RLCASARIN Posted September 18, 2018 Share Posted September 18, 2018 No meu não sinto isso... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Erso Posted September 18, 2018 Share Posted September 18, 2018 Esse tranquinho está previsto no manual do proprietário, página E-5. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RLCASARIN Posted September 18, 2018 Share Posted September 18, 2018 Se esta previsto, acredito que esteja tudo ok então com os carros. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cacilda Bratti Posted September 18, 2018 Share Posted September 18, 2018 Acredito que, por o carro ser de baixa rotação, esse problema de "tranco", seja amenizado atrasando pisar no acelerador, após as trocas de marchas. O que eu acho que cairia bem, seria uma sexta marcha... Exatamente.E o que eu tenho feito;saio em 1a nao muito acelerado,deixa ele rolar um pouco ,entao passo para 2a marcha com calma,pra nao dar aquele salto,3a acelera e pronto.Tambem e uma questao de ir percebendo o carro ,e como conduzi-lo,e agora com15000 km,ja ta bem mais solto Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Erso Posted October 1, 2018 Share Posted October 1, 2018 Putz... Quando estou distraído, os tranquinhos aparecem. Quando quero provocá-los intencionalmente, não consigo fazê-los. Minha ideia era saber como realmente ocorre esses tranquinhos para tentar evitá-los. No meu caso, esses tranquinhos são esporádicos. Que M... :huh: :huh: :huh: :huh: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
George de Alcântara Lima Posted October 2, 2018 Share Posted October 2, 2018 Eu não tenho certeza. Mas tenta ver se esse tranco aparece, no momento em que o carro pede a troca de marcha... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Erso Posted October 2, 2018 Share Posted October 2, 2018 No meu caso, esses trancos, quando ocorrem, são na primeira marcha. Ao iniciar a saída. Porem, quando quero provocar o tranco, não consigo. Que coisa... :huh: :huh: :huh: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Nanni Posted December 21, 2018 Share Posted December 21, 2018 É pessoal estou com o mesmo problema no meu Cronos Drive 1.3 manual. Quando passo da primeira pra segunda dá tranco e às vezes dá TB segunda pra terceira. Costumo trocar de marcha nos 2.500 rpm ou quando aparece o shift no painel. Fiquei decepcionado deixei até de pegar o modelo GSR por conta dos trancos que ouvi falar desse câmbio e agora o mesmo ocorre no manual Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Bilibio Posted April 3, 2019 Share Posted April 3, 2019 Bom dia a todos. Adquiri um Cronos, modelo de entrada, ha menos de 2 meses. Estou(amos) gostando bastante do carro. Espaçoso, potente, fazendo 14 por litro de gasolina aditivada na cidade. Porém, esse problema dos trancos na troca de marcha são de tirar a felicidade de qualquer motorista. Achei que eu, apos mais de 30 anos dirigindo, tivesse desaprendido. Fui a concessionária e disseram que é caracteristica do carro, ou seja: aguenta, não ha solução. É assim mesmo. Tenho quatro colegas de trabalho que estão com Cronos ou com Argo. A reclamação é a mesma. O meu tem outro problema: sempre puxando para direita. Concessionaria ja fez alinhamentos e .... nada Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diego MV Posted April 9, 2019 Share Posted April 9, 2019 Pessoal, na verdade esses trancos acontecem na maioria dos carros modernos que possuem acelerador eletrônico (chamado de "drive by wire" pela Fiat). Em alguns veículos esse tranco é mais perceptível, como nos modelos 1.0 e 1.3. Nos modelos 1.8 também ocorrem, mas com menos intensidade. Como existe um retardo entre o comando dado ao acelerador e a resposta da borboleta de admissão, o casamento com a embreagem acaba saindo bem prejudicado, ocasionando trancos e engasgos. A Fiat poderia resolver isso facilmente com uma atualização da central eletrônica que comanda o acelerador, para que ele tenha uma resposta mais precisa. Inclusive isso foi relatado no site Best Cars. 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
leandrodiogob Posted September 15, 2019 Share Posted September 15, 2019 Pessoal, alguém sabe onde fica a tampa de óleo do câmbio manual 1.3 do Argo ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
