Jump to content

Consumo de combustível - Cronos

Heitor Lucas

Recommended Posts

Pessoal, comprei um Cronos 1.8 AT em julho, já estou com 1500 km rodados e o consumo de álcool na cidade é patético, faz 4,4 por km rodado. 

já fui na Fiat e dizem que precisa amaciar, achei um baboseira.

Ao falar com mecânico experiente, ele disse que isso não existe, amaciasse o carro para outras finalidades, mas não para equilibrar consumo.

Recentemente coloquei álcool aditivado, mas nada, continua com 4,4 km/l as vezes chega 4.6 km/l.

Detalhe: não ando rápido, uso familiar com criança. 

Lembro me bem do adesivo no para brisa falando 7,2 km/l, fora os testes que vi no youtube falando algo parecido.

Vocês tem visto isso?

Heitor,

O meu é um 1.8 MT... consumo em torno de 7,8 km/l de etanol na cidade ( BH ) e em recente viagem de BH a Aparecida-SP rodando mais de 1100km, ida e volta, marquei 10,7 km/l com etanol, com um trecho de cerca de 250km de serra com tráfego bem pesado...

Mesmo AT, acho que deveria render mais... 6,5 creio que seria um bom número pro AT...

Nos mantenha informados...

Abraço

Rodrigo,

O seu consumo esta ótimo!

Gostaria muito que chegasse a 6,5 km/l, imagino que uma diferença de até 15% seria esperado e aceitável, mas, 63% a menos não dá!

Estou providenciado a devolução, não posso aguardar piorar e perder a garantia.

Infelizmente, já estou colocando o advogado no assunto.

Assim que tiver novidades, relato aqui.

Abraço

Heitor,

Muito estranho mesmo o consumo do seu Cronos, também possuo um 1.8 AT, atualmente ele está com apenas 320 km rodados..., só visitei uma vez o posto e a média que o meu fez foi de 6,2 km/l. Detalhe que pego o trânsito meio pesado de São Paulo (mensurado no computador de bordo como rodando a média de 20 km/h).

Abraço

Bom dia.

Possuo um Cronos Precision 1.8 AT, aproximadamente com 600km rodados.

Com gasolina "aditivada" o computador de bordo está marcando média urbana de 9km/l e na viagem (100km) que fiz em cruzeiro de 100km/h marcou 15km/l. Cidade pequena e no interior, não pego um trânsito urbano pesado, apenas desorganizado.

Já notei que, como tinha carro manual, tem a necessidade de uma adaptação ao funcionamento do câmbio e do acelerador para ter uma economia maior de combustível. Os ajustes também são diferentes de câmbios de outro carros que dirigi, principalmente no acelerador.

Pelas médias que o seu está fazendo, acredito que tenha um problema de fabricação em injeção ou outras peças.

Bah... vai ter que envolver advogado.... Brasil é soda! A FIAT deveria trocar sem pestanejar, ainda mais que o carro é lançamento!

Abraço, acompanhando.

Pô, vou olhar o meu mais a fundo, na gasolina ele tem feito médio de 6,6 km/l e ele é AT 1.8, fazendo uma média de 18 a 20 km/h, sendo que as informações aferidas pelo INMETRO e amplamente divulgadas pela FIAT é que na cidade ele faria uma média de 10km/l.

• 2 weeks later...

Tenho um Cronos 1.3 Drive manual, está com menos de 200km rodado. Hoje rodei na estrada para testar, segundo o computador de bordo, numa média de velocidade em 79km/h, o consumo médio com gasolina ficou em 16km/l. no TRIP B, onde ele está considerando o trânsito urbano (35km/h) o consumo médio é de 12/l.

Sobre o Cronos 1.8, eu desconsiderei comprar essa versão pois o motor do Toro tem esse ponto negativo do consumo. Dizem que a FIAT deve lançar em 2019 uma versão 1.0 turbo, essa deve ser boa, mas estou muito satisfeito com o meu Crono 1.3 modelo 2019.

Eu acredito que e pisar menos nas arrancadas ajuda. Há duas semanas com o meu no álcool, Minha esposa não sai do 5.5 /l. Foi só eu pegar ele no fim de semana que a média já subiu para 6.1. acredito que consigo fazer subir mais. As pessoas tem necessidade de sair cantando pneu só porque e 1.8. Modelo At6

• 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Boa noite.

O meu, 1.8 AT, está com mais de 2200km.

Fiz uma viagem de 150,5km com 9,9 litros, média de 15.,2 km/l.

Na cidade ainda não consegui superar os 7,5 km/l, no anda e para e percurso curto.

Acho que tem que pegar a manha do câmbio, pois não basta ficar com o pé leve no acelerador, tem que acelerar ate fazer a marcha e depois só manter.

Tipo, ganha velocidade até engrenar a 4ª, depois mantém... se não a média não sobe.

