jordan Posted August 16, 2018 Share Posted August 16, 2018 Incidente gera um problema que exige substituição de dois pneus antes de uma travessia de 7.000 km entre São Paulo e Teresina (PI) https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/fiat-argo-1.jpg?quality=70&strip=info&strip=info[/img] Foi o piloto de teste Eduardo Campilongo quem disparou o alerta ao examinar o Argo em nossa garagem: “Está com uma bolha no pneu dianteiro esquerdo”. Seguindo o padrão de segurança do Longa Duração, sabíamos que tanto o pneu danificado quanto o seu par de eixo (dianteiro direito) deveriam ser substituídos, pois misturar pneus com diferença de quilometragem rodada superior a 10.000 km pode gerar desequilíbrio dinâmico, comprometendo a segurança. Para economizar, pensamos o seguinte: compramos um novo para aposentar o da bolha e invertemos os pneus da roda dianteira direita (usado, mas sem bolha) com o que está no estepe, cuja roda é de ferro. Para nossa decepção, no entanto, a jogada foi bloqueada. Ao abrirmos o porta-malas, descobrimos que a Fiat adotou para o Argo um estepe que é, na verdade, o conjunto de rodagem da versão básica, com rodas de aço estampado e pneu 175/65 R14. Diferente, portanto, das rodas de liga leve com pneus 185/60 R15 (adquiridas como opcionais). https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/fiat-argo-2.jpg?quality=70&strip=info&strip=info[/img] Partimos, então para a cotação de um par de pneus novos. Ligamos em cinco concessionárias Fiat (Sinal, Itavema, Ventuno, Amazonas e Ponto) e nada. “Nenhuma vendia pneus”, disse Edu, que se incumbiu de correr atrás do melhor preço. A segunda fase incluiu as lojas independentes. “Tanto na DPaschoal quanto na Highway, pediram R$ 390 pela unidade. Acabamos fechando com a Linhares, que cobrou R$ 352 mais R$ 116 para fazer alinhamento e balanceamento.” Devidamente calçado, nosso Argo passou para o outro piloto de teste de QUATRO RODAS, Jorge Luiz Alves. E a missão de Jorginho era dura: rodar mais de 7.000 km atrás de segredos da indústria automotiva num bate e volta entre São Paulo e Teresina (PI), com direito a uma parada para fazer a última revisão (dos 50.000 km) antes do desmonte. Assim que ele retornar à base, a gente conta para você como o Argo se comportou longe de casa. Por ora, caso você não tenha acompanhado, veja aqui como o hatch chegou aos 30.000 km. Fiat Argo – 46.041 km Ficha técnica Versão: Drive 1.3 8V Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm Câmbio: manual, 5 marchas Combustível: flex (gasolina) Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.260 Revisões (até 60.000 km): R$ 3.260 Combustível: R$ 1.472 Consumo no mês: 15,5% km/l com 19,8% de rodagem na cidade Consumo desde set/17: 13,7 km/l com 24,5% de rodagem na cidade Fonte: Quatro Rodas Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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