Jump to content

Sistema Start & Stop


Recommended Posts

Se a carga da bateria não é suficiente para o sistema entendo que foi mal projetado.

Ou reprogramam para atuar em outros parâmetros de carga ou trocam a bateria para uma de maior carga.

 

lamentável, agora imagine nossos carros daqui 1,5 anos, onde a bateria não segura mais toda a carga... nunca mais ira funcionar.

PAGAMOS por um sistema que não funciona.

Esta errado isso.!

 

Alguém tem cobrado o Waldez?

 

Outra... cm pode um produto ser colocado no mercado com um erro desses?

Tenho certeza que os carros de testes da Fiat apresentaram o defeito, mas com certeza a pressa em lançar o carro foi maior que fazer uma coisa descente.

Ai jogam a bomba na mão da gente e que se foda o dono do carro. Se o carro vai ser um sucesso ou não pouco importa a eles, se for ruim o comercio... lançam outro e nós que nos esforçamos para comprar ficamos a ver navios.

 

Nosso código do consumidor e top, pena que para essas mega corporações, eles não conseguem fazer valer as leis.

Seria de direito nosso indenização.

E mais, para cada dia que o problema não fosse solucionado, deveria ser imposto um valor de restituição ao dono que retirou o veiculo da concessionaria. Vcs iam ver com a coisa ia funcionar bem rápido.

 

Somos enganados pela Fiat a cada partida que damos nesse carro.

E o pior.. ela parece pouco ligar para isso, somos nós consumidores que fazemos uma empresar crescer.

 

Desculpa pelo desabafo... mas Fiat VTC!

Link to comment
Share on other sites

Caramba!?

 

Alegria de pobre é foda!!!

 

Durou nem 1 dia, o problema voltou!!

 

O problema é igual deste vídeo:

 

 

Neste vídeo, o problema ocorreu ano passado. Queria saber como o dono deste carro conseguiu solucionar o problema.

 

:huh:

Link to comment
Share on other sites

O Start&stop não funciona se o carro estiver na reserva? Percebi isso no meu. Acontece com todos?

 

 

No meu 1.3 até funciona mas leva um certo tempo. Eu percebi que quando está na reserva ele demora um tempo pra acionar a primeira vez sendo que às vezes ele nem chega a acionar. Mas quando o tanque tá acima da reserva funciona redondo no meu :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

b56f184fa75cb31045312e745c1d1509.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal.

Após algumas experiências descobri coisas do Start Stop porem não posso precisar se são verídicas, mas constatei isso para sistema atuar:

1- Se o veiculo estiver com álcool, o sistema requer maior carga da bateria, ou seja os parâmetros mudam de acordo com a leitura da sonda lambda. Faz sentido, pois o álcool demanda maior energia para partida.

2- O pouco uso do carro, não é o suficiente para carregar a bateria no parâmetro mínimo, não adianta substituir a bateria. Loucura isso!

3- O veículos com motores 1.8 tem parâmetros mais altos de energia para o sistema funcionar, por isso o foco do problema esta concentrado mais nesses modelos

4- Veículos 1.0 e 1.3 possuem o mesmo sistema elétrico dos 1.8, porem o motor é menor e alguns itens eletrônicos não são disponíveis.

5- Tenho um carregador de bateria caseiro (comprado em uma loja de acessórios), desliguei  a bateria pelo sistema recomendado pelo manual. Sem soltar o terminal terra por completo, deixando o sensor ligado, somente pressionando a trava do chicote. Coloquei em carga com esse carregador por 8 horas (carga lenta). Saldo disso, sistema operante de novo.... com certeza é o nível de carga baixo da bateria que faz o sistema não atuar.

 

Recomendo a quem estiver tendo problemas com o sistema que de uma carga na sua casa mesmo usando um carregador de baterias residencial...

Se precisarem de maiores explicações fico a disposição

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal.

