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Stop/Start - Argo Precision 1.8 AT


Chrs_74

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Olá pessoal, eu relutei muito em abrir este tópico, pois, já vi algumas postagens parecidas, mas vamos lá.

Aproximadamente um mês atrás eu estava indo ao trabalho quando de repente o meu Argo apresentou uma mensagem avisando que o sistema Stop/Start estava indisponível e o luz indicadora de problemas no motor ficou ligada.

Além disso, percebi que o painel de instrumentos ficou piscando intermitentemente e o carro ficou pesado ao rodar e então verifiquei que o cambio ficou travado em 3ª marcha.

Alguns minutos depois o painel apresentou a mensagem "Verificar Câmbio" e aí eu fiquei preocupado, parei o carro em local seguro, coloquei a alavanca do cambio em P,  com certa dificuldade, pois, parecia que estava forçando ao voltar para P, desliguei o carro e aguardei por volta de 5 minutos. Ao ligar o carro novamente, o mesmo apresentou a mensagem informando que o sistema stop/start estava indisponível, mas, consegui seguir até o destino e as trocas de marchas voltaram ao normal, porém, a luz indicadora de problemas no motor permaneceu ligada, cheguei ao local de trabalho, desliguei o carro e somente no final do dia voltei a ligar o mesmo e nenhuma mensagem apareceu, fui até a minha casa sem nenhum problema.

Agora, uma vez ou outra o carro apresenta a mensagem de indisponibilidade do stop/start, mas, depois de um tempo com o carro desligado, volta tudo ao normal, também ocorre de ficar travado em 3ª marcha, porém, basta parar o carro, desligar por alguns minutos e tudo volta ao normal como se nada tivesse acontecido.

Sendo assim, pergunto aos colegas aqui se alguém já passou por algo assim e/ou teria conhecimento para indicar o que pode ocasionar este problema, pois, eu quero levar para a concessionária com uma ideia mínima do que pode estar causando este problema.

Meu carro já apresentou alguns defeitos em que a concessionaria mantem o discurso que é normal do carro, mas, no último defeito apresentado, tive que deixar o carro parado por alguns dias para consertarem problemas com o ar condicionado, por isso meu receio de que algo mais complexo agora com o stop/start me fará ficar sem carro por mais dias.

Valeu!

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Amigo bom dia, 

Eu não sei exatamente qual o status da situação hoje. Se vc levou a ccs ou não. Se o problema foi resolvido.

Comprei um HGT zero km e dei ao meu filho que na época estava tirando carta, esse carro pouquíssimo rodou no inicio. Um dia fui dar partida e o carro prontamente respondeu, entrando em regime de m. lenta. Fui ligar o radio e logo notei que ele estava louco, a tela não ligava, n tinha som, as usb não funcionavam etc. Os vidros não abriam, o porta malas também não abria. o SS ficou indisponível

Fiquei atônito e cm a ccs é próximo a minha casa fui para lá correndo. Encostei o carro na oficina e logo fui atendido... O consultor foi verificar minhas reclamações e para minha surpresa tudo esta funcionando. Fiquei com a cara no chão srsrs. Mas em conversa me disseram que aquela "anomalia era normal"> A medida que a carga da bateria cai abaixo de 30% os sistemas vão sendo desligados, e alguns sensores ficam sem parâmetros e acabam funcionando irregularmente. Como eu tinha rodado com o carro da minha casa a te a ccs, uma pequena carga foi reposta na bateria e os sistemas voltaram a atuar.

Não sei se é o seu caso, vc só explicou o problema, mas não passou maiores informações sobre o uso.

O que faria nesse momento: Desligaria a bateria por completo, retirando inclusive o sensor IBS, daria uma carga lenta (uns 3 ou 4 A), montaria o sistema, faria a calibração do sensor IBS novamente e faria um teste para ver se esses problemas somem. Pois se o SOC estiver descalibrado ele pode enviar informações erradas a central do carro. Vc perde um tempo para fazer todo o procedimento (as ccs não fazem cm deve ser feito, usam carga rápida e não esperam a calibração do IBS) de forma correta

Em outro tópico (do Heitor) nessa mesma pagina eu monstro como fazer a carga da bateria... acho que vc pode tentar, isso não vai estragar seu carro em nada.

Da uma lida:

 

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Caro Amigo RLCASARIN, em primeiro lugar, muito obrigado pelo retorno e dicas.