ronaldojs Posted September 19, 2019 Share Posted September 19, 2019 Tenho um argo trakking e esses trancos também acontecem, muito ruim esse câmbio , da a sensação de algo solto sem falar a embreagem hidráulica que não tem ajuste . Tem que soltar quase toda a embreagem para o carro sair do lugar . Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cacilda Bratti Posted September 28, 2019 Share Posted September 28, 2019 Em 09/04/2019 em 16:07, Diego MV disse: Pessoal, na verdade esses trancos acontecem na maioria dos carros modernos que possuem acelerador eletrônico (chamado de "drive by wire" pela Fiat). Em alguns veículos esse tranco é mais perceptível, como nos modelos 1.0 e 1.3. Nos modelos 1.8 também ocorrem, mas com menos intensidade. Como existe um retardo entre o comando dado ao acelerador e a resposta da borboleta de admissão, o casamento com a embreagem acaba saindo bem prejudicado, ocasionando trancos e engasgos. A Fiat poderia resolver isso facilmente com uma atualização da central eletrônica que comanda o acelerador, para que ele tenha uma resposta mais precisa. Inclusive isso foi relatado no site Best Cars. Pois e...Meu carro ,um Argo 1.3 cambio manual,tinha os trancos no inicio,depois com o tempo foram amenizando,talvez por ajuste ,ou por entendimento em como usar a marcha,e nao dar trancos e diminuir os barulhos.Mas mesmo assim,antes dos 30000km,dependendo da situaçao.as vezes fazia uma chicotada,ou barulho de peças frouxas .Eu tambem achava que veio um pouco desalinhado da fabrica,meio molengo.Entao aproveitei a revisao dos 30000 km,e fiz um pente fino em todos osp ontos que eu achava que podia melhorar.O carro tambem tinha o tal lag,inclusive com transito lento,parecia que ia morrer.Fui na Css,relatei todos esses pedidos,e o carro ta show !Totalmente alinhado,o que fez diminuir um pouco o ruido na suspensao em terrenos muito ruins;sem atraso no acelerador,e um cambio macio nas trocas ,sem os barulhos e trancos que existem ,nao sei se em todos ,mas em alguns 1.0 e 1.3.Esqueci de um detalhe:o pedal de embreagem tava com ruido ,ao acionar com o carro ligado,entao pedi uma verificaçao e lubrificaçao,Bem provavel que tenham feito essa atualizaçao que o Diego comentou,mas so saberei na proxima vez que for la, e se for isso,dara para melhorar a performance do Argo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Soares Posted March 16, 2023 Share Posted March 16, 2023 Eu tenho um Argo 1.3 2021 e é isso mesmo: dá um tranco em TODAS as trocas de marcha. Andando forte ou devagar, não importa. Já tive os seguintes carros com câmbio manual: puma 1.6, uno 1.5 fiasa, gol 1.0 16v, fox 1.0, golf 2.0 e fiesta 1.6 rocam. Em todos eles jamais tive nenhum problema para realizar trocas de marcha perfeitas (suaves), o que prova que sei como dirigir um carro manual... Sem contar as muitas motos que tive também sem nenhum problema nas trocas de marcha... Na concessionária Fiat o consultor técnico me disse que essa é uma CARACTERÍSTICA do motor firefly 1.3 e que TODOS os carros equipados com esse motor possuem esse defeito, e que a Fiat não tem nenhuma solução para isso! A posição da Fiat para isso é que é característica do carro... O que acontece com os Fiat 1.3 firefly é INADMISSÍVEL!!!!!!! Como pode um carro lançado em 2017 possuir um defeito ridículo desse! VERGONHA, dona Fiat. VERGONHA!!!!!!! Veja se toma vergonha na cara e dê um jeito de arrumar isso! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Soares Posted March 24, 2023 Share Posted March 24, 2023 Sugiro que leiam esta página: https://www.reclameaqui.com.br/minha-conta/responder-avaliar-reclamacao/cHjLJ6WT2LYFuvkL/ Se alguém mais estiver interessado em fazer algo a respeito, por gentileza entrem em contato comigo, no: rodrigo.xyz@hotmail.com Abraço a todos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Soares Posted April 8, 2023 Share Posted April 8, 2023 Vejam o seguinte vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=Mkskg_rxCYo (comentário aos 5m56s) Abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabriciogcbh Posted April 25, 2023 Share Posted April 25, 2023 Estou tentando ver se a tal interface faaftech FT-SP02+ tira este delay/tranco do acelerador. Se alguem souber ou tiver esta interface, coloca ai. Comprei um Argo 2022 e ele esta com este tranco. Incrível como tanto tempo se passou e a Fiat não resolveu este inconveniente, minha esposa tem um Uno 2016/17 e é a mesma coisa. Tranco em todas as trocas de marchas, insuportavel dirigir assim. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Soares Posted April 26, 2023 Share Posted April 26, 2023 Éhh... É inacreditável como a Fiat é um LIXO!!!!! 😔 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabriciogcbh Posted May 8, 2023 Share Posted May 8, 2023 (edited) Ola a todos, faaftech me respondeu e-mail dizendo que a interface deles não é para esta finalidade, não souberam dizer a respeito dos trancos. Estava aqui pensando a respeito, tentando entender e analisando as possibilidades do que poderia ser. Tenho algumas teorias do motivo dos trancos. 1º - Vi que no aplicativo de scanner AlfaOBD, tem algumas configurações de motor que podem levar a alterações no funcionamento do mesmo. Quem tiver adaptador OBD2 e puder postar o Status do carro, seria de grande valia (abrir o aplicativo (versão computador), ir em (Status/Faults) depois em (Read System ID) e tambem em (Read System Status), copie o que aparecer na tela e poste aqui, (na versão para Android, se não me engano tem que fazer upload para o Google Drive), e não esqueça de descrever abaixo exatamente qual o modelo do carro (como fiz no final desta mensagem, quem tiver um modelo que tambem apresenta os trancos, favor descrever o modelo, tentar fazer um breve estudo dos modelos para tentar chegar em um denominador comum, quem sabe a tão esperada solução que a Fiat não dá. 2º - Desconfio também que possa ser programação na ECU que tenha a ver com câmbio automatizado, pq se na troca de marcha soltarmos a embreagem mais rapidamente (que é o procedimento do automatizado), o tranco é mais sutil, (quanto mais segurarmos no controle de embreagem, maior é o tranco), possível motivo que marcha mais alta, quase não se sente o tranco, pelo fato da marcha ter menos força e também que automaticamente soltamos a embreagem mais rapidamente. Já reparei que abastecido com etanol fica bem mais prazeroso de dirigir. 3º - Uma breve descrição de uma solução alternativa, muda completamente a forma de direção do carro, ainda não sei se gera uma alteração no consumo do veículo, comprei o carro recentemente, ainda estou fazendo as médias. No pedal de embreagem tem um sensor (preto e amarelo), desencaixe ele do pino que fica na lateral esquerda do pedal, empurre o braço do sensor totalmente para frente, no sentido como se estivesse apertando a embreagem, la no final irá sentir que ele travou nesta posição, dê uma volta no carro e verá que não terá mais trancos. Detalhe é que usando desta forma, o carro (resposta ao acelerador) se comporta como um carro que usa aceleração por cabo, a resposta nas acelerações é imediata, não tem curva de aceleração para deixar suave. Alguns modelos que eu já sei que tem o tranco, (fica a dúvida, será que tem a ver com modelos alternativos da fabricante), será que é apenas motor 1.3, (não sei dizer se existe 1.0 com câmbio automatizado(o robô faz a troca da marcha), não confundir com automático e/ou CVT) Uno Sporting 1.3 16/17 - 50.000km Argo Trekking 1.3 21/22 - 7.000Km Edited May 8, 2023 by fabriciogcbh Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Soares Posted April 20 Share Posted April 20 Tem mais essa: https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-argo-1-3-cambio-mecanico-falhas-nas-trocas-de-marchas_SNInARvR1IqvuDqW/ Abraço E essa: https://m.facebook.com/story.php?id=1903419939944114&story_fbid=3659303514355739 Abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Soares Posted April 24 Share Posted April 24 Para provar o que estamos falando aqui, também provando que a fiat é uma M3RD@, pois não admite que o defeito existe (ela diz que é "característica" normal de funcionamento do veículo!!!!!!! - pois NÃO TEM CAPACIDADE de consertar o defeito...): Para quem ainda não viu, por favor, VEJA: (de 4m45s a 7m25s) Lembrando que o defeito existe desde que os motores firefly foram lançados, há MUITOS anos, e já estamos em abril de 2024 e essa D3SGR@Ç@ dessa fiat ainda NÃO CONSEGUIU solucionar o defeito!!!!!!!!! Cara fiat, você é uma M3RD@ ! Abraço a todos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.