Jump to content

Barulho nos freios ao soltar o pedal


Luiz A

Recommended Posts

Meu carro é um Argo HGT AT. Depois de uns 2.000km rodados, comecei a notar um barulho no momento em que solto o pedal do freio, como se as lonas traseiras estivessem presas. Quando o carro está frio se nota mais facilmente. Não há perda de eficiência na frenagem. O barulho foi se intensificando até que levei à concessionária. Lá me disseram que havia muita sujeira (pó de lona) nos tambores, que todo o sistema havia sido limpo deixando o carro ok, e que infelizmente a Fiat não tinha solução definitiva e o problema voltaria a acontecer. De fato ficou perfeito, mas depois de mais uns 3.000km rodados, está lá de novo o tal barulho, muito incômodo para um sujeito chato como eu. Vou ter que ficar limpando freios o resto da minha vida com esse carro? Não vi ninguém reclamando disso. O consultor falou que é normal. Achei engraçado, porque tenho carros há mais de trinta anos, nem sei quantos já tive ou dirigi, de tantas marcas diferentes, inclusive vários Fiat, e nenhum deles apresentou tal problema.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 05/10/2020 em 20:39, Luiz A disse:

Meu carro é um Argo HGT AT. Depois de uns 2.000km rodados, comecei a notar um barulho no momento em que solto o pedal do freio, como se as lonas traseiras estivessem presas. Quando o carro está frio se nota mais facilmente. Não há perda de eficiência na frenagem. O barulho foi se intensificando até que levei à concessionária. Lá me disseram que havia muita sujeira (pó de lona) nos tambores, que todo o sistema havia sido limpo deixando o carro ok, e que infelizmente a Fiat não tinha solução definitiva e o problema voltaria a acontecer. De fato ficou perfeito, mas depois de mais uns 3.000km rodados, está lá de novo o tal barulho, muito incômodo para um sujeito chato como eu. Vou ter que ficar limpando freios o resto da minha vida com esse carro? Não vi ninguém reclamando disso. O consultor falou que é normal. Achei engraçado, porque tenho carros há mais de trinta anos, nem sei quantos já tive ou dirigi, de tantas marcas diferentes, inclusive vários Fiat, e nenhum deles apresentou tal problema.

Eu tenho um Cronos Precision At6 com 6.000km e faz este mesmo barulho, até parece um carro de boi quando desço da rampa em minha garagem. Não vi relatos tbm, vou levar na concessionária pra ver se é apenas sujeira como o seu.

Link to comment
Share on other sites

Em 09/11/2020 em 11:20, Juca Alves disse:

Eu tenho um Cronos Precision At6 com 6.000km e faz este mesmo barulho, até parece um carro de boi quando desço da rampa em minha garagem. Não vi relatos tbm, vou levar na concessionária pra ver se é apenas sujeira como o seu.

Acontece o mesmo no meu, levei na concessionária, fizeram a limpeza e sumiu o barulho, porém, depois de um tempo ele voltou só que mais fraco. Ocorre geralmente com os freios frios. Segundo um amigo mecânico isso acontece em razão da qualidade das lonas. Aliás, esse carro deveria ter freio a disco nas quatro rodas, mendigaria ridícula da Fiat nesse quesito para um carro desse patamar.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 05/10/2020 em 20:39, Luiz A disse:

Meu carro é um Argo HGT AT. Depois de uns 2.000km rodados, comecei a notar um barulho no momento em que solto o pedal do freio, como se as lonas traseiras estivessem presas. Quando o carro está frio se nota mais facilmente. Não há perda de eficiência na frenagem. O barulho foi se intensificando até que levei à concessionária. Lá me disseram que havia muita sujeira (pó de lona) nos tambores, que todo o sistema havia sido limpo deixando o carro ok, e que infelizmente a Fiat não tinha solução definitiva e o problema voltaria a acontecer. De fato ficou perfeito, mas depois de mais uns 3.000km rodados, está lá de novo o tal barulho, muito incômodo para um sujeito chato como eu. Vou ter que ficar limpando freios o resto da minha vida com esse carro? Não vi ninguém reclamando disso. O consultor falou que é normal. Achei engraçado, porque tenho carros há mais de trinta anos, nem sei quantos já tive ou dirigi, de tantas marcas diferentes, inclusive vários Fiat, e nenhum deles apresentou tal problema.

Boa noite Luiz!

Meu Cronos, começou exatamente hoje este barulho, não sei se tem alguma coisa à ver, mas ontem a noite peguei uma baita chuva e hoje pela manhã começou.

Após as festas irei na concessionária para ver este problema e um problema de "ronco" na frente do carro(mais isso é assunto de outo tópico).

Boas festas à todos.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

O meu Argo está fazendo um barulho semelhante à pastilha gasta, toda vez que pressiono o freio. É quando eu pressiono, não quando solto. Não há comprometimento do desempenho da frenagem, mas o barulho incomoda. Agora, este barulho está acontecendo só nas rodas traseiras. Começou há cerca de 1 mês.
Além disso, ouço um barulho nas rodas dianteiras ao esterçar totalmente o volante.

Levei na concessionária e me disseram que é sujeira. Verificaram que as pastilhas estão boas, mas nem sequer subiram o carro para verificar se o barulho das rodas traseiras e dianteiras tem a mesma origem, se é sujeira mesmo ou se dispuseram a limpar. Disseram que é normal e eu que dirija com o barulho kkkkkk 
Acionei o Confiat e a fábrica só repetiu que a concessionária não encontrou nada errado no carro.

Entrei aqui no fórum para procurar relatos se mais gente estava enfrentando o mesmo problema. Imagino que deva ser a mesma situação de vocês. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

O meu carro tem exatamente o mesmo problema. Começou com 3.100 KM, o que para mim é um ruído agonizante (embora é baixo, mas parece um ônibus freando e geralmente aparece o raio do barulho quase no fim da frenagem, muita raiva). O carro já foi para a FIAT mais de 8 vezes (CSS). Ai já limparam, já ajustaram a mola, já lixaram. Quando sai da CSS para no dia, mas volta já na manhã seguinte. É muito audível de manhã, mas aparece toda vez que o carro fica parado um tempo (esfria).

A CSS tmb me falou que é normal, MAS, eu abri uma reclamação com a FIAT e ai depois me ligaram dizendo (pasmem) que a sapata está lisa (até onde eu sei o que fica liso é a lona.. não a sapata.. mas blza). Pediram um conjunto de sapatas novas na FIAT e estou esperando chegar.

Aviso a vocês como vai ficar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...