Após algumas experiências descobri coisas do Start Stop porem não posso precisar se são verídicas, mas constatei isso para sistema atuar:

1- Se o veiculo estiver com álcool, o sistema requer maior carga da bateria, ou seja os parâmetros mudam de acordo com a leitura da sonda lambda. Faz sentido, pois o álcool demanda maior energia para partida.

2- O pouco uso do carro, não é o suficiente para carregar a bateria no parâmetro mínimo, não adianta substituir a bateria. Loucura isso!

3- O veículos com motores 1.8 tem parâmetros mais altos de energia para o sistema funcionar, por isso o foco do problema esta concentrado mais nesses modelos

4- Veículos 1.0 e 1.3 possuem o mesmo sistema elétrico dos 1.8, porem o motor é menor e alguns itens eletrônicos não são disponíveis.

5- Tenho um carregador de bateria caseiro (comprado em uma loja de acessórios), desliguei  a bateria pelo sistema recomendado pelo manual. Sem soltar o terminal terra por completo, deixando o sensor ligado, somente pressionando a trava do chicote. Coloquei em carga com esse carregador por 8 horas (carga lenta). Saldo disso, sistema operante de novo.... com certeza é o nível de carga baixo da bateria que faz o sistema não atuar.

 

Recomendo a quem estiver tendo problemas com o sistema que de uma carga na sua casa mesmo usando um carregador de baterias residencial...

Se precisarem de maiores explicações fico a disposição

 

Faz sentido suas observações, eu tenho o Drive 1.0 e estou assutado com todas as reclamações do start & stop que pessoal anda fazendo. Pois no meu funciona perfeito e olha que já tenho som com amplificador instalado (600rms), único diferença é que igual disse antes eu ando muito com o carro todos os dias, +-20km por dia. Não fica um dia se quer parado na garagem. Portanto a bateria está sempre bem carregada.

 

Ocasiões em que ele para de funcionar que notei:

 

- Logo após abastecimento, tem que andar pelo menos uns 10 min pra voltar

- Motor muito frio e temp ambiente baixa (OBS: em dias muito quente, mesmo com motor frio ou fora da temperatura normal de trabalho ele atua normalmente).

- Após vários acionamentos seguidos, num congestionamento por exemplo, depois de umas 4 atuações. 

- Não é constante mas as vezes depois de atuar, ele só atua novamente se o carro andar chegar a pelo menos 20km/h antes da próxima parada.

- A noite por exemplo com farol ligado e abusando um pouco do volume do som, em algumas paradas ele não atua. (Com ctz, pela alta demanda requisitada da bateria)

Link to comment
Share on other sites

Dia 09/02/2018 levei o Argo 1.3 na concessionária pra verificar o acendimento fixo da luz de injeção eletrônica e a luz do start stop não disponível.

Me falaram que o procedimento para resolver o problema deveria ser feito o agendamento porque demoraria o dia inteiro. O precedimento para ajustes do start stop precisaria de 6 horas.

Então fiz o agendamento para o dia 19/02/2018.

No dia 10, para surpresa minha, as luzes que ficavam acesas no painel, apagaram.

Ou seja, o procedimento que necessitaria de 6h de serviço, será que não precisa mais?

Alguém já teve este tipo de problema?

O problema das luzes acesas é idêntico a este vídeo:

 

 

Boa tarde, meu carro(HGT 1.8 AT6) funcionou o start stop só até os 1500km, levei na concessionária a primeira vez, ficou uma semana e quando entregaram funcionou só até chegar em casa. Como precisava do carro não retornei de imediato, aí apareceu a mensagem com acendimento fixo da luz de injeção eletrônica e a luz do start stop não disponível e ainda dava um barulho de tentativa de nova partida no sistema. Resumo levei na concessionária e já vão completar 15 dias, hj me ligaram dizendo que trocaram um relé da injeção e a bateria e que esta funcionando. Só acredito depois de testar um tempo. Se na garantia tenho essa dor de cabeça, estou pensando seriamente em vender este carro enquanto a garantia não vence, um absurdo.

Com relação as luzes da mensagem apagarem, não se iluda, pois aconteceu comigo e voltou a ascender uma semana depois. Tem que agendar e deixar lá.

