Chrs_74
Membros-
Posts
30 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
4
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Chrs_74
-
Bom dia meu caro Tetra Eu segui a risca o manual do proprietário e todas as revisões, mas, o que eu soube na época é que mesmo com a troca regular do líquido de arrefecimento e todos os seus componentes, ocorria o problema. Até um vizinho que também tinha um Argo na época reportou a questão para a FIAT e a resposta era que o tema estava em análise para identificação da causa, que talvez seja o achado que mencionam na reportagem que você compartilhou e ao contrário de mim, meu vizinho ainda está com o carro em pleno funcionamento. Vale lembrar que esse tipo de problema não ocorre somente nos veículos FIAT e JEEP, isso pode ocorrer em outras marcas que utilizam o caixa de cambio aisin, se não estou enganado, a GM também utiliza em alguns modelos. Enfim, pra mim o alívio é que me livrei do problema, mas, pelo menos fiz a correção e pra quem pegou o carro, basta manter a regularidade da manutenção e não terá problemas tão cedo. Abs.
-
Meu caro, eu no seu lugar compraria a peça na autorizada, pois, por lá o preço deve estar em torno de 2500 reais. No meu caso, levei numa oficina famosa aí no mercado, tem até canal no youtube e tudo mais, porém, uma vez que você entrar nessa oficina, vai sair de lá literalmente pelado, pois, só na peça me cobraram 4500 reais e o pior é que o carro já estava lá dentro. Segundo eles, o correto seria abrir o câmbio e efetuar a limpeza, bem como, a troca de todas as peças do câmbio, mas, o custo inicial seria de 12000 mil reais. Como alternativa, eles limparam o sistema e no total gastei 40 litros de óleo do cambio, pois, a ideia é fazer com que o óleo saia o mais limpo possível no final do processo, fora isso, foi trocado também o reservatório do líquido de arrefecimento, bem como, mangueiras e tudo mais. No câmbio cabe um litro de óleo precisa ser o mesmo óleo especificado no manual do carro. Para a limpeza pode ser uma outra marca mais barata. Nessa brincadeira, gastei o total de 10580 reais, lembrando que o maior custo foi a peça e pelo menos metade do óleo, que comprei por fora mais barato. O carro ficou 4 dias na oficina e saiu funcionando super bem, mas, acabei passando pra frente. Boa sorte meu caro.
-
Faz todo sentido meu caro, principalmente se já não estiver mais no período de garantia, o que também não garante muita coisa, pois a FIAT não reconhece essa questão como um defeito de fabricação da peça, que na minha visão, claramente é.
-
Carro entregue em pleno funcionamento, após 4 dias na oficina, 40 litros de óleo de transmissão para limpar o câmbio, essa foi uma tentativa que ameniza a questão, pois, o correto é abrir o câmbio e limpar tudo por dentro, enfim, um baita stress e 10k a menos no bolso. Fiquem ligados, façam a troca do fluído do arrefecimento com mais frequência, mesmo assim, vão correr o mesmo risco que eu, pois, sou chato com relação a manter as revisões em dia e mesmo assim, deu no que deu.
-
Eu vi um antigo relato aqui, que não foi esclarecido, mas, chegou minha hora de tomar um belo prejuízo. Voltando pra casa meu Argo 1.8 Precision apresentou super aquecimento do motor, parei o carro imediatamente, mas, como estava a poucos metros de casa, esperei o motor esfriar e consegui chegar em casa. Esperei o carro esfriar por completo e abri o capô e percebi uma baita sujeira, como se fosse uma lama/borra de óleo que saia pelo ladrão do reservatório da água do arrefecimento. Carro levado para a oficina e de cara já me falaram o que era, trocador de calor com problemas Prejuízo até o momento está chegando em 10 mil reais, o que me foi dito, é que próximo e a partir dos 40 mil km ocorre esse problema, realmente eu não esperava. A alternativa encontrada para amenizar o problema é obviamente trocar essa porcaria de trocador de calor e realizar a limpeza do sistema de arrefecimento e a tentativa de limpeza do sistema de transmissão, trocando o óleo do câmbio até que o óleo saia completamente limpo, o que pode acarretar um consumo de pelo menos 40 litros de óleo de câmbio para mais. Enfim, é um pesadelo e fica aqui o alerta para quem está com o carro próximo dos 40 mil KM ou mais, no meu caso, meu carro está com 64 mil KM rodados. Com isso, soma-se mais um problema desde que comprei esse carro, passando por problemas na multimídia, no ar condicionado e bateria. Ainda não sei se no final tudo estará resolvido, mas, assim que finalizar, conto aqui. Uma pena um carro tão bacana com tantos problemas.
