Lucyo Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Bom dia, tenho um argo preto 1.0 drive com banco de couro caramelo, com a mídia padrão de 7 polegadas de série. Porém na negociação achei muito salgado a roda de liga leve, portanto estou com as originais de 14 polegadas em ferro. Rodei 5,500km já com o veículo, utilizo para trabalho pois sou vendedor e particular também. Ele esta fazendo 9.9 com alcool, só usei alcool até aqui, gasolina foi só o primeiro abastecimento conforme orientação da própria FIAT. Queria muito colocar uma roda de 17 mas li bastante coisa que o velocímetro pode desalinhar ou o consumo aumentar bastante. Alguém com conhecimento para me ajudar ou aconselhar a colocar um Aro menor? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Acredito que que se vc seguir o padrão aro/pneu do HGT não haverá mudanças. Esse modelo tem aros 16 e 17 No aro 16 vc utiliza pneus 195/55R16 No aro 17 vc utiliza pneus 205/50R17 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 No consumo terás alteração se aumentar a largura do pneu devido ao aumento do arrasto. Se quer economia não mude a largura, mas duvido que encontre pneus 17 com a mesma largura do 14. Outra coisa, se trabalha com o carro pense no conforto, quanto maior a roda menor o perfil e por consequência mais firme fica a suspensão. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luiz Fernando Glau Vaz Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual: Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não! Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são: 185/60R15 = 603 mm 205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%) Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17 ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol... transito aqui não ajuda muito! 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucyo Posted June 27, 2018 Author Share Posted June 27, 2018 No consumo terás alteração se aumentar a largura do pneu devido ao aumento do arrasto. Se quer economia não mude a largura, mas duvido que encontre pneus 17 com a mesma largura do 14. Outra coisa, se trabalha com o carro pense no conforto, quanto maior a roda menor o perfil e por consequência mais firme fica a suspensão. Então, eu quero perder o minimo de conforto possivel e ainda chegar em um estética que me agrade. Seria então colocar um aro 15 mesmo, é que não gosto das rodas originais do argo... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucyo Posted June 27, 2018 Author Share Posted June 27, 2018 Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual: Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não! Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são: 185/60R15 = 603 mm 205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%) Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17 ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol... transito aqui não ajuda muito! Então o certo é eu colocar aro17 se for o original do carro correto? O que você me aconselharia nesse caso, quero um estética bacana e perder o minimo de conforto. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sandro Bittencourt Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual: Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não! Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são: 185/60R15 = 603 mm 205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%) Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17 ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol... transito aqui não ajuda muito! Então o certo é eu colocar aro17 se for o original do carro correto? O que você me aconselharia nesse caso, quero um estética bacana e perder o minimo de conforto. Por causa do tamanho não tem que ser necessariamente a roda original do carro. O que ele disse é que você tem que manter o diâmetro total (roda+pneu) com até 2% de diferença do original, no máximo. Isso quer dizer que quanto maior for a roda mais baixo terá que ser o perfil do pneu para manter o diâmetro total já citado. O problema aí (me corrijam se estiver errado, por favor) é que a Fiat utiliza furação 4x98 e não é muito fácil achar rodas com essa furação que não sejam originais... Tem gente que coloca roda com furação 4x100 (bem mais fáceis de achar) mas aí o parafuso entra meio "enjambrado" como diriam alguns... tem quem ache perigoso tem quem ache não ter problema... se fosse EU não arriscaria no 4x100. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema. @Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucyo Posted June 27, 2018 Author Share Posted June 27, 2018 Verifique qual é o diâmetro da sua roda + pneu atual: Se for 175/65R14, dá um diâmetro de 583 mm Pra ficar com o mesmo diâmetro você deveria usar pneus 205/40R17 (595 mm) diferença de 2% é aceitável, acima disso não! Considerando que é opcional usar a roda R15 nos 1.0/1.3 .. o carro deve vir configurado pra trabalhar com os parâmetros da R15 ... Que são: 185/60R15 = 603 mm 205/45R17 = 616 mm (dentro da tolerância de 2%) Eu tenho um Argo Drive 1.3 GSR com as rodas 17 nas medidas 205/45R17 ... Carro ficou mais duro que o habitual, mas ainda assim confortável... problema é pegar um buraco, que ai sente! E sobre o consumo, não senti diferença. Carro continua fazendo os 7,5 km/l no etanol e 10,5 km/l na cidade, sendo que pego muito engarrafamento e não velocidade média não passa dos 18 km/h e pego muito aclive tbm. Se a velocidade média passa dos 30 km/h já fiz 10,5 km/l no etanol... transito aqui não ajuda muito! Então o certo é eu colocar aro17 se for o original do carro correto? O que você me aconselharia nesse caso, quero um estética bacana e perder o minimo de conforto. Por causa do tamanho não tem que ser necessariamente a roda original do carro. O que ele disse é que você tem que manter o diâmetro total (roda+pneu) com até 2% de diferença do original, no máximo. Isso quer dizer que quanto maior for a roda mais baixo terá que ser o perfil do pneu para manter o diâmetro total já citado. O problema aí (me corrijam se estiver errado, por favor) é que a Fiat utiliza furação 4x98 e não é muito fácil achar rodas com essa furação que não sejam originais... Tem gente que coloca roda com furação 4x100 (bem mais fáceis de achar) mas aí o parafuso entra meio "enjambrado" como diriam alguns... tem quem ache perigoso tem quem ache não ter problema... se fosse EU não arriscaria no 4x100. muito obrigado ajudou bastante Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucyo Posted June 27, 2018 Author Share Posted June 27, 2018 Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema. @Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos. so vou colocar o 17 se for original porém vou ver o que se adequa melhor com meu bolso, obrigado! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucyo Posted June 27, 2018 Author Share Posted June 27, 2018 Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema. @Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos. mas se eu colcoar a original aro 17 ele vai perder um pouco em aceleração do veiculo e economia de combustivel? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema. @Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos. mas se eu colcoar a original aro 17 ele vai perder um pouco em aceleração do veiculo e economia de combustivel? Vai perder economia e conforto pois é mais larga e perfil mais baixo, aceleração eu não sei mas deve perder um pouco. Vai ganhar em estética e em estabilidade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luiz Fernando Glau Vaz Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 Sim voce está certo, tem que ter a furação correta, pois pode dar problema. @Lucyo, coloque aro 15 que você não perderá quase nada de conforto, 17 o carro ficará bem mais duro ao passar em buracos. mas se eu colcoar a original aro 17 ele vai perder um pouco em aceleração do veiculo e economia de combustivel? Vai perder economia e conforto pois é mais larga e perfil mais baixo, aceleração eu não sei mas deve perder um pouco. Vai ganhar em estética e em estabilidade. Na teoria aumenta o consumo por causa da largura maior do pneu.... na prática não percebi esse aumento... Conforto perde pq diminui a altura (perfil) do pneu... mas é pouca coisa... no meu caso que sai do 185/60R15 (111mm de altura) para 205/45R17 (92mm), perdi 2cm de altura no pneu ... ficou pouca coisa mais duro... mas tbm se quer conforto coloque pneus goodyear, são mais macios porem gastam mais rápido ... Coloquei Pirelli P7 que naturalmente são mais duros... E Fiat tem esse problema de furação 4 x 98 .... dificil achar rodas que tenham essa furação... apenas as replicas das originais praticamente.... Estabilidade foi o que mais percebi... fica beeeeemmm melhor pra fazer curvas ... acho que o carro é grande e pesado pra aro 15 ... aro 17 casou melhor no carro... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
