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Sistema Start & Stop


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É isso mesmo Allison.

 

Só acho parâmetros muito fechados para tecnologia.

A Fiat poderia rever esses parâmetros e deixar o sistema mais livre para atuar.

 

Álcool + Frio + Greve + Falta de combustível = Dor de cabeça

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É isso mesmo Allison.

 

Só acho parâmetros muito fechados para tecnologia.

A Fiat poderia rever esses parâmetros e deixar o sistema mais livre para atuar.

 

Álcool + Frio + Greve + Falta de combustível = Dor de cabeça

 

Acho difícil encontrar um equilíbrio, pois o mesmo carro é vendido em todo o Brasil, onde é cheios de extremos, regiões que nevam, regiões que parecem um inferno de quente, deve ser complicado achar um meio tempo para que o carro funciona em qualquer local.

 

Tem região que gasolina é uma porcaria, outros e melhor. 

 

Mas pelo que percebi a quantidade de "parâmetros" que fazem parte da fórmula que irá decidir se sistema irá ficar funcional ou não, é bem extensa kkkkk muita coisa pro computador de bordo processar e tomar uma decisão, pois querendo ou não, uma decisão errada podem causar acidentes ou no mínimo situações inconvenientes, é aquela coisa, na dúvida se é seguro ou não, melhor deixar de desligar, do que desligar e uma hora errada.

 

O que nos resta é aguarda e espera para que possam aprimorar a tecnologia, é uma tecnologia de "baixo custo" (não é barata, mas ainda assim é mais barata que as que compõem as BMW por exemplo) , coisa nova é assim mesmo, temos que ter paciência, acho que todos que adquiriram um Argo, sabiam dos riscos de comprar um modelo de lançamento, já se era esperado alguns inconvenientes.

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Bem isso;o ss do meu carro funciona ate debaixo d´agua,mas abasteci com alcool,e apesar de ter rodado 32 km de minha casa ate o trabalho,o mesmo nao funcionou na 1a parada,devido ao frio,e ao combustivel;no 2o sinal ja começou a atuar,e nao parou mais;inclusive notei que a partida do carro com etanol,foi diferente:girei a chave como na partida com gasolina,acenderam as luzes do painel,mas o motor so acionou qdo eu estava voltando a chave.

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Boa noite.

Mais um fato a acrescentar nesse assunto de “Start & Stop”, a meu ver: bom!

 

O meu Argo 1.8 AT6, possuo desde Março deste ano e no que tange ao Start & Stop até então não havia deixado de funcionar (deixo ligado direto) até que na semana passada o sistema parou.

 

E aí, com a cabeça confusa, tentando descobrir o que teria ocorrido, lembrei me de um fato novo!

 

Tenho por hábito abastecer semanalmente meu carro em três postos, diferentes nos endereços, porém de bandeira única conforme segue:

Duas semanas seguidas, abasteço com etanol, na terceira com gasolina e assim por diante.

 

Ocorre que na primeira semana de abastecer com etanol (coincidentemente a semana passada) eu havia abastecido num posto, apesar de ser da mesma bandeira não era no mesmo endereço dos três habituais.

 

Lembro me bem que nesse posto havia pouco movimento, há bem da verdade, somente eu esta no posto abastecendo naquela hora.

Na semana seguinte, voltei abastecer com etanol num dos postos de endereços habituais e o que aconteceu?? O Start & Stop voltou a funcionar perfeitamente!

 

Conclusão: seria o sistema do Start & Stop “inteligente” suficientemente em detectar impurezas não consoantes a formulação do combustível, no caso o etanol, e por precaução o sistema não ter funcionado?

 

Não posso afirmar com certeza que seria, mas que bom pra nós se fosse.

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Oi Paulino bom dia.

 

Não é possível identificar impurezas no combustível. A sonda lambda não "lê" isso. Ela somente "lê" os que esta sendo expelido pelo escapamento e faz a correção dos parâmetros de funcionamento do motor.

 

Falta energia ou os parâmetros para funcionamento estão muito apertados.