-
Com o meu ocorre o mesmo e normalmente aos entre 2000 e 3000 RPM e a razão disso é por que tem um tubo sanfonado que vai ligado ao coletor de admissão e tem um suporte de plástico que está parafusado no lado direito da lataria e tem um filete e/ou anel de vedação de borracha que com o tempo fica muito amassado e perde eficiência. Quando você acelera o carro e chega aos 2000 RPM esse tubo sanfonado cria uma ressonância/vibração na lataria e dá a impressão de que o escapamento está furado, mas, nada mais é do que o suporte de plástico vibrando na lataria. Já tentei colocar uma espuma ou feltro no suporte que vai parafusado na lataria, funciona por um tempo, mas, depois volta a fazer o mesmo barulho, pois, com a temperatura o material cede ou meio que derrete e perde a eficiência. Creio que o suporte deveria ser feito de borracha rígida o que amenizaria o ruído, ainda estou pesquisando uma forma de substituir o filete/anel de vedação que tenha um material emborrachado mais resistente. Boa sorte!
-
Farol baixo lado direito não acende , lâmpada está boa
Chrs_74 replied to Deoneli Cardoso's topic in Mecânica e Manutenção
Já tive esse problema e só resolveu na concessionaria e não explicaram muito o que foi, rapidamente me falaram que tinha um filamento rompido e resolveu, mas, me lembro que olhei no compartimento da lampada e segui a fiação e não havia indícios de alterações, o que me leva a acreditar que passaram o scanner, limparam os erros e tudo voltou ao normal, mas, é uma suposição minha. -
Situação muito similar ao que ocorreu com meu carro, que por sinal é o mesmo modelo do seu, o que talvez não justifique. Para o meu caso, troquei a bateria, o problema persistiu, até que tomei coragem e levei numa oficina, que agora considero de confiança, onde passaram o scanner e haviam varias mensagens, mas, ao final o reset do modulo ECU foi realizado, hoje é dia 20/04/2021 e meu carro não apresentou mais nenhum problema, além do start/stop estar em pleno funcionamento. Segue o link como referencia, veja a minha ultima postagem:
-
RESOLVIDO! Como meu carro não está mais no período de garantia e as concessionárias estão com limitação no atendimento, resolvi levar o carro num Centro Automotivo Especializado, que encontrei próximo de onde moro, mas, confesso que fiquei com o receio do custo/benefício não ser atrativo, porém, meu julgamento caiu por terra logo no primeiro contato com o técnico que me atendeu. Expliquei em detalhes o ocorrido, inclusive cheguei com o carro até o local com problemas, ou seja, as mensagens na tela e a 3ª marcha travada, que acabei descobrindo depois de muitas pesquisas que isso é o modo de segurança do carro, mas, enfim deixei o carro na oficina para que fosse feito o diagnóstico via aparelho e caso houvesse alguma anomalia mais séria, eles me informariam. Bom, me foi passado via whatsapp varias fotos com os erros encontrados, e no meu caso a solução foi o reset do módulo ECU e logo em seguida o monitoramento do carro para garantir que todos os erros foram eliminados e que nenhuma anomalia ficasse sem verificação. Depois desse processo, me enviaram um vídeo informando que foram eliminados os erros e que não foi encontrado nenhuma anomalia, e assim foram feitos os ajustes necessários, busquei o carro e me explicaram a solução e que não deve mais ocorrer qualquer erro. Nesse momento, o carro está em pleno funcionamento, com start/stop atuando sem problemas. Com isso pessoal, entendi que para os problemas que enfrentei, somente com a aparelhagem específica o reset do módulo ECU poderia ser realizado, acredito que as concessionárias poderiam aplicar esse serviço durante as revisões, mas, isso é uma outra discussão. Mais uma vez, agradeço aos colegas aqui do Fórum pelo apoio e instruções passadas, tudo é válido.
