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Borra na tampa do óleo


WellBQ

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WellBQ,

 

Quanto vc roda com esse carro? Fica muito parado?

Precisa monitorar... pois talvez a borra tenha se formado com o álcool e esta dentro do seu motor.

Limpe sempre que possível e verifique se ainda continua formando ou esta diminuindo.

 

Mas acho que vc deve pressionar a CCS para uma posição mais clara sobre o assunto.

 

 

Pessoal, vcs que tem utilizado álcool tem observado a formação dessa borra?

 

Rodo em torno de 12 Km por dia, todos os dias do mês, meu carro não fica parado. Será que por rodar pouco seja este o problema? Gostaria de fazer uma enquete e se possível o pessoal contribuísse falando quanto roda mais ou menos por dia e se está com álcool ou gasolina, pra saber se talvez andar pouco cause este problema. Agradeço a quem puder contribuir!

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Bom dia WellBQ,

Provavelmente é por causa do pouco uso somado ao álcool.

 

Pode ser, pois em 12 km o motor mal teve sua acomodação térmica e iniciar o processo de evaporação da agua do álcool pelo respiro do cárter. Ele vaporiza e o motor para, esse vapor condensa e forma a borra.

VC tem monitorado a agua do reservatório de arrefecimento? Esta no nível sempre?

 

Uma vez que vc colocou gasolina, sugiro novamente que limpe toda essa borra que formou com papel toalha ou pano que não solte fiapos, e monitore se a mesma volta com menor intensidade.

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Bom dia WellBQ,

Provavelmente é por causa do pouco uso somado ao álcool.

 

Pode ser, pois em 12 km o motor mal teve sua acomodação térmica e iniciar o processo de evaporação da agua do álcool pelo respiro do cárter.  Ele vaporiza e o motor para, esse vapor condensa e forma a borra.

VC tem monitorado a agua do reservatório de arrefecimento? Esta no nível sempre?

 

Uma vez que vc colocou gasolina, sugiro novamente que limpe toda essa borra que formou com papel toalha  ou pano que não solte fiapos, e monitore se a mesma volta com menor intensidade.

Bom dia, amigo! 

 

1) Líquido de arrefecimento sempre no mesmo nível desde que o problema apareceu. 

 

2) Limpo sempre pela manhã a borra na tampa e no bocal bem como a água condensada na tampa. 

 

3) O que me intriga é que já tive 3 Palio e meu último carro um Punto Essence 1.6 16V, rodando todos nas mesmas características do Argo, mesma cidade, mesma temperatura, mesmo combustível, mesmo posto de abastecimento, mesma km diária e nunca tive esse problema.

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Aguá no reservatório de óleo realmente nunca deve ter.  Porque você não efetua a troca do óleo?  Se a água não está baixando nada, alguém colocou água no lugar errado.

 

Boa tarde, amigo!

 

A concessionária já fez a substituição do óleo e do filtro de óleo e o problema continua.

 

Bom dia a todos.

 

Eu uso somente álcool, meu carro tem 5.500 km e é 1.8. O da minha esposa tem 8.000 km e é 1.0. Também so anda no álcool, e nao ha borra nenhuma.  

Quanto a observação e sugestão do ALEMAGRI é valida.

 

abraços.

 

Boa tarde  amigo!

 

A concessionária já fez a substituição do óleo e do filtro de óleo e o problema continua.

 

Abraço

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Boa tarde, amigos!

 

Acabei de receber uma ligação da FCA de Betim e de acordo com esta ligação, os engenheiros após avaliarem o óleo que foi recolhido do meu carro, não encontraram nenhum problema mais sério com o meu motor. Chegaram a esta conclusão apenas pela avaliação do óleo, não chegaram perto do meu carro em momento algum. Mediante esta conclusão me informaram que estavam fechando o caso e falaram que posso continuar rodando com o carro sem problema e sem preocupação, que não há nada de errado com o motor. O que os amigos que estão acompanhando este tópico desde o início acham do posicionamento da FCA? Qual seria a atitude de vocês com relação a esta decisão? Agradeço a atenção e a colaboração!

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Continue rodando, caso aconteça algum problema eles serão responsáveis.  E a cada vez que for fazer revisão reclame da borra.

 

Se tiver passando água para dentro do motor, certamente vai piorar.

 

De qualquer forma eu acho inacreditável e descabida a posição da FCA mas é a concessionária quem deveria fazer o diagnóstico, pois aquele óleo que foi enviado pode realmente não ter vestígios de água.

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Com certeza você tem todos os protocolos de ligações e OS de entrada em CS. Caso de algum problema com o motor (torço para que não), o jeito é acionar a justiça.