 

Meu carro esta parado há 4 dias (economizando combustível) com certeza não ira atuar qdo sair, pois a carga da bateria esta sendo drenada pelo sistema elétrico do carro.

O quanto eu não sei ainda, mas pode ser que demore a ser reposta.... falha incontestável da Fiat

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Boa tarde pessoal,

 

deixei hoje dia 28/05 o carro na Fiat.

O mecânico falou comigo e me disse que o sensor IBS da bateria leva em torno de 30 minutos para se reprogramar quando é desligado da bateria.

Falou também que trocar o tipo de combustível constantemente deixa o sensor doido.

Ele vai fazer a reprogramação e ajuste do IBS, quando pegar o carro eu informo se resolveu.

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Paulino,

 

Acredito que em vez de impurezas, pode ser que o etanol utilizado tinha mais água além do recomendado.

 

Assim, poderia o sistema detectar problema na queima, e consequente inibição do start stop.

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Guest perfectron

Oi Paulino bom dia.

 

Não é possível identificar impurezas no combustível. A sonda lambda não "lê" isso. Ela somente "lê" os que esta sendo expelido pelo escapamento e faz a correção dos parâmetros de funcionamento do motor.

 

Falta energia ou os parâmetros para funcionamento estão muito apertados.

 

Meu carro esta parado há 4 dias (economizando combustível) com certeza não ira atuar qdo sair, pois a carga da bateria esta sendo drenada pelo sistema elétrico do carro.

O quanto eu não sei ainda, mas pode ser que demore a ser reposta.... falha incontestável da Fiat

Vai fazer uma semana que peguei o meu 1.3 GSR e não vi nada dos problemas indicados. Funciona a todo momento, mesmo antes de chegar na temperatura ideal do motor. Tem um semáforo há 3 quarteirões de casa, paro nele e já desliga.

 

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk

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Boa noite, o meu Argo Precision  1.8 AT6, o Start&Stop  voltou a ficar inoperante, novamente!

 

Corroborando o que disse  RLCASARIN, a inoperância do SS  parece que localiza-se nos carros com mecânica 1.8.

 

Parece um “enigma indecifrável” , só não sei qual deles, se a Grande Esfinge de Gizé ou o Start&Stop do Argo !

 

Mais não vamos nos esmorecer. Vou continuar pesquisando e qualquer novidade,  volto a postar.

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Bom dia Paulino...

 

Esse sistema esta estranho mesmo, no meu ate que funciona regularmente, mas tem erro ai de projeto para os carros 1.8.

Depois da carga lenta o sistema ficou muito bom no meu caso, agora com greve, meu carro ficou parado por 7 dias, com certeza n ira funcionar.

Agora vem pergunta: Qto tempo ira levar para retomar o funcionamento? Ou não mais ira funcionar?

Volto a rotina hj...

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Bom dia Paulino...

 

Esse sistema esta estranho mesmo, no meu ate que funciona regularmente, mas tem erro ai de projeto para os carros 1.8.

Depois da carga lenta o sistema ficou muito bom no meu caso, agora com greve, meu carro ficou parado por 7 dias, com certeza n ira funcionar.

Agora vem pergunta: Qto tempo ira levar para retomar o funcionamento? Ou não mais ira funcionar?

Volto a rotina hj...

 

Bom dia a todos,

 

Mais uma informação que pra mim soa estranha....

 

Coloquei gasolina de qualidade duvidosa durante a greve e meu carro ficou bem mais na garagem do que o normal, o SS não funcionou até ontem que foi quando completei com álcool do posto de costume.

 

Estava fazendo 15 graus e mesmo assim voltou a funcionar.

 

Será que quando o combustível não é corretamente lido pelos sensores o SS não funciona?  Ou foi devido a troca álcool gasolina?

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O combustível pode ate afetar no condição de motor frio para o sistema atuar, sendo mais receptível a gasolina do que o álcool.

Um combustível adulterado é lido erroneamente pela sonda lambda, e acredito que sistema fique inibido, mas não posso afirmar, fica a especulação.

 

Pessoal boa tarde

 

 

Mais uma vez peço que fiquem atento.