Att.

• 2 weeks later...

Olá pessoal, estava difícil achar alguma coisa na web sobre o consumo real do Cronos 1.8 AT, até que enfim eu consegui achar uma galera de usuários como eu do mesmo carro.

Tenho monitorado o consumo do meu carro e até agora, como mais de 400km rodados, a intenção era só usar Etanol, mas percebi que a média não sai de 5,4 km/l ou 5,6km/l. Estava para levar até a oficina para verificar qual o problema, pois saí de uma toro com o mesmo motor, mas com uns 300kg a+ que este sedã. Então na correria acabei não indo ainda, mas vou tentar ir amanhã de manhã na oficina para ver isso. Agora resolvi testar na gasolina e numa mescla de cidade e pista deu 8,7 km/l com gasolina comum. Preciso ver a média novamente para ver se melhorou ou piorou.

Agora pergunto: - alguém conseguiu resolver esse problema do consumo do carro?

Na boa, gostei do carro, motor esperto, design show de bola, pacote tecnológico muito bom, mas decepcionante no consumo.

Vou acompanhar o tópico e ver o que faço, pois estou muito preocupado com esse consumo.

Abraços!

Pra manter o consumo baixo tem que manter o pé leve e os pneus calibrados.  Meu 1.8 at6 tá fazendo de 10 a 12 no álcool.  Na estrada em trajeto longo e com carro pesado fez 17.1km/l no álcool. Mas só começou a ficar bom depois dos 10mil km, antes tava muito amarrado.

Mas não tem milagre, se pesar o pé no acelerador, vai beber mesmo.

P_20180805_193550_1.jpg

Edited by alemagri

obrigado alemagri por compartilhar sua experiência com o carro. Fui até a oficina para passar o aparelho no Cronos e tinha lá 3 erros inativos, mas nada de comprometedor do desempenho. Agora fiz uma pequena viagem e na mescla de mais pista deu 10,7 km/l no etanol. Passei os 1000 km, espero que ele vá se soltando logo como o seu carro.

Abç! 

Meu está agora com 2000 km, dois meses de uso. Média de 5,5 km/l etanol cidade. Meu segundo carro automático, já sei usar esse tipo de câmbio.

fui e voltei de vinhedo esse FDS, rodamos aproximadamente 400 km, etanol. Carro fez 12km/l, subindo Serra e depois descendo.

consumo urbano está idêntico ao hb20s at6, porém na pista o hb20 fazia uns 15km/l etanol.

Edited by Epyoneda

Em 17/10/2018 em 23:20, Epyoneda disse:

Meu está agora com 2000 km, dois meses de uso. Média de 5,5 km/l etanol cidade. Meu segundo carro automático, já sei usar esse tipo de câmbio.

fui e voltei de vinhedo esse FDS, rodamos aproximadamente 400 km, etanol. Carro fez 12km/l, subindo Serra e depois descendo.

consumo urbano está idêntico ao hb20s at6, porém na pista o hb20 fazia uns 15km/l etanol.

Já tive 2 hb20 ambos premium automático, um 4 marchas e outro 6 marchas....é o carro mais beberrão que eu já tive....6,1 km/l na cidade com alcool e 9,5 km/l na estrada com alcool....na cidade 8,5 km/l gasolina e 12 km/l na estrada; isso com o motor já amaciado....depois dos 10 mil km rodados....

Edited by Flávio Flávio

3 horas atrás, Flávio Flávio disse:

Já tive 2 hb20 ambos premium automático, um 4 marchas e outro 6 marchas....é o carro mais beberrão que eu já tive....6,1 km/l na cidade com alcool e 9,5 km/l na estrada com alcool....na cidade 8,5 km/l gasolina e 12 km/l na estrada; isso com o motor já amaciado....depois dos 10 mil km rodados....

Meu vizinho tem um HB20 e falou a mesma coisa que você... 

Olá galera, fiz uma nova viagem neste fim de semana e com mescla pequena de cidade e pista deu 9km/litro de etanol, mas com um detalhe: - na ida eu tive de pisar fundo e diversos momentos para chegar no horário. Na volta vim mais sossegado, 110km/h ou 120km/h dependendo do limite e piloto automático ativo. Vou continuar de olho no consumo. Mas tenho impressão que pra esse tipo de carro dar umas esticadas em pista dá uma melhorada no consumo, já esse anda-para na cidade parece deixar o carro amarrado.

Continuem comentando pra gente comparar. Abçs!

3 horas atrás, danecampos disse:

Olá galera, fiz uma nova viagem neste fim de semana e com mescla pequena de cidade e pista deu 9km/litro de etanol, mas com um detalhe: - na ida eu tive de pisar fundo e diversos momentos para chegar no horário. Na volta vim mais sossegado, 110km/h ou 120km/h dependendo do limite e piloto automático ativo. Vou continuar de olho no consumo. Mas tenho impressão que pra esse tipo de carro dar umas esticadas em pista dá uma melhorada no consumo, já esse anda-para na cidade parece deixar o carro amarrado.

