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Avaliação: Fiat Cronos 1.3 GSR – motor e câmbio não se entendem


jordan

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Cronos 1.3 GSR tem porta-malas enorme, bom espaço interno e linhas harmônicas da carroceria. Motor moderno conflita com câmbio automatizado de uma embreagem

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Por mais aperfeiçoamentos realizados, o câmbio automatizado de apenas uma embreagem gera desconforto nas trocas de marchas. Até na condução suave, ocupantes, incluindo motorista, têm o corpo deslocado para frente na passagem das marchas. Não se trata de falta de habilidade do motorista. O sistema funciona assim mesmo. Em velocidades mais altas, na estrada, sacoleja menos os ocupantes assim como nas reduções de marchas. Mas quando o sistema hesita e as rotações sobem, o incômodo se faz presente. Comandos individuais colocados onde normalmente fica a alavanca de marchas estão à disposição do motorista para colocar o carro em movimento. Faz-se necessário sempre olhar para não errar o comando escolhido.

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Sem pedal

Para não dizer que vantagens inexistem, a principal delas é não ter pedal de embreagem. Então, no anda e para do congestionamento na cidade, o motorista se livra do pedal da embreagem, que gera desconforto e desgaste físico na movimentação da perna. Neste câmbio convencional, atuadores hidráulicos trocam as marchas automaticamente ou manualmente. As trocas também podem ser feitas manualmente por meio das aletas no volante, e percebe-se ligeira diminuição de trancos e sacolejos. Podem-se trocar as marchas manualmente no modo automático para não deixar a rotação subir muito, por exemplo. No modo Sport, as trocas se dão em rotações mais altas.

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Autodown

O sistema Autodown de reduções imediatas à medida que a velocidade diminui nem sempre ocorre. Fabricante recomenda ainda que o câmbio seja colocado em neutro (ponto morto) nas paradas de semáforo. Porém, o sistema stop/start desliga o motor quando o carro para no semáforo. O peso do carro aumenta em 20 quilos com o câmbio GSR em relação ao manual.

Nem a fabricante acredita mais no sistema tanto que Cronos 1.8 é equipado com câmbio automático convencional com conversor de torque. Outro argumento é que esse sistema custa menos do que o automático convencional. Na prática, a teoria é outra: manutenção é caríssima. Bem mais do que o automático convencional. E se esse câmbio automatizado de uma embreagem funcionasse suavemente não teria sido desenvolvido o mais caro de duas embreagens. Esse funciona sem trancos e com trocas de marchas imediatas.

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Motor

Nem tudo são espinhos, o motor 1.3 totalmente de alumínio funciona redondo, sem aspereza e é muito econômico. Computador de bordo registrou variação entre 8 e 9 km/l na cidade e 16 km/l na estrada (dentro dos limites previstos em lei) com gasolina. São bons os valores de potência e torque e a cilindrada supera 1.300 cm³, atinge 1.332 cm³. Tem boa elasticidade para cabeçote simples, de duas válvulas por cilindro. Desempenho se assemelha ao de cilindrada maior, com a vantagem de baixo consumo e poucas emissões.

Categoria superior

Cronos tem bom espaço para pernas no banco traseiro, porta-malas gigante e linhas harmônicas. O sedã derivado do Argo tem bom acabamento, exceto pontas de parafuso aparentes na dobradiça central, ruídos internos abafados e até o som de fechamento das portas é de veículo de categoria superior. Há também mazelas, como a necessidade de abaixar a cabeça para entrar no banco de trás, que tem iluminação. Agrada aos tempos atuais a tela multimídia em destaque no painel central.

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Andando

Comportamento dinâmico bom, boa estabilidade, reações previsíveis e freios eficientes. Coluna de direção tem somente regulagem em altura, mas volante tem boa pega e descomplica a ergonomia com poucos comandos. Direção levíssima nas manobras facilitadas pelo diâmetro de giro médio (10,5 metros) e firme em alta. Regulagem de altura do banco do motorista ajuda encontrar a posição ideal ao volante. Cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça em todos os assentos atrás. Cronos ainda não passou pela avaliação de impacto do Latin NCAP para testar a resistência da estrutura da carroceria.

O Cronos Drive 1.3 GSR tem preço sugerido de R$ 65.190. Chega a R$ 70.770 se equipado com os opcionais Stile (rodas de liga, farol auxiliar e encosto do banco traseiro fracionado), Parking (câmera de ré) e alarme.

