Jump to content

Sensação de tranquinho nas trocas de marchas - Manual


Recommended Posts

Estou com o Argo Drive 1.3 MANUAL a menos de uma semana e estaria achando o carro perfeito se não fosse pelos pequenos tranquinhos nas trocas de marchas. A embreagem não parece funcionar de forma linear. A sensação é mais evidente entre a segunda e terceira marcha. Antes do Argo tinha um Punto 1.6 e-torque onde a sensação de linearidade e progressividade da embreagem era melhor. Alguém mais com estas sensações?

Link to comment
Share on other sites

Ola, tenho Punto Essence e Argo HGT....

A pegada do Punto é outra, carro justo, firme, feito para nadar forte se assim posso dizer. O cambio é curto com engates preciso. ao meu ver o prazer de dirigir ele é melhor que o Argo, é mais esportivo.

O Argo HGT apesar da esportividade, tem o cambio mais molenga, mais frouxo, com curso um pouco longo, um pouco diferente da proposta do carro.

Não percebo nenhum tranco na troca de marchas, mas em uma tocada mais puxada, essa "folga longa" pode gerar uns trancos sim, visto que o tempo de troca das marchas fica mais longo.

 

Mas não custa levar á uma concessionaria para verificar

Link to comment
Share on other sites

Achei esta reportagem na net: https://www.autoentusiastas.com.br/2018/02/fiat-argo-drive-13-no-uso/

 

Nela o jornalista comenta dos tranquinhos :  "A programação do acelerador me pareceu um tanto on/off no primeiro estágio de aceleração. Com pouco curso ele já acelera em demasia, não é progressivo em seu estágio inicial. Isso provoca alguns leves trancos na partida, quando feita normalmente na cidade, ao arrancar calmamente. Acontece que na saída ele acaba partindo mais forte que o desejado e, consequentemente, instintivamente alivia-se um pouco o acelerador, e daí vem um corte, e aí vem um leve tranquinho com o corte abrupto da aceleração."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Achei esta reportagem na net: https://www.autoentusiastas.com.br/2018/02/fiat-argo-drive-13-no-uso/

 

Nela o jornalista comenta dos tranquinhos :  "A programação do acelerador me pareceu um tanto on/off no primeiro estágio de aceleração. Com pouco curso ele já acelera em demasia, não é progressivo em seu estágio inicial. Isso provoca alguns leves trancos na partida, quando feita normalmente na cidade, ao arrancar calmamente. Acontece que na saída ele acaba partindo mais forte que o desejado e, consequentemente, instintivamente alivia-se um pouco o acelerador, e daí vem um corte, e aí vem um leve tranquinho com o corte abrupto da aceleração."

O meu e exatamente assim ;tambem possuia Punto 1.4 e o cambio era como o outro membro citou;li a boa materia,e assisti o video ,e nele,da p ara escutar o ruido na troca de marcha;e tipico do carro,e faz sentido quando ele diz que a 1a e bem rapida,e rende bastante,ja a 2a marcha ,nem tanto,dai temos que usar a 3a logo em seguida,onde ouve -se os ruidos num periodo curto de tempo;mas me acostumei

Link to comment
Share on other sites

Estou com o Argo Drive 1.3 MANUAL a menos de uma semana e estaria achando o carro perfeito se não fosse pelos pequenos tranquinhos nas trocas de marchas. A embreagem não parece funcionar de forma linear. A sensação é mais evidente entre a segunda e terceira marcha. Antes do Argo tinha um Punto 1.6 e-torque onde a sensação de linearidade e progressividade da embreagem era melhor. Alguém mais com estas sensações?

 

 

O meu caso é exatamente esse. Tinha um Punto 1.6 e-torque e era suave o carro o tempo todo. Troquei pelo Argo 1.3 e também percebo esses pequenos trabquinhos na primeira e segunda marcha

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Resultado da minha reclamação após deixar o carro na css para avaliação: O chefe da oficia disse que dirige estes carros o tempo todo e que TODOS são assim, característica de projeto. Antes de levar o carro embora, convidei o gerente do pós-venda para dar uma volta no meu carro e o mesmo, como não poderia ser diferente, também percebeu os tranquinhos. Como não tinham outro Argo 1.3 manual para comparar andamos no veículo de test drive 1.0 que tinha a disposição. E não é que o carro de teste também apresentou alguns tranquinhos, eles acharam que os tranquinhos eram iguais, mas na minha opinião não: ao acelerar o o 1.0 logo após trocar de marcha ele dava um "pulo" pra frente, o meu ameaça pular, dá um pequeno vazio para só depois dar o "pulo". De qualquer forma ambos apresentavam funcionamento irregular e inadmissível de um projeto de carro novo. Pensando nos próximos passos.

