manutenção e não terá problemas tão cedo. Abs. Bom dia, ainda continua com o Argo Automático, não apresentou mais defeito ? Tenho um Fiat Cronos 1.8 automático 2019 e fiz a troca do arrefecimento Tirreno OTC igual á como recomendaram em um canal no youtube. Nunca houve este problema, o carro esta com 130mil km, mais com 140mil km pretendo trocar o trocador de calor para desencargo. Peguei o carro com 120 mil km e aparentemente era original ainda o liquido do arrefecimento, provavelmente o antigo dono só repunha com aditivo pronto, mais nunca colocou água da torneira. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fabio Posted July 22 Share Posted July 22 Eu tinha muita vontade de comprar um Argo 1.8 automático, mas fiquei receoso com esse problema, pelo que vi em Oficinas que tem canal no Youtube o recomendado é trocar o trocador antes do problema, usar aditivo bom como tirreno e seguir trocando o aditivo a cada 2 anos. Acabei comprando o Argo Trekking 1.3 CVT por esse receio. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
luiz16 Posted August 9 Share Posted August 9 Boa noite pessoal! Sabem me dizer no cronos 1.3, qual o fluido do cambio cvt do 2023? Tive um problema em uma colisão onde furou o trocador de calor e vazou o óleo do cambio, e no manual não fala qual o fluido colocar! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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