-
Olá, boa tarde! Tentativa realizada de acordo com o procedimento, retirei a bateria, coloquei no aparelho, deixe carregando até que todos os parâmetros estivessem 100%, o aparelho que eu tenho tem uns 3 parâmetros e todos completaram 100%. Deixei ei descanso a bateria e antes de colocar de volta ao carro, coloquei o aparelho novamente só pra checar se havia alguma perda, mas, todos os parâmetros permaneciam em 100%. Coloquei no carro, segui o passo a passo e de cara continuaram as mensagens, mas, logo depois, sumiram, então deixei o carro desligado por bastante tempo e a noite dei uma volta e ainda ocorriam as mensagens, desliguei e no dia seguinte precisei sair com o carro e ainda as mensagens na tela ocorriam, mas, pelo menos, não travou na terceira marcha. Quando retornei pra casa, nenhuma mensagem apareceu e próximo de casa o start/stop voltou a funcionar. Ontem dei uma volta no carro e nada de mensagens e start/stop ainda atuando, pensei, tudo se resolveu. Hoje pela manhã, fui fazer uma caminhada, mas, tive que ir com o carro, novamente, sem nenhuma mensagem, estacionei e fiz minha caminhada por pelo menos duas horas, voltando pra casa, o sistema ainda funcionando perfeitamente, mas, de repente, as mensagens apareceram novamente, travou na 5ª marcha e logo foi para a 3ª marcha, o carro perdeu velocidade, mas, ainda era possível chegar em casa e no trajeto as mensagens foram se repetindo. Enfim, não sei mais o que fazer, mas, acredito que nos dias de hoje, deve existir alguma oficina especializada neste tipo de problema, preciso resolver isso, pois, caso eu tenha que vender esse carro, não gostaria de repassar o problema para o próximo dono.
-
Mais uma vez aqui pra relatar mais do mesmo, porém, com algumas novidades. Recentemente fiz a troca da bateria, agora coloquei uma da marca moura, fui até uma loja da marca e eles fizeram todos os procedimentos e logo que deu a partida, o problema permaneceu, mas, o técnico fez todo o procedimento e me mostrou que quando fez a troca, usou uma pequena bateria auxiliar para não zerar as memorias. Sendo assim, fez o reset do sistema, retirando o cabo negativo da bateria, não foi o cabo de serviço, mas, sim, desconectou o negativo e depois de alguns minutos, reconectou, ligou a ignição, mas, não deu partida no carro. Percebi que deixou assim por um ou dois minutos, desligou o carro, fechou a porta, mas, não trancou. Depois de 5 minutos, o técnico entrou no carro e deu partida no carro e logo pediu que eu desse uma volta no carro, aproveitei e fui até um supermercado, e depois de 20 minutos, dei a partida e voltei até a oficina e no trajeto até, voltaram as mensagens, para verificar motor, airbags desativados, pressão do pneu, enfim, as mensagens que sempre ocorrem. Logo o técnico pediu para dar partida novamente no carro e as mensagens desapareceram e o start/stop voltou a atuar, mas, depois de dois dias, precisei sair com o carro e no meio do trajeto com o carro em movimento, travou na 3ª marcha e todas as mensagens apareceram novamente e o start/stop parou. Na volta pra casa, as mensagens novamente apareceram, mas, pude conduzir o carro normalmente, já muito puto da vida, desconectei o cabo negativo, deixei as portas fechadas, não pude travá-las, pois, só é possível travar a porta do motorista, mas, como moro em apartamento, não corro o risco tão alto de que alguém mexa no carro. Enfim, fiz novamente todo o procedimento, de reconectar, esperar, ligar ignição, depois, dar a partida, o sistema volta a atuar, mas, depois, tudo ocorre novamente. Agora, estou a procura de algum local especializado nesse tipo de problema, para tentar uma solução definitiva.
