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FIAT ARGO 1.0 DRIVE: PRIMEIRAS IMPRESSÕES AO VOLANTE


jordan

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Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)

 

O novo Fiat Argo é, sem dúvida, um dos principais lançamentos do ano. Ansiosa pela chegada do modelo, Autoesporte dirigiu a versão de entrada do hatch com motor 1.0 e câmbio manual de 5 velocidades logo depois dela desembarcar na concessionária. Entre os principais concorrentes estão: Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka. Descubra o que achamos do hatch que substitui o Punto e algumas versões do Palio.

 

Impressões gerais

 

Logo que dei de cara com o Argo Drive 1.0 de três cilindros (77 cv a 6.250 rpm) confirmei o que os nossos flagras e os catálogos dos concessionários previam: a versão 1.0 não terá farol de neblina de série, mas virá com repetidores de seta. Dentro do hatch, muitos detalhes lembram os irmãos Renegade e Toro, como o volante e o painel de instrumentos. Sem rebarbas ou peças mal encaixadas, o painel do Argo é feito de materiais de boa qualidade. A entrada USB e auxiliar ficam perto da manopla. Não existem muitos porta-objetos e falta espaço exclusivo para colocar o celular.

 

 

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Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)

 

O painel, com ares de Mercedes Classe A, tem três saídas de ar juntas. A versão que dirigi tinha o kit multimídia, com a tela sensível ao toque de sete polegadas na horizontal destacada do painel e volante multifuncional. Não haverá GPS para nenhuma das versões, mas a central será compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Vale dizer que retrovisores externos, friso do para-choque dianteiro e difusor de ar traseiro com cores diferentes da carroceria serão exclusivos da versão HGT. No interior, a faixa que acompanha o painel é cinza na versão de entrada. Na topo de linha, é vermelha.

 

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Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)

 

A lista de itens de série para a configuração Drive 1.0 é: direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico. Falta ajuste de altura e de profundida para o volante e controle de tração e estabilidade, que só estará disponível a partir do Argo 1.3 GSR.

 

Já no banco de trás, o Argo impressiona pelo espaço para as pernas. Com o banco do motorista ajustado para mim (tenho 1,64 m), ainda restava mais de dois palmos entre os meus joelhos e o banco da frente, que possui um recuo no molde traseiro para aumentar o espaço para as pernas dos ocupantes. O porta-luvas tem iluminação, mas é do tipo que despenca. Falta luz de cortesia para os espelhos do para-sol.

 

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Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)

 

A conclusão: quatro passageiros irão viajar com conforto dentro do Argo, o espaço para o joelhos é bom – o ponto negativo fica para o duto central elevado e para o porta-copos que invade parte do assoalho e incomoda o passageiro central do banco de trás. Mas um ponto positivo pouco comum chama atenção: uma saída USB voltada para os passageiros traseiros.

Impressões ao dirigir

 

Hora de colocar o Argo na rua! O primeiro detalhe que me chamou atenção foi a direção – para sair do estacionamento, precisei manobrar o hatch, que tem a direção elétrica extremamente leve. A impressão se repete ao rodar com o carro na rua. Com o curso longo, o câmbio também é um dos pontos positivos do carro - tem engates fáceis e macios. O pacote conjunto mecânico mais direção elétrica leve dará agilidade para o proprietário do Argo 1.0 no dia a dia.

 

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Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)

 

Comparado a outros modelos 1.0 do mercado, o motor não deve em fôlego. As rotações, porém, são altas. O barulho chega a incomodar? Não, pelo menos na cidade, o ruído do motor não invade a cabine. A vibração, típica dos motores três cilindros, também não incomoda. O ajuste de suspensão, porém, é não é firme, como do Volkswagen up!, por exemplo. Quem era proprietário de um Fiat Punto, irá notar a diferença. A suspensão é um pouco mole demais e, pelo menos nesta versão, fica fácil notar o molejo da carroceria.

 

Outra promessa do Argo de entrada? Economia de combustível. Segundo o Compet (Programa de Etiquetagem do Inmetro), o Argo fará 14,2 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol. Na estrada, serão 15,1 km/l com gasolina e 10,7 km/l com etanol.

 

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Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)

 

Vale dizer que esta foi apenas uma primeira volta com o Argo, para revelar as primeiras impressões do modelo. Ainda iremos levar o hatch para a nossa pista de testes e avaliar as demais configurações 1.3 e 1.8. Confira nosso site nas próximas semanas.

Ficha técnica 1.0 Drive

 

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 6V, flex

 

Potência: 77 a 6.250 rpm e 72 cv a 6.000 rpm

 

Torque: 10,9 kgfm a 3.250 rpm e 10,4 kgfm a 3.250 rpm

 

Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira

 

Direção: Elétrica

 

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)

 

Freios: Discos (dianteira) e tambores (traseira)

 

Pneus: 175/65 R14

 

Comprimento: 3,99 metros

 

Largura: 1,72 m

 

Altura: 1,50 m

 

Entre-eixos: 2,52 m

 

Tanque: 48 litros

 

Porta-malas: 300 litros (fabricante)

 

Peso: 1.105 kg

 

Fonte: Revista Auto Esporte

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