Jump to content

Trancos no câmbio automático AT6


emsouza

Recommended Posts

O carro que possuo, um Argo Precision 1.8 AT6, desde que foi retirado da concessionária em 18/01/2018 apresenta trancos na 1 e 2 marchas quando estou em congestionamentos geralmente ocorre ao retirar e recolocar o pé no acelerador. Os trancos também ocorrem ao sair do start/stop ou ao engatar a marcha quando o start/stop está desligado.

Ele já foi mais de 10 vezes para a concessionária e nada de resolverem o problema. Dizem que não conseguem reproduzir o problema. Sempre que o carro volta a central foi reprogramada e o carro passa a funcionar de um jeito diferente ao modo que estava funcionando antes. (Quando eu retiro o carro da concessionária o problema volta a ocorrer)

Já abri 2 chamados na fábrica, sendo que o segundo está em aberto há mais de um mês esperando resposta da fábrica sobre o problema. Nesse chamado realizarem  troca da central do carro tentado corrigir o problema mas aparentemente eles não sabem nem o que causa e muito menos como resolver.

Dizem que é o primeiro carro a ter esse problema. Em janeiro de 2019 o carro vai fazer um ano e está atualmente com 7 mil km e um problema que parece não ter solução...

Alguém que tenha esse câmbio AT6 tem a mesma sensação de trancos?

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, emsouza disse:

O carro que possuo, um Argo Precision 1.8 AT6, desde que foi retirado da concessionária em 18/01/2018 apresenta trancos na 1 e 2 marchas quando estou em congestionamentos geralmente ocorre ao retirar e recolocar o pé no acelerador. Os trancos também ocorrem ao sair do start/stop ou ao engatar a marcha quando o start/stop está desligado.

Ele já foi mais de 10 vezes para a concessionária e nada de resolverem o problema. Dizem que não conseguem reproduzir o problema. Sempre que o carro volta a central foi reprogramada e o carro passa a funcionar de um jeito diferente ao modo que estava funcionando antes. (Quando eu retiro o carro da concessionária o problema volta a ocorrer)

Já abri 2 chamados na fábrica, sendo que o segundo está em aberto há mais de um mês esperando resposta da fábrica sobre o problema. Nesse chamado realizarem  troca da central do carro tentado corrigir o problema mas aparentemente eles não sabem nem o que causa e muito menos como resolver.

Dizem que é o primeiro carro a ter esse problema. Em janeiro de 2019 o carro vai fazer um ano e está atualmente com 7 mil km e um problema que parece não ter solução...

Alguém que tenha esse câmbio AT6 tem a mesma sensação de trancos?

O meu TB faz isso, mas meu outro carro at4 TB faz e o Honda at4 de um amigo TB faz. Quando acelera e tira o pé bem na hora da troca de 1 para 2 marchas, dá um tranco(não é sempre).  Porém no acionamento do ss nunca vi.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, alemagri disse:

O meu TB faz isso, mas meu outro carro at4 TB faz e o Honda at4 de um amigo TB faz. Quando acelera e tira o pé bem na hora da troca de 1 para 2 marchas, dá um tranco(não é sempre).  Porém no acionamento do ss nunca vi.

O problema ocorre sem troca de marcha. Ele simplesmente dá um tranco dentro da própria marcha. É como se num câmbio manual você simplesmente soltasse a embreagem de uma só vez.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Senhores,

Alguma novidade sobre este assunto ?
Tenho esse problema tb , 

Tem uma outra coisa que o cambio faz que me deixa maluko ,

Isso acontece aleatoriamente ,
Quando dou uma pisada mais brusca no acelerador para fazer uma ultrapassagem ou apenas andar mais rápido mesmo , o cambio da aquela reduzida de marcha , e não troca mais a marcha , tipo , vai de 3 para 2 e fica ali ate estourar os giros , quando acontece isso se eu não passa manualmente , reparei que não troca a porr.... da marcha , fica tipo enroscada , 
Já aconteceu até de 1 marcha , ficou ali parado na 1 e não trocava por nada , ate eu passar manualmente , mesmo tirando o pé do acelerador e colocando de novo a marcha não muda.

Não sei se deu para ser claro na explicação . 

 

Edited by rflores
Link to comment
Share on other sites

Isto de prender na 1ª já aconteceu, passei pra 2ª na borboleta. Quando tive oportunidade, parei o carro, desliguei e religuei. Depois nunca mais deu esse problema.

Quanto a questão da redução, penso que é uma programação para isso mesmo. No meu dualogic antigo também acontecia isso.

