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Alto custo do disco ventilado do freio dianteiro do Argo 1.8


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Aos membros do fórum boa noite, sou proprietário de um Argo  Precision  AT6 1.8 2017/2018 e em recente revisão de freios na concessionária Sinal Vergueiro SP, me foi solicitado a necessidade de troca de pastilhas e discos ventilados dianteiros.

Após serviço executado, qual foi o meu espanto na hora de pagar, deparar-me com o custo total das peças: R$ 1.148,92.

Questionei com o vendedor sobre o alto custo das peças, por ele,  não me foi dado nenhuma resposta plausível.

Horas depois, ao examinar detalhadamente a nota fiscal, observei que destoava do preço final era do disco ventilado do freio dianteiro, sob o custo  unitário de R$ 432,67.

Eu, mesmo pesquisando até a presente data, ainda não encontrei informações que justifique tão alto custo dessa peça, seria de aço carbono ou com liga de Nióbio, alguém aqui saberia?

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Caro Paulino, ano passado fiz a revisão dos 50 mil km do meu Argo, que é o mesmo modelo do seu e nesta época fizeram uma cotação em que o custo total para troca de pastilhas e discos dianteiros chegariam a pouco mais de 1300 reais com a mão de obra inclusa, mas, a técnica que me atendeu diz que fez a cotação, pois meu carro aguentaria mais 5 mil km com as pastilhas e discos, mas, considerei extremamente salgado o preço, veja o detalhe do orçamento abaixo:

image.thumb.png.af8439fa9c9a3eae02ea6000013176bc.png

Em abril, resolvi fazer o serviço na oficina de um conhecido de confiança e eu mesmo comprei o kit de freios pelo mercado livre, até entrei agora na minha conta para verificar o valor pago e não ter que falar uma estimativa, veja abaixo o quanto paguei:

image.png.3733005f19f543395d5a20ec2a064197.png

Paguei 150 reais da mão de obra para o mecânico, que ainda utilizou o fluído de freio e outros produtos para limpeza do disco que são utilizados na instalação, ou seja, menos de 500 reais gastos para fazer o mesmo serviço que a concessionária faria.

A boa notícia é que segundo o mecânico me informou, eu conseguiria rodar mais uns 2000 mil km, pois, as condições tanto da pastilha quanto do disco estavam boas ainda, mas, preferi me antecipar para evitar transtornos.

O preço elevado de peças em concessionárias se deve às margens de lucro muito altas, creio que aqui no fórum há pessoas com conhecimento de como de fato funciona e outro detalhe é que nem sempre as peças são genuínas, pois, as vezes a concessionária busca no mercado determinadas peças em caso de não terem em estoque, isso eu posso afirmar, pois, já ocorreu comigo quando tive um Fiat Linea.

Enfim, eu parto do princípio de que as primeiras revisões eu mantenho na concessionária, meu carro completará 4 anos em 2020 e os problemas que considerei mais críticos já enfrentei, ainda mais que agora meu carro já está com mais de 50 mil km, mas, é o meu ponto de vista, cada um pensa de uma forma.

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Em 11/06/2020 em 22:16, Chrs_74 disse:

Caro Paulino, ano passado fiz a revisão dos 50 mil km do meu Argo, que é o mesmo modelo do seu e nesta época fizeram uma cotação em que o custo total para troca de pastilhas e discos dianteiros chegariam a pouco mais de 1300 reais com a mão de obra inclusa, mas, a técnica que me atendeu diz que fez a cotação, pois meu carro aguentaria mais 5 mil km com as pastilhas e discos, mas, considerei extremamente salgado o preço, veja o detalhe do orçamento abaixo:

image.thumb.png.af8439fa9c9a3eae02ea6000013176bc.png

Em abril, resolvi fazer o serviço na oficina de um conhecido de confiança e eu mesmo comprei o kit de freios pelo mercado livre, até entrei agora na minha conta para verificar o valor pago e não ter que falar uma estimativa, veja abaixo o quanto paguei:

image.png.3733005f19f543395d5a20ec2a064197.png

Paguei 150 reais da mão de obra para o mecânico, que ainda utilizou o fluído de freio e outros produtos para limpeza do disco que são utilizados na instalação, ou seja, menos de 500 reais gastos para fazer o mesmo serviço que a concessionária faria.

A boa notícia é que segundo o mecânico me informou, eu conseguiria rodar mais uns 2000 mil km, pois, as condições tanto da pastilha quanto do disco estavam boas ainda, mas, preferi me antecipar para evitar transtornos.

O preço elevado de peças em concessionárias se deve às margens de lucro muito altas, creio que aqui no fórum há pessoas com conhecimento de como de fato funciona e outro detalhe é que nem sempre as peças são genuínas, pois, as vezes a concessionária busca no mercado determinadas peças em caso de não terem em estoque, isso eu posso afirmar, pois, já ocorreu comigo quando tive um Fiat Linea.

