Jump to content

Futuro próximo = Motores Turbo!


Recommended Posts

Tenho acompanhado nos últimos dias o lançamento (por enquanto na Europa) das versões turbinadas dos motores FireFly com injeção direta.

 

Pelo andar da carruagem devem chegar aqui no ano que vem já como modelo 2020. Caso as expetativas se confirmem, como acham que ficará a gama de motores no Brasil?

 

 

- 1.0 aspirado: Acho que deva continuar como de entrada, pois tem preço mais atrativo e direcionado para quem faz uso mais urbano e não necessita de mais potência.

 

- 1.3 aspirado: Aqui reside a maior incógnita. Será substituído pelo 1.0 turbo???? Ou a Fiat vai manter os dois na linha? Caso seja substituído será que corre o risco de "micar" no mercado? (Não que seja ruim, longe disso, mas o 1.0 turbo deve ser mais potente, torcudo e econômico). Teria que ver a questão de preços, da logística de produção etc...

 

- 1.8 E.Torq: Por ser um projeto um pouco mais antigo esse me parece quase certo sair de linha para dar lugar ao 1.3 turbo, pelos mesmos motivos de potência/torque/economia. 

 

 

E o cambio GSR... qual seria o futuro? Ele "casa" com os novos motores? (Lembrando que o Up TSI não tem opção do I-motion justamente por não aguentar o torque do motor turbo)

 

 

E então... o que acham?

Link to comment
Share on other sites

Acho que motor turbo ainda possui manutenção cara demais e exige mais cuidado que os aspirados. Além de estarem mais suscetíveis a quebras.

O ultimo exemplar motor foi o HB 20, assim como os turbo da Fiat e a baixas vendas dos turbos VW

Muitas montadoras ja apostaram neles e acabaram os tirando de linha...

Link to comment
Share on other sites

Acho que motor turbo ainda possui manutenção cara demais e exige mais cuidado que os aspirados. Além de estarem mais suscetíveis a quebras.

O ultimo exemplar motor foi o HB 20, assim como os turbo da Fiat e a baixas vendas dos turbos VW

Muitas montadoras ja apostaram neles e acabaram os tirando de linha...

 

Como assim baixas vendas dos turbo VW ???   Polo, Golf, Jetta, todos usam motores TSI (turbo) e vende bastante, só o UP q não pq é feio, pequeno e caro, só entusiasta da marca q compra o UP TSI. Família Chevrolet (Cruze, Tracker, Equinox) com motor 1.4 Turbo ... Civic motor 1.5 turbo. Fiesta Ecoboost e Fusion Ecoboost (motores turbo, com vários prêmios na Europa) . É a aposta da vez. Todas estão fazendo o downsizing e colocando turbo. Pra quem não sabe, downsizing é a redução da cilindrada do motor com a colocação do turbo para aumento de potência. 

 

 

O HB20 1.0 turbo foi uma aposta mal feita da Hyundai. Ao invés de colocarem o motor turbo na versão "Hot Hatch" do HB20, colocaram como uma versão intermediária entre o 1.0 e 1.6. A diferença entre o 1.0 Turbo e o 1.6 é de meros R$ 2 ou R$ 3 mil. 1.0 turbo tem 105cv e o 1.6 tem 128cv. Conta lógica, todo mundo paga os R$ 2 mil a mais e pega o 1.6.  Se o 1.0 turbo tivesse potência parecida com o 1.6 e fosse diferenciado por uma versão "Hot" ai sim teria o apelo adequado para venda.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
Em 16/05/2018 em 14:42, Luiz Fernando Glau Vaz disse:

 

Como assim baixas vendas dos turbo VW ???   Polo, Golf, Jetta, todos usam motores TSI (turbo) e vende bastante, só o UP q não pq é feio, pequeno e caro, só entusiasta da marca q compra o UP TSI. Família Chevrolet (Cruze, Tracker, Equinox) com motor 1.4 Turbo ... Civic motor 1.5 turbo. Fiesta Ecoboost e Fusion Ecoboost (motores turbo, com vários prêmios na Europa) . É a aposta da vez. Todas estão fazendo o downsizing e colocando turbo. Pra quem não sabe, downsizing é a redução da cilindrada do motor com a colocação do turbo para aumento de potência. 

 

 

O HB20 1.0 turbo foi uma aposta mal feita da Hyundai. Ao invés de colocarem o motor turbo na versão "Hot Hatch" do HB20, colocaram como uma versão intermediária entre o 1.0 e 1.6. A diferença entre o 1.0 Turbo e o 1.6 é de meros R$ 2 ou R$ 3 mil. 1.0 turbo tem 105cv e o 1.6 tem 128cv. Conta lógica, todo mundo paga os R$ 2 mil a mais e pega o 1.6.  Se o 1.0 turbo tivesse potência parecida com o 1.6 e fosse diferenciado por uma versão "Hot" ai sim teria o apelo adequado para venda.

Srs. também concordo que o futuro está no downsizing, com a sobre-alimentação. Há muitos mitos negativos sobre motores turbo, como existiam antes nos motores multiválvulas, mas com a engenharia de hoje, é possível ter potência, economia e durabilidade, pois há muita tecnologia nos motores, nos turbos, na eletrônica que comanda tudo, além do que, os componentes mecânicos, são projetados para aguentar essa sobre-carga de pressão/alimentação. Sou fã dos Turbos!! Já tive carros em que eu turbinei, com bons componentes, sempre mantendo margens de segurança, e nunca me deram problemas, pelo contrário, só alegrias!! Claro que isso não tem nada à ver com um carro turbo de fábrica, apenas um comentário meu.

Link to comment
Share on other sites

Acho que os motores turbos downsizing podem ser o futuro comercial, mas a retrospectiva dos carros com esse tipo de motor no Brasil não tem sido muito boa, ficam um tempo em linha e depois são rejeitados pelo próprio consumidor levando as montadoras retirarem de linha na sua maioria.

Uma coisa é verdade o motor turbo é mais caro que o aspirado e esse valor é repassado para nós, e ai fica o dilema, motor 1.0 ou 1.3 turbo ou bom e confiável 1.8 aspirado?

E se depois da garantia houver um problema na turbina? O reparo com certeza será bem caro.

Ainda existe aquele estigma que motor turbo tem menor durabilidade, seguro mais caro, característica de carro esportivo dentre outros. Vai levar um tempo para que isso seja quebrado.

É esperar para ver cm se desenrola toda essa história.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...