Depois que coloquei esse post, pesquisei um pouco mais e vi este tópico que você me indicou, o único porém, é que não tenho muita capacidade técnica para realizar este procedimento, mas, estou conversando com um mecânico de confiança para realizar este procedimento, que segundo ele, faz muito sentido.

Eu observei pelo computador de bordo que realmente antes de dar a partida no carro, o nível de carga da bateria está em torno de 12V e pouco tempo após a partida, chega em pouco mais de 14V e uns quebrados e nessa condição não ocorre qualquer problema, estou ainda aguardando o momento de utilizar o carro novamente, para ver se o erro ocorre ainda com a carga da bateria em baixa.

Tenho o Argo Precision 1.8AT já vai fazer 3 anos e costumo rodar bastante, só na estrada (viajei pelo menos 15 mil KM no primeiro ano), mas, nos ultimos anos tenho rodado muito dentro da cidade e por longas distâncias, tanto que já ultrapassei os 50 mil KM e pretendo rodar muito ainda, pois, o carro atende as minhas expectativas, mesmo após pouquissimos problemas, sendo o mais crítico resolvido pela fábrica (problema no ar condicionado).

Só não levei ainda na css por conta dessa questão da pandemia, pois, praticamente não tenho usado o carro, mas, de qualquer forma, estou combinando com o mecânico para realizar este procedimento que você indicou e assim que fizer, volto aqui para explicar o resultado.

Mais uma vez, muito obrigado!

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Em 03/04/2020 em 11:50, Chrs_74 disse:

Caro Amigo RLCASARIN, em primeiro lugar, muito obrigado pelo retorno e dicas.

Depois que coloquei esse post, pesquisei um pouco mais e vi este tópico que você me indicou, o único porém, é que não tenho muita capacidade técnica para realizar este procedimento, mas, estou conversando com um mecânico de confiança para realizar este procedimento, que segundo ele, faz muito sentido.

Eu observei pelo computador de bordo que realmente antes de dar a partida no carro, o nível de carga da bateria está em torno de 12V e pouco tempo após a partida, chega em pouco mais de 14V e uns quebrados e nessa condição não ocorre qualquer problema, estou ainda aguardando o momento de utilizar o carro novamente, para ver se o erro ocorre ainda com a carga da bateria em baixa.

Tenho o Argo Precision 1.8AT já vai fazer 3 anos e costumo rodar bastante, só na estrada (viajei pelo menos 15 mil KM no primeiro ano), mas, nos ultimos anos tenho rodado muito dentro da cidade e por longas distâncias, tanto que já ultrapassei os 50 mil KM e pretendo rodar muito ainda, pois, o carro atende as minhas expectativas, mesmo após pouquissimos problemas, sendo o mais crítico resolvido pela fábrica (problema no ar condicionado).

Só não levei ainda na css por conta dessa questão da pandemia, pois, praticamente não tenho usado o carro, mas, de qualquer forma, estou combinando com o mecânico para realizar este procedimento que você indicou e assim que fizer, volto aqui para explicar o resultado.

Mais uma vez, muito obrigado!

bom dia

12v é pouco baixo ao meu ver, e qdo em funcionamento chegar em 14,8 - 15,2 também esta ok isso é sinal de que o alternador esta carregando.

Mas acredito que o  Argo 1.8 tem o mesmo sistema elétrico do 1.0/1.3 ou seja mal dimensionado para nosso modelo... ai surgem os problemas de funcionamento. o 1.8 tem bastante eletrônica embarcada e vários sistemas que são de linha e não estão presentes nem como opcionais nos modelos menores.

Acho que não custa vc fazer a tentativa que mencionei. É um procedimento simples e seguro, mas para fazer corretamente leva um tempo.

Se estiver disposto a tentar pode ser que tenha boas surpresas

 

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  • 3 weeks later...

Resolvido

De acordo com as dicas do RLCASARIN neste post e seguindo as instruções no post do Heitor Guilherme, consegui resolver a questão.

Comprei um carregador portátil de bateria no Mercado Livre e parti para executar o procedimento, desconectei a bateria e a retirei, coloquei para carregar as 22h e às 8h da manhã do dia seguinte, a mesma estava com carga em 100%, o próprio carregador gerencia os parâmetros de carga que não são somente a Voltagem, há outros parâmetros, tais como Amperagem e outros que não faço ideia do que seja, mas, o legal é que simplesmente conectei o carregador e deixei lá.