Enfim, eu parto do princípio de que as primeiras revisões eu mantenho na concessionária, meu carro completará 4 anos em 2020 e os problemas que considerei mais críticos já enfrentei, ainda mais que agora meu carro já está com mais de 50 mil km, mas, é o meu ponto de vista, cada um pensa de uma forma.

Chrs_74 boa noite, agradeço por responder o meu post e entendo que foi de grande valia o orçamento que você  nos apresentou, os preços estavam bem próximos ao que eu havia pago.

Você citou a compra do kit de freios pelo Mercado Livre, eu também havia orçado, e verifiquei o custo bem abaixo comparado ao cobrado pelas concessionárias.

Quanto “o  preço elevado de peças em concessionárias se deve às margens de lucro muito altas” que você menciona, respeito sua opinião e entendo até que você tem razão, embora seja um assunto muito controverso, as concessionárias justificam os custos sob a alegação do  uso de peças genuínas.  

“Peças genuínas”! Sim tudo bem, mas afinal de que material é feito (os discos de freios) pra custarem tanto?

Esse é o tópico que coloco em debate e ainda procuro uma resposta.

Edited by Paulino Germano Pereira Fi
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Em 12/06/2020 em 23:20, Paulino Germano Pereira Fi disse:

Chrs_74 boa noite, agradeço por responder o meu post e entendo que foi de grande valia o orçamento que você  nos apresentou, os preços estavam bem próximos ao que eu havia pago.

Você citou a compra do kit de freios pelo Mercado Livre, eu também havia orçado, e verifiquei o custo bem abaixo comparado ao cobrado pelas concessionárias.

Quanto “o  preço elevado de peças em concessionárias se deve às margens de lucro muito altas” que você menciona, respeito sua opinião e entendo até que você tem razão, embora seja um assunto muito controverso, as concessionárias justificam os custos sob a alegação do  uso de peças genuínas.  

“Peças genuínas”! Sim tudo bem, mas afinal de que material é feito (os discos de freios) pra custarem tanto?

Esse é o tópico que coloco em debate e ainda procuro uma resposta.

Bem... existem alguns pontos a serem considerados....

1. Na CCS vc precisa espremer e muito o desconto nas peças e na MO.... é uma boa briga pode ter certeza. NUNCA faça um serviço sem discutir preços. Não sei se foi o seu caso.

2. Ir armado com uma certa consciência doe valores (mesmo que sendo do M. Alternativo) ajuda muito nessa briga

3. A peça da ccs pode ate ser idêntica a do M.A. mas tem um CQ mais apurado e ela com certeza e a mesma do seu carro

4. Aqui que eu acho o mais importante: QUARANTIA. Vc tem uma NF de MO e peças esta amparado direto pela ccs não pelo fornecedor da peça. Qualquer problema vc volta e constatado o defeito a peça e substituída imediatamente. Digo porque já passei por isso em um kit correia dentada que depois de 6 meses apresentou ruído e todo conjunto foi substituído sem ônus algum.

5. MO seguindo o padrão da fabrica com mecânicos treinados, nos autocenters da vida o conhecimento é passado daquele jeito de um para outro. Sabe como é.

6. Ferramental correto para execução dos serviços....

E por ai vai.... não estou defendendo as ccs.... mas como disse no item 1 muitas vezes se pode chegar a valores factíveis com a realidade.

Imagine se na hora da montagem um parafuso da roda entra errado.... no autocenter vão passar um macho e te devolver o carro e depois quando seu pneu furar e vc tirar vera o estrago e ai... vc ficou no prejuízo na certa. Se for na ccs vc ainda pode ir lá e reclamar da montagem, pois muitas peças recebem lacres químicos que identifica o serviço e se eles foram reparados posteriormente por locais não autorizados e com um pouco de conversa vc pode ate ganhar uma peça nova....

É difícil justificar a diferença de preços...

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  • 1 month later...

Boa,

   50k rodados pra trocar o disco de freio é normal? Pastilha ok, mas disco? Meu último carro vendi com 79k rodados, peguei ele com 20k, ou s já só comigo rodos quase 60k e até então não precisei trocar os discos! Pergunto isso pra saber se é o normal desse carro.

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  • 1 month later...

Tem que ter cuidado ai nisto, o povo adora sair trocando coisa desnecessariamente. Muitas vezes o disco ainda tem uma boa vida útil e no máximo um passe nele (e olha que sou absurdamente contra este trabalho) de uma revigorada para aguentar mais 1 ou 2 trocar de pastilhas.

Agora se vc pega o carro e soca ele em toda poça de água q encontra, castigando o freio sem que se houvesse amanhã, deixa a pastilha acabar ao ponto de ficar ferro com ferro dae meu amigo prepare o bolso que não tem 1 sistema que aguenta....

Geralmente com km mais baixa, um anti ruido de freio, a troca de pastilha e a sangria do sistema deixa ele zero para mais uma vida útil. E aproveitando já tira e faz uma limpeza e revisão do tambor, lubrificação, etc... qdo necessário.

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