Jump to content

Longa Duração: desempenho do Fiat Argo melhora após 60.000 km


jordan

Recommended Posts

Avaliado no início e no fim da jornada, o Argo sai da pista de teste com resultados praticamente repetidos

image.png

Testes de pista fornecem bons parâmetros sobre um carro. No caso dos modelos avaliados no Longa Duração, a tarefa é dobrada. “Um dos procedimentos-padrão do Longa inclui a realização de dois testes. Um aos 1.000 km e outro aos 60.000 km.

A comparação do teste inicial com o final não é conclusiva, mas quase sempre nos dá uma visão antecipada do estado de saúde do carro e ajuda a direcionar o processo de desmonte”, explica o editor Péricles Malheiros.

Responsável pelo acompanhamento técnico da frota de Longa Duração, Fabio Fukuda diz: “A piora de performance e o aumento de consumo, por exemplo, podem indicar baixa pressão de compressão dos cilindros. Isso já é suficiente para que, no desmonte, a gente redobre a atenção na análise do cabeçote e dos anéis de compressão dos pistões, justamente os pontos mais comuns de perda de pressão de compressão”.

Felizmente, não parece ser esse o caso do nosso Argo. Aos 60.000 km, ele foi para o campo de provas e de lá saiu com uma ficha de resultados ligeiramente melhor que a do primeiro teste, aos 1.000 km. “O tempo e os quilômetros deixaram o Argo menos amarrado. Mas a melhora é bem discreta, tanto nas provas dinâmicas quanto de consumo”, diz Péricles. 

Apesar de os testes indicarem que o Argo chegou bem ao fim da jornada, só com o desmonte teremos a análise definitiva. É esperar pra ver.

Teste

  1.000 K/m 60.000 Km/h
0 a 100 km/h (s) 12,8 12,6
3a 40 a 80 km/h (s) 7,9 7,6
4a 60 a 100 km/h (s) 12,6 12,4
5a 80 a 120 km/h (s) 21,2 20,9
60 km/h a 0 (m) 16,9 16,4
80 km/h a 0 (m) 28,9 27,7
120 km/h a 0 (m) 68,6 64,7
Cons. urb./rod. (km/l) 14,5/16,6 14,4/16,8

Fiat Argo –  60.282 km

Consumo

  • No mês: 14,4 km/l com 47,7% de rodagem na cidade
  • Desde set/17: 13,8 km/l com 21% de rodagem na cidade
  • Combustível: flex (gasolina)

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 600

Ficha técnica

  • Versão: Drive 1.3 8V
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Combustível: flex (gasolina)
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.256
  • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.260

Fonte: Quatro Rodas

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...