É por isso que não piso fundo no acelerador para a redução, prefiro fazer isso na borboleta.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Eu tenho um Cronos Precision At6 2019, está com 3975km e já tive este desprazer dos trancos inúmeras vezes até mesmo com o carro parado. Outro dia o tranco foi tão forte que o carro moveu pra frente onde tive que segurar no freio parecendo um carro com cambio manual onde vc solta a embreagem sem acelerar. Não acho que seja normal pois já tive outros carros automáticos que nunca tiveram este comportamento. Vou abrir um chamado na fábrica pois na concessionária dizem que é característica do cambio.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Em 20/06/2019 em 08:13, rflores disse:

Senhores,

Alguma novidade sobre este assunto ?
Tenho esse problema tb , 

Tem uma outra coisa que o cambio faz que me deixa maluko ,

Isso acontece aleatoriamente ,
Quando dou uma pisada mais brusca no acelerador para fazer uma ultrapassagem ou apenas andar mais rápido mesmo , o cambio da aquela reduzida de marcha , e não troca mais a marcha , tipo , vai de 3 para 2 e fica ali ate estourar os giros , quando acontece isso se eu não passa manualmente , reparei que não troca a porr.... da marcha , fica tipo enroscada , 
Já aconteceu até de 1 marcha , ficou ali parado na 1 e não trocava por nada , ate eu passar manualmente , mesmo tirando o pé do acelerador e colocando de novo a marcha não muda.

Não sei se deu para ser claro na explicação . 

 

Bom dia, tenho um C4 lounge THP, de um tempo pra cá notei alguns trancos para reduzir, e em transito pesado quando troca de primeira para segunda marcha. Como esse cambio at6 fabricado pela Aisin vem em vários modelos, vi na internet um modo de resetar o mesmo. OBS: o reset que vi não foi para mesmo veiculo que o meu. MAS FUNCIONOU PERFEITAMENTE E MUDOU BASTANTE.(sem trancos). Segue link https://www.youtube.com/watch?v=lpdr4qCzBkw&feature=youtu.be        fácil e pratico. Espero ter ajudado. 

 

Em 08/12/2018 em 11:42, emsouza disse:

O carro que possuo, um Argo Precision 1.8 AT6, desde que foi retirado da concessionária em 18/01/2018 apresenta trancos na 1 e 2 marchas quando estou em congestionamentos geralmente ocorre ao retirar e recolocar o pé no acelerador. Os trancos também ocorrem ao sair do start/stop ou ao engatar a marcha quando o start/stop está desligado.

Ele já foi mais de 10 vezes para a concessionária e nada de resolverem o problema. Dizem que não conseguem reproduzir o problema. Sempre que o carro volta a central foi reprogramada e o carro passa a funcionar de um jeito diferente ao modo que estava funcionando antes. (Quando eu retiro o carro da concessionária o problema volta a ocorrer)

Já abri 2 chamados na fábrica, sendo que o segundo está em aberto há mais de um mês esperando resposta da fábrica sobre o problema. Nesse chamado realizarem  troca da central do carro tentado corrigir o problema mas aparentemente eles não sabem nem o que causa e muito menos como resolver.

Dizem que é o primeiro carro a ter esse problema. Em janeiro de 2019 o carro vai fazer um ano e está atualmente com 7 mil km e um problema que parece não ter solução...

Alguém que tenha esse câmbio AT6 tem a mesma sensação de trancos?

Bom dia, tenho um C4 lounge THP, de um tempo pra cá notei alguns trancos para reduzir, e em transito pesado quando troca de primeira para segunda marcha. Como esse cambio at6 fabricado pela Aisin vem em vários modelos, vi na internet um modo de resetar o mesmo. OBS: o reset que vi não foi para mesmo veiculo que o meu. MAS FUNCIONOU PERFEITAMENTE E MUDOU BASTANTE.(sem trancos). Segue link https://www.youtube.com/watch?v=lpdr4qCzBkw&feature=youtu.be        fácil e pratico. Espero ter ajudado. 

Link to comment
Share on other sites

Câmbios automatizados tem essa característica...  entendo que a medida que vão se ajustando/desgastante as peças internas esses tranco passam a serem mais constantes e fortes.

Ao meu ver esse tipo de cambio é bem ruim, seja com 5, 6, 7 e ate mesmo 9 marchas... não é um automático autentico.. é lento na trocas, indeciso nas marchas, da trancos...enfim um quebra galho das montadoras fizeram para não encarecer demais o veiculo... e passam a informação que são automáticos nato.

