Jump to content

Troca de óleo, revisão de 1 ano


GAN0ND0RF

Recommended Posts

Realizei a revisão de 10.000km/1 ano na concessionária Iguauto, mesma que comprei o carro. Ao chegar em casa notei que o adesivo que informava a próxima troca de óleo se daria após 5.000km.

Consultando o manual do carro e informações no site da Fiat, consta a informação de que a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000km.

Isso me gerou dúvidas e desconfianças.

Se colocaram o aviso de troca de óleo nos próximos 5.000km, é porque não seguiram as recomendações da montadora, não usando o óleo que deveria, colocando um com especificações abaixo do recomendado; ou estão agindo de má fé, informando que devo fazer a troca de óleo antes do previsto e recomendado para que lucrem mais em cima de um serviço desnecessário.

Fiz a revisão em uma concessionária oficial da Fiat esperando que seguissem as especificações da fabricante, esperando que fosse confiável, mas o ocorrido me deixou bastante insatisfeito.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, GAN0ND0RF disse:

Realizei a revisão de 10.000km/1 ano na concessionária Iguauto, mesma que comprei o carro. Ao chegar em casa notei que o adesivo que informava a próxima troca de óleo se daria após 5.000km.

Consultando o manual do carro e informações no site da Fiat, consta a informação de que a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000km.

Isso me gerou dúvidas e desconfianças.

Se colocaram o aviso de troca de óleo nos próximos 5.000km, é porque não seguiram as recomendações da montadora, não usando o óleo que deveria, colocando um com especificações abaixo do recomendado; ou estão agindo de má fé, informando que devo fazer a troca de óleo antes do previsto e recomendado para que lucrem mais em cima de um serviço desnecessário.

Fiz a revisão em uma concessionária oficial da Fiat esperando que seguissem as especificações da fabricante, esperando que fosse confiável, mas o ocorrido me deixou bastante insatisfeito.

Boa tarde.

No manual do meu Argo constam duas recomendações de troca de óleo. A primeira delas, na situação em que se enfrenta muito trânsito, com constantes filas, a troca é recomendada a cada 5 mil km. A segunda, em situação de uso mais em estradas e sem congestionamentos, há recomendação para troca a cada 10 mil km. Conversando com um consultor da Fiat, ele me respondeu que a empresa recomenda sempre a troca a cada 5 mil km, para evitar "problemas". Claro, assim eles ganham em dobro. Mas, na verdade, a escolha vai do proprietário, eu, por exemplo, fiz as duas primeiras trocas com intervalo de 5 mil km, mas de agora em diante vou fazer a cada 10 mil, porque ando pouco com o veículo, enquadro-me mais na segunda situação do manual, e obviamente por questão de economia também.

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida essa questão é bastante controversa. Antigamente o mesmo motor etorq a revisão era a cada 15k, depois baixou para 10k,  função dos 3 anos de garantia. A Europa, o Tipo com motor etorq ainda mantém 15k.

Já foi aberto um motor Audi com 100k sem troca de óleo...

Não sei se antigamente tinha mais retífica de motor que hoje, somente por questões de desgaste, mas hoje os motores são melhores construídos, óleos cada vez melhores, mas as trocas reduziram.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Na Aquisição do Cronos na Concessionaria foi-me recomendado a troca do Óleo em 5.000 Km,ou seja antes da revisão de 10.000 Km.

Inclusive me orientaram que a troca poderia ser feita por mim mesmo sem a nescessidade de ir na concessionaria e sem prejuizo da garantia ok,desde que usado o Lubrificante recomendado.

Na realidade a troca a cada 5K faz sentido para carros de frotistas,viaturas,taxistas e tambem quem roda pouco na cidade,uma vez que trajetos curtos e o para e anda do transito,tambem siginificar uso severo do motor por causa do tempo curto do Lubrificante para fazer o trabalho a que foi determinado pelo fabricante.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Em 02/09/2019 em 14:40, Diego MV disse:

Boa tarde.

No manual do meu Argo constam duas recomendações de troca de óleo. A primeira delas, na situação em que se enfrenta muito trânsito, com constantes filas, a troca é recomendada a cada 5 mil km. A segunda, em situação de uso mais em estradas e sem congestionamentos, há recomendação para troca a cada 10 mil km. Conversando com um consultor da Fiat, ele me respondeu que a empresa recomenda sempre a troca a cada 5 mil km, para evitar "problemas". Claro, assim eles ganham em dobro. Mas, na verdade, a escolha vai do proprietário, eu, por exemplo, fiz as duas primeiras trocas com intervalo de 5 mil km, mas de agora em diante vou fazer a cada 10 mil, porque ando pouco com o veículo, enquadro-me mais na segunda situação do manual, e obviamente por questão de economia também.

Quem anda pouco é considerado uso severo tambem! Se você leva 6 meses pra chegar a 5000km por exemplo, tem que trocar o óleo! 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 15/02/2021 em 18:26, Rauser disse:

Quem anda pouco é considerado uso severo tambem! Se você leva 6 meses pra chegar a 5000km por exemplo, tem que trocar o óleo! 

Discordo, esses óleos com a tecnologia atual duram no mínimo 10 mil km, sem problemas. Na Europa troca-se com 10 mil km, por que aqui devemos trocar a cada 5 mil?

Link to comment
Share on other sites

Então tu discorda com o que está especificado num manual da montadora?

Outra coisa, na Europa temos um clima com temperaturas médias bem diferente do nosso e combustível também! A Gasolina deles quando tem etanol é no máximo 5% e tem 10ppm ou menos de enxofre, a nossa tem 50ppm. Muito diferente la, não pode comparar o uso lá com o uso no Brasil.  O Anda e para em transito também costuma ser menor lá. 