Um abraço. :@ :@

Link to comment
Share on other sites

Entrei em contato com a Fiat.

 

Relatei o que está ocorrendo.

 

Agora, resta-me aguardar a resposta. Disseram que em dois dias serei informado do procedimento a realizar.

 

Quando a solução não vem logo, a gente fica desacreditado.

 

Tirando este problema, o carro é bom.

 

Está previsto no manual, página E-21, diz que POR MOTIVO DE SEGURANÇA, O START&STOP PODERÁ SER DESABILITADO. SERÁ VISUALIZADO NO QUADRO DE INSTRUMENTOS A MENSAGEM DE START & STOP NÃO DISPONÍVEL.

 

A causa deve mesmo ser o nível de carga da bateria. 

 

Porque a Fiat não exige da Heliar uma bateria adequada!?

 

:@

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, existe o detalhe do abastecimento, isso interfere no funcionamento, são 10 minutos.

A respeito da bateria, quase com certeza eu posso afirmar que o problema é ela.

Baterias Heliar sempre foram de média qualidade. Tanto que antigamente, os veículos com maior capacidade motora e nível de acessórios diferenciado, vinha com a bateria Moura que é top de linha se comparada a que vem nos nossos carros.

Tanto que o preço é diferenciado para ambas.

Agora essa tal de economia da Fiat me deixa irritado, paguei 70 mil no meu HGT para ter que ficar dando carga em bateria? Carro zero Km?

Isso é coisa de carro velho... sera que comprei uma sucata eletrônica? Ou corpo de engenheiros da Fiat não presta?

Posso dizer em alto e em bom tom que estão acobertando o erro de projeto, e tem mais, deixam a concessionarias na mão, deixando para eles a cara a bater.

Como Eng. Mecânico, Mecatrônico e especializado em Máquinas e Ferramentas pela USP e com doutorado em Bioengenharia, deixo aqui meus serviços "gratuitos" à Fiat do Brasil para resolver esse problema de modo a confortar todos os usuários que estão sendo enganados por essa empresa, que sempre diz que há uma estratégia de funcionamento.

Não cabe a mim nesse momento mexer no meu carro, visto que esta em garantia e paguei pela conforto do carro novo. Nem tão pouco comprar outra bateria, mexer em parâmetros de funcionamento do sistema ou rever cargas do alternador, bem como reconfigurar o sistema.

O grande lance é que pegaram o sistema da Chrylser e colocaram no carro . Agora não sabem como proceder.

O corpo técnico e especializado da Fiat nesse momento deixa desejar.

 

Fato: veja o numero de reclamações do Argo no site Reclame Aqui e compare com o Novo Polo, HB20, Onix... Isso deixa claro que as outras montadoras estão focadas no cliente, na satisfação dele... independente de serem carros concorrentes ou não, pouco se falar mal deles.

 

Fiat Nota Zero a você!

Link to comment
Share on other sites

Fiz novamente reclamação via site da Fiat.

 

Aguardando contato para novo atendimento na concessionária.

 

Já perdi a paciência. 

 

Comprei o meu Argo Precision AT6 em julho de 2017 e nunca funcionou, tanto que abri este tópico.

 

Mantenho vocês informados sobre o andamento de minha solicitação!

 

Se não der certo, acionarei na Justiça.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Cesar bom dia

 

Faça o teste na sua casa mesmo. Desligue o terminal terra através do plugue do chicote (é só pressionar a trava e puxar), não desconecte o terminal.

De uma carga de 6 a 8 horas na bateria usando uma carregador desses vendidos em qualquer loja de acessórios (não use aquele que vc coloca lâmpada, pois ele retifica somente meia onda).

Termine essa carga à noite. Reconecte o chicote e vá dormir, esfriar a cabeça srsrsrs

No outro dia pode sair com o carro que o sistema voltará a operar...

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Olá Pessoal, vou compartilhar com vocês o stress que estou vivendo com esse tal de Start Stop. Meu relato não difere em nada do que as pessoas estão comentando, porém talvez sirva de incentivo para que os proprietários do Fiat Argo possam acionar a justiça a montadora.