Link to comment
Share on other sites

Tenho um Argo 1.3 manual.

No começo senti esses "soquinhos" na troca de marcha principalmente em alta rotação.

Antes, tive um Punto 1.6, e por ter 16 válvulas, achava-o um pouco lento nas arrancadas. Tinha que pisar fundo para o motor responder. Sentia que o Punto tinha mais "final".

Tanto que demorou um pouco para acostumar com o motor Firefly de 8v. Tive que acostumar a pisar menos.

Agora o Argo já está com mais de 8mil rodados. Não percebo mais os soquinhos na troca de marcha. Não sei se acostumei, se os soquinhos desapareceram ou se aprendi a andar com o Argo.

Link to comment
Share on other sites

Me desloquei hoje até a concessionária Fiat de cidade vizinha onde tinha o Argo 1.3 Manual disponível para teste drive e infelizmente pude confirmar: Os tranquinhos nas trocas de marcha são realmente característica do carro. O carro que dirigi apresentava as mesma características de trocas de marchas não tão suaves.

 

Quanto mais pesquiso sobre o assunto mais vou achando material corroborando a minha opinião. Nesta reportagem o repórter descreve: " Os engates “moles”, porém, prejudicam a dirigibilidade, e a modulação ruim da embreagem atrapalha a suavidade ao rodar. O elástico motor 1.3 merecia uma transmissão melhor."  https://motorshow.com.br/comparativo-fiat-argo-1-3-vs-chevrolet-onix-1-4/

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Tenho um 1.3 manual. Fiquei decepcionado demais com o cambio manual. Mesmo o curso do câmbio sendo muito longo, o que eu ja sabia, esse não era problema pra mim, pois já dirigi outros carros como renault e fiat palio com essa característica. O que me incomoda são os trancos na hora de soltar a embreagem. O tranco ocorre nas trocas da 1ª, 2ª e 3ª marcha sempre que eu solto a embreagem. A situação piora muito quando eu faço aquele movimento de ir soltando a embreagem e ir acelerando pra tentar manter um aumento constante de velocidade. Outra coisa muito chata é que se você é acostumado a acelerar pra arrancar o carro (como eu fazia no meu gol 1.6), no Argo é muito chato, pois parece que o carro não gosta que você faça isso e dá um tranco enorme. Eu percebi que ele acelera sozinho quando você solta o pedal da embreagem em 1ª marcha, o que facilita muito pra quem ta começando a dirigir, mas atrapalha bastante pra quem ta acostumado a dar uma arrancada um pouco mais forte em 1ª, pois parece que ele se confunde ou não quer que você faça isso. Deixei de comprar o GSR justamente por esses trancos que percebi quando fiz o test drive, mas parece que o manual é pior de você se acostumar.

Link to comment
Share on other sites

Tenho um 1.3 manual. Fiquei decepcionado demais com o cambio manual. Mesmo o curso do câmbio sendo muito longo, o que eu ja sabia, esse não era problema pra mim, pois já dirigi outros carros como renault e fiat palio com essa característica. O que me incomoda são os trancos na hora de soltar a embreagem. O tranco ocorre nas trocas da 1ª, 2ª e 3ª marcha sempre que eu solto a embreagem. A situação piora muito quando eu faço aquele movimento de ir soltando a embreagem e ir acelerando pra tentar manter um aumento constante de velocidade. Outra coisa muito chata é que se você é acostumado a acelerar pra arrancar o carro (como eu fazia no meu gol 1.6), no Argo é muito chato, pois parece que o carro não gosta que você faça isso e dá um tranco enorme. Eu percebi que ele acelera sozinho quando você solta o pedal da embreagem em 1ª marcha, o que facilita muito pra quem ta começando a dirigir, mas atrapalha bastante pra quem ta acostumado a dar uma arrancada um pouco mais forte em 1ª, pois parece que ele se confunde ou não quer que você faça isso.  Deixei de comprar o GSR justamente por esses trancos que percebi quando fiz o test drive, mas parece que o manual é pior de você se acostumar.

