Jump to content

COMPARATIVO: FIAT CRONOS 1.8 PRECISION X VOLKSWAGEN VIRTUS 200 TSI HIGHLINE


jordan

Recommended Posts

Comparamos as versões mais equipadas dos dois sedãs que prometem mexer com o mercado

 

fiat-cronos-e-volkswagen-virtus.jpg

 

Os SUVs  se apropriaram do termo "carro de família" nos últimos anos. Mas os sedãs ainda são queridinhos e mantém certa supremacia nas vendas. Em 2017, os modelos de três volumes somaram quase 480 mil emplacamentos, algo como 25,7% das vendas totais de automóveis e comerciais leves, superando SUVs e crossovers, que tiveram 22,3% de participação. Assim fica fácil entender porque o segmento terá tantas novidades em 2018, como Fiat Cronos e Volkswagen Virtus.

 

Derivados dos hatches Argo e Polo, os sedãs trazem a imagem premium, que mexe com o emocional. São compactos com um "algo mais" que os aproxima dos médios. Em conteúdo, trazem recursos que irão seduzir um monte de gente, sobretudo nas versões de topo que testamos: Virtus Highline 1.0 TSI (R$ 79.990) e Cronos Precision 1.8 (R$ 69.990). Há LEDs diurnos, partida do motor por botão, ar-condicionado digital, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, tela multimídia, volante revestido de couro e muito mais. Descubra agora qual deles se deu melhor neste primeiro comparativo.

 

Motor, câmbio e desempenho: VW Virtus

 

Para a nossa decepção, o Cronos não confirmou a superioridade que os números de potência e torque do motor 1.8 16V E.torq sugerem. São 139 cv de potência a 5.750 giros e um bom torque de 19,3 kgfm com etanol a 3.750 rotações. A energia é administrada pelo competente câmbio automático de seis marchas, com borboletas no volante para trocas manuais. A transmissão tem foco no conforto e só carece de um modo esporte. No zero a 100 km/h, o Cronos levou 11,4 segundos, ante os 10 segundos redondos do Virtus.

 

Nas retomadas, o Fiat novamente ficou para trás. No resgate de 60 km/h a 100 km/h, precisou de 6,2 segundos contra 5,5 segundos do Volks. Essa diferença mostra que o downsizing não só ajuda no consumo e emissões, mas é capaz de entregar rendimentos expressivos. Enquanto o Cronos traz o conhecido 1.8 E.torQ aspirado, o Virtus inova com o pequeno 1.0 turbo flex de três cilindros, dotado de injeção direta e comando duplo variável. São 128 cv e um belo torque de 20,4 kgfm com etanol, disponível logo a 2.000 rpm.

 

Até nas frenagens o Virtus levou a melhor. Foram apenas 24,5 metros para estancar vindo a 80 km/h, bem menos do que os 27,8 metros requeridos pelo Cronos. O uso de pneus pouco mais largos pode ter ajudado o Volks, no entanto, a maior parte do crédito vai para o fato do modelo ter freios a disco sólidos atrás, enquanto o Fiat se vale de tambores.

 

volkswagen-virtus.jpg

 

Itens de série: Fiat Cronos

 

Fiat e Volks lançam estratégias diferentes para seus novos sedãs. Há uma diferença nada pequena de R$ 10 mil entre os preços iniciais das versões de topo dos modelos. Enquanto o Cronos Prestige parte de R$ 69.990, o Virtus Highline começa em R$ 79.990. Isso naturalmente faz com que haja diferenças razoáveis entre os conteúdos. Por exemplo, o Virtus mais caro já sai de fábrica com airbags laterais, chave presencial com partida do motor por botão e ar-condicionado digital, itens cobrados à parte do rival.

 

Completíssimo, o Cronos salta a R$ 82.030, incluindo os itens citados que o Virtus traz como base. Seu trunfo na disputa é o sistema Start & Stop, que desliga o motor em paradas curtas e não é oferecido no arquirrival. Olhando apenas para as listas, o Cronos fica em vantagem no preço. Com todos os opcionais, incluindo a pintura metálica, o Virtus sobe a R$ 87.040, ficando R$ 5 mil mais caro. Mas vale dizer que o Volks inova na categoria ao oferecer quadro de instrumentos em tela digital e detector de fadiga.

 

fiat-cronos.jpg

 

Espaço: Empate

 

As dimensões avantajadas do Virtus o fazem parecer bem maior que o Cronos. São 2,65 metros de entre-eixos no Volks contra 2,52 metros no Fiat — 13 centímetros a mais. O sedã da marca alemã também é mais comprido, tem 4,48 metros ante 4,36 metros do Cronos. Mas quando observamos o espaço na cabine, o sedã do Argo parece oferecer espaço semelhante, com ligeira vantagem no vão para cabeças. Para completar, o Fiat tem um generoso porta-malas de 525 litros, que supera os 521 litros do Volks.

 

Conforto e estabilidade: Volkswagen Virtus

 

Embora briguem pelo mesmo público, Cronos e Virtus possuem ajustes bem distintos. Como de costume, o Fiat é mais macio e suave em movimento, característica notada tanto nas respostas do volante quanto da suspensão. O Virtus é mais durinho e firme o tempo todo, e o motor 1.0 tricilíndrico, apesar de bem isolado, vibra muito mais que o 1.8 Etorq. Contudo, ao volante, o Virtus se revela melhor assentado e mais engajante. Mas sua grande vantagem em relação ao Cronos são as duas saídas de ventilação para o banco traseiro.