Mas é lamentável uma conclusão dessas sem ao menos chegar perto do carro. Mecânica não é minha área, mas acho complicado dar parecer apenas por uma analise de óleo usado.

 

abraços.

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Tb me encontro com o mesmo problema... nesta quarta estive na CSS e me passaram que era devido  ao uso do álcool  junto com a pouca rodagem diária  ( 8 km por dia). Sugeriram usar gasolina por ser um combustível mais que te...ainda não fiz o teste pois peguei o carro na quarta e na sexta já apresentava  borras novamente. Foi trocado o óleo.. não baixou a água.... mesmas características descritas.

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Continue rodando, caso aconteça algum problema eles serão responsáveis.  E a cada vez que for fazer revisão reclame da borra.

 

Se tiver passando água para dentro do motor, certamente vai piorar.

 

De qualquer forma eu acho inacreditável e descabida a posição da FCA mas é a concessionária quem deveria fazer o diagnóstico, pois aquele óleo que foi enviado pode realmente não ter vestígios de água.

 

Tb achei muito estranho a atitude tomada por eles. Enfim, tenho certeza que fará quem leu o meu relato repensar sobre a confiança na garantia e assistência técnica da FCA caso precise um dia.

 

Abraço!

 

Com certeza você tem todos os protocolos de ligações e OS de entrada em CS. Caso de algum problema com o motor (torço para que não), o jeito é acionar a justiça.

Mas é lamentável uma conclusão dessas sem ao menos chegar perto do carro. Mecânica não é minha área, mas acho complicado dar parecer apenas por uma analise de óleo usado.

 

abraços.

 

Tenho sim todos os documentos, protocolos e OS. Comparo este ocorrido a um médico que dá um diagnóstico avaliando somente algum exame laboratorial sem sequer fazer uma anamnese no paciente. Lamentável, mas no país que vivemos, infelizmente este é o padrão de tratamento que recebemos.

 

Abraço!

 

Tb me encontro com o mesmo problema... nesta quarta estive na CSS e me passaram que era devido  ao uso do álcool  junto com a pouca rodagem diária  ( 8 km por dia). Sugeriram usar gasolina por ser um combustível mais que te...ainda não fiz o teste pois peguei o carro na quarta e na sexta já apresentava  borras novamente. Foi trocado o óleo.. não baixou a água.... mesmas características descritas.

 

Bom dia, amigo!

 

Já estava pensando que o meu caso fosse o único do país. :D Por favor, vá relatando os procedimentos que serão adotados no seu caso para acompanhamento de todos. O meu infelizmente foi encerrado e sem uma solução plausível para o problema apresentado.

 

Abraço!

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Olá amigo, andei dando uma pesquizada vi relato de outros carros e marcas que também ocorrem essa gosma branca na tampa, e todos relatavam que o óleo estava perfeito e no nível, arrefecimento perfeito também não baixava o nível e sempre usaval álcool, e a maioria acontecia em dias frios, chegaram a conclusão de que a água presente no álcool evaporava e ia pra tampa junto com vapor de óleo onde ocorria tal fato. Então se seu carro não baixa água e o oleo não esta contaminado na troca vá monitorando e troque o combustível.

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Sou mais um com o mesmo problema...

 

Caros, 

 

Nesse exato momento meu carro está na CS para 2ª análise do problema de formação de borra/espuma na tampa do óleo. Estou com o carro há aprox. 60 dias (modelo 1.3 manual). Da primeira vez que levei, a CS informou se tratar de um recall daquela peça de borracha (borda) que poderia acumular sujeira e condensava água no local. Removeram a peça. Até então só estava rodando no etanol. O carro roda pouco até agora (pouco mesmo, chega a ficar 2 a 3 dias parado na semana) e quando roda, roda por uns 30km ida e volta no dia. Não me deram nenhuma indicação de que esse poderia ser o problema e - na minha concepção - ainda que seja, isso não pode acontecer. Limparam a borra, não trocaram o óleo. Troquei de posto, abasteci novamente com etanol. Fiz uma viagem de 360 km com o carro e o problema persistiu. Limpei toda vez que saí com o carro. No dia seguinte, lá estava a borra de novo.

Realmente (como no relato do amigo) chega a pingar água da tampa quando é removida. Não, não notei nenhuma alteração sequer no nível do líquido de arrefecimento. Não está baixando nada mesmo.

