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Sistema Start & Stop


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Em 24/06/2019 em 06:24, Heitor Guilherme disse:

Eu li varios procedimentos do start stop aqui no forum , percebi que tem mts problemas , entao me tira uma duvida, meu carro esta com bateria moura, pois ele é 18/19, ele é um 1.8 at6 , levei em 2 concessionarias ja , na primeira fizeram a carga lenta da bateria e reprogramaram o sistema , msm assim funcionava as vezes, na outra levei um dia eles tiraram o negativo o sistema voltou, funcionou um dia e parou , levei de novo e eles testaram disseram q tava td normal, com eles funcionam, comigo nao. 

O q eu percebi é q no painel a voltagem da bateria tem q estar acima de 14 volts? Pq ele funcionou por umas 10 ligadas e desligadas, ai parou, andei com o carro acelerando um pouco dai subiu a carga, tava oscilando, desceu pra 12,5 , 13,0 , 13,8 e foi quando parou . 

A temperatura me disseram q tem q estar alta, isso ta ate no manual, ai o rapaz disse q tenho q deixar o carro esquentar, nao faz sentido 

As vezes meu carro fica 1 dia sem uso, isso pode influenciar ? 

Ohh sistema dificil esse, mt gente reclamando 

Obrigado

A maioria das pessoas reclamam sem entender o funcionamento do sistema, não estou dizendo que é o seu caso, pode sim ser defeito, a voltagem no painel baixar é normal, pois o alternador do argo é flutuante, são muitos fatores que fazem o ss parar, e isso não necessariamente implica em defeito e sim em funcionamento normal.  Se seu trajeto é curto, com o passar dos dias a bateria chega a um nível mais baixo que o recomendado, temperatura externa baixa, combustível que está utilizando, várias partidas em curto espaço de tempo, estar na reserva, ter abastecido em menos de 10min, etc.  Lendo um site de carros de Portugal vi as mesmas reclamações e explicações sobre várias outras marcas, vou achar e posto aqui depois. 

Agora se seu trajeto é longo, não está frio demais, e atende em todos os requisitos, deve ter algo de errado.

 

Não foi exatamente esse, mas é um exemplo.

https://www.leak.pt/start-stop-nao-funciona-porque/

 

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Imediatamente após comprar meu Argo HGT AT6 em Maio do ano passado, comecei a reclamar dos problemas do start-stop, da dificuldade de carga da bateria e das panes elétricas que a bateria sub-carregada começa a desencadear no carro. Imediatamente surgiram aqueles dizendo que era tudo uma questão de "sorte", que eu tinha "sido premiado" com um exemplar ruim. Sou engenheiro, não acredito em sorte e sim "análise de causas e efeitos" e estatísticas. As reclamações aqui neste forum mostram o que rapidamente percebi: trata-se efetivamente de problema relativo ao carregamento da bateria e concentrado nos modelos 1.8, justamente aqueles que possuem maior consumo elétrico pelos opcionais eletronicos e necessitam de mais energia para "virar" o motor mais pesado durante a partida. Depois de 7 meses de muito reclamar e insistir, a Fiat enviou um de seus engenheiros à concessionária onde agendaram mais uma das muitas intervenções. Com a presença dele, foi feita a reprogramação do sensor IFB (aquele do polo negativo da bateria) e desde então o start-stop do meu carro começou há funcionar corretamente, já há 5 meses. Sendo justo, parabéns Fiat pelo conserto. Entretanto, noto que, pelo uso, durante o dia, a bateria carrega. À noite, os sensores (chave key-less, alarme, e outros), em stand-by promovem a descarga da bateria e o carro "amanhece" com a carga da bateria baixa outra vez. Fiz a revisão dos 10.000km algumas semanas atrás e agora está começando o inverno em Curitiba. Pelo consumo urbano elevado (5,5km/l álcool - 6,6km/l - gasolina) tenho abastecido o carro quase sempre com álcool. Agora começou a aparecer uma nova "pane": o carro liga aquecendo o sistema de injeção de álcool. Logo em seguida desliga e ocorre uma paralisação geral. Aparece uma mensagem de falha de comunicação entre a chave presencial e a central eletronica do carro, no painel fica registrado que o veículo está ligado mesmo estando desligado, não dá mais partida e não trava as portas. Isto já aconteceu umas 4 vezes sendo que numa delas tive que acionar o Confiat para levá-lo na concessionária. Lá chegando, desconectaram o polo negativo da bateria, fazendo um boot (assim como fazemos num computador quando o Windows "congela") e o Argo voltou a funcionar novamente. O chefe da oficina "passou o scanner" e não achou falha alguma. Disse apenas que "muita eletrônica é assim mesmo....". Sei lá o que pensar. Gosto do HGT. É bonito, por fora e por dentro, é o carro mais equipado da sua categoria e até de algumas acima, possui ótimo desempenho, impecável estabilidade e dirigibilidade. Mas, para mim, essa sucessão de pequenas panes já tirou o brilho de um carro em que paguei R$83 mil e equipei com todos os acessórios da Mopar investindo mais uns R$3 mil, prestigiando a Fiat. Ontem de manhã, novamente a falha apareceu, quase "me deixando na mão". Confesso que estou aborrecido e já quase decidido a vendê-lo e comprar um modelo mais confiável tal como um Honda Civic EXL ou um GM Cruze LTZ. Fico chateado de ter que me "desfazer" de um carro com um ano de uso e apenas 10.000km rodados. Mas, se pelo que vejo, não há muita esperança, a tecnologia do Argo apesar de inovadora, ainda não é confiável.