Levei meu carro inúmeras vezes a concessionária com a esperança de solução do problema, porém como já comentado se trata de um problema CRÔNICO do carro, problema esse que está sendo ocasionado unica e exclusivamente pela bateria do carro da marca Heliar. Se vocês levarem o carro para a concessionária serão realizados os mesmos procedimentos: carga na bateria, substituição de sensor, substituição do alternador, substituição da própria bateria entre outros. No meu caso chegaram a tirar peças de um Argo Zero Km da própria concessionária para colocar no meu carro e não resolveu. O próprio responsável na oficina relatou que o problema está na bateria, porém não admitiu que seja um problema geral. Agora eu pergunto, como eles vão resolver o problema se o problema está em todos os carros zero km? Não tem como! eles não vão admitir que o problema de fato está na bateria, imagina um recall em toda a frota?! Fora que a única fabricante no Brasil com a tal da tecnologia Start stop é a tal da Heliar (me corrijam se eu estiver errado).

Sintomas do meu carro: bateria não segura carga, start stop funciona quando dá na telha, tensão da bateria oscilando toda vez, chega a cair para 13,2 (não está carregando) frequentemente, mensagem de erro no sensor da chave, alarme disparando, entre outros. É só uma questão de tempo até que todos percebam a lambança que a Fiat fez. Fiquem acompanhando esse fórum, vocês vão ver como as reclamações irão aumentar progressivamente. Lamentável!!!

Link to comment
Share on other sites

Olá Pessoal, vou compartilhar com vocês o stress que estou vivendo com esse tal de Start Stop. Meu relato não difere em nada do que as pessoas estão comentando, porém talvez sirva de incentivo para que os proprietários do Fiat Argo possam acionar a justiça a montadora.

Levei meu carro inúmeras vezes a concessionária com a esperança de solução do problema, porém como já comentado se trata de um problema CRÔNICO do carro, problema esse que está sendo ocasionado unica e exclusivamente pela bateria do carro da marca Heliar. Se vocês levarem o carro para a concessionária serão realizados os mesmos procedimentos: carga na bateria, substituição de sensor, substituição do alternador,  substituição da própria bateria entre outros. No meu caso chegaram a tirar peças de um Argo Zero Km da própria concessionária para colocar no meu carro e não resolveu. O próprio responsável na oficina relatou que o problema está na bateria, porém não admitiu que seja um problema geral. Agora eu pergunto, como eles vão resolver o problema se o problema está em todos os carros zero km? Não tem como! eles não vão admitir que o problema de fato está na bateria, imagina um recall em toda a frota?! Fora que a única fabricante no Brasil com a tal da tecnologia Start stop é a tal da Heliar (me corrijam se eu estiver errado).

Sintomas do meu carro: bateria não segura carga, start stop funciona quando dá na telha, tensão da bateria oscilando toda vez, chega a cair para 13,2 (não está carregando) frequentemente, mensagem de erro no sensor da chave, alarme disparando, entre outros. É só uma questão de tempo até que todos percebam a lambança que a Fiat fez. Fiquem acompanhando esse fórum, vocês vão ver como as reclamações irão aumentar progressivamente. Lamentável!!!

 

A Moura também fabrica baterias AGM (próprias para o start-stop). O preço dessas baterias é um absurdo. Pesquisando aqui, a da Moura de 70Ah custa em torno de R$ 1250,00.  O preço de uma bateria normal de 70Ah é de R$ 300,00. Custa 4 vezes mais.

Link to comment
Share on other sites

Mas num carro de 70 mil esse valor seria diluído e fora que para montadoras o preço é outro.

 

Não podemos deixar a coisa ficar assim... com certeza esse lixo da Fiat não irá assumir esse erro... vão nos enrolar até o final da garantia...

Falta de idoneidade total, isso é coisa de fundo de quintal.

 

Me sinto enganado por essa empresa. E o pior, nossos carros estão sendo literalmente queimado pela opinião pública.

