Jump to content

Longa Duração: Fiat Argo encara viagem de quase 10.000 km


jordan

Recommended Posts

Com direito a uma pausa para revisão e uma passada pelos estados de SP, MG, BA, PI, MA, CE e PB

 

1600x1067https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/08/img_20180423_143819927.jpg?quality=70&strip=info&strip=info[/img]

 

A experiência mostra: quando o carro é um bom companheiro de viagem, sua passagem aqui pelo teste de Longa Duração é abreviada. Veja o caso do Argo. Ele estreou na edição de setembro de 2017 e hoje, aos 50.000 km, já passou pela última revisão programada.

 

“De acordo com as regras do Longa Duração, aos 60.000 km, o carro é inteiramente desmontado e passa por uma minuciosa avaliação visual e dimensional de todos os seus componentes”, explica o editor Péricles Malheiros.

 

Depois que uma bolha nos levou a comprar um par de pneus novos – a mistura de pneus com quilometragem muito diferentes num mesmo eixo pode comprometer a dirigibilidade –, o Argo foi escalado para uma missão de “espionagem”.

 

Ao seu volante, o piloto de teste Jorge Luiz Alves foi de São Paulo a Teresina (PI), a única capital da região Nordeste do Brasil sem litoral. “Fui em uma missão de reconhecimento. Com altas temperaturas, a região é muito utilizada pelas fábricas de automóveis em testes de ar-condicionado.

 

Apesar de não ser a melhor época do ano, sempre há a esperança de flagrar um segredo rodando por lá”, diz Jorginho. E pensa que ele se deu por satisfeito? Sem encontrar nada em Teresina, ele foi até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas (MA).

 

Ainda que seja um ótimo companheiro de viagem, desta vez o Argo não foi a única fonte para toda essa disposição de Jorginho. “Fui com a minha esposa, Diná Prinholato, e nos revezamos várias vezes ao volante”, conta ele.

 

Sem ciúme, ela também elogiou o Argo: “É o tipo de carro que não cansa. Encontrei fácil uma posição confortável ao volante, me adaptei rápido aos comandos, achei a suspensão macia e o motor bem disposto e econômico, o que significou menos paradas para abastecimento”.

 

Antes da volta, o casal levou o Argo para a revisão dos 50.000 km lá mesmo, em Teresina, na concessionária Jelta. Tudo sem surpresa: “Cobraram os mesmos R$ 448 sugeridos no site da Fiat, R$ 85 de alinhamento e balanceamento e outros R$ 30 pela lavagem”, relata Jorginho.

 

Já em São Paulo, o carro foi para a verificação do nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, que disse: “Tudo certo. O lubrificante do motor está no nível correto e os filtros de óleo e ar são novos”.

 

Fiat Argo –  55.652 km

 

Consumo

 

  •    No mês: 14,3 km/l com 0,9% de rodagem na cidade

  •    Desde set/17: 13,8 km/l com 20,4% de rodagem na cidade

  •    Combustível: flex (gasolina)

Gastos no mês

 

  •    Combustível: R$ 2.926

  •    Alinhamento: R$ 85

  •    Revisão: R$ 478

Ficha técnica

 

  •    Versão: Drive 1.3 8V

  •    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm

  •    Câmbio: manual, 5 marchas

  •    Combustível: flex (gasolina)

  •    Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.271

  •    Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.271

Fonte: Quatro Rodas

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...