O Waldez da 4 Rodas, esta esperando relatos da falta de funcionamento do sistema para a revista fazer uma matéria e pressionar a Fiat.

 

Essa é a oportunidade que temos para reagir a o caso e fazer prevalecer nossa vontade.

Depende de nós!

O email dele é

 

c_waldez@hotmail.com

 

 

Vamos nos unir, apesar dessa não ser a característica do povo brasileiro que aceita tudo e de qualquer jeito.

Depois dessa ninguém poderá reclamar muito sobre o que fazer com o sistema.

 

Basta explicar o que acontece em poucas linhas

 

Força e garra pessoal

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Boa tarde pessoal,

 

retomando o meu caso e compartilhando com vocês.

Deixei o carro na Fiat Ponto na segunda terça e quarta feira da semana passada, o técnico fez a carga lenta e mesmo assim não funcionou.

Me informaram que todo os sistema estava correto e que o problema era na bateria e que a Moura sabe do problema e está pedindo para que seja substituída a bateria em garantia.

Levei o carro na Moura no dia 01/06 para verificação, o técnico da Moura me gerou um laudo que apontava que a bateria estava perfeita, com um scanner me mostrou a carga correta e a temperatura da bateria estava em 36Graus, no papel emitido pela assistência constava como excelente.

Levei esse laudo para Fiat e o consultor e técnico anexaram a OS do serviço e me prometeram enviar para Betim na fabrica para que deem uma resposta.

Estou aguardando uma resposta da Fiat.

Creio que até seja um problema na bateria apesar de ser nova e ter somente 2 meses, só acho que a Fiat poderia ter um sistema melhor para identificar que realmente é um problema de bateria e não de parâmetros do start & stop.

Assim que me derem um retorno eu informa para todos.

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Pessoal

 

Vamos pedir ajuda ao Waldez, ele esta esperando nossos relatos... afinal vcs querem ou não a solução definitiva para o caso?

 

È melhor escrever a ele do que ficar esperando soluções aqui ou das concessionárias

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Olá pessoal, me cadastrei só pra deixar também meu relato quanto ao sistema Start & Stop ... eu peguei um Argo Precision 1.8MT semana passada e fiquei rodando 4 dias com o carro e nem sinal do Start & Stop atuar mesmo num dia quente e com o carro já quente e andando mais de 30km e nada, assim vim pesquisar na internet o problema, se estava fazendo algo errado ou diferente porque li o manual e não tinha nada de errado e cai nesse tópico do fórum e li o relato de todos e bateu aquele desanimo vendo que não era o único e nem tava afim de levar na CSS porque todos sabemos que é uma enrolação.

 

Eu tentei todos os procedimentos sugerido por todos como pisar 2x na embreagem, pisar até o fim e soltar devagar (até coloquei o banco bem pra frente pra ter certeza que ia até o fundo) andar com o sistema desligado para ver se voltava sozinho na próxima vez, abasteci mais de uma vez, mexi na pecinha amarela que fica no pedal da embreagem, deixei até o carro morrer de propósito ou seja fui devagar e não tirei a marcha ai pisando na embreagem ele volta a funciona como diz o manual mas nada do Start & Stop em si funcionar. 

 

Ai por fim fiz o procedimento indicado pelo RLCASARIN:

- Tirei o polo negativo, coloquei pra carregar com um desses carregadores mais simples a noite toda das 22h ás 9h da manhã (+/- 13h de carga)

- Assim que tirei o carregador liguei de novo o negativo fechei o capo e o carro na chave e deixei +1 dia descansando

 

Ai sai hoje de manhã pra vir ao trabalho uns 15km(+/-) e depois de quente já no primeiro farol o sistema começou a atual e desligou o carro e acendeu a luz do Start & Stop no painel e assim foi no caminho todo, não sei se conta mas por curiosidade por ter tirado a bateria o Trip A e B apagou e nesse caminho ele fez 8.5km/l no Álcool, mas voltando ou seja a dica funcionou para mim também só não sei se continua mas para quem não estava funcionando nada, nada em momento nenhum é uma luz no fim do túnel só agradecimentos ao RLCASARIN.