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6 horas atrás, João Bonnet disse:

Imediatamente após comprar meu Argo HGT AT6 em Maio do ano passado, comecei a reclamar dos problemas do start-stop, da dificuldade de carga da bateria e das panes elétricas que a bateria sub-carregada começa a desencadear no carro. Imediatamente surgiram aqueles dizendo que era tudo uma questão de "sorte", que eu tinha "sido premiado" com um exemplar ruim. Sou engenheiro, não acredito em sorte e sim "análise de causas e efeitos" e estatísticas. As reclamações aqui neste forum mostram o que rapidamente percebi: trata-se efetivamente de problema relativo ao carregamento da bateria e concentrado nos modelos 1.8, justamente aqueles que possuem maior consumo elétrico pelos opcionais eletronicos e necessitam de mais energia para "virar" o motor mais pesado durante a partida. Depois de 7 meses de muito reclamar e insistir, a Fiat enviou um de seus engenheiros à concessionária onde agendaram mais uma das muitas intervenções. Com a presença dele, foi feita a reprogramação do sensor IFB (aquele do polo negativo da bateria) e desde então o start-stop do meu carro começou há funcionar corretamente, já há 5 meses. Sendo justo, parabéns Fiat pelo conserto. Entretanto, noto que, pelo uso, durante o dia, a bateria carrega. À noite, os sensores (chave key-less, alarme, e outros), em stand-by promovem a descarga da bateria e o carro "amanhece" com a carga da bateria baixa outra vez. Fiz a revisão dos 10.000km algumas semanas atrás e agora está começando o inverno em Curitiba. Pelo consumo urbano elevado (5,5km/l álcool - 6,6km/l - gasolina) tenho abastecido o carro quase sempre com álcool. Agora começou a aparecer uma nova "pane": o carro liga aquecendo o sistema de injeção de álcool. Logo em seguida desliga e ocorre uma paralisação geral. Aparece uma mensagem de falha de comunicação entre a chave presencial e a central eletronica do carro, no painel fica registrado que o veículo está ligado mesmo estando desligado, não dá mais partida e não trava as portas. Isto já aconteceu umas 4 vezes sendo que numa delas tive que acionar o Confiat para levá-lo na concessionária. Lá chegando, desconectaram o polo negativo da bateria, fazendo um boot (assim como fazemos num computador quando o Windows "congela") e o Argo voltou a funcionar novamente. O chefe da oficina "passou o scanner" e não achou falha alguma. Disse apenas que "muita eletrônica é assim mesmo....". Sei lá o que pensar. Gosto do HGT. É bonito, por fora e por dentro, é o carro mais equipado da sua categoria e até de algumas acima, possui ótimo desempenho, impecável estabilidade e dirigibilidade. Mas, para mim, essa sucessão de pequenas panes já tirou o brilho de um carro em que paguei R$83 mil e equipei com todos os acessórios da Mopar investindo mais uns R$3 mil, prestigiando a Fiat. Ontem de manhã, novamente a falha apareceu, quase "me deixando na mão". Confesso que estou aborrecido e já quase decidido a vendê-lo e comprar um modelo mais confiável tal como um Honda Civic EXL ou um GM Cruze LTZ. Fico chateado de ter que me "desfazer" de um carro com um ano de uso e apenas 10.000km rodados. Mas, se pelo que vejo, não há muita esperança, a tecnologia do Argo apesar de inovadora, ainda não é confiável.

Já tive carro de várias marcas e posso lhe falar que o problema não é a marca e sim a assistência, a loja.  Tive problema no meu argo e a assistência teimava em falar que não tinha nada, reclamei na Fiat e resolveu. Na Honda a mesma coisa, fiquei tão bravo que Honda nunca mais. Não perca o gosto nem a calma, exija seus direitos porque se deixar assim é fácil pra eles.  E o carro é bom, um dos melhores que já tive e pelo que percebi vc gosta tb.