-
Lâmpada do farol não está queimada no Cronos, mas não acende.
Chrs_74 replied to Renmaster's topic in Elétrica e Iluminação
Caro Renmaster, tive esse problema no meu Argo tempos atrás, cheguei a comprar um jogo de lâmpadas novas e até no local da compra, os eletricistas fizeram vários testes/verificações, mas, só consegui resolver na concessionária, alegaram que era um filete do cabo que conecta na lâmpada. Pra ser sincero, na ocasião não entendi a explicação do técnico, e depois, olhando a fiação local, não notei nada de diferente. O lado bom foi que na época, o problema foi solucionado sem custo e bem rápido na concessionária. -
Proteção do motor Argo drive 1.0 2019.
Chrs_74 replied to Cesar Jose's topic in Mecânica e Manutenção
Eu recomendaria repensar a questão, pois, o Argo já é um carro baixo e você pode entrar num buraco ou pegar algum obstáculo e estourar o cárter, em primeiro momento, parece improvável, mas, lembre-se que com o carro em funcionamento, o óleo fica aquecido e atinge altas temperaturas e sendo assim, qualquer buraco ou até mesmo uma pedra, pode rachar o cárter e com o tempo ele pode abrir uma fissura e vazar óleo e o restante já pode imaginar, tudo isso pode ser minimizado usando o protetor. Já vi algo ocorrer em outras marcas e o prejuízo é bem custoso. -
Sem dúvida nenhuma é partir para a concessionaria. Já tive um fiat siena que fazia um rangido semelhante ao que você relata e na concessionaria fizeram a lubrificação de um conector de "plastico" conectado a uma especie de cabo.
-
Olá pessoal, creio que poucos irão acreditar, mas, o problema voltou a ocorrer e com maior frequência, poderia até arriscar a dizer que se tornou permanente. Como comprei o aparelho de recarga, já repeti o procedimento mais 3 vezes nos últimos 4 meses e depois de algum tempo, volta a ocorrer o problema. Cheguei a levar na concessionária e da ultima vez me disseram que poderia ser problema da bateria mesmo, mas, até o momento não houve nenhum problema de mal funcionamento ou bateria arriada ou sem carga, o que é perceptível é que sempre ao ligar o carro a carga está em 12V e depois de alguns segundos sobre para 14,8V e assim fica, pelo menos as oscilações não ocorrem. Mas, confesso que dessa vez eu me cansei de ter que retirar a bateria, colocar pra carregar por um tempo razoável, deixar em descanso, recalibrar IBS e tal, enche muito a paciência mexer com tudo isso. Enfim, tudo indica que a bateria talvez tenha alcançado o tempo de vida útil ou que talvez essa perda de voltagem seja um problema nesta bateria em específico, por isso, estou avaliando a possível troca da bateria, mas, antes disso, preciso investigar um pouco mais para saber se algum outro componente (regulador de tensão por exemplo) pode ser o causador desse defeito. Pois é, uma pena ter que lidar com esse defeito sem saber o que mais pode acontecer ainda.
-
Seu carro é pouco rodado, portanto, provavelmente está na garantia, no seu lugar eu levaria na concessionária para uma verificação.