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Pessoal

 

Vamos pedir ajuda ao Waldez, ele esta esperando nossos relatos... afinal vcs querem ou não a solução definitiva para o caso?

 

È melhor escrever a ele do que ficar esperando soluções aqui ou das concessionárias

 

Boa noite a todos.

RLCASARIN, entrei em contato com o Waldez no último dia 4 relatando os problemas do sistema Start&Stop, inclusive convidei-o há uma "visita" no clubedoargo.com que até o  presente momento constavam 242 post sobre o tema.

Segue a resposta na íntegra:

 

“Boa noite Paulino

Obrigado pela informação.

Voltar em um assunto que foi tema na revista é sempre complicado, mas possível.

Vamos procurar dentre esses 242 casos proprietários que tiveram falhas que colocaram em risco a vida ou resulte em algum prejuízo financeiro para os consumidores”.

 

Bem, agora é aguardar o que o Waldez possa nos oferecer de matéria sobre o referido tema para a revista 4rodas.

Quanto a mim, vou continuar pesquisando e se surgir alguma novidade sobre o SS, volto a postar.

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SK15 bom dia

 

Fico feliz em saber que ficou bom o carro. O SS vai ficar inoperante novamente quando abastecer o veiculo, independente do combustível. Depois de uns 15 minutos voltara a atuar. Isso é correto.

Outra, as vezes a bateria qdo nova não segura toda carga, e pode ser que tenha de repetir a carga por mais umas 2 ou 3 vezes, é normal ate que a carga iônica se estabilize.

Vejam bem, dar a carga na bateria faz com que o sistema fique OK, mas acredito que tem um erro de projeto nessa fonte de energia. Melhor, a bateria não esta compatível com o sistema, principalmente nos carros 1.8 ou ate mesmo o alternador não esteja cumprindo a função de recarga em maior foco. Também tem-se os parâmetros de funcionamento muito apertados.

Quem tem que dar a solução é a Fiat.

O sistema é super 10, mas precisa de melhorias URGENTE. Difícil será a montadora admitir e arcar com o prejuízo, caso tenha que ser substituída a bateria.

 

Continuo afirmando que o Waldez é o nosso canal para pressionar a Fiat!

 

Pessoal, vms nos unir e passar nossos relatos a ele...

 

Reclamar aqui não vai fazer com que a fiat se sensibilize!

Infelizmente nosso pais é assim....

 

Paulino bom dia

 

É como eu disse, se não unirmos, a Fiat não irá fazer nada.

 

Deixo a pergunta a todos: Como ficara o sistema a medida que a bateria for envelhecendo e não segurar mais carga acima dos 75%?

Trocamos por outra ao custo de R$ 1300,00???

 

Waldez + 4 Rodas = tentativa de solução do problema

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Fala pessoal, boa noite!

 

Venho trazer novidades sobre o funcionamento do meu Start Stop.

 

Fui na concessionária realizar a revisão de 1 ano e pedi pra verificarem a bateria pelo fato de não estar funcionando o Start Stop há mais de 4 meses. Conforme já sabemos aqui, foi dito que o motivo é pelo fato de eu não rodar muito e que o alternador não tinha tempo suficiente pra fazer com que a carga da bateria se mantivesse acima dos 75%, sendo esta a carga mínima para o sistema funcionar. Como a minha estava em 58% não ia ligar até que o alternador estivesse ligado tempo o suficiente para carregar a bateria ao nível mínimo.

Resumo da ópera: realizaram uma carga lenta de 10 horas e fizeram om que a bateria fosse a 99% de carga e finalmente o Start Stop voltou a funcionar perfeitamente.

 

Infelizmente dá pra sacar que existe um erro de projeto aí, seja o fato do alternador não ser parrudo o suficiente pra fazer com que a bateria esteja pelo menos no nível mínimo ou o fato de fazer um ano de lançamento do Argo e a Fiat ainda não trazer uma solução definitiva para o caso.

 

Até lá, vamos nos falando aqui e trazendo novidades!

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