Isso vai virar daqui há pouco com foram Tipo, Marea, Palio citymatic, Bravo. entre outros.. ou seja mico!

 

Como que a Fiat quer mudar? Estou muito revoltado com falta de caráter dessa empresa...

 

O certo era essa droga de montadora, trocar nossas baterias por algo que realmente seja compatível com nossos carros!

 

Moura já! Fora Heliar!

Link to comment
Share on other sites

Mas num carro de 70 mil esse valor seria diluído e fora que para montadoras o preço é outro.

 

Não podemos deixar a coisa ficar assim... com certeza esse lixo da Fiat não irá assumir esse erro... vão nos enrolar até o final da garantia...

Falta de idoneidade total, isso é coisa de fundo de quintal.

 

Me sinto enganado por essa empresa. E o pior, nossos carros estão sendo literalmente queimado pela opinião pública.

Isso vai virar daqui há pouco com foram Tipo, Marea, Palio citymatic, Bravo. entre outros.. ou seja mico!

 

Como que a Fiat quer mudar? Estou muito revoltado com falta de caráter dessa empresa...

 

O certo era essa droga de montadora, trocar nossas  baterias por algo que realmente seja compatível com nossos carros!

 

Moura já! Fora Heliar!

 

A sim, digo que é caro para nós quando tiver que trocar a bateria...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal tudo bem?

 

Achei a solução para start stop e minhas dores de cabeça com o sistema!

 

VENDI O CARRO!

 

Boa sorte a vcs que vão se descabelar com esse sistema falho da Fiat

 

Fiat adeus! Postura de desprezo de vcs com o consumidor final.

 

Saldo desse sistema; Inúmeras idas ao concessionaria para testes, cargas de bateria, troca de sensores, chicote etc... ou seja, meu carro foi desmontado e remontado nem sei o quanto. Estava todo marcado de chave por debaixo do painel e no console por onde passa o chicote.

Nunca foi diagnosticado o que é. nem tão pouco teve solução.

 

Tinha tudo para ser um ótimo carro, mas dessa vez a fiat falhou e feio... AMADORES - DESPREPARADOS - FALHOS - MEDIOCRES

 

CUIDADO FUTUROS COMPRADORES DO ARGO E CHRONOS!

Link to comment
Share on other sites

Pois é amigo.... vc bateu duro durante o período que esteve com o carro, mesmo assim a Fiat não se sensibilizou com vc.

 

Me parece ser normal essa postura de deixar o cliente sem solução dos problemas por ela gerados.

 

É triste ficar com esse abacaxi nas mãos...

 

Fiat reveja sua postura e solucione nossos problemas.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal tudo bem?

 

Achei a solução para start stop e minhas dores de cabeça com o sistema!

 

VENDI O CARRO!

 

Boa sorte a vcs que vão se descabelar com esse sistema falho da Fiat

 

Fiat adeus! Postura de desprezo de vcs com o consumidor final.

 

Saldo desse sistema; Inúmeras idas ao concessionaria para testes, cargas de bateria, troca de sensores, chicote etc... ou seja, meu carro foi desmontado e remontado nem sei o quanto. Estava todo marcado de chave por debaixo do painel e no console por onde passa o chicote.

Nunca foi diagnosticado o que é. nem tão pouco teve solução.

 

Tinha tudo para ser um ótimo carro, mas dessa vez a fiat falhou e feio... AMADORES - DESPREPARADOS - FALHOS - MEDIOCRES

 

CUIDADO FUTUROS COMPRADORES DO ARGO E CHRONOS!

 

 

Irei fazer o mesmo com o meu. Como o prejuízo é grande pela desvalorização, vou levantar uma grana e metade do ano passo pra frente. E fico aqui na reza pra não ficar dando mais problema até lá.

Link to comment
Share on other sites

Que bom que te livrou do problema, Luis Caza! Tomara que não tenha tido muito prejuízo...

 

Eu vou minimizar ao máximo o prejuízo. Pelo que entendi o problema parece ser a bateria mesmo.