 

Eu realmente não consigo entender quando as pessoas falam em "trancos" no GSR....  Eu tenho um e NÃO EXISTE TRANCO...  Existe sim, pessoas que não sabem dirigir e pessoas que sabem dirigir.... O GSR é um câmbio manual com embreagem robotizada e pessoal sai querendo dirigir como um automático, pega o carro do test drive e sai metendo o pé pra "testar o motor", ai é óbvio que vai dar tranco, faça o mesmo teste metendo o pé no acelerador em um manual que os "trancos" serão iguais.... O carro é concebido pra conforto, não pra performance...  95% do tempo eu só percebo que troca de marcha pelo barulho/rotação do motor... não há trancos ou movimentos de cabeça dos ocupantes do carro...  tem q saber dirigir... 

 

É igual pegar um carro urbano com câmbio CVT, onde se fizer um teste de arrancada todos vão perder pro mesmo carro com câmbio manual (Versa, Corolla, Fit e afins)... Câmbio CVT em carro urbano foi calibrado para conforto e consumo baixo... 

 

Agora com relação aos problemas do câmbio manual, vou até fazer um test drive num manual na CSS pra ter uma ideia do q vcs estão falando pq tem muita gente, mas muita gente mesmo "reclamando" disso...

Link to comment
Share on other sites

Tentei reproduzir algum tranco no meu HGT, tranco mesmo senti na hora que estiquei as marchas e fiz trocas rápidas, carro nervoso, anda muito mesmo e nas trocas das marchas senti que o motor é muito forte e sua potencia é despejada na rodas pelo cambio fazendo o carro todo vibrar.

Muito torque mesmo, talvez seja isso que vc estão sentido... o torque alto sendo transmitido pelas rodas..

Bem dirigindo normalmente no meu não ocorre esses trancos...

 

Só sei dizer que o carro anda, mas anda muito mesmo pelo porte.... pegada perfeita

Link to comment
Share on other sites

Oi Humberto, entendi...

Nessa "esfolada" que dei no HGT com o ASR desligado, os pneus cantaram na troca da segunda para terceira marcha....

Sobra potencia... mas eu acho que essa batida deve ser assim mesmo visto que o motor é o e-torq, cuja característica é torque elevado

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Galera, falem mais sobre esses trancos pois sinceramente não tem nada disso no argo 1.3 aqui de casa e é bem parecido com a tocado dos outros carros que passaram aqui em casa que foram um punto e uma strada.

 

 

Então, eu tenho atualmente um Argo 1.3 e percebo esses famosos tranquinhos que falam nesse tópico, mas posso adiantar que não é nada absurdo pois é característico de muitos carros. O que acontece, creio eu, é que alguma coisa não conversa muito bem com a embreagem e quem veio do Punto e-torque no qual era tudo muito redondinho, acabou ficando mal acostumado e não se preocupando muito com o tempo de embreagem na troca de marcha porque no Argo no início eu dava esse trancos mas com o tempo eu consegui reduzir ou até eliminá-los. O segredo é simplesmente o tempo da empregarem que precisa ser um pouco maior

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Esse "tranquinho" que é sentido, dá a impressão de ser um "corte" bem rápido, coisa de milissegundos??? Podemos dizer, como se fosse uma falha por combustível ruim, ou um tipo de falha no sistema de ignição???

 

Já ocorreu comigo, ao sair em primeira marcha em rotação levemente alta, sentir algo parecido como um "corte". Em segunda marcha também.

 

Em primeiro momento, a gente fica imaginando que pode ser combustível adulterado. Porém, costumo abastecer no mesmo posto de combustível. Mas, isso não quer dizer que o posto pode ter recebido uma remessa adulterada sem saber.

 

O carro já está com 13mil km rodados, e agora que apareceu isso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...