Quando foi de manhã observei que todos os parâmetros estavam em 100%, desconectei o carregador e deixei a bateria livre até a hora do almoço. Logo após almoçar peguei a bateria e reconectei no carro, esperei mais um tempo e liguei o carro e observei novamente que a Voltagem estava em 12.4V e demorou para chegar nos costumeiros 14.8V e nesse ínterim as mensagens de "verificar motor, cambio" e "start/stop" indisponível ocorreram novamente, mas, desliguei o carro e deixei assim até o fim do dia.

Por volta das 19h precisei sair com o carro, dei partida e nenhuma mensagem de erro ocorreu e ao parar no primeiro semáforo a surpresa foi que o start/stop funcionou e em todos os momentos no trajeto que eu fiz o sistema funcionou e a única coisa que me chamou a atenção é que agora a voltagem fica variando o tempo todo, vai na sequencia 12.4v, 13.2v, 14v, 14.8v e assim fica constantemente, mesmo assim, tenho usado o carro por esses dias e o start/stop tem funcionado sem problemas, portanto, o procedimento de fazer a carga lenta da bateria funcionou e deu o resultado esperado.

Agradeço mais uma vez aos amigos que deram as dicas e confirmo que este procedimento realmente funciona.

Abraço a todos! 

 

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@Chrs_74, para sua bateria apresentar esta oscilação, me parece que ela está com problema. Vc pode saber mais aqui:

https://www.batterystuff.com/kb/articles/battery-articles/battery-basics.html

Ao contrário de vc, ando pouquíssimo, tenho um HGT AT6, então o problema do stop\start não funcionar já desisti. Já foi trocada a bateria e mesmo assim após algum tempo parou de funcionar.

Agora estou com um problema no sensor ABS. Para de funcionar, consequentemente todos os outros sensores. Primeiro foi o sensor da roda traseira, depois o da roda dianteira, foram trocados na garantia, não paguei nada. Agora novamente voltou a dar problema. É intermitente e acontece geralmente com a bateria não totalmente carregada. Ao sair com o carro frio, na primeira vez que pisa no freio, ele parece que aciona o ABS, fica o pedal do freio vibrando, então o ABS é desligado e aparece a informação no painel. Tá foda!

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Em 25/04/2020 em 17:23, Ricardo disse:

@Chrs_74, para sua bateria apresentar esta oscilação, me parece que ela está com problema. Vc pode saber mais aqui:

https://www.batterystuff.com/kb/articles/battery-articles/battery-basics.html

Ao contrário de vc, ando pouquíssimo, tenho um HGT AT6, então o problema do stop\start não funcionar já desisti. Já foi trocada a bateria e mesmo assim após algum tempo parou de funcionar.

Agora estou com um problema no sensor ABS. Para de funcionar, consequentemente todos os outros sensores. Primeiro foi o sensor da roda traseira, depois o da roda dianteira, foram trocados na garantia, não paguei nada. Agora novamente voltou a dar problema. É intermitente e acontece geralmente com a bateria não totalmente carregada. Ao sair com o carro frio, na primeira vez que pisa no freio, ele parece que aciona o ABS, fica o pedal do freio vibrando, então o ABS é desligado e aparece a informação no painel. Tá foda!

Ricardo bom dia

Siga as instruções do post citado..... 

Não adianta toca a bateria se a mesma não atinge a carga máxima durante o uso, visto que o alternador quase sempre repõe somente a carga consumida, e para completar a carga ate 100% vai demorar muito... por isso a recarga via carregador externo...

Tente e nos retorne

Em 25/04/2020 em 10:20, Chrs_74 disse:

Resolvido

De acordo com as dicas do RLCASARIN neste post e seguindo as instruções no post do Heitor Guilherme, consegui resolver a questão.

Comprei um carregador portátil de bateria no Mercado Livre e parti para executar o procedimento, desconectei a bateria e a retirei, coloquei para carregar as 22h e às 8h da manhã do dia seguinte, a mesma estava com carga em 100%, o próprio carregador gerencia os parâmetros de carga que não são somente a Voltagem, há outros parâmetros, tais como Amperagem e outros que não faço ideia do que seja, mas, o legal é que simplesmente conectei o carregador e deixei lá.

