jordan Posted December 28, 2018 Share Posted December 28, 2018 Cronos 1.3 GSR tem porta-malas enorme, bom espaço interno e linhas harmônicas da carroceria. Motor moderno conflita com câmbio automatizado de uma embreagem Por mais aperfeiçoamentos realizados, o câmbio automatizado de apenas uma embreagem gera desconforto nas trocas de marchas. Até na condução suave, ocupantes, incluindo motorista, têm o corpo deslocado para frente na passagem das marchas. Não se trata de falta de habilidade do motorista. O sistema funciona assim mesmo. Em velocidades mais altas, na estrada, sacoleja menos os ocupantes assim como nas reduções de marchas. Mas quando o sistema hesita e as rotações sobem, o incômodo se faz presente. Comandos individuais colocados onde normalmente fica a alavanca de marchas estão à disposição do motorista para colocar o carro em movimento. Faz-se necessário sempre olhar para não errar o comando escolhido. Sem pedal Para não dizer que vantagens inexistem, a principal delas é não ter pedal de embreagem. Então, no anda e para do congestionamento na cidade, o motorista se livra do pedal da embreagem, que gera desconforto e desgaste físico na movimentação da perna. Neste câmbio convencional, atuadores hidráulicos trocam as marchas automaticamente ou manualmente. As trocas também podem ser feitas manualmente por meio das aletas no volante, e percebe-se ligeira diminuição de trancos e sacolejos. Podem-se trocar as marchas manualmente no modo automático para não deixar a rotação subir muito, por exemplo. No modo Sport, as trocas se dão em rotações mais altas. Autodown O sistema Autodown de reduções imediatas à medida que a velocidade diminui nem sempre ocorre. Fabricante recomenda ainda que o câmbio seja colocado em neutro (ponto morto) nas paradas de semáforo. Porém, o sistema stop/start desliga o motor quando o carro para no semáforo. O peso do carro aumenta em 20 quilos com o câmbio GSR em relação ao manual. Nem a fabricante acredita mais no sistema tanto que Cronos 1.8 é equipado com câmbio automático convencional com conversor de torque. Outro argumento é que esse sistema custa menos do que o automático convencional. Na prática, a teoria é outra: manutenção é caríssima. Bem mais do que o automático convencional. E se esse câmbio automatizado de uma embreagem funcionasse suavemente não teria sido desenvolvido o mais caro de duas embreagens. Esse funciona sem trancos e com trocas de marchas imediatas. Motor Nem tudo são espinhos, o motor 1.3 totalmente de alumínio funciona redondo, sem aspereza e é muito econômico. Computador de bordo registrou variação entre 8 e 9 km/l na cidade e 16 km/l na estrada (dentro dos limites previstos em lei) com gasolina. São bons os valores de potência e torque e a cilindrada supera 1.300 cm³, atinge 1.332 cm³. Tem boa elasticidade para cabeçote simples, de duas válvulas por cilindro. Desempenho se assemelha ao de cilindrada maior, com a vantagem de baixo consumo e poucas emissões. Categoria superior Cronos tem bom espaço para pernas no banco traseiro, porta-malas gigante e linhas harmônicas. O sedã derivado do Argo tem bom acabamento, exceto pontas de parafuso aparentes na dobradiça central, ruídos internos abafados e até o som de fechamento das portas é de veículo de categoria superior. Há também mazelas, como a necessidade de abaixar a cabeça para entrar no banco de trás, que tem iluminação. Agrada aos tempos atuais a tela multimídia em destaque no painel central. Andando Comportamento dinâmico bom, boa estabilidade, reações previsíveis e freios eficientes. Coluna de direção tem somente regulagem em altura, mas volante tem boa pega e descomplica a ergonomia com poucos comandos. Direção levíssima nas manobras facilitadas pelo diâmetro de giro médio (10,5 metros) e firme em alta. Regulagem de altura do banco do motorista ajuda encontrar a posição ideal ao volante. Cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça em todos os assentos atrás. Cronos ainda não passou pela avaliação de impacto do Latin NCAP para testar a resistência da estrutura da carroceria. O Cronos Drive 1.3 GSR tem preço sugerido de R$ 65.190. Chega a R$ 70.770 se equipado com os opcionais Stile (rodas de liga, farol auxiliar e encosto do banco traseiro fracionado), Parking (câmera de ré) e alarme. Ficha técnica Cronos 1.3 GSR Motor De quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, com potências de 109 cv (álcool) a 6.250 rpm e 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 14,2 kgfm (álcool) e 13,7 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm Transmissão Tração dianteira e câmbio automatizado de cinco marchas Direção Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros Freios Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira Suspensão Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 