Carro que anda pouco, pega muito engarrafamento, percursos curtos onde o motor não esquenta direito, é uso severo, trocar na metade do tempo! Óleo que não aquece direito não ativa 100% alguns de seus aditivos limpadores e o combustível que mistura com o óleo é maior durante a fase fria do motor, o qual opera com mistura rica até atingir os 90 graus normal sendo que o óleo em si demora mais tempo que o fluido do radiador pra esquentar.

 

Como não consigo editar a mensagem acima, continuando, o óleo que também trabalha por muito tempo numa temperatura mais elevada ou seja, sem bater muito vento na frente do radiador e no motor como um todo, como aconteceria andando na estrada, ele "cozinha" mais rápido do que o carro que só pega estrada livre e também andando num transito pouco fluido ou parado por varios minutos, você não tá pondo km no odômetro, mas o motor ta girando, consumindo horas de funcionamento. Na minha opinião, todo carro deveria trocar óleo por tempo de funcionamento e jamais km rodada. Os Argos mesmos vêm com um horímetro do motor, pra nada, porque a FIAT não específica a troca por tempo de funcionamento. Deveria! 

Edited by Rauser
Link to comment
Share on other sites

Em 09/03/2021 em 13:01, Rauser disse:

Então tu discorda com o que está especificado num manual da montadora?

Outra coisa, na Europa temos um clima com temperaturas médias bem diferente do nosso e combustível também! A Gasolina deles quando tem etanol é no máximo 5% e tem 10ppm ou menos de enxofre, a nossa tem 50ppm. Muito diferente la, não pode comparar o uso lá com o uso no Brasil.  O Anda e para em transito também costuma ser menor lá. 

Carro que anda pouco, pega muito engarrafamento, percursos curtos onde o motor não esquenta direito, é uso severo, trocar na metade do tempo! Óleo que não aquece direito não ativa 100% alguns de seus aditivos limpadores e o combustível que mistura com o óleo é maior durante a fase fria do motor, o qual opera com mistura rica até atingir os 90 graus normal sendo que o óleo em si demora mais tempo que o fluido do radiador pra esquentar.

 

Como não consigo editar a mensagem acima, continuando, o óleo que também trabalha por muito tempo numa temperatura mais elevada ou seja, sem bater muito vento na frente do radiador e no motor como um todo, como aconteceria andando na estrada, ele "cozinha" mais rápido do que o carro que só pega estrada livre e também andando num transito pouco fluido ou parado por varios minutos, você não tá pondo km no odômetro, mas o motor ta girando, consumindo horas de funcionamento. Na minha opinião, todo carro deveria trocar óleo por tempo de funcionamento e jamais km rodada. Os Argos mesmos vêm com um horímetro do motor, pra nada, porque a FIAT não específica a troca por tempo de funcionamento. Deveria! 

Sim, discordo. A Fiat já errou bem feio nos manuais em relação à troca de óleo, que o diga o Marea. Eu tive um Bravo, o qual vendi com 90 mil km, sempre fazendo trocas de 10 em 10 mil, o motor estava zerado, nada melhor do que uma experiência prática para derruir qualquer letra de manual ou palavra dita.

Link to comment
Share on other sites

Essa recomendação está não só nos Manuais da FIAT. Uso severo, trocar na metade do tempo recomendado, ponto! A FIAT sempre errou pra mais, nunca pra menos. Mandava trocar óleo com 20.000, ferrou motor de muita gente. Depois baixou pra 15 mil, continuou causando problemas...

 

 

Edited by Rauser
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Rauser disse:

Essa recomendação está não só nos Manuais da FIAT. Uso severo, trocar na metade do tempo recomendado, ponto! A FIAT sempre errou pra mais, nunca pra menos. Mandava trocar óleo com 20.000, ferrou motor de muita gente. Depois baixou pra 15 mil, continuou causando problemas...

 

 

Tá bem amigo, vc está certo. Fazemos assim então, gaste o seu dinheiro trocando óleo a cada 5 mil km, ou melhor, fazendo tudo que a concessionária determinar, e eu faço do meu jeito, ok? Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Faço isso há 6 anos! Não é um gasto grande assim de dinheiro sendo que levo 6 meses pra atingir 5 mil km e nunca tive que fazer motor de carro nenhum. Meu pai rodou 430.000km num Fire 1.3 16V fazendo isso de 2000 até 2015. Óleo é investimento, pro motor durar mais e manter limpo, abra motores que so trocam a cada 10 mil e rodam muito em anda e para de transito, vai ta todo envernizado escuro as paredes internas, em alguns casos vira borra. E a recomendação não é da concessionária como vc alega, não foi ela quem determinou, mas sim a montadora, concessionária não escreve manual! A concessionária não ganha nada com isso, quem disse que sou obrigado a trocar com eles?? Aqui eu mesmo que faço troca de óleo do meu carro, tenho ferramental e rampa portatil pra elevar a frente do carro e eu mesmo fazer. O Argo, que é do meu pai, como é novo, vamos manter garantia, mas uma troca de oleo entre as revisões de 10 mil será feita com filtro original e oleo recomendado entre as revisões. Até porque esses Firefly chegam a 5 mil km com oleo superbaixo já. 

 

Segundo o manual se qualquer um dos ítens mencionados com uso severo for o seu caso, trocar  na metade do tempo! Quem é eu e tu pra dizer que tá errado??

 

troca1.PNG

troca2.PNG

severo2.PNG

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...