 

Ergonomia e acabamento: Volkswagen Cronos

 

O Cronos pretende mostrar que a Fiat subiu de qualidade. Um dos pontos fortes do sedã é o design, com destaque para as lanternas elegantes que parecem inspiradas nos modelos da Alfa Romeo, em especial do hatch Giulietta. E se ficou bem resolvido por fora, o Cronos também capricha por dentro. A cabine tem visual descolado e é rica nos detalhes, como os anéis cromados nas saídas de ventilação e a bela moldura em cor diferente que divide o painel. O console central traz botões bem localizados e de simples operação, e a tela multimídia flutuante fica centralizada no alto e tem botões que tornam simples o manuseio.

 

No Virtus, o cenário é outro. O acabamento é certamente o ponto mais crítico do sedã. Os plásticos rígidos estão por todos os lados, com texturas modestas que deixam a cabine com padrão de Voyage. O painel tenta compensar a falta de requinte com molduras coloridas — em prata e preto piano nesta versão de topo Highline. Mas a verdade é que o cliente deste filão espera um pouco mais que isso. Sorte que a versão que aceleramos tinha todos os opcionais, incluindo a central multimídia mais sofisticada, com tela de oito polegadas.

 

volkswagen-virtus-traseira.jpg

 

Consumo: Volkswagen Virtus

 

Nosso primeiro contato com o Cronos foi limitado à pista de testes e não nos permitiu medir os consumos urbano e rodoviário do modelo. Mas os dados oficiais do Programa de Etiquetagem do Inmetro sinalizam vantagem para o Virtus. O sedã da Volks tem médias de 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, e de 11,2 km/l e 14,6 km/l com gasolina, na mesma ordem. Já o Cronos faz 7,2 km/l e 9,6 km/l com etanol, e 10,3 km/l e 13,3 km/l com gasolina. A distância não chega a ser grosseira, mas comprova que a Volkswagen acertou em apostar em motores mais sofisticados e modernos.

 

Manutenção: Volkswagen Virtus

 

Virtus e Cronos têm custos muito parelhos nas três primeiras revisões (até os 30 mil km). A Volkswagen cobra R$ 1.215 ante os R$ 1.324 tabelados pela Fiat. Por outro lado, quando observadas as cestas de peças, a distância aumenta. Enquanto o Virtus tem um custo de R$ 3.643 para as peças consideradas básicas, o Cronos cobra R$ 3.568 — mas aqui tem uma pegadinha! A Fiat não informou o custo do farol direito (com LED) e do para-choques dianteiro (que tem acabamento em preto piano).

 

Ou seja, certamente o custo das peças do Cronos será maior que as do Virtus em uma eventual batida. Só a título de comparação, o Argo Precision 1.8 tem uma cesta de peças de R$ 6.413, enquanto a do Polo Highline TSI custa R$ 3.308. Em nossas avaliações, consideramos os valores das seguintes peças: para-choques dianteiro, farol dianteiro direito, retrovisor direito, lanterna direita, jogo de 4 amortecedores, jogo de pastilhas, filtro de ar motor, filtro do ar-condicionado, filtro de óleo e filtro de combustível.

 

fiat-cronos-traseira.jpg

 

Vencedor: Volkswagen Virtus Highline

 

Nesta primeira disputa entre os novatos, o Volkswagen Virtus levou a melhor por inovar a categoria de várias formas. O sedã da marca alemã traz itens nunca vistos na classe, como o quadro de instrumentos em tela digital, o detector de fadiga e o motor 1.0 turbo flex, que se mostrou superior ao 1.8 E.torQ não apenas nos números de consumo, mas também nas aferições de desempenho em nossa pista. Contudo, é digno reconhecer os predicados do Cronos, que tem preço mais atraente, capricha em acabamento e espaço na cabine e tem porta-malas ligeiramente maior.

 

FICHAS TÉCNICAS

 

Fiat Cronos Precision 1.8 flex AT6

 

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.8, 16V, comando simples, injeção eletrônica, flex

Cilindrada: 1.747 cm³

Potência(s): 139/135 cv a 5.750 rpm

Torque(s): 19,3/18,8 kgfm a 3.750 rpm

Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira

Direção: Elétrica

Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)

Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)

Pneus e rodas: 195/55 R16

Comprimento: 4,36 m

Largura: 1,72 m

Altura: 1,51 m

Distância entre-eixos: 2,52 m

Tanque de combustível: 48 litros

Volume do porta-malas: 525 litros

Peso (ordem de marcha): 1.271 kg

 

VW Virtus Highline 200 TSI

 

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, injeção direta, comando duplo, turbo, flex

Cilindrada: 999 cm³

Potência(s): 128/115 cv a 5.500 rpm

Torque(s): 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm

Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira

Direção: Elétrica

Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)

Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)

Pneus e rodas: 205/50 R17

Comprimento: 4,48 m

Largura: 1,75 m

Altura: 1,46 m

Distância entre-eixos: 2,65 m

Tanque de combustível: 52 litros

Volume do porta-malas: 521 litros

Peso (ordem de marcha): 1.192 kg

 

Fonte: Auto Esporte

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...