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8 horas atrás, alemagri disse:

A maioria das pessoas reclamam sem entender o funcionamento do sistema, não estou dizendo que é o seu caso, pode sim ser defeito, a voltagem no painel baixar é normal, pois o alternador do argo é flutuante, são muitos fatores que fazem o ss parar, e isso não necessariamente implica em defeito e sim em funcionamento normal.  Se seu trajeto é curto, com o passar dos dias a bateria chega a um nível mais baixo que o recomendado, temperatura externa baixa, combustível que está utilizando, várias partidas em curto espaço de tempo, estar na reserva, ter abastecido em menos de 10min, etc.  Lendo um site de carros de Portugal vi as mesmas reclamações e explicações sobre várias outras marcas, vou achar e posto aqui depois. 

Agora se seu trajeto é longo, não está frio demais, e atende em todos os requisitos, deve ter algo de errado.

Ahh bacana , tem dias q quando vou trabalhar de carro , sao 2,5 km , é pouco , nem tem q funcionar mesmo, agora acredito que 30 minutos com o carro ligado teria q funcionar , o trajeto mais longo q ando na semana da 8 km , tem vezes com uma velocidade constante, 60 km/h , parando so em semafaros , e as vezes no anda e para do transito . Geralmente é esse meu ritmo ! Acredito q com as informaçoes q vc me passou e o q eu ja li, meu carro ta normal , eu q rodo é pouco . Mas estou analizando ! Hj msm bateria a 14 , ele foi desligar 30 minutos depois do carro ligado, lembrando q eu abasteci , gasolina .com 25 minutos eu desliguei o carro, ate entao nada de funcinar, depois q religuei funcionou . Questao de cinto, porta, carro na reserva, isso eu sempre deixei certo . 

Eu espero entao o link , agradeço pelo retorno

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16 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Ahh bacana , tem dias q quando vou trabalhar de carro , sao 2,5 km , é pouco , nem tem q funcionar mesmo, agora acredito que 30 minutos com o carro ligado teria q funcionar , o trajeto mais longo q ando na semana da 8 km , tem vezes com uma velocidade constante, 60 km/h , parando so em semafaros , e as vezes no anda e para do transito . Geralmente é esse meu ritmo ! Acredito q com as informaçoes q vc me passou e o q eu ja li, meu carro ta normal , eu q rodo é pouco . Mas estou analizando ! Hj msm bateria a 14 , ele foi desligar 30 minutos depois do carro ligado, lembrando q eu abasteci , gasolina .com 25 minutos eu desliguei o carro, ate entao nada de funcinar, depois q religuei funcionou . Questao de cinto, porta, carro na reserva, isso eu sempre deixei certo . 

Eu espero entao o link , agradeço pelo retorno

Em 30 minutos vc não carrega uma bateria, infelizmente não ira funcionar mesmo, vc mais gasta energia do que produz

 

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23 horas atrás, Heitor Guilherme disse:

Vc tem noção quanto tempo em média funciona ? Já chegou a medir isso? obrigado

Oi Heitor bom dia.

Não entendi direito sua pergunta.

Mas quando a carga esta acima dos 75% funciona a cada parada (desde que não esteja na reserva, cinto solto e reabastecido há menos de 20 minutos). Esse funcionamento ocorre em qualquer situação, seja no frio, calor, qualquer combustível, uso de acessórios etc.

Quando a carga cai abaixo do valor é necessário esperar que o alternador supra essa falta para que o sistema volte a atuar. e isso não depende do quanto se roda mas sim do tempo pois potencia esta relacionado com o tempo e não com velocidade, é uma função matemática. Então não adianta vc rodar 200 kms em 10 minutos, é melhor vc rodar 20 em 1 hora para a carga da bateria.

Não sei se era isso que tinha perguntado, mas fico a sua disposição, pode me char por MP ou postar nesse espaço onde tentarei sanar suas d[uvidas

Edited by RLCASARIN
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2 horas atrás, RLCASARIN disse:

Oi Heitor bom dia.

Não entendi direito sua pergunta.

Mas quando a carga esta acima dos 75% funciona a cada parada (desde que não esteja na reserva, cinto solto e reabastecido há menos de 20 minutos). Esse funcionamento ocorre em qualquer situação, seja no frio, calor, qualquer combustível, uso de acessórios etc.

Quando a carga cai abaixo do valor é necessário esperar que o alternador supra essa falta para que o sistema volte a atuar. e isso não depende do quanto se roda mas sim do tempo pois potencia esta relacionado com o tempo e não com velocidade, é uma função matemática. Então não adianta vc rodar 200 kms em 10 minutos, é melhor vc rodar 20 em 1 hora para a carga da bateria.