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Ficha técnica Cronos 1.3 GSR

Motor
De quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, com potências de 109 cv (álcool) a 6.250 rpm e 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 14,2 kgfm (álcool) e 13,7 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automatizado de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 15,8 centímetros

Rodas/pneus
6×15” de liga leve (opcional) /185/60R15

Peso
1.159 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 48; porta-malas, 525

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,36; largura, 1,73; altura, 1,51; distância entre-eixos, 2,52

Desempenho
Velocidades máximas, 183 km/h (álcool) e 178,1 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 11,8 (a) e 12,3 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,5 (a) e 12,4 (g); estrada, 10,3 (a) e 14,8 (g)

Fonte: Autos Segredos

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  • 3 weeks later...

Olá. Tenho um Argo GSR e discordo totalmente da reportagem sobre o câmbio. Mesmo sendo sobre o Cronos, acredito que o sistema é o mesmo para os dois modelos. Meu carro já fará 2 anos em setembro e até hoje nunca fui jogado para frente com dito na redação acima. Isso só acontece quando você está em marcha alta e o sistema ao identificar alguma elevação de grau maior, ele automaticamente reduz para a 2ª marcha sendo algo que você se acostuma, até porque estamos lidando com um robô e querendo ou não tem suas exigências além de que com o tempo você mesmo pode reduzir manualmente para a 2ª. O que não podemos é confiar em reportagens e realmente testar o carro antes de qualquer veredicto.

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  • 4 months later...

Com todo respeito aos proprietários que possuem Argo ou Cronos GSR, eu tive um Argo com esse câmbio e achei péssimo, principalmente em subidas, ele fica perdido, não sabe qual marcha engatar, dá uns trancos bizonhos, os passageiros acabam achando que você não sabe dirigir. Fiquei um ano com o carro e não aguentei, muito ruim. 

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Em ‎15‎/‎01‎/‎2019 em 20:06, Nairyel Mendonça disse:

Olá. Tenho um Argo GSR e discordo totalmente da reportagem sobre o câmbio. Mesmo sendo sobre o Cronos, acredito que o sistema é o mesmo para os dois modelos. Meu carro já fará 2 anos em setembro e até hoje nunca fui jogado para frente com dito na redação acima. Isso só acontece quando você está em marcha alta e o sistema ao identificar alguma elevação de grau maior, ele automaticamente reduz para a 2ª marcha sendo algo que você se acostuma, até porque estamos lidando com um robô e querendo ou não tem suas exigências além de que com o tempo você mesmo pode reduzir manualmente para a 2ª. O que não podemos é confiar em reportagens e realmente testar o carro antes de qualquer veredicto.

Concordo com o Diego. Tenho um Cronos GSR e não tenho problemas com o câmbio automatizado, que na minha análise é muito bom e confortável. Os "supostos" trancos nas trocas de marchas, não são diferentes de qualquer troca realizada em câmbio manual, ou seja, se não souber o tempo certo numa troca manual, o carro vai causar incômodo. Quanto às subidas, como o colega bem alertou, estamos diante de um robô, que tem que "adivinhar" se a subida será longa ou não. Nesses casos, uma boa avaliação e uso das "borboletas" de trocas de marchas faz esse problema desaparecer ou minimizar, de acordo com o quanto o motorista se acostumou com o sistema.
É obvio que as trocas de marchas não serão como num câmbio com atuador e duas embreagens ou CVT, mas na minha avaliação é tão bom quanto.
Sobre o que foi comentado a respeito da "manutenção é caríssima", gostaria de saber ao que se refere. Desconheço a identificação de problemas no câmbio GSR. Mesmo se estiver se referindo a versões anteriores, dualogic, não dá para querer generalizar por problemas pontuais.

Citando as palavras do Diego "...não podemos é confiar em reportagens e realmente testar o carro antes de qualquer veredicto.". Tem muita gente dando palpites pelo o que lê ou repassando opiniões de revistas "especializadas", sem ter utilizado os veículos em condições normais, por um período suficiente para adaptação e avaliação.

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  • 2 months later...

Tenho um Cronos GSR, acho um carro perfeito para munhas necessidades. Essa questão de câmbio vai depender da forma que cada um dirige. Tenho o pé leve, tanto que consigos medias de consumo excelentes com meu carro. Moro em Brasília, consigo fazer medias de 15,5 Km/L. Na estrada já fiz 16,6Km/L

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