Deixei o tanque quase zerado e coloquei (um pouco) de gasolina comum na última quarta (27/06). No dia seguinte, na completa esperança, fui tirar a prova e... lá estava a borra. Formou menos, bem menos, mas não sei dizer se era por que rodei pouco de um dia pro outro, se a gasolina resolve o problema no longo prazo, se tenho que rodar todo dia. Não sou entendedor de mecânica. Sou apenas um consumidor que comprou um carro flex e não aceita que só pode usar gasolina. E de qualquer forma, mesmo com gasolina, formou a borra. Não esperei pra testar mais nada e deixei o carro na CS hoje, pela 2ª vez. Enfim, estão analisando o problema.

Assim que possível trarei novidades e espero poder contribuir com outros usuários.

 

Abraço!

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Bom dia Bruno.

So para informação, aqui em casa temos 2 argos, (1.0 e 1.8) sempre utilizamos álcool e não tem nenhum vestígio de borra, como já mostrado por você e outro usuário. Ja ouvi relatos de que dizem que isso é por causa de uso continuo de combustível álcool. É mentira pura.

O que se deve fazer, é guardar todos os comprovantes de entrada na CS e guardar protocolos de ligações para FIAT. E cobrar pela solução do problema, que a meu ver, não é nada normal.

 

abraços

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Sou mais um com o mesmo problema...

 

Caros, 

 

Nesse exato momento meu carro está na CS para 2ª análise do problema de formação de borra/espuma na tampa do óleo. Estou com o carro há aprox. 60 dias (modelo 1.3 manual). Da primeira vez que levei, a CS informou se tratar de um recall daquela peça de borracha (borda) que poderia acumular sujeira e condensava água no local. Removeram a peça. Até então só estava rodando no etanol. O carro roda pouco até agora (pouco mesmo, chega a ficar 2 a 3 dias parado na semana) e quando roda, roda por uns 30km ida e volta no dia. Não me deram nenhuma indicação de que esse poderia ser o problema e - na minha concepção - ainda que seja, isso não pode acontecer. Limparam a borra, não trocaram o óleo. Troquei de posto, abasteci novamente com etanol. Fiz uma viagem de 360 km com o carro e o problema persistiu. Limpei toda vez que saí com o carro. No dia seguinte, lá estava a borra de novo.

Realmente (como no relato do amigo) chega a pingar água da tampa quando é removida. Não, não notei nenhuma alteração sequer no nível do líquido de arrefecimento. Não está baixando nada mesmo.

Deixei o tanque quase zerado e coloquei (um pouco) de gasolina comum na última quarta (27/06). No dia seguinte, na completa esperança, fui tirar a prova e... lá estava a borra. Formou menos, bem menos, mas não sei dizer se era por que rodei pouco de um dia pro outro, se a gasolina resolve o problema no longo prazo, se tenho que rodar todo dia. Não sou entendedor de mecânica. Sou apenas um consumidor que comprou um carro flex e não aceita que só pode usar gasolina. E de qualquer forma, mesmo com gasolina, formou a borra. Não esperei pra testar mais nada e deixei o carro na CS hoje, pela 2ª vez. Enfim, estão analisando o problema.

Assim que possível trarei novidades e espero poder contribuir com outros usuários.

 

Abraço!

 

 

Bom dia, amigo! 

 

Nos mantenha informados sobre os procedimentos na CS e o acompanhamento do seu caso. Acredito que aparecendo mais proprietários com problemas deste tipo, a Fiat talvez nos dê alguma atenção para a resolução deste caso que ao meu ver é grave e nada comum. 

 

Abraço!

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Bom dia senhores,meu argo esta na CSS e reclamei sobre isso,essa borra.

O chefe da oficina ficou assustado e perguntou se já havia aberto o motor?

Como eu iria abrir o motor de um carro em garantia?

A moça da fiat pediu uma posição da CSS,e pediu pra CSS pedir uma opinião da fiat sobre isso.

Estou aguardando depois que pegar o carro vou conferir.

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Bom dia amigos.

Troquei para gasolina para acabar com esse mito sobre o álcool. Problema persiste. Meu mecânico tem um amigo mecânico da Fiat.. segundo ele o problema está sendo por causa de um defeito de alta compressão dos pistões que está fazendo a água do combustível evaporar e as borrachas de vedação não está segurando. A Substituição das borrachas não resolverá o problema. Ele me instruiu a voltar na FIAT. E pedir os LAUDOS do serviço realizado e não ordem de serviço para q se acaso no futuro eu precise acionar meus direitos. A intenção eh segurar até que se acabe a garantia de horas do motor. Semana que vem vou estar retornando lá... como ele trabalha na FIAT e me disse isso fiquei preocupado. Ele não quer se complicar. Não entendo muito se alguém souber se esta informação procede.... como disse..Semana que vem retornarei na CSS e bater de frente....

