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Sistema Start & Stop


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Faz 6 meses que insisto junto a Fiat e concessionárias, sem sucesso, em tentar fazer funcionar o start-stop do meu HGT AT6. Minha bateria é e Heliar HFB. Eu, ao contrário do colega, jamais comprei outro Argo, ou qualquer outro carro da FIAT. Seja feliz com seu Argo, mas perdeu a oportunidade de ter comprado um carro muito melhor tal como o Polo Highline ou um Golf. O Argo é bacaninha, muito bonito, completo e bem acabado. Mas nitidamente muito inferior tecnicamente aos Volkswagen, sem falar no consumo elevado para um carro do tamanho dele, e do desempenho modesto e monótono para um esportivo. 

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6 horas atrás, João Bonnet disse:

Faz 6 meses que insisto junto a Fiat e concessionárias, sem sucesso, em tentar fazer funcionar o start-stop do meu HGT AT6. Minha bateria é e Heliar HFB. Eu, ao contrário do colega, jamais comprei outro Argo, ou qualquer outro carro da FIAT. Seja feliz com seu Argo, mas perdeu a oportunidade de ter comprado um carro muito melhor tal como o Polo Highline ou um Golf. O Argo é bacaninha, muito bonito, completo e bem acabado. Mas nitidamente muito inferior tecnicamente aos Volkswagen, sem falar no consumo elevado para um carro do tamanho dele, e do desempenho modesto e monótono para um esportivo. 

Já tentou registrar reclamação direto na Fiat Betim/MG?

As css tem pânico de receberem ligação da fábrica.

Tive um pálio 2007 (último fiat que tive desde então) e deu problema no vidro elétrico dianteiro. Não resolviam o problema nem a pau. Falei um monte para a vendedora da antiga Genialli e nada. Liguei em Betim e só então trocaram a peça e nunca mais deu problema.

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Em ‎20‎/‎11‎/‎2018 em 14:15, João Bonnet disse:

Faz 6 meses que insisto junto a Fiat e concessionárias, sem sucesso, em tentar fazer funcionar o start-stop do meu HGT AT6. Minha bateria é e Heliar HFB. Eu, ao contrário do colega, jamais comprei outro Argo, ou qualquer outro carro da FIAT. Seja feliz com seu Argo, mas perdeu a oportunidade de ter comprado um carro muito melhor tal como o Polo Highline ou um Golf. O Argo é bacaninha, muito bonito, completo e bem acabado. Mas nitidamente muito inferior tecnicamente aos Volkswagen, sem falar no consumo elevado para um carro do tamanho dele, e do desempenho modesto e monótono para um esportivo. 

Não é nada agradável desembolsar um valor em um produto, e este não atender as nossas expectativas. Como já disseram em outro post, se foi disponibilizado um equipamento ou algum item de segurança e/ou conforto, este tem que funcionar sempre, ou dentro das especificações de funcionamento. É uma exigência básica pois está tudo incluso no valor do veículo, pois nada vem de graça.

Eu tenho o costume de sempre exigir a abertura de uma Ordem de Serviços, relatando algum problema encontrado, para no caso de ter o mesmo problema no futuro, ter um documento comprovatório. Já tive um problema de motor, há alguns anos atrás, num Celta, onde reclamei de um barulho desde pouco tempo com o carro. Abri mais de uma OS e nunca resolviam o problema. Ocorre que o problema foi verificado mais de uma ano depois, já fora da garantia, mas a GM assumiu o reparo (troca de pistões e anéis) pois comprovei que esse problema já havia sido mencionado anteriormente.

Como o colega sugeriu, abra uma reclamação na ouvidoria da Fiat e uma notificação no Reclame Aqui.

Problemas podem eventualmente aparecer, mas as soluções devem ser sempre aplicadas.

Sorte na resolução deste problema.

Abs

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  • 2 weeks later...

