jordan Posted February 7, 2018 Share Posted February 7, 2018 Sedã tem belas linhas, acabamento e equipamentos condizentes com a concorrência https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.3-Drive-6.jpg[/img] [align=justify] O Fiat Cronos chegará ao mercado no fim deste mês com a difícil missão de mostrar que não é um Argo três volumes. Isso porque tem os mesmos entre-eixos e itens de série do hatch. Mas a inevitável associação não é demérito para o sedã. Só não dá para fantasiar. A Fiat afirma que o Cronos vai além do Argo e coloca o sedã como um modelo mais tecnológico. Mas ainda não conseguimos descobrir onde.[/align] https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.3-Drive-4.jpg[/img] [align=justify] Mercado [/align] Não é o tempo que dirá se o Cronos será um sucesso no mercado nacional, mas sim seus preços, que serão decididos apenas no dia 21 do mês corrente. Se não forem competitivos, a vida do sedã será complicada. [align=justify]Quando se compara os itens de série do Cronos com os concorrentes veteranos, sua lista mais recheada se destaca. A situação complica mesmo é quando o Fiat é comparado com a lista de itens do Virtus. O posicionamento agressivo do Volkswagen jogou a pressão para cima do Cronos. [/align] Nossa aposta é que o sedã tenha preços entre R$ 57 mil e R$ 72 mil em termos de preço base. Se estivermos certo, a vida do Cronos não será tão fácil. https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.3-Drive-11.jpg[/img] [align=justify] Primeira volta [/align] [align=justify]Nossa reportagem participou de uma pré-apresentação do modelo no qual tivemos um curto contato com as versões 1.3 Drive e 1.8 Precision equipadas com transmissão manual de cinco velocidades. [/align] [align=justify]Suspensão [/align] [align=justify]O Fiat Cronos mantém o bom comportamento dinâmico do Argo, mas não vai além. A engenharia da marca diz que a suspensão do sedã não é mesma do hatch. Na dianteira, ele tem uma nova calibragem e na traseira, a suspensão é exclusiva. Mesmo assim, não há diferenças perceptíveis em relação ao hatch. O conjunto dá ao Cronos um equilíbrio entre conforto e estabilidade. O condutor tem o carro em sua mão e a suspensão transmite segurança em curvas e filtra bem as imperfeições do solo. Em ruas de calçamento onde o curso da suspensão é pouco exigido, o Cronos se sai bem, mas, em percursos onde a suspensão trabalha com o curso mais longo, as batidas secas são inevitáveis. [/align] [align=justify]Andando no banco traseiro, nota-se um pouco mais de conforto em relação ao Argo. [/align] https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.3-Drive-7.jpg[/img] [align=justify] Dirigindo [/align] [align=justify]Em trajeto rodoviário com quatro ocupantes, o desempenho do Cronos 1.8 Precision é satisfatório. Apesar da idade do propulsor, os trabalhos em seu rejuvenescimento surtiram efeito. Em dados oficiais, 85% do torque estão disponíveis a partir de 2.000 rpm. O sedã responde bem em faixas de rotação mais baixas. Em giros mais altos o propulsor também entrega bom rendimento. Ponto positivo para bom o isolamento acústico. O motor cumpre seu papel tanto em trânsito urbano, quanto em trajeto rodoviário. [/align] [align=justify]Apesar de ser mais pesado que o Argo, o motor 1.3 Firefly permite boa aceleração e consegue dar boa dinâmica ao sedã. Mesmo com quatro ocupantes, ele surpreende, talvez pelo fato de não se esperar muito dele. O propulsor não tem comportamento esportivo, mas proporciona segurança nas ultrapassagens. Funcionamento suave agrada aos ouvidos. [/align] https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.3-drive-gsr-7.jpg[/img] [align=justify] Câmbio [/align] [align=justify]Se o desempenho dos motores é satisfatório, o mesmo não se pode dizer do câmbio manual que equipa ambas as versões. Apesar dos engates precisos e leves, o curso longo da alavanca incomoda. É preciso ter suavidade no pé ao soltar a embreagem para não sacolejar o passageiro. [/align] [align=justify]Entre-eixos [/align] [align=justify]Segundo a marca, o Fiat Cronos é baseado na nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), porém, apesar do nome pomposo afirmar que é uma arquitetura modular, o sedã não teve ganho de entre-eixos em relação ao Argo, mantendo os mesmos 2,52 metros. Medida que representa apenas um ganho de centímetro em relação ao Grand Siena. Isso representa um retrocesso, afinal, até mesmo a dupla Palio/Grand Siena se diferenciava pelo entre-eixos de 2,42 m para o hatch e de 2,51 m para o sedã. [/align] [align=justify]Questionados sobre o por que do Cronos não ter um entre-eixos maior, executivos da marca pregam o discurso que o desenho final do carro ficaria comprometido com um