Não sei se era isso que tinha perguntado, mas fico a sua disposição, pode me char por MP ou postar nesse espaço onde tentarei sanar suas d[uvidas

Bom dia . Era isso sim , quanto tempo em media levaria para o SS funcionar . Deu sim para sanar a dúvida, por enquanto o meu carro está funcionando de acordo com tudo que me explicou , então levo a crer que está tudo certo com o SS do meu carro. Mais uma vez agradeço pela ajuda . Pode deixar se eu tiver mais dúvida com certeza vou escrever sim.

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Como ja postei aqui,o sistema SS do meu Argo funciona ate debaixo d'agua;1.3 drive quase completo menos Parking(isto e um item que nao gosto na Fiat,pq tu vai comprar o carro ,e nao tem a configuraçao que tu quer),mas ano passado no inverno,1o dia de frio,nao funcionou na 1a parada,e com o carro abastecido a etanol,2o agravante .Agora o fator mais determinante para o funcionamento deste SS,e o uso diario do carro .Como moro uns 100 km do trabalho ,e uns 2 dias /semana faço esse trajeto 2/dia,o carro nao descansa.,bateria sempre carregada.

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Caros Colegas, 

Gostaria de relatar um fato acontecido hoje(26/06) comigo, que mostra não só a questão do atendimento em garantia, mas pode ajudar a demosntrar como o SS é sensível à questão de carga da bateria.

Comprei um Argo HGT há quase dois meses. Com o passar do tempo, notei o famigerado problema do "Start-Stop" funcionar de forma intermitente, como relatado aqui. Após ler os relatos aqui, vi sentido na sugestão descrita pelo colega RLCASARIN. Decidi que iria solicitar a verificação da bateria na revisão dos 5000Km. Todavia, percebi que nos últimos dias o SS simplesmente não funcionava. Até que na manhã de hoje, o carro me deixou na mão, não dando partida, apesar dos sistemas elétricos estarem aparentemente ok. Ao tentar dar partida, era audível um ruído de "tic, tic, tic" no motor.

Acionei o seguro, que enviou a velha figura do mecânico em moto, com a bateria auxiliar. Mas o mesmo, após medir a tensão da bateria com multímetro comum, disse que a bateria estava ok, dando diagnóstico de pane elétrica. Acionei o CONFIAT, solicitando serviço de reboque até a concessionária mais próxima. Uma vez lá, diagnosticaram problema na bateria, dizendo que precisariam de pelo menos 48 hrs para ou recarregar ou para trocar, informando que no caso da bateria e/ou pneus, a garantia dada não seria diretamente pela FIAT, e sim pelos respectivos fabricantes (para estes componentes, a concessionária aciona os respectivos fabricantes, atuando como intermediária). Argumentei que não poderia me dar ao luxo de ficar sem carro por este período, principalmente por causa de bateria. Como alternativa, eles informaram que poderiam me direcionar para a distribuidora da fabricante da bateria (MOURA) aqui na minha cidade, com um documento fornecido pela própria concessionária indicando a falha da bateria, sendo que eles, após examinar a bateria, ou iriam substituir, ou iriam colocar uma bateria temporária para que não ficasse parado, e iriam recarregar a bateria original. Para não ficar sem carro por dois dias, escolhi esta opção, sendo que eles fizeram a "chupeta" para poder ligar o carro.

Ao chegar na distribuidora, fui bem atendido, informei o ocorrido e apresentei o documento fornecido pela concessionária, e após examinarem a bateria, o técnico informou que a mesma estava com problemas e fizeram a substituição da mesma em garantia. Relato que após a troca, o SS voltou a funcionar normalmente.

Mas para formar o quadro completo, é precisar informar alguns fatos pré-compra: na época da aquisição, escolhi um veículo que estava no showroom, sendo que ao experimentar o mesmo, os equipamentos não funcionaram devido ao fato da bateria estar bem descarregada. Relevei o fato (afinal, era um carro novo, e então pensei que uma recarga simples da bateria não iria incorrer em maiores problemas), e acabei adquirindo o carro mesmo assim.

Ainda é cedo para afirmar que o problema do SS tenha acabado, mas acabei tirando algumas conclusões do episódio:

  • Em relação à aquisição do veículo, no mínimo é necessário ficar atento à oferta de carros que estejam no showroom, e/ou então de carros que estejam há muito tempo na concessionária (que foi o meu caso): como os vendedores ficam mostrando o funcionamento dos equipamentos para os possíveis compradores, e/ou o carro não fica ligado por tempo suficiente para recarregar a bateria, é certo que com o tempo, a bateria perca a carga. No meu caso em particular, acredito que a concessionária tenha feita uma recarga na bateria antes da entrega, mas ou a mesma não foi suficiente, ou ela ficou tempo demais com carga baixa demais (ou sem carga suficiente, não sou entendido do assunto), o que acabou afetando sua capacidade de reter carga;
  • Os mecânicos de socorro das seguradoras, ou não tem os equipamentos adequados, ou não tem conhecimento suficiente(ou até mesmo os dois) para lidar com os carros que usam tecnologias mais recentes, como o "Start-Stop". Digo isso pois no meu caso, o mesmo descartou problema com a bateria, indicando pane elétrica, quando na verdade o problema era sim na bateria. Lembro que no caso do SS, o carro tem que estar equipado com um modelo de bateria específico para esta finalidade, e não com bateria convencional.
  • O "Start-Stop" realmente tem parâmetros de funcionamento bem definidos e bem restritos, em termos de carga de bateria. Em um carro sem o sistema, e com bateria convencional, talvez demorasse mais tempo para o problema se manifestar. Mas além do sistema ser mais exigente, em termos de sistema elétrico, o uso dos equipamentos (chave presencial, alarme, multimídia, etc...) exigem mais da bateria;

Bem, espero que este relato ajude na odisséia chamada "Start-Stop" !!! ?

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  • 1 month later...

Tenho um Cronos 1.8 at. Start stop funciona bem a um ano. Fiquei um mês sem usar o carro, pedi para um vizinho dar partida no carro semanalmente. Após o meu retorno, o start stop demorou a voltar a funcionar, provavelmente carga baixa na bateria. Voltou a funcionar nesta semana, 28 dias após uso rotineiro e urbano do carro.

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Uma vez que a Fiat não assume o problema da bateria pelo menos ela poderia rever o parâmetro de carga, deixando o sistema atual com pelo menos 55% ou 60% da carga.

Mas como a garantia da bateria é dada por terceiros então que f*!?a o consumidor. Que fica a dor de cabeça de ficar levando o carro pra lá e para cá. é coisa simples de resolver mas falta aquela dedicação e assumir o fato que os parâmetros são muito apertados.

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Bom dia Caros, Deixei meu Argo HGT AT na CSS hoje pela manha, o SS não funcionava a 1 mês. Fui andar com o Supervisor da mecânica eeeeeeee...
na primeira parada a po**a do SS ativou, QUE RAIVA kkkkk

mas enfim, eu deixei o carro lá, o supervisor muito educado e entendido do assunto já disse q iria testar a bateria, se BOA : Carga e reconfiguração (aquele esquema de desligar o polo negativo e deixar dar o reset). Mas se verificado bateria com baixa carga, já vai solicitar a troca.

pediu 48hs pra esse reparo, 

Somente para constar os problemas q serão verificado:

- Ar condicionado - foi trocado o compressor.
- Start Stop - Carga na bateria e reconfig, ou troca da bateria.
- Retrovisor sera trocado por problema no Tilt Down. "Sim, o Tilt Down está com TILT. kkkkk 
- Multimídia que travava toda hora, vão verificar atualização, apesar de eu já ter Atualizado (travamento até então corrigido com ma atualização que peguem aqui no fórum.
- Barulhos insuportáveis no painel.

Carro tirado 02/05/2019 e tantos problemas, Chega bater o arrependimento ter escolhido o Argo no lugar do Polo Beats, 
 

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Boa dia Galera, passando pra relatar minha ida a CSS por causa do SS.


- Start Stop - Trocou a bateria e refeita a calibragem. Nunca funcionou TÃO BEM. 
- Retrovisor:  sera trocado, peça ja solicitada a FIAT, prezo 7 dias. (quando chegar e trocar eu relato se demorar a entrega da peça)
- Multimídia: o supervisor da Manutenção achou estranho a minha Central estar Atualizada com a ultima versão enviada pela FIAT. (irei relatar isso no Tópico da Central)
- Barulhos insuportáveis no painel: Estou testando ainda, ontem não percebi muito o barulho, porém hoje de manha parecia pior. Irei solicitar novamente quando for trocar o retrovisor.

Espero ter ajudado, eu gosto muito dessa CSS por conta da área de mecânica deles. (Amazonas Pirituba) Lá não tem erro. Meu compressor do Ar fizeram o  pedido e chegou em dois dias, no terceiro ja estava trocado e funcionando.

 

  • Like 2
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Em 26/06/2019 em 10:52, Heitor Guilherme disse:

Bom dia . Era isso sim , quanto tempo em media levaria para o SS funcionar . Deu sim para sanar a dúvida, por enquanto o meu carro está funcionando de acordo com tudo que me explicou , então levo a crer que está tudo certo com o SS do meu carro. Mais uma vez agradeço pela ajuda . Pode deixar se eu tiver mais dúvida com certeza vou escrever sim.

Estou aqui sempre, o SS ajuda muito na economia, esta ai para ser usado em todos os carros, porém ao meu ver precisa de ajustes como toda nova tecnologia que começa a ser disseminada.