Tenho um Argo 1.3 Drive. O sistema de Start Stop está com o mesmo problema do relatado pelos colegas. Já compareci na concessionária 6 vezes para fazer inspeção do sistema. A bateria já foi trocada uma vez. Esta semana encostei o carro na concessionária pois iria ficar 2 dias para fazer uma inspeção mais profunda no sistema. Me ligaram no mesmo dia informando que tudo estava funcionando perfeitamente. Exato, eu que sou um idiota, que não tenho mais o que fazer da vida e gosto de ficar parando o carro na concessionária por falta de ter algo melhor da vida para fazer, né? Bem... conversei com o chefe da mecânica e ele me explicou que o sistema de Start Stop foi projetado tomando-se por base um uso regular de cerca de 30/35 km de rodagem por dia. De acordo com ele, essa distância seria a necessária para manter a bateria acima de 74% de carga, que é o mínimo necessário para que o sistema funcione. Meu uso médio é de cerca de 10 km por dia e por essa razão, segundo ele, a bateria fica com carga abaixo de 75%, fazendo com que o sistema não ative. De acordo com o chefe da mecânica, este não é um defeito do produto, mas uma característica do projeto. Oras... se é uma características conhecida do projeto, tal informação não chega ao consumidor final. Pelo Código de Defesa do Consumidor, todas as informações referentes ao produto/serviço devem ser disponibilizadas de forma ostensiva ao consumidor ou caracteriza defeito do serviço/produto. A solução que me foi dada foi: (A) ande mais com o carro; (B) traga o carro regularmente na concessionária para fazer uma carga da bateria. Para mim, nenhuma destas soluções me parecem satisfatórias. Abri reclamação junto à FIAT. Vou aguardar o posicionamento da fábrica a esse respeito. Se nenhuma solução aceitável for tomada, irei acionar a justiça, com ação de obrigação de fazer, ou sua conversão em perdas e danos. É inadmissível que a fábrica projete um produto prevendo que para o bom funcionamento do sistema o consumidor deva utilizar o veículo de uma forma determinada (ex: rodar ao menos 35 km/dia), e esta informação não chegue previamente ao consumidor que irá pagar por este produto. Precisamos nos mobilizar. Eles tentam vencer a gente pelo cansaço. Não podemos admitir isso.

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Pessoal, tenho um Precision 1.8 AT. Meu start stop parou de funcionar 2 dias após eu retirar o veículo. Como li aqui sobre a carga lenta, fiz em casa uma carga lenta com flutuador. E no dia seguinte levei na FIAT, onde fizeram outra carga em 3 horas de serviço (talvez porque a bateria já estivesse com quase 100% de carga)

Depois disso meu start stop funciona quase todos os dias. Se tem algum dia que não funciona, depois de alguns KM andando e começa a funcionar

Meu carro fica parado uns 3 dias por semana

Uma coisa que tem me deixado encucado é a tensão da bateria. Quando desligo o carro o painel marca 12.4v. No dia seguinte já cai para 12.1v, o que considero uma tensão muito baixa para uma bateria (teoricamente nova) . Questionei o consultor da FIAT e o mesmo não viu nada de errado nisso. 

Enfim, estou acompanhando a tensão da bateria e por enquanto o start stop não parou mais de funcionar

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Olá! Bom dia , sou propriterario de um Argo HGT manual 1.8. Meu start stop não funciona corretamente, pelo menos acho que nao. Utilizo meu veiculo todos os dias e ando em media 20 a 30Km na cidade, o veiculo esta com 5000 KM fiz a primeira revisao na concessionaria e relatei o problema, a solução deles foi a reprogramação do sistema.  Ao realizar os testes o mesmo não funcionou. Por experiencia de vcs tem mais algum testes que deveria fazer? Ou o melhor retornar a concessionaria para verificação?

Tensao da bateria : 14.8V

Obrigado, Amir.

 

 

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Amir, bom dia!!

A concessionária que nos atendeu fez a reprogramação do sistema umas 3 vezes. Inclusive, segundo os técnicos da concessionária, com a participação remota dos técnicos da fabrica. Isso não resolveu. 

Foi preciso entrar em contato com a FIAT e informar que estaríamos dispostos a acioná-la juridicamente caso não tivéssemos a solução.

A pedido da FIAT, retornamos à concessionária e deixamos o carro por quase 2 semanas. A solução encontrada foi a substituição da bateria por outra retirada de um carro zero km que estava no salão da concessionária. Foi muito desgaste para que tivéssemos o problema solucionado. Não me conformava em ter optado por um carro com essa tecnologia que, no momento da compra, nenhum vendedor tinha aventado a possibilidade do sistema não funcionar em função da voltagem da bateria.

Nao esmoreça e cobre a solução do seu problema. Exija a substituição da bateria.

Boa sorte!!!!