aumento de entre-eixos. Eles ainda enfatizam que o espaço interno do Cronos é maior que o do Argo, apesar do ganho irrisório de 1 centímetro no espaço para as pernas de quem vai atrás. [/align] [align=justify]Tamanho [/align] [align=justify]O Fiat Cronos tem 4,36 metros de comprimento, 2,52 m de entre-eixos, 1,72 m de largura e 1,50 m de altura. O porta-malas do sedã comporta 525 litros de bagagem. [/align] https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-precision-at6-2.jpg[/img] [align=justify] Vida a bordo [/align] [align=justify]Apesar do entre-eixos ser o mesmo do hatch, quatro adultos viajam bem acomodados no sedã. Já com cinco adultos somente em trajetos curtos. Mesmo que pessoas de maior estatura estejam nos bancos dianteiros, os ocupantes da parte de trás ainda contam com bom espaço para as pernas. Mas, vale ressaltar que o conforto ficam aquém do oferecido pelo Volkswagen Virtus. Já os mais altinhos sentiram falta de mais espaço para as cabeças. A porta exclusiva do sedã facilita o acesso ao banco traseiro. [/align] [align=justify]Acabamento [/align] [align=justify]Um dos pontos positivos do Fiat Cronos em relação aos concorrentes mais velhos (HB20S, Prisma, Cobalt, City e Etios Sedan) e também em mais novo (Volkswagen Virtus) é o acabamento interno. [/align] [align=justify]A marca conseguiu agregar maior valor Cronos ao saber trabalhar melhor as texturas dos revestimento das portas e painel. Elas ajudam a quebrar o aspecto de simplicidade dos materiais. Os encaixes são perfeitos e sem rebarbas. Quando comparado ao painel de todos os seus concorrentes diretos, o do Cronos se sobressai e ostenta visual mais moderno. A central multimídia flutuante, as três saídas de ar centrais e o console central são mais agradáveis aos olhos, assim como o volante que tem boa pega. [/align] [align=justify]Segurança [/align] Em termos de segurança, o Fiat Cronos segue à risca ao pacote já ofertado no Argo. Os importantes controles de tração (TC) e estabilidade (ESC) são ofertados de série somente a partir da versão 1.3 Drive GSR, assim como Hill Holder (HH). A marca peca por não ofertar os itens nem como opcionais para a versão de entrada 1.3 Drive. A marca se apoia no regulamento do jogo e oferta somente os obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Os sidebags são ofertados apenas como opcional para as versões Precision. Nesse quesito a marca perdeu a chance de se colocar párea ao Virtus que oferta quatro airbags de série desde a configuração de entrada. [align=justify]Testes de impacto [/align] A Fiat segue em seu discurso e afirma que está confiante quanto ao desempenho do Cronos e do Argo em testes de impacto. O fabricante joga suas fichas nos aços de alta resistência usados na construção da dupla. Os executivos dizem que estão bem tranquilos. Porém, apesar do discurso, fica difícil entender o por que da marca não ter patrocinado os testes de impacto deles no Latin NCAP. Indagados, os dirigentes dizem que são questões internas que ainda não foram resolvidas. Eles ainda ressaltam que ambos se saíram muito bem em testes realizados em seus laboratórios. Porém, até a comprovação oficial pelo Latin NCAP, o consumidor fica sem a importante informação que pode ajudá-lo a definir sua compra. Visual [align=justify]O Fiat Cronos se diferencia do Argo pelo novo para-choque com grade dianteira superior e inferior exclusivas. A grade principal conta com uma barra horizontal cromada com o fundo em formato colmeia. A inferior tem grade em formato de colmeia e os faróis auxiliares contam contornos cromados. O sedã tem traseira curta, a exemplo do Chevrolet Prisma. As lanternas são horizontais e invadem bem as laterais do sedã, já a parte que se estende pela tampa do porta-malas tem formato mais fino. [/align] [align=justify]A tampa do porta-malas abriga a placa de identificação. Já o para-choque terá grande aplique preto em sua parte inferior deixando somente um filete pintada pouco abaixo da tampa. Gosto é uma coisa subjetiva, mas, não há como negar que o Cronos é um belo carro e tem linhas mais resolvidas que seus concorrentes. Nem mesmo o recém-lançado Volkswagen Virtus é tão belo. [/align] [align=justify]De lado [/align] [align=justify]Nas laterais, o sedã mantém as porta vincadas como no Argo. Porém, mesmo com o entre-eixos idêntico as portas traseiras tem desenho exclusivo. [/align] https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.8-precision.jpg[/img] [align=justify] Versões [/align] [align=justify]O Fiat Cronos será comercializado nas versões 1.3 Drive, 1.3 Drive GSR, 1.8 Precision e 1.8 Precision AT6. [/align] [align=justify]https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-1.3-drive-gsr-1.jpg[/img] Motores[/align] [align=justify] As