Eeeeee enganação

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...
Em 20/06/2019 em 08:13, rflores disse:

Senhores,

Alguma novidade sobre este assunto ?
Tenho esse problema tb , 

Tem uma outra coisa que o cambio faz que me deixa maluko ,

Isso acontece aleatoriamente ,
Quando dou uma pisada mais brusca no acelerador para fazer uma ultrapassagem ou apenas andar mais rápido mesmo , o cambio da aquela reduzida de marcha , e não troca mais a marcha , tipo , vai de 3 para 2 e fica ali ate estourar os giros , quando acontece isso se eu não passa manualmente , reparei que não troca a porr.... da marcha , fica tipo enroscada , 
Já aconteceu até de 1 marcha , ficou ali parado na 1 e não trocava por nada , ate eu passar manualmente , mesmo tirando o pé do acelerador e colocando de novo a marcha não muda.

Não sei se deu para ser claro na explicação . 

 

Isso já aconteceu comigo na estrada. Um perigo. Descobriu algo?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Boa tarde,

Venho atravessando vários problemas com meu Fiat Cronos 2018 - Precision AT6. Sempre vejo variações no câmbio isto é, comecei a reparar isso quando minha bateria teve problemas. No Painel começou a aparecer a msg de "Calibragem dos Pneus irregular" (ou algo parecido), sobre calibragem dos pneus. Isso aparecia toda vez que ligava o carro. Levei na concessionária e me falaram que isso já era sinal da bateria com defeito, mas mesmo assim ela nunca tinha deixado na mão. Troquei a bateria fora da concessionária e o câmbio ficou normal, sem tranco e desenvolvimento do carro normal. Isso por pouco tempo, e por aí fui testando vários outros sintomas acusado em rastreamento de oficina particular. Um dos problemas foi os farois de led que tinha colocado e parecia interferir no desenvolmento do carro, já que a alegaçaõ sempre foi que o carro tinha alternador pilotado, o que acho uma "coisa horrível" pra não falar outra coisa. Retirei as lampadas de LED do carro e retornei as lâmpadas originais. Num primeiro momento o desenvolvimento do carro voltou ao normal, mas após alguns dias, sentia o carro com desenvolvimento ruim e troca de marchas fora do prazo certo. Retornei à oficina e as lampadas não constavam mais no rastreamento. Meu mecânico e eu, iamos em frente e quebrando a cabeça. Pensei sozinho e vi noticias de troca do oleo do cambio automático, já que no manual informava que nunca precisar de troca. Levei numa loja especializada de oleo de caixa e trocaram o óleo. Neste dia o rapaz da oficina deixou minha bateria desligar e vi que os vidro e os dados do painel voltaram estaca zero, por causa do desligamento da bateira, mas vi tbm que o câmbio voltou ao normal, sem trancos e bem macio, trocando as marchas na hora certa e com desenvolvimento do carro super bom, então, isso me alertou a sentir que quando desligaram a bateria, parecia que o carro reprogramava sozinho. Passei então a testar isso, e quando meu carro está dando algum tipo de tranco ou trocando as marchas em horas meio fora do tempo, vi que se desligasse a bateria o carro voltava ao normal. Fiz por umas 3 x e sempre o carro ficar top depois do desligamento da bateria (polo negativo). Um alerta é quando desligamos o polo negativo (isso fiz por aproximadamente 30 min), desconfigurava a hora, a data do carro, tendo a gente que fazer isso manualmente depois. Outra coisa é que os vidros elétricos se desconfigura, não funcionando somente e UM TOQUE. Isso se resolve, abrindo ou fechando o vidro e ao final desse procedimento sempre segurar o botão do vidro, segurar mesmo, sem tirar o dedo, por uns 20 seg. Toda que fez que desligo a bateria o carro volta ao normal. Reparei tbm que o cambio fica meio descontrolado, sempre que venho de viagem, troca de marchas na estrada e chego na cidade, com troque de marchas curtas por causa do trânsito, portanto, sinto que quando a caixa esquenta muito (oleo) vem esse problema. Quando troquei o oleo da caixa, constava que o oleo velho estava esquentando mais que o novo, me fez suspeitar inicialmente, mas confirmei que foi somente o desligamento da bateria. 

Portanto, até hoje venho enfrentando esse problema, que não é CRUCIAL, pois os trancos são pequenos e só o dono do carro (eu) que reparo isso, pois tenho conhecimento do carro desde praticaente zero, hoje está com 42.000. 

Vou tentanto assim brigar com os problemas sozinho, ja que na concessionário não acharam nada e nem meu o meu mecânico, já que ele sabe que cuido muito do carro e não deixo de fazer a manutenção correta. 

No mais vamos falando, que tiver outras coisas pra trocar idéia.

ABS - Gelber Lúcio

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...