Porém a Fiat parece adotar a postur de preservar a energia do veiculo.

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  • 1 month later...
Em 08/08/2017 em 15:40, César Mendelski Krammes disse:

Boa tarde!

 

O meu Argo é um 1.8 Precision AT6.

 

Estou achando o Sistema Start & Stop bem estranho...

 

Parece que funciona "quando quer", não consegui ainda identificar quais as condições em que funciona mesmo...

 

Mas quase nunca funciona...

 

Li no manual as situações que inibem o funcionamento e, muitas vezes, ele não funciona e eu não percebo qual causa inibitória estaria agindo...

 

Não aparece nenhum erro, em momento algum.

 

Será que isso é normal?

 

Comparando com um Cruze 2017, que funciona sempre que para o carro, parece que o Argo nem tem tal sistema...

 

Obrigado pela atenção!

Tem diferença na força que vc faz no pedal do freio. Se pisar leve o sistema não ativa.

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  • 2 months later...
Em 05/08/2019 em 07:43, RLCASARIN disse:

Estou aqui sempre, o SS ajuda muito na economia, esta ai para ser usado em todos os carros, porém ao meu ver precisa de ajustes como toda nova tecnologia que começa a ser disseminada.

Porém a Fiat parece adotar a postur de preservar a energia do veiculo.

@RLCASARIN, vi seu post em que você falou que deu uma carga lenta na bateria para resolver; deve ser o meu caso, peguei um Argo usado que ficou um tempo parado, provavelmente com o uso a bateria vai recarregar (no momento está em 12,4 volts com o carro parado), mas talvez uma carga lenta agilizasse a volta do Start Stop (apesar que a bateria é a Heliar...).

Qual é o carregador que você possui? E como você fez o procedimento, com a bateria no carro ou retirou ela?

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Bom dia Marcick

Na pagina 6 desse post, tem um procedimento por mim relatado....

O carregador que usei foi um caseiro que eu mesmo fiz onde consigo controlar a tensão e corrente. Seria algo tipo "uso profissional" . Existem vários modelos a venda mas não é necessário, foi um capricho meu.

No ML tem vários modelos.... mas o segredo é manter uma corrente baixa e um tempo longo de carga.

Hj tenho em mente que há 2 caminhos a seguir, deixando o sensor IBS conectado e dar carga ou desconectar tudo e fazer essa carga...

Eu não sei cm esta a carga da sua bateria nem tão pouco qto tempo de uso. 

Nesse post também publiquei como funciona esse sensor, da uma pesquisada.... 

Se vc morasse  por aqui te emprestaria meu carregador com certeza. 

Se vc quiser conversar melhor, me chame por MP e ai nos falamos e te passo melhor as coisas.

Posso dizer que no meu caso o SS funciona muito a contento, diria que 90% do uso ele esta atuando. No seu carro o sistema é para funcionar muito melhor que no meu.

Existem vários fatores inibidores e é necessário ter ciência disso. Por exemplo: não adianta vc dar uma super carga na bateria e encostar o carro por vários dias/semanas. Não vai fiuninar mesmo.... então a história é longa para escrever aqui, mas fico a sua disposição para ajuda-lo naquilo que me for competente.

abs

 

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@RLCASARIN, nem precisou - ontem no meio do caminho para casa ele passou a funcionar (a bateria finalmente deve ter atingido carga), e segue funcionando desde então, sem problemas. Gostei bastante, pego poucos trechos com paradas mas elas são longas, vai auxiliar no consumo. 

Obrigado pela presteza. ?

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1 hora atrás, Marciok disse:

@RLCASARIN, nem precisou - ontem no meio do caminho para casa ele passou a funcionar (a bateria finalmente deve ter atingido carga), e segue funcionando desde então, sem problemas. Gostei bastante, pego poucos trechos com paradas mas elas são longas, vai auxiliar no consumo. 

Obrigado pela presteza. ?

Marciok,

Tenha em mente que a carga da bateria é em função do tempo não da distancia. Melhor para ela vc rodar 20 km em 1 hora do que 300 em meia...

Quanto mais tempo o motor ficar ligado mais carga ela vai receber. E qdo vc virar a chave e o painel indicar 12,4 v isso é normal, mais importante e quando vc estiver usando carro, o display devera mostrar algo em torno de 14,8 V. Sinal que o alternador esta repondo a carga consumida.

Precisando to aki

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  • 6 months later...
Em 26/07/2018 em 11:01, RLCASARIN disse:

E ai Cesar???

 

Deixa eu te falar... vc tem usado o ar quente em altas velocidades do ventilador? Se sim, o SS não atua também (mais um parâmetro de não funcionamento).