15,8 centímetros Rodas/pneus 6×15” de liga leve (opcional) /185/60R15 Peso 1.159 kg Carga útil (passageiros+ bagagem) 400 kg Capacidades (litro) Tanque, 48; porta-malas, 525 Dimensões (metro) Comprimento, 4,36; largura, 1,73; altura, 1,51; distância entre-eixos, 2,52 Desempenho Velocidades máximas, 183 km/h (álcool) e 178,1 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 11,8 (a) e 12,3 (g) Consumo (km/l) Urbano, 8,5 (a) e 12,4 (g); estrada, 10,3 (a) e 14,8 (g) Fonte: Autos Segredos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nairyel Mendonça Posted January 15, 2019 Share Posted January 15, 2019 Olá. Tenho um Argo GSR e discordo totalmente da reportagem sobre o câmbio. Mesmo sendo sobre o Cronos, acredito que o sistema é o mesmo para os dois modelos. Meu carro já fará 2 anos em setembro e até hoje nunca fui jogado para frente com dito na redação acima. Isso só acontece quando você está em marcha alta e o sistema ao identificar alguma elevação de grau maior, ele automaticamente reduz para a 2ª marcha sendo algo que você se acostuma, até porque estamos lidando com um robô e querendo ou não tem suas exigências além de que com o tempo você mesmo pode reduzir manualmente para a 2ª. O que não podemos é confiar em reportagens e realmente testar o carro antes de qualquer veredicto. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fabio Posted May 22, 2019 Share Posted May 22, 2019 Há muitos proprietários de Argo e Cronos GSR no clube? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wellington Trindade Posted May 28, 2019 Share Posted May 28, 2019 Ops... tenho um a 6 meses, acho o carro Otimo! 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diego MV Posted June 1, 2019 Share Posted June 1, 2019 Com todo respeito aos proprietários que possuem Argo ou Cronos GSR, eu tive um Argo com esse câmbio e achei péssimo, principalmente em subidas, ele fica perdido, não sabe qual marcha engatar, dá uns trancos bizonhos, os passageiros acabam achando que você não sabe dirigir. Fiquei um ano com o carro e não aguentei, muito ruim. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Odil Posted June 3, 2019 Share Posted June 3, 2019 Em 15/01/2019 em 20:06, Nairyel Mendonça disse: Olá. Tenho um Argo GSR e discordo totalmente da reportagem sobre o câmbio. Mesmo sendo sobre o Cronos, acredito que o sistema é o mesmo para os dois modelos. Meu carro já fará 2 anos em setembro e até hoje nunca fui jogado para frente com dito na redação acima. Isso só acontece quando você está em marcha alta e o sistema ao identificar alguma elevação de grau maior, ele automaticamente reduz para a 2ª marcha sendo algo que você se acostuma, até porque estamos lidando com um robô e querendo ou não tem suas exigências além de que com o tempo você mesmo pode reduzir manualmente para a 2ª. O que não podemos é confiar em reportagens e realmente testar o carro antes de qualquer veredicto. Concordo com o Diego. Tenho um Cronos GSR e não tenho problemas com o câmbio automatizado, que na minha análise é muito bom e confortável. Os "supostos" trancos nas trocas de marchas, não são diferentes de qualquer troca realizada em câmbio manual, ou seja, se não souber o tempo certo numa troca manual, o carro vai causar incômodo. Quanto às subidas, como o colega bem alertou, estamos diante de um robô, que tem que "adivinhar" se a subida será longa ou não. Nesses casos, uma boa avaliação e uso das "borboletas" de trocas de marchas faz esse problema desaparecer ou minimizar, de acordo com o quanto o motorista se acostumou com o sistema. É obvio que as trocas de marchas não serão como num câmbio com atuador e duas embreagens ou CVT, mas na minha avaliação é tão bom quanto. Sobre o que foi comentado a respeito da "manutenção é caríssima", gostaria de saber ao que se refere. Desconheço a identificação de problemas no câmbio GSR. Mesmo se estiver se referindo a versões anteriores, dualogic, não dá para querer generalizar por problemas pontuais. Citando as palavras do Diego "...não podemos é confiar em reportagens e realmente testar o carro antes de qualquer veredicto.". Tem muita gente dando palpites pelo o que lê ou repassando opiniões de revistas "especializadas", sem ter utilizado os veículos em condições normais, por um período suficiente para adaptação e avaliação. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marciomassaro Posted August 14, 2019 Share Posted August 14, 2019 Tenho um Cronos GSR, acho um carro perfeito para munhas necessidades. Essa questão de câmbio vai depender da forma que cada um dirige. Tenho o pé leve, tanto que consigos medias de consumo excelentes com meu carro. Moro em Brasília, consigo fazer medias de 15,5 Km/L. Na estrada já fiz 16,6Km/L Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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