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21 horas atrás, amirtarras disse:

Olá! Bom dia , sou propriterario de um Argo HGT manual 1.8. Meu start stop não funciona corretamente, pelo menos acho que nao. Utilizo meu veiculo todos os dias e ando em media 20 a 30Km na cidade, o veiculo esta com 5000 KM fiz a primeira revisao na concessionaria e relatei o problema, a solução deles foi a reprogramação do sistema.  Ao realizar os testes o mesmo não funcionou. Por experiencia de vcs tem mais algum testes que deveria fazer? Ou o melhor retornar a concessionaria para verificação?

Tensao da bateria : 14.8V

Obrigado, Amir.

 

 

Amir,

 

Chegaram a fazer carga na sua bateria? A forma de medir a tensão é com o carro desligado, com a chave na 1a posição (MAR). Deve dar algo em torno de 12v

14.8 v é a tensão do alternador, e ela varia de acordo com a carga da bateria e outros critérios utilizados pela central

19 horas atrás, José Alves Furriel Neto disse:

Amir, bom dia!!

A concessionária que nos atendeu fez a reprogramação do sistema umas 3 vezes. Inclusive, segundo os técnicos da concessionária, com a participação remota dos técnicos da fabrica. Isso não resolveu. 

Foi preciso entrar em contato com a FIAT e informar que estaríamos dispostos a acioná-la juridicamente caso não tivéssemos a solução.

A pedido da FIAT, retornamos à concessionária e deixamos o carro por quase 2 semanas. A solução encontrada foi a substituição da bateria por outra retirada de um carro zero km que estava no salão da concessionária. Foi muito desgaste para que tivéssemos o problema solucionado. Não me conformava em ter optado por um carro com essa tecnologia que, no momento da compra, nenhum vendedor tinha aventado a possibilidade do sistema não funcionar em função da voltagem da bateria.

Nao esmoreça e cobre a solução do seu problema. Exija a substituição da bateria.

Boa sorte!!!!

José,

Depois da substituição da bateria o sistema está funcionando normalmente?

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Infelizmente, posso afirmar com certeza que no caso dos Argo HGT AT6 com todos os opcionais eletronicos, o sistema start-stop NUNCA irá funcionar a contento promovendo a tão esperada economia de combustível. Já fiz carga lenta, laudo da bateria, reset do istema, já levei na CSS umas 20 vezes. Funciona num dia e um ou dois dias depois some completamente. As próprias CSS já declaram que se trata de uma falha cronica do projeto, com muitas e muitas reclamações nos modelos 1.8, e que a FIAT simplesmente não sabe o que fazer. Eu, particularmente já desisti, neste ARGO de ver o sistema funcionar. Tenho a certeza que comprei gato por lebre. Deixei de comprar um Polo ou Golf. Estou usando o ARgo HGT AT6. Inegavelmente é um carro bonito e confortável. Bem equipado. Mas para um esportivo é sem graça e beberrão. O "delay" do acelerador eletronico e o escalonamento do cambio o tornam "amarrado". Ele demora 1 ou 2 segundos para reagir quando você exige potência dele. Trata-se de uma mecanica já antiga. Deve atender bem os proprietários de Cronos ou quem quer um carro mais familiar. Mas quem quer um esportivo, vai se decepcionar. Vou usar o meu por mais alguns meses, deixar completar um ano ou um pouco mais e depois o trocarei. Uma coisa eu garanto: Fiat nunca mais. Me sinto tapeado.    

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31 minutos atrás, João Bonnet disse:

Infelizmente, posso afirmar com certeza que no caso dos Argo HGT AT6 com todos os opcionais eletronicos, o sistema start-stop NUNCA irá funcionar a contento promovendo a tão esperada economia de combustível. Já fiz carga lenta, laudo da bateria, reset do istema, já levei na CSS umas 20 vezes. Funciona num dia e um ou dois dias depois some completamente. As próprias CSS já declaram que se trata de uma falha cronica do projeto, com muitas e muitas reclamações nos modelos 1.8, e que a FIAT simplesmente não sabe o que fazer. Eu, particularmente já desisti, neste ARGO de ver o sistema funcionar. Tenho a certeza que comprei gato por lebre. Deixei de comprar um Polo ou Golf. Estou usando o ARgo HGT AT6. Inegavelmente é um carro bonito e confortável. Bem equipado. Mas para um esportivo é sem graça e beberrão. O "delay" do acelerador eletronico e o escalonamento do cambio o tornam "amarrado". Ele demora 1 ou 2 segundos para reagir quando você exige potência dele. Trata-se de uma mecanica já antiga. Deve atender bem os proprietários de Cronos ou quem quer um carro mais familiar. Mas quem quer um esportivo, vai se decepcionar. Vou usar o meu por mais alguns meses, deixar completar um ano ou um pouco mais e depois o trocarei. Uma coisa eu garanto: Fiat nunca mais. Me sinto tapeado.    