-
Caro Paulino, ano passado fiz a revisão dos 50 mil km do meu Argo, que é o mesmo modelo do seu e nesta época fizeram uma cotação em que o custo total para troca de pastilhas e discos dianteiros chegariam a pouco mais de 1300 reais com a mão de obra inclusa, mas, a técnica que me atendeu diz que fez a cotação, pois meu carro aguentaria mais 5 mil km com as pastilhas e discos, mas, considerei extremamente salgado o preço, veja o detalhe do orçamento abaixo: Em abril, resolvi fazer o serviço na oficina de um conhecido de confiança e eu mesmo comprei o kit de freios pelo mercado livre, até entrei agora na minha conta para verificar o valor pago e não ter que falar uma estimativa, veja abaixo o quanto paguei: Paguei 150 reais da mão de obra para o mecânico, que ainda utilizou o fluído de freio e outros produtos para limpeza do disco que são utilizados na instalação, ou seja, menos de 500 reais gastos para fazer o mesmo serviço que a concessionária faria. A boa notícia é que segundo o mecânico me informou, eu conseguiria rodar mais uns 2000 mil km, pois, as condições tanto da pastilha quanto do disco estavam boas ainda, mas, preferi me antecipar para evitar transtornos. O preço elevado de peças em concessionárias se deve às margens de lucro muito altas, creio que aqui no fórum há pessoas com conhecimento de como de fato funciona e outro detalhe é que nem sempre as peças são genuínas, pois, as vezes a concessionária busca no mercado determinadas peças em caso de não terem em estoque, isso eu posso afirmar, pois, já ocorreu comigo quando tive um Fiat Linea. Enfim, eu parto do princípio de que as primeiras revisões eu mantenho na concessionária, meu carro completará 4 anos em 2020 e os problemas que considerei mais críticos já enfrentei, ainda mais que agora meu carro já está com mais de 50 mil km, mas, é o meu ponto de vista, cada um pensa de uma forma.
-
Resolvido De acordo com as dicas do RLCASARIN neste post e seguindo as instruções no post do Heitor Guilherme, consegui resolver a questão. Comprei um carregador portátil de bateria no Mercado Livre e parti para executar o procedimento, desconectei a bateria e a retirei, coloquei para carregar as 22h e às 8h da manhã do dia seguinte, a mesma estava com carga em 100%, o próprio carregador gerencia os parâmetros de carga que não são somente a Voltagem, há outros parâmetros, tais como Amperagem e outros que não faço ideia do que seja, mas, o legal é que simplesmente conectei o carregador e deixei lá. Quando foi de manhã observei que todos os parâmetros estavam em 100%, desconectei o carregador e deixei a bateria livre até a hora do almoço. Logo após almoçar peguei a bateria e reconectei no carro, esperei mais um tempo e liguei o carro e observei novamente que a Voltagem estava em 12.4V e demorou para chegar nos costumeiros 14.8V e nesse ínterim as mensagens de "verificar motor, cambio" e "start/stop" indisponível ocorreram novamente, mas, desliguei o carro e deixei assim até o fim do dia. Por volta das 19h precisei sair com o carro, dei partida e nenhuma mensagem de erro ocorreu e ao parar no primeiro semáforo a surpresa foi que o start/stop funcionou e em todos os momentos no trajeto que eu fiz o sistema funcionou e a única coisa que me chamou a atenção é que agora a voltagem fica variando o tempo todo, vai na sequencia 12.4v, 13.2v, 14v, 14.8v e assim fica constantemente, mesmo assim, tenho usado o carro por esses dias e o start/stop tem funcionado sem problemas, portanto, o procedimento de fazer a carga lenta da bateria funcionou e deu o resultado esperado. Agradeço mais uma vez aos amigos que deram as dicas e confirmo que este procedimento realmente funciona. Abraço a todos!