Quando foi de manhã observei que todos os parâmetros estavam em 100%, desconectei o carregador e deixei a bateria livre até a hora do almoço. Logo após almoçar peguei a bateria e reconectei no carro, esperei mais um tempo e liguei o carro e observei novamente que a Voltagem estava em 12.4V e demorou para chegar nos costumeiros 14.8V e nesse ínterim as mensagens de "verificar motor, cambio" e "start/stop" indisponível ocorreram novamente, mas, desliguei o carro e deixei assim até o fim do dia.

Por volta das 19h precisei sair com o carro, dei partida e nenhuma mensagem de erro ocorreu e ao parar no primeiro semáforo a surpresa foi que o start/stop funcionou e em todos os momentos no trajeto que eu fiz o sistema funcionou e a única coisa que me chamou a atenção é que agora a voltagem fica variando o tempo todo, vai na sequencia 12.4v, 13.2v, 14v, 14.8v e assim fica constantemente, mesmo assim, tenho usado o carro por esses dias e o start/stop tem funcionado sem problemas, portanto, o procedimento de fazer a carga lenta da bateria funcionou e deu o resultado esperado.

Agradeço mais uma vez aos amigos que deram as dicas e confirmo que este procedimento realmente funciona.

Abraço a todos! 

 

Essa variação "pode ser" de acordo com a variação do consumo de energia...

Provavelmente sua bateria esta próxima da carga máxima, atingiu 100% cai a tensão e estabiliza em 12,4 e 13,2... baixou a carga... ela vai subir a 14,8 a 15,2...

Ao meu ver esta normal.... no meu HGT funciona dessa maneira...

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@RLCASARIN, obrigado por sua resposta, como sempre contribuindo! Infelizmente moro em condomínio e não posso deixar a bateria carregando na garagem. O que acontece com a minha bateria é realmente a falta de uso do carro. Quando uso o carro por um período maior o s&s volta a funcionar. Mas isso não me incomoda. O que está me chateando é o ABS com falha intermitente. Obrigado.

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Em 30/04/2020 em 22:14, Ricardo disse:

@RLCASARIN, obrigado por sua resposta, como sempre contribuindo! Infelizmente moro em condomínio e não posso deixar a bateria carregando na garagem. O que acontece com a minha bateria é realmente a falta de uso do carro. Quando uso o carro por um período maior o s&s volta a funcionar. Mas isso não me incomoda. O que está me chateando é o ABS com falha intermitente. Obrigado.

Oi Ricardo,

ABS é coisa séria, acho que vc deve levar a ccs o quanto antes

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  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
Em 25/04/2020 em 10:20, Chrs_74 disse:

Resolvido

De acordo com as dicas do RLCASARIN neste post e seguindo as instruções no post do Heitor Guilherme, consegui resolver a questão.

Comprei um carregador portátil de bateria no Mercado Livre e parti para executar o procedimento, desconectei a bateria e a retirei, coloquei para carregar as 22h e às 8h da manhã do dia seguinte, a mesma estava com carga em 100%, o próprio carregador gerencia os parâmetros de carga que não são somente a Voltagem, há outros parâmetros, tais como Amperagem e outros que não faço ideia do que seja, mas, o legal é que simplesmente conectei o carregador e deixei lá.

Quando foi de manhã observei que todos os parâmetros estavam em 100%, desconectei o carregador e deixei a bateria livre até a hora do almoço. Logo após almoçar peguei a bateria e reconectei no carro, esperei mais um tempo e liguei o carro e observei novamente que a Voltagem estava em 12.4V e demorou para chegar nos costumeiros 14.8V e nesse ínterim as mensagens de "verificar motor, cambio" e "start/stop" indisponível ocorreram novamente, mas, desliguei o carro e deixei assim até o fim do dia.

Por volta das 19h precisei sair com o carro, dei partida e nenhuma mensagem de erro ocorreu e ao parar no primeiro semáforo a surpresa foi que o start/stop funcionou e em todos os momentos no trajeto que eu fiz o sistema funcionou e a única coisa que me chamou a atenção é que agora a voltagem fica variando o tempo todo, vai na sequencia 12.4v, 13.2v, 14v, 14.8v e assim fica constantemente, mesmo assim, tenho usado o carro por esses dias e o start/stop tem funcionado sem problemas, portanto, o procedimento de fazer a carga lenta da bateria funcionou e deu o resultado esperado.