murdor Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 cara... aro 17 pro dia a dia nao rola.... a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho... se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto... consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luiz Fernando Glau Vaz Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 cara... aro 17 pro dia a dia nao rola.... a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho... se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto... consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve... Isso depende muito do carro... Cronos vem com Aro 17 e é mais confortável que o Argo... depende de acerto de suspensão... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alemagri Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 cara... aro 17 pro dia a dia nao rola.... a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho... se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto... consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve... Isso depende muito do carro... Cronos vem com Aro 17 e é mais confortável que o Argo... depende de acerto de suspensão... Não acho que dependa, se colocar 17 onde tem 14 vai ficar menos confortável, não tem como fugir. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luiz Fernando Glau Vaz Posted June 27, 2018 Share Posted June 27, 2018 cara... aro 17 pro dia a dia nao rola.... a nao ser que vc use o carro pra ir e voltar do trabalho... se vc usar pra rodar toda hora sem parar...vai ser triste o conforto... consumo aumenta um pouco..mas so ajustar o pé que resolve... Isso depende muito do carro... Cronos vem com Aro 17 e é mais confortável que o Argo... depende de acerto de suspensão... Não acho que dependa, se colocar 17 onde tem 14 vai ficar menos confortável, não tem como fugir. Se o carro for vendido apenas com aro 14, sim... suspensão está calibrada pra aro 14 e pneus de perfil alto apenas... Mas originalmente há a opção de aro 17, então a suspensão foi pensada para tal dimensão... mas obviamente, quanto mais borracha tiver no pneu, mais conforto... E também depende do composto do pneu... pneus goodyear gastam mais rápido, porém são mais macios/confortáveis por exemplo... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Claudio Arsenio Dos Santos Posted August 12, 2019 Share Posted August 12, 2019 Não faça isso, pois irá se arrepender. Troquei por aro 15 (rodas e pneus do 1.3) e o carro ficou lento...bem lento, direção pesada e frenagem deficiente(freio aquecia rápido). Esqueça. No meu segundo Argo, também 1.0, coloquei apenas rodas de liga leve, mantendo o mesmo aro. Não é a coisa mais linda do mundo, longe disso, mas ficou razoável o visual, sem alteração dos demais quesitos técnicos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rasmarks@gmail.com Posted August 14, 2019 Share Posted August 14, 2019 roda maior perde conforto sim e se não for original então piorou, sempre tive rodas grande, paralelas são um TERROR pras ruas de são paulo, mas as originais maiores, andando com calma e cuidado vai q vai, Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ronaldo manieri Posted August 22, 2019 Share Posted August 22, 2019 Uso as 17 original da fiat sim mudou o conforto e ficou um pouco pesado sim mais nada exagerado anda de boa puxa bem o meu é 1.0 uso no dia a dia não interferiu no consumo ,vai do gosto eu prefiro assim do que 14 e 15 pois gosto mais da estética e estabilidade Não ficou com a direção pesada o carro muda bem pouco no conforto Use os pneus 195/50 pois são mais estreitos com perfil de boa altura Agora se for colocar 205/40 Como muitos fazem aí fica duro msm abracos a todos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Alberto Vitorino Posted September 21, 2019 Share Posted September 21, 2019 A roda não ficou muito pra fora na 17? Tô pensando em por 16 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ronaldo manieri Posted September 21, 2019 Share Posted September 21, 2019 3 horas atrás, Bruno Alberto Vitorino disse: A roda não ficou muito pra fora na 17? Tô pensando em por 16 Não ficou não meu amigo 3 horas atrás, Bruno Alberto Vitorino disse: A roda não ficou muito pra fora na 17? Tô pensando em por 16 Outra coisa que esqueci de citar ,FIAT a furacão da roda é 4x98 então se for por 14 ou 15 16 e 17 tem que ser roda original Fiat 4x98 se for por roda paralela ou qualquer outro tipo q não seja original tipo 4x100 vai entrar ,mais vai dar ruim ,balanceamento não dá,e quebra parafuso aqui ninguém recomenda 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
icrgui Posted April 14, 2020 Share Posted April 14, 2020 Senhores, uma dúvida. Colocando a roda 17, no Drive 1.0, terei problemas caso venha utilizar o seguro? Abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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