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Roda aro 17 argo 1.0 drive


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Bom dia, tenho um argo preto 1.0 drive com banco de couro caramelo, com a mídia padrão de 7 polegadas de série. Porém na negociação achei muito salgado a roda de liga leve, portanto estou com as originais de 14 polegadas em ferro. Rodei 5,500km já com o veículo, utilizo para trabalho pois sou vendedor e particular também. Ele esta fazendo 9.9 com alcool, só usei alcool até aqui, gasolina foi só o primeiro abastecimento conforme orientação da própria FIAT. Queria muito colocar uma roda de 17 mas li bastante coisa que o velocímetro pode desalinhar ou o consumo aumentar bastante. Alguém com conhecimento para me ajudar ou aconselhar a colocar um Aro menor?

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No consumo terás alteração se aumentar a largura do pneu devido ao aumento do arrasto. Se quer economia não mude a largura, mas duvido que encontre pneus 17 com a mesma largura do 14.

Outra coisa, se trabalha com o carro pense no conforto, quanto maior a roda menor o perfil e por consequência mais firme fica a suspensão.

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Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual:

 

Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm

 

Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não!

 

Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são:

 

185/60R15 = 603 mm

 

205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%)

 

Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17 ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol... transito aqui não ajuda muito!

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No consumo terás alteração se aumentar a largura do pneu devido ao aumento do arrasto. Se quer economia não mude a largura, mas duvido que encontre pneus 17 com a mesma largura do 14.

Outra coisa, se trabalha com o carro pense no conforto, quanto maior a roda menor o perfil e por consequência mais firme fica a suspensão.

 

Então, eu quero perder o minimo de conforto possivel e ainda chegar em um estética que me agrade. Seria então colocar um aro 15 mesmo, é que não gosto das rodas originais do argo...

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Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual:

 

Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm

 

Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não!

 

Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são:

 

185/60R15 = 603 mm

 

205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%)

 

Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17 ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol... transito aqui não ajuda muito!

 

Então o certo é eu colocar aro17 se for o original do carro correto? O que você me aconselharia nesse caso, quero um estética bacana e perder o minimo de conforto.

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Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual:

 

Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm

 

Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não!

 

Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são:

 

185/60R15 = 603 mm

 

205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%)

 

Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17  ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol...  transito aqui não ajuda muito!

 

Então o certo é eu colocar aro17 se for o original do carro correto? O que você me aconselharia nesse caso, quero um estética bacana e perder o minimo de conforto.

 

Por causa do tamanho não tem que ser necessariamente a roda original do carro. O que ele disse é que você tem que manter o diâmetro total (roda+pneu) com até 2% de diferença do original, no máximo. Isso quer dizer que quanto maior for a roda mais baixo terá que ser o perfil do pneu para manter o diâmetro total já citado.

 

O problema aí (me corrijam se estiver errado, por favor) é que a Fiat utiliza furação 4x98 e não é muito fácil achar rodas com essa furação que não sejam originais...

 

Tem gente que coloca roda com furação 4x100 (bem mais fáceis de achar) mas aí o parafuso entra meio "enjambrado" como diriam alguns... tem quem ache perigoso tem quem ache não ter problema... se fosse EU não arriscaria no 4x100.

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Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema.

 

@Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos.

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Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual:

 

Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm

 

Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não!

 

Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são:

 

185/60R15 = 603 mm

 

205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%)

 

Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17  ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol...  transito aqui não ajuda muito!

 

Então o certo é eu colocar aro17 se for o original do carro correto? O que você me aconselharia nesse caso, quero um estética bacana e perder o minimo de conforto.

 

Por causa do tamanho não tem que ser necessariamente a roda original do carro. O que ele disse é que você tem que manter o diâmetro total (roda+pneu) com até 2% de diferença do original, no máximo. Isso quer dizer que quanto maior for a roda mais baixo terá que ser o perfil do pneu para manter o diâmetro total já citado.

 

O problema aí (me corrijam se estiver errado, por favor) é que a Fiat utiliza furação 4x98 e não é muito fácil achar rodas com essa furação que não sejam originais...

 

Tem gente que coloca roda com furação 4x100 (bem mais fáceis de achar) mas aí o parafuso entra meio "enjambrado" como diriam alguns... tem quem ache perigoso tem quem ache não ter problema... se fosse EU não arriscaria no 4x100.

 

muito obrigado ajudou bastante

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Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema.

 

@Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos.

 

so vou colocar o 17 se for original porém vou ver o que se adequa melhor com meu bolso, obrigado!

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Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema.

 

@Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos.

 

mas se eu colcoar a original aro 17 ele vai perder um pouco em aceleração do veiculo e economia de combustivel?

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Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema.  

 

@Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos.

 

mas se eu colcoar a original aro 17 ele vai perder um pouco em aceleração do veiculo e economia de combustivel?