Agradeço mais uma vez aos amigos que deram as dicas e confirmo que este procedimento realmente funciona.

Abraço a todos! 

 

Boa noite , eu tive a ajuda do RLCASARIN para resolver o problema do meu start stop, e já se passaram quase 3 meses e ainda tá atuando . Qualquer dúvida estarei aqui tb para auxiliar . 

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Em 25/04/2020 em 10:20, Chrs_74 disse:

Resolvido

De acordo com as dicas do RLCASARIN neste post e seguindo as instruções no post do Heitor Guilherme, consegui resolver a questão.

Comprei um carregador portátil de bateria no Mercado Livre e parti para executar o procedimento, desconectei a bateria e a retirei, coloquei para carregar as 22h e às 8h da manhã do dia seguinte, a mesma estava com carga em 100%, o próprio carregador gerencia os parâmetros de carga que não são somente a Voltagem, há outros parâmetros, tais como Amperagem e outros que não faço ideia do que seja, mas, o legal é que simplesmente conectei o carregador e deixei lá.

Quando foi de manhã observei que todos os parâmetros estavam em 100%, desconectei o carregador e deixei a bateria livre até a hora do almoço. Logo após almoçar peguei a bateria e reconectei no carro, esperei mais um tempo e liguei o carro e observei novamente que a Voltagem estava em 12.4V e demorou para chegar nos costumeiros 14.8V e nesse ínterim as mensagens de "verificar motor, cambio" e "start/stop" indisponível ocorreram novamente, mas, desliguei o carro e deixei assim até o fim do dia.

Por volta das 19h precisei sair com o carro, dei partida e nenhuma mensagem de erro ocorreu e ao parar no primeiro semáforo a surpresa foi que o start/stop funcionou e em todos os momentos no trajeto que eu fiz o sistema funcionou e a única coisa que me chamou a atenção é que agora a voltagem fica variando o tempo todo, vai na sequencia 12.4v, 13.2v, 14v, 14.8v e assim fica constantemente, mesmo assim, tenho usado o carro por esses dias e o start/stop tem funcionado sem problemas, portanto, o procedimento de fazer a carga lenta da bateria funcionou e deu o resultado esperado.

Agradeço mais uma vez aos amigos que deram as dicas e confirmo que este procedimento realmente funciona.

Abraço a todos! 

 

Bom dia

Essa demora em tudo se ajustar foi devido ao tempo de aprendizado do sistema.

 

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  • 5 months later...

Olá pessoal, creio que poucos irão acreditar, mas, o problema voltou a ocorrer e com maior frequência, poderia até arriscar a dizer que se tornou permanente.

Como comprei o aparelho de recarga, já repeti o procedimento mais 3 vezes nos últimos 4 meses e depois de algum tempo, volta a ocorrer o problema.

Cheguei a levar na concessionária e da ultima vez me disseram que poderia ser problema da bateria mesmo, mas, até o momento não houve nenhum problema de mal funcionamento ou bateria arriada ou sem carga, o que é perceptível é que sempre ao ligar o carro a carga está em 12V e depois de alguns segundos sobre para 14,8V e assim fica, pelo menos as oscilações não ocorrem.

Mas, confesso que dessa vez eu me cansei de ter que retirar a bateria, colocar pra carregar por um tempo razoável, deixar em descanso, recalibrar IBS e tal, enche muito a paciência mexer com tudo isso.

Enfim, tudo indica que a bateria talvez tenha alcançado o tempo de vida útil ou que talvez essa perda de voltagem seja um problema nesta bateria em específico, por isso, estou avaliando a possível troca da bateria, mas, antes disso, preciso investigar um pouco mais para saber se algum outro componente (regulador de tensão por exemplo) pode ser o causador desse defeito.

Pois é, uma pena ter que lidar com esse defeito sem saber o que mais pode acontecer ainda.

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  • 3 months later...

Mais uma vez aqui pra relatar mais do mesmo, porém, com algumas novidades.

Recentemente fiz a troca da bateria, agora coloquei uma da marca moura, fui até uma loja da marca e eles fizeram todos os procedimentos e logo que deu a partida, o problema permaneceu, mas, o técnico fez todo o procedimento e me mostrou que quando fez a troca, usou uma pequena bateria auxiliar para não zerar as memorias.