O delay do acelerador é irritante mesmo! A FIAT tem que atualizar o sistema, para o pedal não ser tão lento na resposta.

O meu start stop está funcionando desde que levei na CCS, mas fico encafifado com essa queda acentuada na tensão da bateria de um dia para o outro. Pode ser que os sistemas eletronicos tenham um consumo alto de corrente, mesmo com o carro desligado, nao posso afirmar, apenas especulação.

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José, Obrigado pelo retorno, não sei se fizeram, apenas me falaram da reprogramação e que estava tudo certo, mas fiquei decepcionado com eles,  pois havia outros itens para serem verificados e tbm não foram resolvidos, parece que nem fizeram os testes. A tensão da bateria com o carro desligado esta marcando 12.4V

Concordo contigo irei cobrar a solução! Nem que precise acionar os meios jurídicos. 

Agradeço as informações.

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Boa noite! Andei com o Argo mais de 30 km pela cidade, a tensao da bateria com o carro em movimento  fica estavel em 14v ,  Start & Stop não acionou nenhuma vez!

  

Em 13/12/2018 em 21:32, amirtarras disse:

José, Obrigado pelo retorno, não sei se fizeram, apenas me falaram da reprogramação e que estava tudo certo, mas fiquei decepcionado com eles,  pois havia outros itens para serem verificados e tbm não foram resolvidos, parece que nem fizeram os testes. A tensão da bateria com o carro desligado esta marcando 12.4V

Concordo contigo irei cobrar a solução! Nem que precise acionar os meios jurídicos. 

Agradeço as informações.

 

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Se o recall dos reles nao tiver sido feito, pode desabilitar o start stop... neste caso aparece uma mensagem no painel "start stop nao disponivel"

No meu caso, depois da carga lenta o start stop está funcionando... as vezes tem que andar uns 30Km para ele funcionar

Quando for trocar a bateria, vou colocar uma Moura AGM... essas EFB estão bem ruinzinhas

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Pois é, tudo leva a crer ser problema das baterias Heliar mesmo... Recentemente comprei uma Heliar para repor uma bateria velha e após uns 2 meses ela perdeu a carga sem motivo, quase impedindo a partida do veículo. Depois dessa com as baterias do Argo, não tenho mais confiança nessa marca.

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1 hora atrás, RLCASARIN disse:
1 hora atrás, RLCASARIN disse:

Baterias Heliar, NUNCA foram boas, duram 1,3 anos no máximo. Um lixo de produto.

Qualquer outra bateria aguenta no mínimo 2 anos... as Mouras chegam aguentar facilmente 3,5 anos.

Não recomendo essa marca nem para o inimigo.

Discordo do seu argumento. Tive um Pálio 1.8 que possuía bateria Heliar que durou 5 anos, sem nunca ter apresentado qualquer problema. Já a minha companheira trocou recentemente a bateria do carro dela por uma Moura, que de um dia para o outro perdeu a carga, tendo que ser acionada a garantia.
Talvez o problema esteja relacionado ao modelo da bateria Heliar utilizado no sistema start-stop.

 

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Nunca tive sorte com Heliar, tive um carro na qual a bateria foi substituída em apenas 17 dias de uso, apresentava baixa carga.

Colocaram outra zero, 9 meses depois,  eis que fico na mão. Bateria substituída novamente em garantia. Mais um ano de uso, pifou. Ai a garantia ja tinha expirado, precisei substituir do meu bolso. Optei pela Moura, usei o carro por mais 4 anos, nunca me deixou na mão.

Tanto que a Moura é a única que da 1,5 anos de garantia na reposição.

Uma peça com um defeito é aceitável, agora todos os carros 1,8 da linha Argo que usa a Heliar apresentar problemas para mim atesta a má qualidade e má fama do produto.

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  • 2 weeks later...
Em 26/09/2017 em 22:55, Ricardo disse:

O meu HGT AT6 está exatamente assim. Ele tá louco, coloquei o ELM 327 e Torque lite no conector OBD2 mas não retornou nenhum erro.

Não sei se é porque não chega sinal no conector ou se não está com erro mesmo, no quadro de instrumentos não aparece erro.

Aliás, que tampa foi colocada no local hein????

Bom dia, alguem sabe onde fica a entrada obd do Argo?

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