-
Caro Amigo RLCASARIN, em primeiro lugar, muito obrigado pelo retorno e dicas. Depois que coloquei esse post, pesquisei um pouco mais e vi este tópico que você me indicou, o único porém, é que não tenho muita capacidade técnica para realizar este procedimento, mas, estou conversando com um mecânico de confiança para realizar este procedimento, que segundo ele, faz muito sentido. Eu observei pelo computador de bordo que realmente antes de dar a partida no carro, o nível de carga da bateria está em torno de 12V e pouco tempo após a partida, chega em pouco mais de 14V e uns quebrados e nessa condição não ocorre qualquer problema, estou ainda aguardando o momento de utilizar o carro novamente, para ver se o erro ocorre ainda com a carga da bateria em baixa. Tenho o Argo Precision 1.8AT já vai fazer 3 anos e costumo rodar bastante, só na estrada (viajei pelo menos 15 mil KM no primeiro ano), mas, nos ultimos anos tenho rodado muito dentro da cidade e por longas distâncias, tanto que já ultrapassei os 50 mil KM e pretendo rodar muito ainda, pois, o carro atende as minhas expectativas, mesmo após pouquissimos problemas, sendo o mais crítico resolvido pela fábrica (problema no ar condicionado). Só não levei ainda na css por conta dessa questão da pandemia, pois, praticamente não tenho usado o carro, mas, de qualquer forma, estou combinando com o mecânico para realizar este procedimento que você indicou e assim que fizer, volto aqui para explicar o resultado. Mais uma vez, muito obrigado!
-
Olá pessoal, eu relutei muito em abrir este tópico, pois, já vi algumas postagens parecidas, mas vamos lá. Aproximadamente um mês atrás eu estava indo ao trabalho quando de repente o meu Argo apresentou uma mensagem avisando que o sistema Stop/Start estava indisponível e o luz indicadora de problemas no motor ficou ligada. Além disso, percebi que o painel de instrumentos ficou piscando intermitentemente e o carro ficou pesado ao rodar e então verifiquei que o cambio ficou travado em 3ª marcha. Alguns minutos depois o painel apresentou a mensagem "Verificar Câmbio" e aí eu fiquei preocupado, parei o carro em local seguro, coloquei a alavanca do cambio em P, com certa dificuldade, pois, parecia que estava forçando ao voltar para P, desliguei o carro e aguardei por volta de 5 minutos. Ao ligar o carro novamente, o mesmo apresentou a mensagem informando que o sistema stop/start estava indisponível, mas, consegui seguir até o destino e as trocas de marchas voltaram ao normal, porém, a luz indicadora de problemas no motor permaneceu ligada, cheguei ao local de trabalho, desliguei o carro e somente no final do dia voltei a ligar o mesmo e nenhuma mensagem apareceu, fui até a minha casa sem nenhum problema. Agora, uma vez ou outra o carro apresenta a mensagem de indisponibilidade do stop/start, mas, depois de um tempo com o carro desligado, volta tudo ao normal, também ocorre de ficar travado em 3ª marcha, porém, basta parar o carro, desligar por alguns minutos e tudo volta ao normal como se nada tivesse acontecido. Sendo assim, pergunto aos colegas aqui se alguém já passou por algo assim e/ou teria conhecimento para indicar o que pode ocasionar este problema, pois, eu quero levar para a concessionária com uma ideia mínima do que pode estar causando este problema. Meu carro já apresentou alguns defeitos em que a concessionaria mantem o discurso que é normal do carro, mas, no último defeito apresentado, tive que deixar o carro parado por alguns dias para consertarem problemas com o ar condicionado, por isso meu receio de que algo mais complexo agora com o stop/start me fará ficar sem carro por mais dias. Valeu!