Sendo assim, fez o reset do sistema, retirando o cabo negativo da bateria, não foi o cabo de serviço, mas, sim, desconectou o negativo e depois de alguns minutos, reconectou, ligou a ignição, mas, não deu partida no carro. Percebi que deixou assim por um ou dois minutos, desligou o carro, fechou a porta, mas, não trancou.

Depois de 5 minutos, o técnico entrou no carro e deu partida no carro e logo pediu que eu desse uma volta no carro, aproveitei e fui até um supermercado, e depois de 20 minutos, dei a partida e voltei até a oficina e no trajeto até, voltaram as mensagens, para verificar motor, airbags desativados, pressão do pneu, enfim, as mensagens que sempre ocorrem.

Logo o técnico pediu para dar partida novamente no carro e as mensagens desapareceram e o start/stop voltou a atuar, mas, depois de dois dias, precisei sair com o carro e no meio do trajeto com o carro em movimento, travou na 3ª marcha e todas as mensagens apareceram novamente e o start/stop parou.

Na volta pra casa, as mensagens novamente apareceram, mas, pude conduzir o carro normalmente, já muito puto da vida, desconectei o cabo negativo, deixei as portas fechadas, não pude travá-las, pois, só é possível travar a porta do motorista, mas, como moro em apartamento, não corro o risco tão alto de que alguém mexa no carro.

Enfim, fiz novamente todo o procedimento, de reconectar, esperar, ligar ignição, depois, dar a partida, o sistema volta a atuar, mas, depois, tudo ocorre novamente.

Agora, estou a procura de algum local especializado nesse tipo de problema, para tentar uma solução definitiva.

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Em 16/03/2021 em 08:02, Chrs_74 disse:

Mais uma vez aqui pra relatar mais do mesmo, porém, com algumas novidades.

Recentemente fiz a troca da bateria, agora coloquei uma da marca moura, fui até uma loja da marca e eles fizeram todos os procedimentos e logo que deu a partida, o problema permaneceu, mas, o técnico fez todo o procedimento e me mostrou que quando fez a troca, usou uma pequena bateria auxiliar para não zerar as memorias.

Sendo assim, fez o reset do sistema, retirando o cabo negativo da bateria, não foi o cabo de serviço, mas, sim, desconectou o negativo e depois de alguns minutos, reconectou, ligou a ignição, mas, não deu partida no carro. Percebi que deixou assim por um ou dois minutos, desligou o carro, fechou a porta, mas, não trancou.

Depois de 5 minutos, o técnico entrou no carro e deu partida no carro e logo pediu que eu desse uma volta no carro, aproveitei e fui até um supermercado, e depois de 20 minutos, dei a partida e voltei até a oficina e no trajeto até, voltaram as mensagens, para verificar motor, airbags desativados, pressão do pneu, enfim, as mensagens que sempre ocorrem.

Logo o técnico pediu para dar partida novamente no carro e as mensagens desapareceram e o start/stop voltou a atuar, mas, depois de dois dias, precisei sair com o carro e no meio do trajeto com o carro em movimento, travou na 3ª marcha e todas as mensagens apareceram novamente e o start/stop parou.

Na volta pra casa, as mensagens novamente apareceram, mas, pude conduzir o carro normalmente, já muito puto da vida, desconectei o cabo negativo, deixei as portas fechadas, não pude travá-las, pois, só é possível travar a porta do motorista, mas, como moro em apartamento, não corro o risco tão alto de que alguém mexa no carro.

Enfim, fiz novamente todo o procedimento, de reconectar, esperar, ligar ignição, depois, dar a partida, o sistema volta a atuar, mas, depois, tudo ocorre novamente.

Agora, estou a procura de algum local especializado nesse tipo de problema, para tentar uma solução definitiva.

Bom dia

Antes de mais nada, sugiro que vc faça o reset de todo o sistema, todo mesmo, retirando por completo o polo negativo da bateria e executando a carga, mesmo com a bateria nova (que com certeza não vem com 100%), siga o procedimento aqui ja relatado.

Acredito que vc poderá solucionar seu problema.

Por que? Porque se os sensores estivem com erros ou calibrados errados, vc pode colocar qualquer bateria no carro que eles vão continuar apresentando falhas.

O fato da troca sem desconectar os cabos da outra bateria, não é suficiente para resetar os sensores.

