Jump to content

Fiat estaria preparando SUV com plataforma de Compass e design do Argo


jordan

Recommended Posts

jeep-compass-sport-4x4-11.jpg

 

De acordo com o site italiano CarPassion, a Fiat prepara um novo utilitário esportivo para 2019. A proposta não é uma nova geração do Fiat 500X, mas um substituto para o conhecido Freemont, que em realidade é o já cansado Dodge Journey. A aposta do fabricante de Turim é na plataforma Small-Wide 4×4, que deu origem ao Renegade e também ao Compass, ambos feitos em Goiana, Pernambuco. Essa base também é usada no Fiat 500X e na picape Toro, também brasileira.

 

Com base na experiência com o Jeep Compass, a Fiat estaria preparando um novo SUV de porte médio. A decisão seria naturalmente lógica, dado o crescimento do segmento em todo o mundo, especialmente na Europa. Além disso, a solução está ao alcance da engenharia local, que não precisaria investir em algo partindo do zero. No entanto, apesar da pretensão em tirar o Freemont, este oferece a opção de sete lugares, o que um equivalente Fiat ao Compass não faria.

 

A solução, nesse caso, resultaria em um segundo SUV, um modelo maior para preencher esse vazio que será deixado e ainda bater de frente com Volkswagen Tiguan Allspace e Skoda Kodiaq, por exemplo. Isso poderia ser resolvido com uma variante do Cherokee, por exemplo. Mas, há outra questão em relação ao projeto. O design. Segundo o site italiano, o projeto envolveria aplicar o mesmo estilo do Fiat Argo, que é um derivado (em design) do Tipo europeu. Considerado “racional” por Turim, esse layout está se provando um sucesso para a marca e sua aplicação igualmente traria bons resultados.

 

Outra característica importante do projeto da Fiat é que este novo SUV nasceria com DNA 4×4 e excelente capacidade off-road, sendo assim bem explorado em mercados que precisam de um carro mais robusto. Com o compartilhamento de peças e componentes com o Jeep Compass, fica fácil imaginar o novo Fiat com motores 1.4 MultiAir Turbo ou 2.0 Tigershark, dependendo do mercado, mas também com o diesel Multijet 1.6 de 120 cv e 2.0 com até 170 cv, além de transmissão automática com seis ou nove marchas.

 

Infelizmente, a nova proposta não deve ir muito além em termos de mercado global. O foco deve ficar na Europa e talvez nos EUA, ambos servidos atualmente pelo Fiat 500X. Por aqui, a questão é a presença da Jeep, que dá um resultado bom para a FCA. O grupo já deu indícios claros de que não pretende atrapalhar o desempenho da marca americana. Ou seja, nada de concorrência interna neste segmento. Para ampliar ainda mais a presença da Jeep, um SUV menor e mais barato que o Renegade já estaria em gestação.

 

Fonte: Notícias Automotivas

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 year later...

Eu gostei dessa parte 

Citar

Este novo SUV nasceria com DNA 4×4 e excelente capacidade off-road, sendo assim bem explorado em mercados que precisam de um carro mais robusto

Quero só ver como vai ser essa capacidade off road, porque no renegade não é tão boa assim, falta altura livre do solo

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...