jordan Posted February 22, 2018 Share Posted February 22, 2018 O sedã do Argo pode chegar a R$ 69.990 na versão Precision 1.8 A Fiat acabou de revelar os preços oficiais do sedã Cronos, o sedã do Argo. O modelo produzido na Argentina parte de R$ 53.990 na versão 1.3 básica e chega aos R$ 69.990 na configuração mais cara, a Precision 1.8 automática (sem opcionais). Completão, o sedã compacto pode ultrapassar os R$ 84 mil - se seguir a lista de itens extras aplicada no Argo. Quais são os concorrentes Durante o lançamento, a Fiat dividiu bem o quadro de concorrentes. Enquanto os Cronos 1.3 mais baratos enfrentarão sedãs compactos como Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Toyota Etios, as configurações equipadas com motor 1.8 e opção de câmbio automática terão rivais secundários como o Chevrolet Cobalt, Honda City e, claro, Volkswagen Virtus. Quais são os preços e itens de série de cada versão Básico 1.3 - R$ 53.990 Revelado por Autoesporte, o Cronos básico dispensa a central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas e a entrada USB traseira presentes no Drive, tal como publicamos, mas vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros. Drive 1.3 - R$ 55.990 A ex-configuração básica tem apenas uma opção de motor, o reconhecido 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 kgfm de torque. O Cronos Drive tem opção tanto de câmbio manual quanto automatizado, sempre de cinco velocidades. São de série ar-condicionado, direção elétrica ajustável em altura, trio elétrico, central multimídia Uconnect de sete polegadas e monitoramento de pressão dos pneus. Rodas de liga leve aro 15, sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros, banco bipartido e alarme são oferecidos como opcionais. Já os controles eletrônicos de estabilidade e de tração estão disponíveis apenas no Drive 1.3 GSR. Drive 1.3 GSR - R$ 60.990 Para aqueles que não se incomodam com tranquinhos e a hesitação maior de um automatizado, o Drive 1.3 GSR é uma opção bem mais em conta do que o Precision 1.8. A evolução do conhecido Dualogic Plus é chamada de GSR (ou Gear Smart Ride, uma promessa de trocas inteligentes de marcha). Ao contrário da caixa automática da Aisin, o automatizado GSR não conta com alavanca de marchas, apenas tem botões para funções da transmissão no console, entre elas, Drive, Ré e Sport. Mudanças manuais são efetuadas apenas pelas borboletas no volante (de série). Entre os equipamentos de série, o GSR é mais completo do que o 1.3 manual. Ele conta com os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de start-stop (capaz de desligar e religar o motor em paradas de trânsito), controle de velocidade de cruzeiro, luzes de ambiente na cabine, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros e retrovisores com seta e tilt-down (recurso que baixa o espelho retrovisor direito em manobras de ré). Precision 1.8 Manual — R$ 62.990 O Cronos top de linha é diferenciado pelo uso do mais potente motor 1.8 E.torQ VIS, capaz de entregar 139 cv e 19,3 kgfm com etanol. O câmbio manual também tem cinco marchas, mas a caixa automática é bem mais sofisticada e conta com seis velocidades. Entre os itens de série, o Precision 1.8 traz a mais que o 1.3 os faróis com leds diurnos, controle de cruzeiro, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de saída em ladeiras (Hill Holder), vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, computador de bordo em tela de 3,5 polegadas, volante revestido em couro e uma segunda entrada USB para os passageiros do banco de trás. Opcionalmente, é possível ter bancos forrados em couro ecológico, rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos em tela TFT de sete polegadas, sensores de chuva e luz, chave presencial com partida do motor por botão e airbags laterais. Precision 1.8 Automático - R$ 69.990 Se destaca pelo câmbio automático Aisin de seis marchas, com opções de trocas sequenciais na alavanca e também através de borboletas no volante. Como é o desempenho? Segundo dados oficiais da Fiat, o Cronos 1.3 manual equipado com motor 1.3 de 109 cv vai de zero a 100 km/h entre 11,5 e 12,3 segundos, respectivamente com etanol e gasolina. A velocidade máxima vai de 178 km/h a 183 km/h. O consumo vária entre 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada abastecido com álcool e 12,4/14,8 km/l com o derivado do petróleo nas mesmas situações. Quando equipado com câmbio GSR, as prestações são um pouco diferentes. A velocidade máxima em ambos combustíveis e a aceleração com etanol são as mesmas, apenas a arrancada com gasolina é 0,1 s mais ligeira (12,2 s). Quanto ao consumo, o automatizado faz 8,8 km/l de etanol na cidade e 10,4 km/l na rodovia, enquanto as médias com gasolina sobem para 12,7 km/l e 14,8 km/l, respectivamente. Os números urbanos um pouco melhores podem ser creditados ao uso do start-stop, indisponível no 1.3 manual. O motor 1.8 de 139 cv é o ideal para aqueles que desejam desempenho mais afiado mesmo com o carro carregado. De acordo com a Fiat, o Cronos Precision 1.8 arranca da imobilidade aos 100 km/h em 9,2 s com etanol e 9,6 s com gasolina, além de chegar perto dos 200 km/h de velocidade máxima (196 e 198 km/h). Já o consumo ficou entre 8 km/l e 9,6 km/l com etanol e 11,6/13,8 km/l de gasolina. Ainda há o 1.8 automático, que leva um pouco mais de tempo para acelerar, entre 9,9 s e 10,8 s - número ainda otimista perto dos 11,4 s obtidos com etanol pela Autoesporte no primeiro teste. A média de consumo ficou entre 7,2 km/l e 9,6 km/l com etanol e 10,3 km/l e 13,3 km/l com gasolina, sempre entre cidade e estrada. E quanto a segurança? A Fiat fez história em 1996, ano em que lançou o Palio. O compacto tinha opção de duplo airbag e freios ABS em todas as versões já naquele longínquo ano. Passados quase 22 anos, nem mesmo a escala ou o posicionamento de mercado justificam o fato do Cronos 1.3 não ter opção de controles eletrônicos de estabilidade e de tração na versão manual ou sequer opção de airbags laterais. Os sidebags vêm apenas como opcionais no Precision 1.8 e bolsas do tipo cortina não foram contempladas no projeto. Seria algo de se esperar para um lançamento de 2018, por mais que a estrutura do sedã (e do hatch Argo) conte com aços de ultraaltaresistência e prometa ser digna de notas entre quatro e cinco estrelas no LatinNCAP - o modelo ainda não foi avaliado pelo instituto (com Michelle Ferreira e Tereza Consiglio). Fonte: Auto Esporte Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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