Continuem comentando pra gente comparar. Abçs!

Sempre assim, anda e para = a consumo alto.

• 1 month later...

Esse lance de andar final de semana ou não faz diferença. Tenho feito muitos testes, hoje meu Cronos 1.3 Drive (manual), não gosto de automático, ele faz 8km/l na cidade, com gasolina, medindo de sexta para domingo. Fazendo nova medição, zerando os marcadores, ele tem feito 7,6 na gasosa. Isso andando na cidade. Fiz o mesmo teste urbano com etanol e o consumo fica muito ruim, 6,9km/l. O Cronos está com 1.800km rodados, final do ano vou fazer uma viagem longa, onde farei novas marcações e depois posto aqui. Mas acho que não vai mudar muito. Isso de "maciar" o carro é conversa fiada. 
Acho que essas pessoas da FIAT que fazem testes com os carros, deve ser em cidades de interior, praticamente sem trânsito e com poucos semáforos.  

Em 24/11/2018 em 21:14, almofrey disse:

Esse lance de andar final de semana ou não faz diferença. Tenho feito muitos testes, hoje meu Cronos 1.3 Drive (manual), não gosto de automático, ele faz 8km/l na cidade, com gasolina, medindo de sexta para domingo. Fazendo nova medição, zerando os marcadores, ele tem feito 7,6 na gasosa. Isso andando na cidade. Fiz o mesmo teste urbano com etanol e o consumo fica muito ruim, 6,9km/l. O Cronos está com 1.800km rodados, final do ano vou fazer uma viagem longa, onde farei novas marcações e depois posto aqui. Mas acho que não vai mudar muito. Isso de "maciar" o carro é conversa fiada. 
Acho que essas pessoas da FIAT que fazem testes com os carros, deve ser em cidades de interior, praticamente sem trânsito e com poucos semáforos.  

Amaciar o carro não é conversa fiada, todos os carros novos que tive foram ficando mais econômicos com o tempo.  O Meu argo ficou bom após os 20.000km, na estrada já bati os 17km/l, em um carro 1.8l automático com 4 adultos dentro está ótimo, no dia a dia estou fazendo de 12 a 13 na gasolina, misto 40% estrada e o restante de trânsito pesado.

Com 1.800 km rodados o carro ainda é novo, falta muito para amaciar.

• 1 month later...

Boa tarde pessoal!

Gostaria de relatar algo que considero importante para os proprietários do Cronos e Argo 1.8 automático que é o consumo.

Ontem voltando de Floripa abasteci na saída alias combustível caro para SC(gas. aditivada R$ 4,459, quando na estrada vi à 3,869),

mas o importante é que chegando na minha cidade de Gravataí-RS, 486,5km rodados abasteci novamente para fazer a média real.

Minha surpresa para encher o tanque novamente 29,73L / 485,6km = 16,33km/L.

Vejam que meu carro está com 17.000km, 5 pessoas e porta malas estufado com ar ligado.

Aqui esta fazendo um calor infernal!!

Fiquei surpreso pois fazia 16 com meu Voyage 1.6 e ficava muito feliz.

Na cidade sim passa um pouquinho de 10km/l.

Abraço a todos!

55 minutos atrás, Euderci Geraldo Gonçalves disse:

Boa tarde pessoal!

Gostaria de relatar algo que considero importante para os proprietários do Cronos e Argo 1.8 automático que é o consumo.

Ontem voltando de Floripa abasteci na saída alias combustível caro para SC(gas. aditivada R$ 4,459, quando na estrada vi à 3,869),

mas o importante é que chegando na minha cidade de Gravataí-RS, 486,5km rodados abasteci novamente para fazer a média real.

Minha surpresa para encher o tanque novamente 29,73L / 485,6km = 16,33km/L.

Vejam que meu carro está com 17.000km, 5 pessoas e porta malas estufado com ar ligado.

Aqui esta fazendo um calor infernal!!

Fiquei surpreso pois fazia 16 com meu Voyage 1.6 e ficava muito feliz.

Na cidade sim passa um pouquinho de 10km/l.

Abraço a todos!

Boa tarde.

Esse motor é realmente econômico na estrada, mas o trajeto também ajudou você a obter essa boa média de consumo, já que entre Florianópolis e Gravataí o motor é pouco exigido, quase não existem morros. O meu Argo HGT também é econômico nas estradas, mas basta forçá-lo um pouco que ele bebe bem. Na cidade faz em média 10,4 km/l, sempre com start/stop ativado, enquanto meu antigo GSR 1.3 fazia 12,8 km/l, conforme o computador de bordo. Mas existem outros fatores que influenciam, como tamanho das rodas e pneus. Abraço.