 

Vai perder economia e conforto pois é mais larga e perfil mais baixo, aceleração eu não sei mas deve perder um pouco.

 

Vai ganhar em estética e em estabilidade.

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Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema.  

 

@Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos.

 

mas se eu colcoar a original aro 17 ele vai perder um pouco em aceleração do veiculo e economia de combustivel?

 

Vai perder economia e conforto pois é mais larga e perfil mais baixo, aceleração eu não sei mas deve perder um pouco.

 

Vai ganhar em estética e em estabilidade.

 

Na teoria aumenta o consumo por causa da largura maior do pneu....  na prática não percebi esse aumento... 

 

Conforto perde pq diminui a altura (perfil) do pneu... mas é pouca coisa...  no meu caso que sai do 185/60R15 (111mm de altura) para 205/45R17 (92mm), perdi 2cm de altura no pneu ...  ficou pouca coisa mais duro... mas tbm se quer conforto coloque pneus goodyear, são mais macios porem gastam mais rápido ... Coloquei Pirelli P7 que naturalmente são mais duros...  

 

E Fiat tem esse problema de furação 4 x 98 ....   dificil achar rodas que tenham essa furação...  apenas as replicas das originais praticamente....

 

Estabilidade foi o que mais percebi...  fica beeeeemmm melhor pra fazer curvas ... acho que o carro é grande e pesado pra aro 15 ... aro 17 casou melhor no carro...

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cara... aro 17 pro dia a dia nao rola....

a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho...

se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto...

consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve...

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cara... aro 17 pro dia a dia nao rola....

a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho...

se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto...

consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve...

 

Isso depende muito do carro...  Cronos vem com Aro 17 e é mais confortável que o Argo...  depende de acerto de suspensão...

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cara... aro 17 pro dia a dia nao rola....

a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho...

se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto...

consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve...

 

Isso depende muito do carro...  Cronos vem com Aro 17 e é mais confortável que o Argo...  depende de acerto de suspensão...

 

Não acho que dependa, se colocar 17 onde tem 14 vai ficar menos confortável, não tem como fugir.

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cara... aro 17 pro dia a dia nao rola....

a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho...

se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto...

consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve...

 

Isso depende muito do carro...  Cronos vem com Aro 17 e é mais confortável que o Argo...  depende de acerto de suspensão...

 

Não acho que dependa, se colocar 17 onde tem 14 vai ficar menos confortável, não tem como fugir.

 

 

Se o carro for vendido apenas com aro 14, sim... suspensão está calibrada pra aro 14 e pneus de perfil alto apenas...   Mas originalmente há a opção de aro 17, então a suspensão foi pensada para tal dimensão... mas obviamente, quanto mais borracha tiver no pneu, mais conforto...  E também depende do composto do pneu... pneus goodyear gastam mais rápido, porém são mais macios/confortáveis por exemplo...

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  • 1 year later...

Não faça isso, pois irá se arrepender. Troquei por aro 15 (rodas e pneus do 1.3) e o carro ficou lento...bem lento, direção pesada e frenagem deficiente(freio aquecia rápido). Esqueça.

No meu segundo Argo, também 1.0, coloquei apenas rodas de liga leve, mantendo o mesmo aro. Não é a coisa mais linda do mundo, longe disso, mas ficou razoável o visual, sem alteração dos demais quesitos técnicos.  

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  • 2 weeks later...

Uso as 17 original da fiat sim mudou o conforto e ficou um pouco pesado sim mais nada exagerado anda de boa puxa bem o meu é 1.0 uso no dia a dia não interferiu no consumo ,vai do gosto eu prefiro assim do que 14 e 15 pois gosto mais da estética e estabilidade

Não ficou com a direção pesada o carro muda bem pouco no conforto 

Use os pneus 195/50 pois são mais estreitos com perfil de boa altura 

Agora se for colocar 205/40 Como muitos fazem aí fica duro msm

 

abracos a todos 

CYMERA_20190511_095457.jpg

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  • 5 weeks later...
3 horas atrás, Bruno Alberto Vitorino disse:

A roda não ficou muito pra fora na 17? Tô pensando em por 16

Não ficou não meu amigo 

 

3 horas atrás, Bruno Alberto Vitorino disse:

A roda não ficou muito pra fora na 17? Tô pensando em por 16

Outra coisa que esqueci de citar ,FIAT a furacão da roda é  4x98  então se for por 14 ou 15  16 e 17 tem que ser roda original Fiat 4x98  se for por roda paralela ou qualquer outro tipo q não seja original tipo 4x100 vai entrar ,mais vai dar ruim ,balanceamento não dá,e quebra parafuso aqui ninguém recomenda 

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  • 6 months later...

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