Tente e nos avise

 

1 hora atrás, RLCASARIN disse:

Bom dia

Antes de mais nada, sugiro que vc faça o reset de todo o sistema, todo mesmo, retirando por completo o polo negativo da bateria (não somente retirando o cabo de serviço) e executando a carga, mesmo com a bateria nova (que com certeza não vem com 100%), siga o procedimento aqui ja relatado.

Apos a retirada do polo negativo por completo, deixe o carro nessa condição por umas 2 horas para garantir que tudo realmente seja zerado.

Para fazer isso certinho, leva uns 2 dias, entende então pq ninguem faz????

Acredito que vc poderá solucionar seu problema.

Por que? Porque se os sensores estivem com erros ou calibrados errados, vc pode colocar qualquer bateria no carro que eles vão continuar apresentando falhas.

O fato da troca sem desconectar os cabos da outra bateria, não é suficiente para resetar os sensores.

Tente e nos avise

 

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Olá, boa tarde!

Tentativa realizada de acordo com o procedimento, retirei a bateria, coloquei no aparelho, deixe carregando até que todos os parâmetros estivessem 100%, o aparelho que eu tenho tem uns 3 parâmetros e todos completaram 100%. Deixei ei descanso a bateria e antes de colocar de volta ao carro, coloquei o aparelho novamente só pra checar se havia alguma perda, mas, todos os parâmetros permaneciam em 100%.

Coloquei no carro, segui o passo a passo e de cara continuaram as mensagens, mas, logo depois, sumiram, então deixei o carro desligado por bastante tempo e a noite dei uma volta e ainda ocorriam as mensagens, desliguei e no dia seguinte precisei sair com o carro e ainda as mensagens na tela ocorriam, mas, pelo menos, não travou na terceira marcha. Quando retornei pra casa, nenhuma mensagem apareceu e próximo de casa o start/stop voltou a funcionar. Ontem dei uma volta no carro e nada de mensagens e start/stop ainda atuando, pensei, tudo se resolveu.

Hoje pela manhã, fui fazer uma caminhada, mas, tive que ir com o carro, novamente, sem nenhuma mensagem, estacionei e fiz minha caminhada por pelo menos duas horas, voltando pra casa, o sistema ainda funcionando perfeitamente, mas, de repente, as mensagens apareceram novamente, travou na 5ª marcha e logo foi para a 3ª marcha, o carro perdeu velocidade, mas, ainda era possível chegar em casa e no trajeto as mensagens foram se repetindo.

Enfim, não sei mais o que fazer, mas, acredito que nos dias de hoje, deve existir alguma oficina especializada neste tipo de problema, preciso resolver isso, pois, caso eu tenha que vender esse carro, não gostaria de repassar o problema para o próximo dono.

 

 

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  • 2 weeks later...

RESOLVIDO!

Como meu carro não está mais no período de garantia e as concessionárias estão com limitação no atendimento, resolvi levar o carro num Centro Automotivo Especializado, que encontrei próximo de onde moro, mas, confesso que fiquei com o receio do custo/benefício não ser atrativo, porém, meu julgamento caiu por terra logo no primeiro contato com o técnico que me atendeu.

Expliquei em detalhes o ocorrido, inclusive cheguei com o carro até o local com problemas, ou seja, as mensagens na tela e a 3ª marcha travada, que acabei descobrindo depois de muitas pesquisas que isso é o modo de segurança do carro, mas, enfim deixei o carro na oficina para que fosse feito o diagnóstico via aparelho e caso houvesse alguma anomalia mais séria, eles me informariam.

Bom, me foi passado via whatsapp varias fotos com os erros encontrados, e no meu caso a solução foi o reset do módulo ECU e logo em seguida o monitoramento do carro para garantir que todos os erros foram eliminados e que nenhuma anomalia ficasse sem verificação.

Depois desse processo, me enviaram um vídeo informando que foram eliminados os erros e que não foi encontrado nenhuma anomalia, e assim foram feitos os ajustes necessários, busquei o carro e me explicaram a solução e que não deve mais ocorrer qualquer erro.

Nesse momento, o carro está em pleno funcionamento, com start/stop atuando sem problemas.

Com isso pessoal, entendi que para os problemas que enfrentei, somente com a aparelhagem específica o reset do módulo ECU poderia ser realizado, acredito que as concessionárias poderiam aplicar esse serviço durante as revisões, mas, isso é uma outra discussão.

Mais uma vez, agradeço aos colegas aqui do Fórum pelo apoio e instruções passadas, tudo é válido.

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