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Bom dia senhores,meu argo esta na CSS e reclamei sobre isso,essa borra.

O chefe da oficina ficou assustado e perguntou se já havia aberto o motor?

Como eu iria abrir o motor de um carro em garantia?

A moça da fiat pediu uma posição da CSS,e pediu pra CSS pedir uma opinião da fiat sobre isso.

Estou aguardando depois que pegar o carro vou conferir.

 

Boa tarde, amigo!

 

Nos mantenha informados sobre o andamento do seu caso.

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Bom dia  amigos.

Troquei para gasolina para acabar com esse mito sobre o álcool. Problema persiste. Meu mecânico  tem um amigo mecânico da Fiat..  segundo ele  o problema está sendo por causa de um defeito de alta compressão dos pistões que está fazendo  a água do combustível evaporar e as borrachas de vedação  não está segurando.  A Substituição das borrachas não resolverá o problema. Ele me instruiu a voltar na FIAT. E pedir os LAUDOS  do serviço realizado e não ordem de serviço  para q se acaso no futuro eu precise acionar meus direitos. A intenção eh segurar até que se acabe a garantia de horas do motor. Semana que vem vou estar retornando lá... como ele trabalha na FIAT e me disse isso fiquei preocupado.   Ele não quer se complicar. Não entendo muito se alguém souber se esta informação procede.... como disse..Semana que vem retornarei na CSS e bater de frente....

 

pode até ser, só não compreendo o porque não ocorre em todos os Argos, principalmente igual o caso do rapaz, onde dois argos abasteceu no mesmo posto, com mesmo combustível, um deles não ocorre o problema.

 

Acho que poderia ser simplesmente um lote de tampas ou juntas com defeito e FIAT não assume

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Bom dia  amigos.

Troquei para gasolina para acabar com esse mito sobre o álcool. Problema persiste. Meu mecânico  tem um amigo mecânico da Fiat..  segundo ele  o problema está sendo por causa de um defeito de alta compressão dos pistões que está fazendo  a água do combustível evaporar e as borrachas de vedação  não está segurando.  A Substituição das borrachas não resolverá o problema. Ele me instruiu a voltar na FIAT. E pedir os LAUDOS  do serviço realizado e não ordem de serviço  para q se acaso no futuro eu precise acionar meus direitos. A intenção eh segurar até que se acabe a garantia de horas do motor. Semana que vem vou estar retornando lá... como ele trabalha na FIAT e me disse isso fiquei preocupado.   Ele não quer se complicar. Não entendo muito se alguém souber se esta informação procede.... como disse..Semana que vem retornarei na CSS e bater de frente....

 

Boa tarde, amigo! 

 

A explicação do mecânico é até interessante e pode ser o que realmente esteja causando este problema, afinal esta condensação de água na tampa do óleo não é e, não pode ser normal. Só fico com uma dúvida, caso seja este o problema, não teria de ser uma característica deste motor FireFly? Pq só acontece com alguns modelos?  E este problema certamente não é devido ao uso de álcool  pois o meu está com gasolina V-Power e o problema persiste. De qualquer forma, nos mantenha informados sobre o andamento do seu caso. Caso apareça mais motores FireFly aqui no fórum apresentando este mesmo tipo de problema, quem sabe nos reunimos e acionamos a justiça em conjunto, quem sabe assim a FCA nos dá alguma atenção.

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Bom dia  amigos.

Troquei para gasolina para acabar com esse mito sobre o álcool. Problema persiste. Meu mecânico  tem um amigo mecânico da Fiat..  segundo ele  o problema está sendo por causa de um defeito de alta compressão dos pistões que está fazendo  a água do combustível evaporar e as borrachas de vedação  não está segurando.  A Substituição das borrachas não resolverá o problema. Ele me instruiu a voltar na FIAT. E pedir os LAUDOS  do serviço realizado e não ordem de serviço  para q se acaso no futuro eu precise acionar meus direitos. A intenção eh segurar até que se acabe a garantia de horas do motor. Semana que vem vou estar retornando lá... como ele trabalha na FIAT e me disse isso fiquei preocupado.   Ele não quer se complicar. Não entendo muito se alguém souber se esta informação procede.... como disse..Semana que vem retornarei na CSS e bater de frente....

 

Não creio que seja isso, pois esse motor ja faz um tempo que esta em produção na Fiat, então se fosse algo crônico ja teria sido solucionado em outros modelos.

O que é exatamente é difícil de avaliar a distancia e sem maiores testes.

Cabe a Fiat se pronunciar

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