-
Problema no Ar Condicionado(Somente ar quente)
Chrs_74 replied to marciovfc's topic in Mecânica e Manutenção
Meu Argo Precision AT6 apresentou problema parecido no ar condicionado, primeiro pensei que fosse por ter usando por pelo menos 3 dias o ar quente, mas, percebi que mesmo colocando no nível mais baixo de temperatura, o ar saia quente. Tive que viajar com o carro e me incomodei por não ter o ar condicionado e então levei numa concessionária na cidade onde eu estava em Minas Gerais, deixei o carro para diagnóstico e horas mais tarde o consultor técnico me ligou e me disse que para completar o diagnóstico era necessária efetuar uma carga de gás e que esta não estaria coberta pela garantia, questionei, mas, acabei autorizando. Imediatamente, após pesquisar aqui no fórum e na internet, resolvi ligar na fábrica e solicitei esclarecimento técnico, sendo assim, me passaram ao departamento técnico e deste para o departamento de Relacionamento com o Cliente, fui atendido com muita cordialidade e então a atendente sugeriu que eu levasse o carro na concessionária onde sempre faço as revisões. No final do dia passei na concessionária onde havia deixado o carro e o mesmo estava com parte do painel desmontado, o mecânico então me explicou que o gás estava com nível baixo e que foi feita uma carga, porém, o painel estava sendo desmontado, pois, havia necessidade de verificar uma peça que possivelmente estava danificada, como não consegui relacionar a carga do gás com o painel desmontado, questionei o mecânico para que me dissesse onde estava o vazamento do gás e neste momento tudo mudou, o mecânico foi evasivo nas respostas e o consultor técnico claramente ficou nervoso com a situação e me informou que para solicitar o reparo em garantia iria demorar mais de 15 dias (tentativa clara de me enrolar), mas, como eles não contavam com meus questionamentos e com a informação de que eu já entrara em contato com a fábrica, tudo mudou novamente. O consultor técnico neste momento me informou que iria solicitar a montagem do painel novamente e liberaria o carro pra mim no dia seguinte e também iria verificar com a gerencia para que me dessem um desconto no valor da carga de gás. Na mesma hora falei que tudo bem, mas, que precisaria do numero da ordem de serviço, bem como, de um laudo que apontasse onde ocorreu o vazamento do gás, pois, o mesmo não iria baixar do nada. No outro dia a tarde busquei o carro, o mesmo estava lavado, encerado, passaram até silicone nos pneus, me entregaram apenas a ordem de serviço e não me cobraram pela carga do gás. Para encurtar um pouco, levei até a concessionária que costumo levar o carro e como precisei viajar novamente, fiquei quase duas semanas sem o carro, mas, nesse período a atendente da fábrica me passou quase que diariamente o que estava sendo feito com o carro, até que num desses dias me avisou que haviam identificado o defeito e que por eu ter feito todas as revisões em dia, a troca da peça e o serviço seria cortesia da fábrica (a peça tem 1 ano de garantia apenas). Retirei o carro nesta ultima semana e me informaram que a peça que foi trocada é uma "aleta" que faz a função de abrir e fechar e que no caso havia travado na posição aberta e por isso o ar quente que passa pelo motor estava circulando pra dentro do carro, sendo necessária a troca, desmontando todo o painel do carro e quanto a carga do gás, fizeram a retirada do gás e depois a carga novamente para permitir a troca da peça, mas, que no sistema não havia nenhum vazamento de gás. Creio que a grande sacada foi ter entrado em contato com a fábrica, me surpreendi com o atendimento e o acompanhamento que fizeram, a concessionária me atendeu super bem também, mas, senti a diferença com o atendimento da fábrica mesmo. -