Nunca passei por um frio desses, e não posso afirmar, mas não basta somente o motor esta quente, a bateria também tem que uma temperatura mínima para o SS funcione.

 

Lembre-se que o Argo não tem partida a frio, ou seja os bicos injetores esquentam, agora imagine ai, 12 graus, a troca térmica com o motor a 90 é rápida, ou seja ele esfria, muito rápido, vc gira a chave, quase que de imediato os bicos devem ficar aquecidos para partida do motor, imagine o quanto de energia esse sistema puxa da bateria, e isso não ocorre somente na primeira partida do dia, esfriou o motor la vai esquentar os bicos e a carga ira baixar mesmo. E ai a prioridade do sistema é o funcionamento do motor e a carga da bateria com certeza poderá cair abaixo do 75% facilmente... creio que isso seja característica de qualquer Argo, independente da motorização ou modelo...

Opa,me tira um a dúvida se possível.

O meu é um argo drive 1.0 2018,o start stop fica indisponível e aparece na tela para verificar o motor,e o carro perde força quando isso acontece,sabe me dizer o q pode ser isto??

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O meu cronos já teve a bateria trocada e voltou a dar os mesmos problemas. Inicialmente start stop para de funcionar e se ficar 2 ou 3 dias sem ligar já era, não pega mais. Só posso concluir que há uma falha de projeto no que se refere à elétrica do carro. Meu carro está na concessionária mais uma vez, e o interessante é que sempre me é devolvido com a informação de que foram feitos todos os testes e que tudo está perfeito, que foi feita uma carga na bateria e que não terei mais problemas. Foram inúmeras idas à concessionária por esse mesmo motivo. Todas as vezes a mesma conclusão é todas as vezes o problema se repete. Não adianta trocar a bateria, no começo vai funcionar e te iludir, depois o problema volta, e se a garantia da bateria acabar, azar o seu, fique com o mico.

 

1 hora atrás, EduardoA disse:

O meu cronos já teve a bateria trocada e voltou a dar os mesmos problemas. Inicialmente start stop para de funcionar e se ficar 2 ou 3 dias sem ligar já era, não pega mais. Só posso concluir que há uma falha de projeto no que se refere à elétrica do carro. Meu carro está na concessionária mais uma vez, e o interessante é que sempre me é devolvido com a informação de que foram feitos todos os testes e que tudo está perfeito, que foi feita uma carga na bateria e que não terei mais problemas. Foram inúmeras idas à concessionária por esse mesmo motivo. Todas as vezes a mesma conclusão é todas as vezes o problema se repete. Não adianta trocar a bateria, no começo vai funcionar e te iludir, depois o problema volta, e se a garantia da bateria acabar, azar o seu, fique com o mico.

Só pra constar, eu acho o cronos um ótimo carro em diversos aspectos. Só é inaceitável que eu tenha que ter uma bateria reserva no porta malas sempre com a máxima carga, só pra poder ligá-lo.

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13 horas atrás, EduardoA disse:

O meu cronos já teve a bateria trocada e voltou a dar os mesmos problemas. Inicialmente start stop para de funcionar e se ficar 2 ou 3 dias sem ligar já era, não pega mais. Só posso concluir que há uma falha de projeto no que se refere à elétrica do carro. Meu carro está na concessionária mais uma vez, e o interessante é que sempre me é devolvido com a informação de que foram feitos todos os testes e que tudo está perfeito, que foi feita uma carga na bateria e que não terei mais problemas. Foram inúmeras idas à concessionária por esse mesmo motivo. Todas as vezes a mesma conclusão é todas as vezes o problema se repete. Não adianta trocar a bateria, no começo vai funcionar e te iludir, depois o problema volta, e se a garantia da bateria acabar, azar o seu, fique com o mico.

 

Só pra constar, eu acho o cronos um ótimo carro em diversos aspectos. Só é inaceitável que eu tenha que ter uma bateria reserva no porta malas sempre com a máxima carga, só pra poder ligá-lo.

Eduardo bom dia.

Seu carro não tem nada no start stop. Pode ter certeza. O problema é que o procedimento de carga da bateria esta errado visto que as ccs não devem ficar com carros parados mais que um dia.

Nesse post explico como fazer a carga da bateria e ate mesmo zerar o sistema SS e voltar a reconfigurar. Sugiro que antes de vc ficar levando seu carro para pequenas cargas e ficar nervoso, da uma lida... e se precisar de ajuda me chame por MP

Dá uma lida:

 

Edited by RLCASARIN
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  • 1 month later...