versões Drive do Fiat Cronos contarão com o motor o 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado GSR também de cinco posições. [/align] [align=justify]https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/fiat-cronos-precision-at6-6.jpg[/img] Já as versões Precision serão equipadas com o motor 1.8 E.torQ que rende potência de 135cv a 5.750 rpm e torque de 18,8 kgfm a 3.750 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Os câmbios podem ser o manual de cinco velocidades ou o automático de seis posições. [/align] [align=justify]Consumo [/align] [align=justify]Em dados oficiais aferidos pelo Inmetro, o Fiat Cronos 1.3 manual tem média de consumo de 8,5 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l em trajeto rodoviário com etanol. Com gasolina, a média é de 12,4 km/h na cidade e 14,8 km/l em estrada. [/align] [align=justify]A versão 1.3 GSR faz 8,8 km/l na cidade e 10,4 km/h na estrada com o derivado da cana. Abastecido com gasolina a média é 12,7 km/h na cidade e 14,8 km/h. [/align] [align=justify]A versão 1.8 Precision manual consome 8 km/h na cidade e 9,6 km/h em estrada quando abastecida com etanol. Rodando com gasolina a média sobe para 11,6 km/h na cidade e 13,8 km/h em circuito rodoviário. A versão Precision automática tem média de 7,2 km/h em ciclo urbano e 9,6 km/h em rodovia. Já com gasolina a média é de 10,3 km/h na cidade e 13,3 km/h em estrada. [/align] [align=justify]Confira os itens de série do Fiat Cronos [/align] [align=justify]Cronos 1.3 Drive [/align] [align=justify]O Fiat Cronos 1.3 Drive vem equipado de série com ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, sistema ISOFIX, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica, chave com telecomando, iTPMS, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, duas portas USB e rodas de aço de 15”. Ao contrário do Argo, o Cronos 1.3 Drive não vem com o sistema Start&Stop que não é ofertado nem como opcional. [/align] [align=justify]Cronos 1.3 Drive GSR [/align] [align=justify]A versão equipada com câmbio automatizado vem com todos os itens da Drive e agrega os controles de tração e estabilidade, Hill Holder, paddle shifts, piloto automático, apoio de braço para o motorista, ambiente Lights, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos e luz de setas nos retrovisores. [/align] [align=justify]Cronos 1.8 Precision [/align] [align=justify]A versão 1.8 Precison vem com todos os itens da 1.3 Drive manual e agrega rodas de liga leve de 16”, faróis LED Design, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de profundidade, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos, luz de seta nos retrovisores banco traseiro bi-partido, Hill Holder (HH) e controles de tração (TC) e estabilidade (ESC). [/align] [align=justify]Cronos 1.8 Precision AT6 [/align] [align=justify]Já o Cronos 1.8 automático vem com todos os itens da anterior e agrega paddle shifts, maçanetas e frisos das portas cromados, piloto automático, ambiente lights, apoio de braço para o motorista e volante revestido em couro. [/align] [align=justify]Itens opcionais do Fiat Cronos [/align] [align=justify]Cronos 1.3 Drive [/align] A versão 1.3 Drive conta com quatro pacotes de opcionais: Kit Stile: Rodas de liga leve de 15”, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido 60/40 Kit Parking: Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro Kit Convenience: Retrovisor elétrico e vidro elétrico traseiro Alarme [align=justify]Cronos 1.3 Drive GSR [/align] A opção 1.3 Drive GSR conta com três pacotes de opcionais: Kit Stile: Rodas de liga leve de 15”, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido 60/40 Kit Parking: Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro Alarme [align=justify]Cronos 1.8 Presicion Manual e AT6 [/align] As versões 1.8 Precision contam com quatro pacotes de opcionais: Kit Stile: Rodas de liga-leve de 17” e bancos revestidos em couro Kit Tech: Ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de 7”, Keyless Entry ‘N’ Go, Folding, Puddle Lamps, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor eletrocrômico Airbags laterais dianteiros Câmera de ré [align=justify]Cores [/align] [align=justify]O Fiat Cronos será comercializado nas cores sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e vermelho Alpine. As opções metálicas são o Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e o Vermelho Marsala. O sedã contará ainda com a perolizada Branco Alaska. [/align] [align=justify]Garantia [/align] O Fiat Cronos será comercializado com três anos de garantia. Fonte: Autos Segredos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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