 

Se eles não resolverem de vez e não quiserem desfazer o negócio administrativamente (dificilmente vão querer), vou acionar na Justiça mesmo, pois isso é inaceitável!

 

Mesmo que demore, a atualização monetária e os juros vão minimizando a situação!

 

Logo trago notícias pós novo atendimento!

Link to comment
Share on other sites

Bem pessoal

 

um breve relato. É fato que a bateria tem algum problema de projeto isso não há mais como duvidar. provavelmente não é sistema, mas sim o lixo de baterias Heliar.

Mas vou dar o relato de um post meu feito há um tempo atrás na qual fiz a recarga da bateria na minha casa.

 

Como todos sabem fiz por conta própria usando uma carregador caseiro de 1/2 onda e carga lenta (não aquele que tem uma luz), um bem simples, na qual desliguei o terminal terra da bateria através do conector do chicote, deixando o sensor do start stop conectado á bateria (cfe mostra no manual do Própriotário).

Fiz uma recarga de 8 horas, das 13 as 21 horas exatamente sem mexer em nada no carro. Após esse período, desliguei o carregador e reconectei o terminal do chicote. Como o carro estava fechado nada fiz, somete fechei o capo dianteiro e deixei a noite inteira "descansado" (kkk).

No outro dia, o SS voltou a operar normalmente, mas por outros relatos, ja imaginava que iria parar no dia seguinte qdo muito no outro.

Porem para minha surpresa, o sistema continua ativo e funcionado 100%. Mesmo após o carro ter ficado 3 dias parado sem uso.

Fecho o relato da seguinte maneira. A carga dada na concessionária não é o suficiente para carregar totalmente a bateria, isso devido ao prazo de entrega do veiculo, onde não haveria uma justificativa para o carro ficar 1 dia e 1/2 para carga. provavelmente dão uma carga para o sistema funcionar

e deixar o resto para o alternador fazer sua parte, mas ele demora muito cumprir, pois sua missão principal é repor a carga que esta sendo consumida.

 

Muita gente tem esses carregadores caseiros, ate mesmo da para comprar uma na internet ou casas de acessórios.

 

Infelizmente o sistema tem falha e devemos cobrar solução definitiva para isso, mas após uns 10 dias que fiz esse procedimento tudo esta ok no meu HGT.

Outra, rodo simplesmente 15 km por dia e mesmo assim o sistema tem respondido à contento.

Entendo que a bateria atingiu sua carga máxima (após essas 8 horas)e o alternador à tem mantido desde então.

 

Outra: Carga de bateria baixa, deixa todo sistema elétrico doido. Acende luzes no painel demonstrando defeitos inexistentes. E a medida que a carga cai abaixo de um determinado limite, os sistemas vão sendo desligados ou ficando inoperantes. isso não ocorre somente no Argo, mas na Toro e Renegade.

Digo isso pq antes de dar a carga, a minha central multimídia não ligava mais, fiquei atônito, depois de uma partida e deixar o carro funcionando por uns 5 minutos ela ligou, porem não lia as USB.

Logo fechei os fatos e decidi dar a carga.

Dai então, tudo ok

 

Fico a inteira disposição para quem quiser maiores informações. ou orientações.

AINDA DEVEMOS COBRAR A FIAT!!!!

Link to comment
Share on other sites

Meu Argo 1.3 está na concessionária faz 2 dias completos.

O problema é igual deste vídeo: https://youtu.be/FIppZb-sc-0

 

Me disseram que a manutenção necessitaria do acompanhamento da fábrica.

 

São 2 luzes que ficam acesas no painel, a luz da injeção e do start stop não disponível.

 

Imagino que neste caso, o problema não seja com a bateria. Acho que pode ser algo da injeção eletrônica que consequentemente deixa o start stop inoperante.

 

Liguei hoje lá, e me disseram que o carro ainda está em serviço.

 

Engraçado que as luzes ficam acesas 4 dias seguidos e outros 4 dias não. Vai entender!?!?!

 

Tomara que consigam resolver o problema.

 

:huh:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...