Boa tarde a todos,

    Sou novo no fórum e novo proprietário de um argo 1.3 manual ano 2008 com 12k rodados. Comprei ele faz 3 semanas e até então tenho gostado muito do carro porém até então o sistema start stop dele não funcionou como o esperado. Paro nos semáforos, coloco o carro em ponto morto, solto a embreagem e mantenho o pé no freio pressionado e nada. Inicialmente achei q poderia ser a bateria que não estava carregada pois que eu sei esse carro ficou exposto na loja onde comprei por no mínimo 2 semana e logo que comprei não rodei tanto com o carro por conta da pandemia. Nós últimos dias terminei tendo uns afazeres e precisei utilizar o carro então achei q ele voltaria a funcionar mas nada até agora. Falo que ele não funciona como o esperado pois já aconteceu 2x comigo e uma com 1x com a minha esposa de deixarmos o carro interromper  (a velha barbeiragem) e o carro ligou novamente sozinho nas 3x e junto com isso no painel acendeu a luz espiã do start stop indicando o seu funcionamento. Isso já ocorreu com alguém por aqui? Não encontrei nenhum relato desse aqui.

    Outro dado importante a ser dito aqui é que venho acompanha no computador de bordo o dado referente a tensão da bateria e sempre que o carro está ligado o sistema informa 14v, com pouquíssima variação e sempre pela manhã antes de ligar no carro ele está em 12, 12,3v.

    Como o carro está na garantia da Fiat (e da loja onde comprei) já agendei uma ida a Fiat para verificarem e fazerem a revisão dos 2 anos que não foi realizada, somente a de 1 ano e de 10k. Espero não ter surpresas na Fiat.

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13 horas atrás, Mbrandao disse:

Boa tarde a todos,

    Sou novo no fórum e novo proprietário de um argo 1.3 manual ano 2008 com 12k rodados. Comprei ele faz 3 semanas e até então tenho gostado muito do carro porém até então o sistema start stop dele não funcionou como o esperado. Paro nos semáforos, coloco o carro em ponto morto, solto a embreagem e mantenho o pé no freio pressionado e nada. Inicialmente achei q poderia ser a bateria que não estava carregada pois que eu sei esse carro ficou exposto na loja onde comprei por no mínimo 2 semana e logo que comprei não rodei tanto com o carro por conta da pandemia. Nós últimos dias terminei tendo uns afazeres e precisei utilizar o carro então achei q ele voltaria a funcionar mas nada até agora. Falo que ele não funciona como o esperado pois já aconteceu 2x comigo e uma com 1x com a minha esposa de deixarmos o carro interromper  (a velha barbeiragem) e o carro ligou novamente sozinho nas 3x e junto com isso no painel acendeu a luz espiã do start stop indicando o seu funcionamento. Isso já ocorreu com alguém por aqui? Não encontrei nenhum relato desse aqui.

    Outro dado importante a ser dito aqui é que venho acompanha no computador de bordo o dado referente a tensão da bateria e sempre que o carro está ligado o sistema informa 14v, com pouquíssima variação e sempre pela manhã antes de ligar no carro ele está em 12, 12,3v.

    Como o carro está na garantia da Fiat (e da loja onde comprei) já agendei uma ida a Fiat para verificarem e fazerem a revisão dos 2 anos que não foi realizada, somente a de 1 ano e de 10k. Espero não ter surpresas na Fiat.

Bom dia Brandão

tudo que vc relatou esta ok, é assim mesmo, desde o religar novamente ate os 12,3 volts.

Acredito que no seu caso existem 2 fatores que vc deve levar em conta. O sensor IBS perdeu a calibração e sua bateria esta com a carga abaixo dos 75%.

Com certeza irão dizer na ccs que seu veiculo esta ok. Se fizerem o procedimento correto ele ficará ok, mas como tem que entregar o carro em 1 dia, farão uma carga rápida e ele vai voltar funcionando e depois de uns 2 dias, vai apresentar o problema novamente. Para fazer a calibração completa do sistema leva pelo menos uns 2 ou 3 dias. Isso mesmo!

O Heitor Guilherme é a prova viva que realizando o procedimento correto o SS atua muito bem, chegando ate ser um incomodo srsrsrrs

Nunca precisei fazer a recalibração no meu carro, visto que chegou da ccs funcionando e sempre mantenho a bateria em carga plena.

Se o carro vai ficar parado por um bom tempo (como agora na pandemia) tenho retirado o terminal de serviço da bateria (polo negativo, um botão que vc aperta e retira a conexão, porem o IBS permanece conectado), com isso preservo a carga, e o SS sempre esta atuando de forma exemplar. O chato disso é que vc perde a calibração dos vidros, relógio e valores de consumo. Mas acho que é muito simples de resolver, então porque deixar a bateria se esgotar alimentando sistemas que não serão utilizados?

Aqui no fórum tem o procedimento para recalibrar o IBS e fazer a carga da bateria. Se após a revisão o problema voltar e precisar de ajuda estou aqui.

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