Bom Galera, fazem praticamente 2 meses que instalei o shift power e pretendo passar alguns pontos que considero relevantes: - Consumo de Combustível, não houve alteração nenhuma, em alguns momentos houve até uma leve melhora, mas, nada significativo, lembrando que meu Argo é 1.8 Precision AT6. - Atraso/lag/delay ao acelerar, já no Nível 1 (Luz verde fraca) o carro responde melhor, como mencionei antes, utilizo o Nível 2 (Luz Verde Forte), pois, na cidade meu modo de condução é bem moderado, o único porém é que as reduções de marcha ocorre com muita frequência, ou seja, se você está chegando próximo de um semáforo, mas, precisou acelerar, ocorre uma redução de marcha, mesmo quando você quer dar aquele pique de leve e posicionar o carro, pois, as vezes uma reduzida para a 3ª Marcha já resolveria, porém, cai pra uma 2ª Marcha. - Peguei estrada, andei cerca de 3 mil km e utilizei o Nível 3 (Luz vermelha fraca) e a resposta do carro é muito rápida para ultrapassagens, mas, o incômodo é que qualquer pisada mais forte no acelerador, o carro reduz a marcha para aumentar a velocidade, o incômodo que quero dizer aqui é que dependendo do trajeto, as reduzidas são muito repetitivas, como se o carro entendesse que você quer ultrapassar a todo tempo, mas, por exemplo, se você está numa reta de uns 2 km em 6ª Marcha, você quer pisar um pouco mais pra manter o carro a 110km/h, mas, aí o carro entende que você quer reduzir a marcha e vai pra 4ª Marcha muitas vezes. - Agora meio que já me adaptei e consigo fazer com que as reduzidas não sejam frequentes, somente quando pretendo acelerar mais afim de fazer alguma ultrapassagem. - Fora isso, vejo que se o motorista gosta de acelerar muito, no estilo pé de chumbo, vai gostar muito desse dispositivo, porém, alerto que no Nível 3 (Luz vermelha fraca) se você estiver acima de 120km/h sentirá uma certa dificuldade na frenagem. - Ressalto ainda que, utilizei o Nível 4 (Luz vermelha forte) por duas vezes para ver o que acontece, porém, entendo que não há necessidade, pois, o carro fica muito mais rápido e de cara você percebe que a estrutura do carro talvez não suporte a utilização desta opção, pois, o carro vai a 150km/h muito rapidamente e ao tentar frear, você percebe que precisa de espaço e também de habilidade pra segurar o carro, enfim, não recomendo utilizar, pois, precisamos acima de tudo de responsabilidade ao colocar 150km/h ou até 170km/h num carro pequeno e relativamente leve. Outro ponto é que se você não adaptar seu modo de dirigir, rapidamente pode contribuir para o desgaste de peças como "Coxim de Motor", pois, andando tanto no Nível 2, como no Nível 3, o motor é forçado a ponto de alguns momentos dar alguns trancos o que pode reduzir a vida útil do coxim, aqui eu quero salientar que essa informação me foi passada por um colega que é mecânico e que após andar com meu carro com esse dispositivo em funcionamento, me relatou essa questão não só do Coxim, mas, do sistema de freio e suspensão, por isso é necessário adaptar o modo de controlar o acelerador quando este dispositivo estiver ligado. Enfim, até o momento não posso me queixar, o carro já anda bem, agora ficou mais ágil nas trocas de marchas, não houve alterações no consumo e nem percebi comportamentos diferentes no carro, pra mim está valendo a pena rodando tanto com Etanol como Gasolina. Só quero lembrá-los que não estou fazendo propaganda deste produto, tão pouco apologia à modificações drásticas no carro, meu relato é para mostrar que de fato é possível otimizar o sistema de aceleração do carro sem necessidade de modificações complexas. Abraço a todos.
- 27 replies
-
- 3
-
- aceleração
- consumo
-
(and 1 more)
Tagged with:
-
Essa é uma ótima questão meu caro, mas, apesar de não ter pneus dunlop e sim pneus "Continental", estou surpreso que aos 45 mil rodados até o momento, não indicam que devem ser trocados ainda, estimo que mais uns 15 mil km devo rodar. Único detalhe é que meu Argo é 1.8. De qualquer forma, essa questão servirá de parâmetro para conhecermos como cada modelo Argo tem se comportado quanto à duração dos pneus. Espero que a galera se manifeste. Um Abraço Antonio!
-
Meu Argo 1.8 Precision também apresenta esse barulho no volante, como se algo estivesse em atrito com metal e na suspensão as vezes ocorrem estalos. Em todas as revisões feitas, a ultima foi aos 40 mil km, reportei mais uma vez e sempre ouço que é "normal" do carro kkkkkkkkk Enfim, me acostumei e até agora não fiquei na mão, o chato é gastar mais de 70 k por um carro com barulhos, mas, o carro é tão bom, que não esquento mais com esses "detalhes".
-
Caro Bruno, tive esse problema por duas vezes com a porta traseira direita do meu Argo, na primeira vez a concessionária me disse que estava tudo ok e que tratava-se da configuração das portas e na hora não me atentei em verificar se estava ok e quando cheguei em casa percebi que o problema ainda persistia. Dias depois levei o carro na concessionária novamente e daí resolveram em definitivo, pois, o cabo interno da porta estava solto, problema resolvido sem nenhum custo. Boa sorte.