Jump to content

Longa Duração: aos 60.000 km, Fiat Argo passa por simulação de venda


jordan

Recommended Posts

De um lado, desvalorização do modelo usado. Do outro, aumento de preço e perda de equipamentos no carro novo. E assim a distância entre ambos vai aumentando

image.png

É raro um modelo ganhar mudanças profundas no conteúdo (itens de série e opcionais) na primeira virada de ano-modelo após sua estreia. Mas foi exatamente o que aconteceu com o Argo, lançado em 2017 (como ano-modelo 2018) e que já começa a chegar como linha 2019.

Na verdade, o que a Fiat acaba de fazer é uma correção de rota. E isso tem tudo a ver com o atual momento do nosso Argo de Longa Duração, afinal a pauta do mês é justamente a simulação de venda no mercado de usados.

Em setembro de 2017, compramos o nosso Argo Drive 1.3 na Amazonas Leste, em São Paulo, por R$ 59.800.

Além dos R$ 53.900 do carro, pagamos R$ 1.200 pelo kit Convenience (retrovisores e vidros traseiros elétricos), R$ 1.900 pelo kit Stile, (faróis de neblina e rodas de liga leve), R$ 1.200 pelo kit Parking (sensor e câmera de ré) e R$ 1.600 pela pintura metálica (Cinza Scandium).

Agora, o Argo parte de R$ 53.990 – o Kit Convenience aumentou para R$ 1.700 e o Parking para R$ 1.790, enquanto a pintura metálica subiu para R$ 1.700. O Kit Stile não existe mais, mas seu conteúdo foi para o Kit Connect, de R$ 3.800 (com multimídia e volante multifuncional).

Há ainda o Kit Multimídia, de R$ 1.990, igual ao Connect, mas sem faróis de neblina e rodas de liga leve. O Kit Tech de R$ 1.500 é a grande novidade, com controles de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa e start-stop. Tanto o start-stop quanto a central multimídia eram de série até então.

Mas vamos à simulação de venda do nosso Argo. Nas três lojas que visitamos, ouvimos o mesmo discurso (o carro está bonito, mas a quilometragem alta é um problema) e rigorosamente a mesma proposta: R$ 42.000.

Em concessionárias de marcas rivais, as ofertas foram piores: R$ 38.000 na Chevrolet Carrera, R$ 37.000 na Ford Caoa e desrespeitosos R$ 33.000 na Hyundai Max. A Fiat parece estar cuidando melhor dos seus usados. Ouvimos proposta de R$ 40.000 na Sinal e de R$ 44.000 na Ventuno.

Se levarmos em consideração os valores do Argo 2019 com pacote similar ao do nosso (R$ 62.980), dá para concluir que os preços nem subiram tanto (5,3%).

Mas também dá para constatar que, em apenas um ano, o carro zero quilômetro se distanciou do modelo usado: exatos 43,1%, considerando os valores da melhor oferta da simulação (R$ 44.000) e do novo (R$ 62.980).

Bolsa de valores

  • Valor em setembro de 2017 – R$ 59.800
  • Valor atual do modelo novo – R$ 62.980
  • Valor do usado na tAbela Fipe – R$ 50.945
  • Melhor oferta na simulação – R$ 44.000
  • Pior oferta na simulação – R$ 33.000

Fiat Argo –  58.520 km

Consumoaos No mês: 13,2 km/l com 15,9% de rodagem na cidade

  • Desde set/17: 13,8 km/l com 20,2% de rodagem na cidade
  • Combustível: flex (gasolina)

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 942

Ficha técnica

  • Versão: Drive 1.3 8V
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Combustível: flex (gasolina)
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.271
  • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.260

Fonte: Quatro Rodas

Link to comment
Share on other sites

De boa, essa Fipe é favorece as CCS que vendem o zero lá em cima e depois de 1 anos compram lá embaixo.

Isso não é so a Fiat, é coisa de todas as montadoras.

Como pode um carro em bom estado valer o mesmo que um em ótimo estado?

Não sei da onde tiram esses preços tão baixos... 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 16/10/2018 em 10:03, George de Alcântara Lima disse:

Eu comprei o meu em novembro do ano passado, por 57.200. Perder 13.200, em menos de um ano? Não. Prefiro passar mais uns três anos com ele. 

Exato, trocar de carro todo ano é coisa pra doido ou pra quem gosta de rasgar dinheiro...    Carro que passa por manutenção preventiva fica muitos anos sem dar nenhum problema.

Sem contar que cada vez que trocamos é a mesma ladainha, tira barulhinho, arruma defeitinho, recall, fica alguns dias sem carro e etc.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...